Consciência Situacional: Como se Proteger Desenvolvendo sua Consciência Situacional

Consciência Situacional

 

Consciência Situacional: Como se Proteger Desenvolvendo sua Consciência Situacional


Já li centenas de artigos sobre consciência situacional e geralmente fico coçando a cabeça, imaginando quantos desses autores conseguem fingir que escrevem sobre um assunto do qual nada sabem.

A maioria das coisas por aí parece um manual técnico ruim, escrito por algum professor cabeça de ovo que fez alguns estudos em um laboratório para poder alegar ser um especialista. Embora muitas dessas pessoas provavelmente consigam descrever cientificamente o que o termo significa, admito que melhor do que eu, nada disso significa merda nenhuma no mundo real! Essas pessoas não viveram uma vida em que tiveram que usar essas habilidades para se manterem vivas; o que elas sabem sobre aplicações no mundo real?

Não vou passar o dia todo dando a vocês alguma definição científica das palavras, ou citando um monte de estudos idiotas que não farão nada por vocês quando as coisas derem errado. Quero dizer, vocês realmente querem saber os códigos de cores técnicos ou um monte de bobagens que não significam absolutamente nada quando a merda não tão teórica bate no ventilador?

Tudo isso é para analistas ou pessoas que precisam justificar seus trabalhos criando fluxogramas complexos, modelos teóricos e termos técnicos para sugar mais um dólar do público pagador de impostos.


Então, o que é consciência situacional?

Um grupo de pessoas andando pela rua sem saber o que está acontecendo ao seu redor

Se você realmente quer saber o que é, esqueça todo o lixo técnico. Consciência Situacional é simplesmente a habilidade de avaliar seu ambiente em busca de ameaças para que você possa evitar essas ameaças ou controlar a situação e começar a empilhar as coisas a seu favor.

É isso! Sem fluxogramas, sem códigos de cores, apenas conscientização!

Então, por que toda essa agitação?

Bem, de uma perspectiva de preparação, espero que seja óbvio. Simplesmente não há uma habilidade de sobrevivência mais importante que você possa possuir. Se você puder identificar uma ameaça antes que ela se torne uma ameaça, você se coloca à frente de 99% do público e percorre um longo caminho para garantir sua segurança.

Infelizmente, no mundo de hoje, essa é uma habilidade, ou melhor, uma mentalidade que a maioria das pessoas simplesmente não tem.

Vivemos em um mundo onde as pessoas vivem em um estado de contato de distração. De andar por aí com suas cabeças enterradas em algum dispositivo eletrônico a se estressar com o seu dia ou tentar lembrar de mais uma coisa que escapou de suas mentes, a maioria das pessoas é felizmente ignorante em relação ao mundo ao seu redor.


Então o que você deve fazer? Viver em um estado constante de paranoia?

Esse é um argumento que você ouvirá frequentemente de pessoas que não estão preparadas. Em vez de fazer o trabalho, elas apenas alegam que é paranoia. Quero dizer, por que se preocupar com o que pode acontecer, certo?

“Só porque você é paranóico não significa que eles não estejam atrás de você.”

Brincadeiras à parte, quando se trata disso, são as pessoas que se preparam que são as menos propensas a viver com medo, ou sucumbir ao medo quando as coisas vão mal. É o indivíduo com mentalidade de preparação, que está confiante em sua capacidade de avaliar ameaças em um nível subconsciente, que pode caminhar pela vida sem ter que sequer pensar conscientemente sobre quais problemas pode enfrentar.

Eles não precisam viver com medo porque estão confiantes em sua capacidade de detectar ameaças quando elas surgem.


Por que a consciência situacional é importante?

dentro de um teatro

Bem, vamos analisar alguns cenários diferentes.

Você está no cinema assistindo a um filme com sua família, e o alarme de incêndio dispara. Várias coisas podem estar acontecendo agora. Pode ser um alarme falso, pode ser um incêndio real ou, pior ainda, pode haver um atirador ativo matando pessoas no cinema ao lado. Esse é o mundo em que vivemos agora.

Nessa situação, a maioria das pessoas entrará em pânico.

