Jardim Hidropônico – Como Começar um Dentro ou Fora de Casa

Jardim hidropônico

Jardim hidropônico – como começar um dentro ou fora de casa


Você sabia que pode cultivar alimentos sem solo ? Um jardim hidropônico é o nome do jogo. Ele permite que você cultive vegetais frescos o ano todo e você nem precisa se sujar.

Mas, por que razão alguém se daria ao trabalho de criar um jardim sem solo quando a nossa mãe natureza fornece tudo o que precisamos para cultivar alimentos? Afinal, você pode construir uma estufa para cultivar vegetais independentemente da estação. Bem, os jardins hidropônicos nos permitem economizar espaço e água, para começar. 

Vivemos em tempos turbulentos, e é por isso que as habilidades de sobrevivência e DIY estão se tornando mais populares do que nunca. Há um número crescente de pessoas que tentam viver uma vida mais responsável e frugal. Alguns deles decidem sair da rede, outros recorrem ao estilo de vida urbano. Alguns deles ficam bastante satisfeitos com banheiros de compostagem e hortas de sobrevivência, enquanto outros constroem casas autossuficientes, como EarthshipsA hidroponia acrescenta outra opção para melhorar o nível de autossuficiência.


O que é jardinagem hidropônica?

“Hidropônico parece tão científico. É preciso muito conhecimento e equipamentos sofisticados para construir uma horta hidropônica. Ouvi essas palavras em um programa de TV sobre a colonização de Marte. Você pode realmente construí-lo em seu jardim? – Estas são as palavras do meu amigo quando soube que o vizinho ia fazer um. Mas ele não poderia estar mais errado.

Um jardim hidropônico é simplesmente um método de cultivo de plantas usando soluções de água e nutrientes minerais. Sim, é uma das soluções para o potencial cultivo de alimentos em Marte. E existe um jardim hidropônico na Estação Espacial Internacional desde 2014

No entanto, também existe o outro lado da moeda. O primeiro sistema hidropônico mencionado remonta ao século VII aC. Estou falando de uma das sete maravilhas do mundo antigo – Os Jardins Suspensos da Babilônia.

Ok, talvez não tenhamos certeza se a estrutura já existiu, mas não há dúvida de que os humanos criaram alguns tipos de sistemas hidropônicos há muito tempo, mesmo que não os chamassem assim.



Marco Polo, um aventureiro e explorador italiano do século XIII descreveu os Jardins Flutuantes da China. Quase ao mesmo tempo, os astecas da Mesoamérica criaram ilhas flutuantes chamadas chinampas. Foi uma solução engenhosa que proporcionou colheitas abundantes.

Portanto, não é uma prática nova nem muito complicada construir uma horta hidropônica. É um conceito que nasce da vontade de construir um jardim sem depender do solo, do clima e de outras influências ambientais. Você pode até fazer isso dentro de casa!

Aliás, o estranho nome vem da língua grega. Hydro significa “água” e ponein significa “trabalhar ou labutar” em grego.




Vantagens da Hidroponia

hidroponia faça você mesmo

A hidroponia oferece muitas vantagens, especialmente em ambientes ou climas adversos. Aqui estão alguns deles:

  • Não há necessidade de solo. Embora pareça contra-intuitivo, as plantas não precisam de solo para prosperar. Eles precisam de minerais do solo, sol (luz) e umidade. As soluções minerais na água substituem a necessidade do solo. É muito conveniente quando não há solo suficiente ou se o solo estiver contaminado.
  • Benefícios de localização e espaço. As raízes das plantas tendem a se espalhar pelo solo em busca de nutrientes e oxigênio. A solução nutritiva fornece abundância para que a raiz permaneça bem pequena. Isso permite que você cultive plantas muito mais próximas umas das outras . Além disso, você pode escolher qualquer local: do jardim à sala de estar.
  • Nutrição eficiente. No solo, os nutrientes saem lentamente do alcance da planta. Isso significa que você está no controle da ingestão de nutrientes e não há perdas ou alterações de nutrientes.
  • Não se preocupe com o clima. Você não precisa se preocupar com correntes de ar ou chuvas torrenciais. Você é um capitão, mestre e comandante do clima – temperatura, umidade e intensidade da luz dependem de suas decisões. Desta forma você pode organizar o crescimento ao longo do ano para maximizar os efeitos.
  • As plantas crescem mais rápido. Você pode fornecer condições perfeitas para o crescimento das plantas. Em troca, as plantas não perdem tempo nem energia à procura de nutrientes potencialmente escassos. E eles crescem rápido.
  • Sem ervas daninhas, pragas e doenças. Bem, não é totalmente verdade – você não pode ter certeza de que evitará todas as pragas e doenças. No entanto, muitas pragas prosperam no solo. Com um pouco de sorte, seu jardim estará livre de pragas e doenças. Na pior das hipóteses, você ainda terá uma redução significativa de pragas e doenças.

Quanto às ervas daninhas, bem, obviamente, elas não conseguem entrar no seu jardim sem solo.

 


Desvantagens dos Sistemas Hidropônicos

Mas nem tudo são rosas. Embora existam muitos benefícios, também existem algumas desvantagens.

