Isto é o que você deve comprar em 2025
Como preppers, estamos todos acostumados a comprar algumas coisas com as quais a maioria das pessoas não se incomoda. Sistemas de purificação de água, por exemplo. Equipamentos de rádio. Ferramentas manuais. Então, é claro, há as pequenas coisas que fazemos toda vez que vamos ao supermercado, como comprar algumas latas a mais do que precisamos para aquela semana e adicioná-las ao nosso estoque.
A preparação tem tudo a ver com autoconfiança e ser capaz de viver sem depender de lojas, da rede elétrica e de todas as outras coisas que a sociedade moderna fornece. Mas enquanto temos acesso a essas lojas, há muitas coisas que podemos comprar que melhorarão nossas chances de sobrevivência quando chegar a hora.
Certamente tenho comprado suprimentos de preparação o ano todo, mas 2024 está na ladeira abaixo agora, então já estou pensando no futuro sobre quais devem ser minhas prioridades em 2025. Mais do mesmo? Talvez.
Acho que vale a pena pensar um pouco sobre isso, no entanto. Afinal, a situação está mudando e o mundo está mais instável do que nunca desde a Guerra Fria. Isso vai afetar o que os preppers devem comprar? Aqui estão os itens que acho que devem ser nossas compras prioritárias para o próximo ano.
Armas e Munições
Há uma grande chance de que agências de três letras tenham como alvo proprietários de armas devido à sua filiação política e, se isso acontecer, a Segunda Emenda ficará sob ainda mais pressão.
Isso significa que uma das primeiras coisas que você deve considerar comprar em 2025, se ainda não tiver um, é um rifle semiautomático.
No momento, elas ainda são legais na maioria dos estados, mas isso pode mudar se o nosso próximo presidente conseguir impor outra proibição federal de “armas de assalto”.
Muitos preppers (nos EUA) já têm um fuzil como este; se você não tem, compre um (no brasil, se puder). Eles são excelentes para caçar animais pequenos e médios, bem como para autodefesa. Compre um que tenha câmara para 5,56 mm NATO e que seja alimentado por carregadores AR15 padrão; será muito mais fácil mantê-lo abastecido com armas e munição.
Os chamados carregadores de “alta capacidade” são outra coisa para comprar. Os banners de armas os odeiam e doze estados já têm leis que restringem a capacidade do carregador. Os carregadores podem se perder e, eventualmente, se desgastarão – e, sem eles, uma arma de fogo moderna se torna uma arma desajeitada de tiro único. Compre o máximo de carregadores de boa qualidade que puder.
Não se esqueça da munição também. É improvável que o governo consiga proibir isso, mas os EUA vêm sofrendo com escassez intermitente de munição há anos. Essa escassez tende a piorar quando as pessoas estão preocupadas – então, se uma crise estiver se desenvolvendo, é provável que as prateleiras de munição nas lojas de armas esvaziem rapidamente.
Se você quiser estar preparado, faça um estoque de munição antes que todos decidam que precisam. E se você quiser ter certeza de que está totalmente preparado, você pode querer aproveitar o treinamento especializado.
Geração de energia
Nossos ancestrais no século 19 viveram suas vidas inteiras sem eletricidade. Muitos preppers reaprenderam as antigas habilidades necessárias para fazer isso, e essa é uma ótima ideia – mas se você não precisa viver sem eletricidade, por que você iria querer?
Ser capaz de gerar energia permite que você use refrigeração, que pode preservar medicamentos e alimentos. Permite que você tenha iluminação adequada; velas e lamparinas a óleo parecem ótimas, mas tente fazer qualquer tipo de trabalho intrincado com a luz delas e você logo desejará poder apertar um interruptor e obter alguma iluminação elétrica adequada.
A maneira tradicional de prepper de fazer eletricidade é com um gerador a gás ou diesel. Eles são eficazes e acessíveis, mas precisam de combustível. Em uma crise de longo prazo, o combustível acabará eventualmente.
Felizmente, a tecnologia está avançando e, nos últimos anos, a energia solar se tornou uma opção viável para preppers que querem gerar pelo menos um pouco de eletricidade.
Uma das grandes desvantagens dos painéis solares é que eles só geram eletricidade quando o sol está brilhando, e a maioria de nós acha mais útil acender as luzes quando está escuro. As baterias recarregáveis modernas finalmente chegaram ao ponto em que você pode gerar e armazenar quantidades úteis de eletricidade durante o dia e usá-la à noite. Veja os painéis solares e as soluções de armazenamento de bateria como uma maneira sem combustível de manter as luzes acesas após o SHTF.
Alimentos e Sementes
Pessoalmente, nos últimos anos, tenho me preocupado mais com uma crise de curto prazo – agitação política, outro susto de pandemia levando a bloqueios, esse tipo de coisa.
Agora, com o aumento acentuado das tensões internacionais causadas pela invasão da Ucrânia pela Rússia e as ameaças da China em direção a Taiwan, acho que o risco de algo mais permanente acontecer também aumentou — algo do qual a sociedade não vai se recuperar tão cedo, como uma guerra nuclear.
Com isso em mente, acho que é um bom momento para os preparadores se concentrarem em suprimentos alimentares de longo prazo.
Ainda é importante estocar os alimentos básicos de sempre – farinha, feijão, arroz e enlatados. No pior cenário de um ataque nuclear, você precisará de suprimentos de comida para durar enquanto se abriga da precipitação radioativa, mas isso não será suficiente. Quando o nível de radiação cair, as lojas não vão simplesmente abrir novamente e começar a vender comida.
Todo o sistema de produção e distribuição de alimentos terá entrado em colapso, e não voltará por anos – talvez nunca.
Não conte com nada que você já tenha plantado sobrevivendo; pode ser morto por precipitação radioativa ou roubado por refugiados desesperados (e provavelmente condenados) enquanto você estiver se abrigando. Compre as sementes que você precisará para recomeçar.
Medicamentos
Os EUA têm a maior indústria farmacêutica do mundo, mas muitos medicamentos fabricados nos Estados Unidos dependem de produtos químicos importados da China.
Com as tensões internacionais do jeito que estão, as linhas de fornecimento das quais nossas fábricas de drogas dependem não são tão estáveis quanto antes.
Em uma grande crise, a China é um dos nossos prováveis inimigos, e é seguro assumir que eles pararão de nos vender ingredientes para medicamentos.
Isso significa que precisamos estocar medicamentos essenciais agora , enquanto eles ainda estão disponíveis. Pense em comprar analgésicos e outros medicamentos de venda livre. Compre antibióticos de fornecedores de aquários.
Outra coisa para comprar são livros sobre remédios tradicionais; em uma emergência de longo prazo, ser capaz de encontrar e colher plantas medicinais pode ser vital para a sobrevivência.
Considerando a situação atual, essas são as coisas que comprarei em 2025. Você acha que eu errei alguma delas? Há algo que eu esqueci? Deixe-nos saber nos comentários.