Plano SHTF – O que fazer quando as coisas ficam feias
O que é um plano SHTF – e você, eu ou a próxima pessoa precisamos dele?
Há um velho ditado – “A ignorância é uma bênção”. Sim, claro que é – até você se encontrar em apuros.
É por isso que prefiro e tento me ater a outro ditado “Conhecimento é poder”. Nos últimos anos, temos assistido a mais catástrofes e a cenários quase de catástrofe com mais frequência do que antes. Algumas pessoas acreditam que é o sinal do Juízo Final que está chegando. Outros pensam que estamos a explorar demasiado a Mãe Natureza e ela está a reagir. Ou estamos apenas nos tornando muito gananciosos e ignorantes e nos colocamos à beira da catástrofe.
Seja qual for o caso, você deve ter um plano SHTF.
“Ao não se preparar, você está se preparando para falhar!” Estas são as palavras de Benjamin Franklin e, meu Deus, não é verdade? Os humanos são propensos à inércia – uma tendência a manter um estado existente até que uma força externa mude o estado.
Bem, nesse ponto pode ser tarde demais para reagir. Vamos ver por que e o que você deve fazer para maximizar suas chances em situações de SHTF.
Eu realmente preciso de um plano SHTF?
A internet permitiu um livre fluxo de informações em todo o mundo. Então, hoje é mais fácil do que nunca encontrar informações sobre praticamente qualquer coisa.
Ao mesmo tempo, também há mais desinformação disponível. Em quem você deve confiar – é a questão mais difícil dos nossos dias. Mas você sempre pode usar fatos inegáveis e seu bom senso.
Não sei se alguma organização secreta quer criar o caos no nosso planeta. Não sou um economista de classe mundial para julgar se a economia mundial está à beira do colapso total. Não há como saber se alienígenas de alguma galáxia distante estão vindo para nos conquistar ou se a IA vai melhorar o suficiente para se voltar contra nós e nos destruir.
Mas há várias coisas que tenho certeza.
Desastres naturais
Os desastres naturais triplicaram nos últimos 30 anos. Incêndios florestais, inundações, furacões, terramotos, secas, pandemias (mesmo que não sejam naturais) ameaçam mais pessoas todos os anos.
Embora ainda sejam catástrofes mais ou menos locais, o mundo está ligado e estes problemas afectam a economia em áreas muito mais vastas. Nunca se sabe quando algum mega-desastre pode acontecer e ultrapassar o ponto crítico.
Colapso da economia
O colapso da economia é possível. A promessa dourada de crescimento económico infinito num planeta finito é um disparate. Uma economia em crescimento precisa de mais consumo e de mais população. Uma população crescente precisa de mais alimentos, mais empregos e mais recursos. Nosso consumo já excede a capacidade de regeneração da natureza.
Como tantas outras coisas, a nossa economia é uma bolha . E é apenas uma questão de tempo até que ela estoure. Ou podemos manter a esperança infundada de que de alguma forma este perigo irá desaparecer.
Turbulências Políticas
A agitação política pode ficar fora de controle. Todos os dias ocorrem graves conflitos políticos e guerras em muitos lugares. Existem apenas 11 países em todo o mundo que não estão envolvidos em algum tipo de conflito. As forças da Operação Especial dos EUA operam em mais de 100 países todos os anos.
Essas turbulências não precisam necessariamente evoluir para um desastre mundial, mas você pode apostar nisso?
Comida e água
A crise alimentar e hídrica está ao virar da esquina. Com uma população crescente e uma procura cada vez maior, a escassez de alimentos e de água é uma possibilidade real. Não parece um perigo imediato, mas uma megaseca pode causar estragos. E é apenas um dos muitos cenários possíveis.
Doenças
Todos esses fatores de risco estão conectados de certa forma. Os problemas económicos, a crise política e a crescente desigualdade de rendimentos criam muitas pessoas furiosas em todo o mundo. Embora a nossa ciência e a nossa medicina estejam a melhorar, nunca se sabe quando as tecnologias modernas podem acabar nas mãos erradas. O transporte moderno permite fácil troca de mercadorias e pessoas. Também permite fácil distribuição e propagação de doenças.
Se você ainda acha que não precisa de um plano SHTF – boa sorte. Mas quero estar preparado para maximizar minhas chances quando as coisas começarem a desmoronar.
É possível que o mundo evite todos estes cenários? Sim, é, às vezes milagres acontecem. Mas confiar em milagres não é a estratégia mais inteligente.
O que fazer em uma situação SHTF?
Situações diferentes exigem medidas diferentes.
No entanto, existem algumas diretrizes comuns que podem ser aplicadas à maioria das situações de SHTF. Mas, para agir corretamente é preciso estar preparado. “Uma boa preparação é meia batalha vencida.” Este provérbio funciona em quase todos os aspectos da vida e também nos eventos de sobrevivência. É preciso muito planejamento e preparação para poder tomar as medidas adequadas quando a situação fica feia. Se você não estiver preparado, suas chances serão muito menores e será muito mais difícil sobreviver.
De qualquer forma, tudo gira em torno de quatro prioridades básicas: água, alimentação, abrigo e segurança.
Planeje tudo!