  • Não é barato. Principalmente se você quiser construir jardins maiores. De qualquer forma, é preciso fornecer recipientes, água, bombas, oxigênio, nutrientes, luz e temperatura perfeita. No entanto, rendimentos mais elevados e um crescimento mais rápido deverão proporcionar uma compensação imediata.
  • Quedas de energia e falhas de equipamentos. Embora você não precise se preocupar com o clima e o meio ambiente, é necessário monitorá-los de perto. Em casos de falta de energia ou falha de equipamento, você pode perder suas plantas em algumas horas.  Portanto, se você optar por um jardim hidropônico fora da rede, é melhor certificar-se de obter fontes de energia de reserva suficientes.
  • Há uma curva de aprendizado. Se você é iniciante, levará algum tempo para resolver os detalhes técnicos e se sentir confortável com o sistema.
  • O sabor não é o mesmo. Parece que as plantas que vivem em abundância não produzem certos produtos químicos que melhoram o sabor. No entanto, o uso de diferentes comprimentos de onda de luz pode aumentar o sabor e o valor nutricional.



Sistema hidropônico faça você mesmo

Existem muitos tipos diferentes de sistemas hidropônicos e as variações são quase inúmeras. No entanto, os produtores domésticos e iniciantes tendem a usar sistemas simples e de baixa manutenção. Sistemas avançados e sofisticados proporcionam maior eficiência, mas podem ser implacáveis. Então, aqui está um dos sistemas mais populares e mais simples.

Método Kratky

Nomeado em homenagem ao pesquisador havaiano Bernard Kratky, que introduziu o método em 2009, ele se tornou amplamente popular em pouco tempo. É um método passivo , o que significa que não há bombas para movimentar a solução nutritiva.

É muito simples e fácil de manter. Você não precisa de eletricidade, bombas ou temporizadores. Tudo que você precisa é de um reservatório, meio de crescimento inerte (perlita, lã de rocha, fibra de coco, etc), vaso de rede e plataforma flutuante.

Encha o reservatório com água contendo uma solução nutritiva. Depois deverá cobri-lo com a plataforma flutuante com furos para vasos de rede. Coloque as plantas e o meio de crescimento no vaso. Deve ser organizado de forma que as raízes das plantas fiquem parcialmente submersas. Como resultado, as plantas obterão nutrientes da água e oxigênio das partes das raízes expostas ao ar.

À medida que a planta cresce, o nível da água cai. Eventualmente, o reservatório ficará sem água. Porém, se você fez tudo certo, sua planta deverá estar pronta para a colheita. Se o nível da água cair mais rápido do que o esperado, você pode adicionar um pouco de água e solução nutritiva para permitir a conclusão da fase de crescimento.

Como diz o velho ditado, a beleza está na simplicidade. Você pode usar o Método Kratky em casa, em potes ou baldes. Mas também pode ser usado para produção comercial. No entanto, não é o sistema hidropônico mais eficiente. Funciona melhor para plantas de crescimento rápido que não consomem grandes quantidades de água, como alface e espinafre.

No geral, esse método praticamente não requer manutenção, é acessível e fácil de configurar. Portanto, é provavelmente a melhor forma de iniciar seu empreendimento hidropônico.


Tipos mais comuns de jardins hidropônicos

jardinagem hidropônica

Hidroponia tem tudo a ver com criatividade e flexibilidade. Existem inúmeras variações, mas existem apenas algumas configurações básicas.

  • O Sistema Wick. Este é o sistema hidropônico mais simples. Não requer bombas ou quaisquer peças móveis. Baseia-se no movimento capilar de um reservatório de água para a bandeja de crescimento . A bandeja de crescimento contém um meio de crescimento e é onde estão as raízes. É fácil de configurar e manter. 
  • Cultura em Águas Profundas. O Método Kratky é na verdade uma forma simplificada de Cultura em Águas Profundas (DWC). Normalmente, as plantas flutuam sobre um recipiente e as raízes são submersas na solução nutritiva oxigenada. As bombas de ar fornecem oxigênio, enquanto as bombas de água submersíveis reutilizam água e nutrientes.
  • Técnica de Filme Nutricional. A técnica do filme nutriente é altamente eficaz. Ele usa um tubo de cultivo e nenhum meio de crescimento. As bombas empurram continuamente a água e a solução nutritiva de um reservatório para o tubo de cultivo. Devido à ligeira inclinação, a água flui de volta para o reservatório . 
  • Sistema de vazante e fluxo. O sistema de vazante e fluxo também usa uma bandeja de cultivo e um reservatório. No entanto, utiliza ciclos de inundação e drenagem para otimizar a ingestão de oxigênio e nutrientes . É um sistema altamente eficiente, embora exija bombas e temporizadores.
  • Sistema de gotejamento. Nos sistemas de gotejamento, as plantas são colocadas em uma bandeja de crescimento cheia de meio de crescimento. Linhas de gotejamento levam a solução nutritiva para cada planta. Normalmente, o processo é controlado por temporizadores.


Conclusão

Algumas pessoas dizem que nosso planeta está superpovoado. Não tenho tanta certeza disso, mas é um facto que estamos a ficar sem abastecimento de água e solo fértil.

Os jardins hidropônicos podem não ser a solução, mas certamente podem aliviar os problemas. Além disso, permitem que cada um de nós crie uma pequena produção orgânica de vegetais, independentemente da localização e do clima

Pode levar algum tempo para aprimorar suas habilidades, mas vale a pena.




Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.



Texto traduzido e adaptado do site: Simply Survival.



Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال