Homesteading urbano para preparadores urbanos
Apropriação original urbana, apropriação original de quintal suburbano ou jardinagem preparatória, o conceito vem em ciclos. Desde Victory Gardens, que ajudou famílias e comunidades a lidar com o racionamento de alimentos durante a Segunda Guerra Mundial, até o início do movimento de vida sustentável no início dos anos 2000, que se estabeleceu durante a Grande Depressão, cultivar seus próprios alimentos tem sido uma forma de as pessoas comuns fornecerem para suas famílias em tempos difíceis. Sustentar a família nesses momentos é a razão pela qual tantos recorrem à preparação para desastres.
Muitos de nós ainda não conseguimos pagar a nossa casa solitária num país situado numa rica área cultivada rodeada por abundante natureza selvagem. Em vez disso, nos encontramos em um apartamento de 3 quartos, em um terreno selado no subúrbio ou em um apartamento de 1 quarto no meio de arranha-céus no centro da cidade. Agora, não pense nesta realidade como uma limitação, mas considere-a como uma oportunidade para exercitar a sua imaginação para alcançar os objetivos de apropriação original. Tal como acontece com outros aspectos da preparação, a implementação de práticas de apropriação original urbana ou semi-rural é uma questão de escala. Os conceitos são praticamente os mesmos, é apenas um processo de aumento ou redução. Simplificando, tudo se resume a usar o espaço disponível e cultivar algo útil.
Jardinagem
Embora seja bom ter um quintal para jardinagem, não é necessário. Se tudo o que você tem é uma varanda ou terraço, considere floreiras ou vasos para cultivar vegetais como tomate, pimentão, alface, espinafre ou feijão. Para aqueles com espaço no quintal, você tem mais opções, mas comece aos poucos no início. Veja o que funciona. Experimente métodos de cultivo e variedades de vegetais para identificar quais funcionam melhor para sua família e suas necessidades.
Faça um curso de jardinagem. Isto permite-lhe conhecer os agricultores locais que podem oferecer conselhos sobre tipos de alimentos a cultivar, técnicas de cultivo e muitas vezes como preparar novas variedades de vegetais com os quais você talvez não esteja familiarizado.
Assim que o jardim estiver planejado e você estiver pronto para começar a plantar, torne-o um assunto de família. Envolva os filhos e seu cônjuge na preparação e em todo o processo de cultivo e colheita. Delegue responsabilidades para regar, remover ervas daninhas e manter as pragas afastadas. Comece a compostagem, outro aspecto educativo da jardinagem que pode ser delegado aos familiares e que dará aos resíduos da cozinha (borra de café, cascas de ovos, restos de vegetais e frutas) um propósito mais benéfico do que se decompor em aterro.
E a compostagem pode ser feita em qualquer lugar. Seja qual for a sua situação de vida, existem maneiras de fazer compostagem. Os recipientes de compostagem são limitados apenas pela sua imaginação, pois existem inúmeras maneiras de construir os seus próprios. Se você não se considera a pessoa mais habilidosa, também existem vários tipos disponíveis comercialmente, alguns projetados especificamente para moradores de apartamentos. Se você tem um quintal, considere fazer um paisagismo com vegetais, frutas e ervas como alecrim, lavanda e camomila, em vez das tradicionais flores anuais. E não se esqueça de aprender a secar e guardar as sementes que seus esforços de jardinagem produzem. A poupança de sementes promove a auto-suficiência, poupa dinheiro que teria gasto em pacotes de sementes comerciais e proporciona a segurança de saber exatamente de onde vem o seu alimento, desde a semente até à colheita.
Além do Jardim
Um empreendimento de preparação rural urbana envolve mais do que produzir alimentos. Quando se trata de preparação, uma das considerações mais importantes é o armazenamento a longo prazo de itens essenciais de emergência para quando um desastre ocorrer na sua região. Preservar o que você produz contribuirá muito para satisfazer suas necessidades de armazenamento de alimentos. Aprenda a preparar as frutas e vegetais que você trabalhou para cultivar. Fazer conservas com frutas cultivadas em casa é uma maneira fácil de começar. Inclua também em seu plano de jardinagem vegetais protetores. Estes são tipos de vegetais – principalmente abóboras, mas também incluem cebolas, batatas, cenouras e algumas variedades de tomates – que você pode armazenar por meses a fio se certos requisitos de temperatura e umidade forem atendidos. Aprenda a secar ervas e temperos para uso culinário e medicinal. Faça seu próprio caldo com ossos de frango e peru, que você pode congelar e usar com o tempo. Explore a produção de pão com ingredientes acessíveis e a granel.
Pense em criar galinhas. Não ria. As pessoas estão criando suas próprias galinhas e outras aves como codornizes em locais semi-rurais e urbanos. É uma tendência que se está a espalhar de forma notavelmente rápida e as cidades estão a adaptar-se à procura. Em vez de correr até o supermercado para comprar ovos produzidos em massa, cujo preço parece flutuar aleatoriamente hoje em dia, você pode simplesmente sair e coletar os ovos da manhã no galinheiro do seu quintal. E preciso dizer isso...? Um bando de galinhas fornecerá à sua família bastante carne fresca sempre que necessário. Além disso, os excrementos de galinha são um excelente fertilizante para o seu jardim de preparação.
Se você está aberto a galinhas, que tal apicultura ? Claro, este é um empreendimento que você deve consultar as leis municipais antes de começar, mas há um número surpreendente de localidades que permitem a prática. Os benefícios do mel fresco da sua própria colmeia são evidentes, mas manter as abelhas melhorará a produtividade do seu jardim por meio de uma polinização confiável. E imagine as oportunidades educacionais que uma comunidade de abelhas no quintal proporcionará aos seus filhos.
Por último, mas não menos importante, Reciclar, Reutilizar e Reaproveitar (ou reciclar). Comece a fazer excursões semanais aos brechós locais e às vendas de garagem para itens que você pode reutilizar e reaproveitar de acordo com suas necessidades. Acrescente a essas idas às lojas de segunda mão uma verificação regular de classificados on-line, como o Craigslist, para tudo e qualquer coisa, desde baldes de plástico para plantar recipientes até paletes antigos que você pode usar para construir uma cerca ao redor do jardim e descartar madeira para construir o galinheiro. Você também pode encontrar pessoas vendendo potes de vidro usados e potes grandes para enlatados e caixas de armazenamento que podem ser convertidas em compostores ou até mesmo barris de plástico que podem ser usados para coletar água da chuva.
Embora a apropriação original, não muito diferente da preparação, vista de longe pareça muito assustadora para ser considerada, se você começar aos poucos e dar um passo de cada vez, todo o esforço se tornará administrável. Não importa onde ou como viva, alcançar a sustentabilidade através das práticas de apropriação original permitir-lhe-á atingir os mesmos objetivos que estabeleceu para manter a sua família preparada contra o próximo grande desastre. E tudo isso promovendo uma alimentação saudável, o vínculo familiar e o aprendizado de novas habilidades úteis ao longo da vida.
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: US Preppers.