Você está em um teatro escuro, crianças provavelmente estão chorando, e adultos provavelmente estão correndo pelos corredores sem saber exatamente o que fazer. Mas você, se for um indivíduo ciente da situação, já saiu na frente do perigo. Você sentiu o cheiro da fumaça, ouviu os tiros ou reconheceu a ameaça antes mesmo que o alarme fosse acionado.

E se fosse um alarme falso, você não foi ferido pela multidão em pânico porque você calmamente foi para o ponto de saída que você identificou instantaneamente ao entrar no teatro. Enquanto todos os outros estavam correndo para a entrada principal, você calmamente e calmamente ajudou sua família a escapar por aquela saída lateral pouco notada.


Os criminosos são especialistas quando se trata de consciência situacional!

Vivemos em um mundo onde não podemos ignorar criminosos e ataques criminosos violentos.

Infelizmente, quando se trata de consciência situacional, muitos criminosos são muito bons nisso; mas pior ainda para você, eles são bons em identificar pessoas que não são! Essas pessoas entram em uma situação com a vantagem; na maioria dos casos, elas planejaram diligentemente o que estão prestes a fazer e reservaram um tempo para selecionar o alvo que sentiam ser mais vulnerável a um ataque - geralmente o cara que está andando por aí totalmente alheio ao mundo ao seu redor!

Escute, treinamento de autodefesa é ótimo; saber como usar uma arma de fogo é uma habilidade que todos deveriam ter, e eu recomendo fortemente que você saia e encontre uma boa escola de autodefesa. Dito isso, nada disso significa nada sem estar ciente do seu ambiente. Qualquer escola de autodefesa que não enfatize esse fato é uma escola na qual você não precisa desperdiçar seu dinheiro.

Sua única chance real de não ser alvo dessas pessoas é ser capaz de perceber a ameaça antes que ela se torne uma ameaça: Consciência Situacional.

O que você pode fazer para desenvolver sua consciência situacional?

A consciência situacional não é a habilidade sobrenatural que alguns filmes de Hollywood fazem parecer; na verdade, acredito que ela pode ser aprendida.

Jason Bourne em uma multidão ciente do que está ao seu redor

Lembre-se, na vida real Jason Bourne é um idiota antiarmas que não conseguiria escapar de um saco de papel, muito menos reconhecer uma ameaça!


Escute, não vou mentir para você e dizer que isso é algo que vai ser fácil. Não é. Mas se você tirar um tempo para começar a olhar para o mundo ao seu redor e executar alguns desses exercícios, você começará a desenvolver as habilidades básicas que precisa para se proteger.

Você notou a palavra background no último parágrafo? Novamente, isso não é viver em um estado constante de medo e paranoia. Eu sei que disse que isso não era uma habilidade sobrenatural, mas é uma mentalidade subconsciente que permite que você saiba quando algo não está certo.

É aquele pressentimento que a maioria das pessoas foi condicionada a ignorar.


Primeiro passo: dominar a atenção plena

Ok, não vou ser todo guru hippie da nova era com você, mas há um conceito que pode ajudar a unir as coisas. Budistas e aqueles que estão em práticas de meditação chamam isso de Atenção Plena. Mas não se preocupe, no contexto deste artigo, não é uma coisa religiosa. O que estamos vendo aqui é o conceito de liberar seu estresse e se tornar totalmente um com seu ambiente. Simplificando, você está presente no momento.

Muitas terapias de liberação de estresse e anti-ansiedade são construídas em torno desse conceito porque ele permite que a pessoa pare de pensar sobre seus medos e ansiedades e, em vez disso, apenas viva o momento, realmente absorvendo o mundo ao seu redor – as visões, os sons e o mundo base. É isso que é importante aqui.

Trata-se de reconhecer essa linha de base. Esse estado de como as coisas são no mundo quando as coisas estão normais. Ao entender seu ambiente e ser capaz de reconhecer as realidades básicas do que está acontecendo ao seu redor, sua mente subconsciente será instantaneamente capaz de escolher o que não se encaixa e o que sinaliza perigo à frente.