Embora um bom planejamento seja fundamental, lembre-se de que não é possível prever tudo. Em uma emergência, as coisas geralmente não saem como planejado. Então, você precisa ter planos B e C. “Planos não são nada; Planejamento é tudo” – Dwight Eisenhower. Isso significa que seu plano deve ser flexível. Não importa o quão meticulosamente você planeje, algo dará errado. Porém, seu plano fornece a estrutura para que você possa se adaptar e seguir em frente.
Armazenamento de água e alimentos
Esta parte é fácil, mas ainda requer alguma consideração. Quantas pessoas você deseja incluir? Faça as contas e armazene os suprimentos por pelo menos um mês.
Alimentos desidratados e liofilizados são mais caros, mas são a melhor opção para situações de sobrevivência. Essas técnicas estendem o prazo de validade de 12 meses para 25 anos! O espaço de armazenamento é outra questão importante. A umidade e a temperatura podem arruinar seus suprimentos. Portanto, o armazenamento adequado é essencial.
Bug in ou bug out
Idealmente, você deve manter ambas as opções abertas. Bug na estratégia normalmente é mais seguro, mas depende de muitas circunstâncias. Em casos de inundações ou incêndios florestais, a sua fortaleza natal pode não estar segura.
Se você preferir a opção de fuga, precisará de suprimentos de gás para chegar lá. Como regra geral, o local de saída deve ser uma caminhada de até 5 dias e um tanque de gasolina de distância de sua casa.
Treinamento de habilidades médicas
Você não precisa frequentar a faculdade de medicina, mas deve aprender os procedimentos básicos de primeiros socorros. A menos que você saiba como usá-lo, seu IFAK, kit médico ou kit de trauma é quase inútil.
Equipamento para iniciar incêndio
O fogo foi nosso melhor amigo durante milhares de anos. Em cenários de emergência, é vital poder iniciar um incêndio. Pode mantê-lo aquecido e seco. Você pode usá-lo para purificar a água. Ou você pode nem usá-lo, mas deve tê-lo, apenas para garantir.
Habilidades de sobrevivência
Os sobreviventes são verdadeiros preparadores, mas esse estilo de vida não é possível para todos. Então, você não precisa desistir de todos os lados bons da nossa sociedade para estar preparado para a situação do SHTF.
Embora leve anos para aprimorar habilidades de sobrevivência supremas, dominar as habilidades básicas aumentará drasticamente suas chances de sobrevivência. Sem mencionar o seu nível de confiança se o desastre durar e você começar a ficar sem suprimentos.
Segurança
Esta é a parte complicada. Você nunca pode prever o quão feias as coisas podem ficar. As hordas de pessoas podem tornar-se agressivas, por isso é melhor estar preparado. Alguns preparadores têm armas suficientes para abastecer um pequeno exército.
As armas proporcionam uma sensação de segurança, mas eu não confiaria apenas nelas. Algumas armas, estoque de munição e armaduras à prova de balas devem ser suficientes. É mais importante saber manejar suas armas do que estocar um arsenal sofisticado que pode até colocá-lo em perigo se você não souber como usá-lo.
Você também pode usar suas armas para caçar, se necessário.
Lista de Verificação SHTF – Plano de Ação
Agora que está preparado, você tem uma enorme vantagem sobre os outros. Você já planejou tudo e isso permite que você fique calmo e focado. O pensamento claro é essencial para implementar e ajustar seu plano.
Não se apresse . Embora você deva agir de forma rápida e decisiva, mantenha a calma e não apresse as coisas.
Coletar informação . Pode ser difícil separar informações verdadeiras e falsas. Descobrir o que está acontecendo o ajudará a tomar a decisão certa.
Reúna sua família/membros da equipe . Não é hora de passear. Reúna todas as pessoas que você planejou incluir e revise seus planos de emergência.
Carregue e preencha tudo da sua lista . Isso inclui telefones celulares, carregadores portáteis, recipientes de água e outros dispositivos.
Decida se você vai entrar ou sair . Se você tem os dois planos, é hora de escolher um. Às vezes, pode ser óbvio que a ameaça é uma emergência de curto prazo, então você pode simplesmente intervir até que ela desapareça. Para crises não previsíveis, avalie qual local oferece melhores chances: sua casa ou seu local de fuga.
Lançar protocolos de segurança . Você já planejou isso, então revise com sua equipe. Por exemplo, se alguém aparecer na frente da sua casa ou avisar o local, as crianças vão para o cômodo mais seguro enquanto você verifica se o intruso representa uma ameaça ou não.
Mantenha a discrição . Se tiver que sair do abrigo na primeira fase ou posteriormente, tente não chamar a atenção. A opção mais fácil para pessoas despreparadas é roubar dos preparados. Então, você não quer atraí-los para sua casa. Sons e cheiros também podem denunciar você.
Ative todas as medidas de segurança e persevere . Outras ações dependerão da situação, mas você está pronto, organizado e seguro por enquanto.
Palavras Finais
Você não pode prever todos os cenários possíveis, mas pode estar pronto para reagir e proteger sua família e a si mesmo. A verdade é que todos esperamos que os eventos SHTF nunca aconteçam. Não posso prever o futuro, embora não pareça muito brilhante no momento. As coisas podem mudar para melhor, mas se ficar feio, é melhor prevenir do que remediar .
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: Simply Survival.