Mindfulness, de um ponto de vista terapêutico, é simplesmente o estado mental alcançado ao focar sua consciência no momento presente, enquanto calmamente reconhece e aceita seus sentimentos, pensamentos e sensações corporais. Simplesmente tirar um tempo para liberar suas ansiedades, relaxar e apenas absorver o mundo ao seu redor pode fazer maravilhas para sua consciência situacional geral.


Etapa dois: análise honesta e identificação de ameaças

Algumas dessas informações não serão politicamente corretas, mas se você acompanha este site há algum tempo, sabe que eu sou excelente em ofender as pessoas! Não faço isso para ser provocativo; eu simplesmente não vivo minha vida andando em volta das besteiras politicamente corretas ou inseguranças emocionais de outras pessoas.

Eu sou realista. E percebo que vivemos em um mundo que tornou as pessoas fracas; um bando de preciosos flocos de neve que são tão ofendidos por tudo no mundo que se tornaram incapazes de reconhecer os perigos reais na vida e em nossa sociedade.


Criar perfis de pessoas é uma realidade aceitável!

Não é racismo, sexismo, islamofobia, discurso de ódio ou qualquer outro rótulo que você queira atribuir a isso; é a realidade.

O fato é que criminosos se encaixam em certos perfis. A criação de perfil não tem nada a ver com raça, mas tem tudo a ver com aparência. Pense nisso; quem tem mais probabilidade de roubar você, a avó negra de 80 anos na cadeira de rodas ou o adolescente branco com as calças caídas abaixo da bunda, ostentando cores de gangue e tatuagens de gangue? A cor da pele era importante ou a aparência geral da pessoa era importante?

Dito isso, não há como negar que uma parcela significativa da cultura urbana (negra) está profundamente enraizada em uma sociedade que glorifica gangues de rua, violência e uma atitude de que lhes é devido algo e que estão justificados em tomá-lo à força. Você pode fingir que isso não existe, pode se curvar e ter medo de ser chamado de racista, ou pode se proteger e estar atento à realidade do mundo em que vivemos. A mídia não dirá isso, mas temos um problema cultural em que certos grupos de pessoas neste país não têm respeito pela vida.

Algumas dessas coisas são apenas senso comum, e outras exigem ignorar o que a mídia diz que é certo e errado.


Terceiro passo: exercícios de consciência situacional, jogos e táticas

Então, agora vamos ao que interessa no artigo: coisas reais que você pode fazer para ajudar a desenvolver uma mentalidade de consciência situacional.

Antes que isso se torne parte do seu processo de pensamento básico ou da sua mentalidade subconsciente, você terá que ter um propósito e fazer coisas para aprimorar suas habilidades.

  • Brinque com você mesmo; se você tem filhos, inclua-os no processo. Quando você entra em uma loja, veja quantos pontos de saída você consegue identificar imediatamente. Procure por obstáculos, ameaças ou qualquer coisa que possa atrapalhar sua fuga caso algo dê errado.
  • Comece a observar as pessoas. Tente perceber como as pessoas normalmente se comportam; o que é normal, o que não é? Uma das melhores maneiras de identificar problemas é ser capaz de ler as peculiaridades comportamentais das pessoas. Nunca estive em uma briga que não visse chegando, e evitei algumas porque percebi coisas como linguagem corporal, emoções e mudanças na voz de uma pessoa que me diziam que algo estava prestes a acontecer.
  • Limite as distrações externas. Quando estiver em público, você precisa desligar o telefone, deixar as distrações eletrônicas em casa e realmente passar um tempo sendo um com o seu ambiente.
  • Comece a confiar no seu instinto! No começo você pode estar errado, mas no final, você precisa tomar cuidado com aqueles instintos primitivos que são construídos em seu próprio ser. A resposta de lutar ou fugir é algo muito real, algo que pode ser usado a seu favor se você puder aprender a controlá-la e não ceder ao aspecto do medo com o qual tantas pessoas na sociedade de hoje parecem estar sobrecarregadas.





Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.



Texto traduzido e adaptado do site: Offgrid Survival.




Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال