10 dicas que todo preparador urbano precisa saber
Os preparadores urbanos têm que lidar com muito mais problemas de preparação e sobrevivência do que aqueles que vivem em pequenas comunidades.
O espaço limitado é um dos problemas que eles precisam cobrir, mas isso não é nada comparado aos problemas que a densidade populacional pode trazer. Em uma área densamente povoada, até mesmo seus vizinhos são difíceis de confiar, e você nunca pode saber quem pode ser um amigo ou inimigo quando SHTF.
As dicas deste artigo devem dar vantagem aos preparadores urbanos quando tudo der errado e aumentarão suas chances de sobrevivência.
Como um preparador urbano, a primeira coisa que você precisa fazer é reconhecer que viver em um ambiente urbano não é o ideal se surgir uma crise. Sobreviver em um ambiente urbano é difícil porque há muitos fatores a serem considerados. Requer muito mais trabalho e preparação para apenas ser capaz de enfrentar um desastre, quanto mais sobreviver a ele.
Você precisa de um olhar atento e, como estratégia de treinamento, deve estar em alerta constante. Algumas pessoas decidirão que se intrometer e tentar sobreviver aos outros será sua única escolha. Outros tentarão evacuar e alcançar um retiro seguro. Tudo isso depende de uma variedade de fatores, e somente você deve tomar uma decisão com base em seus planos de preparação e estratégia de sobrevivência.
Se você decidir ficar na cidade, aqui estão algumas dicas que você deve usar quando chegar a hora.
Estratégias de sobrevivência em ambiente urbano
1. Sintonize e ouça!
Em geral, antes que algo ocorra, sempre há alguns sinais reveladores e informações chegando às massas. Este é o tipo de informação que você precisa descobrir e reunir antes que seja tarde demais. Ter um scanner policial e aprender a usá-lo traz uma grande vantagem para um preparador urbano. Esta ferramenta é ainda mais valiosa se a evacuação for sua principal escolha de sobrevivência. Um scanner da polícia informará onde ocorreu o desastre, se está se espalhando e quais medidas estão sendo implementadas para lidar com as implicações sociais (evacuação, tumultos, etc.).
Outro método para ouvir o mundo exterior é pelo rádio HAM e, em certos casos, pode ser mais útil do que um scanner da polícia. Os operadores do HAM reportarão da cena ou de suas proximidades sem filtrar as informações. Você saberá exatamente o que está acontecendo e obterá detalhes muito mais precisos.
2. Aprenda a dar partida em um carro
Se você precisar fugir e deixar a cidade para trás, poderá encontrar bloqueios de estradas ou outros obstáculos que podem forçá-lo a abandonar o veículo de sua escolha. Saber como dar partida em um carro nesses casos é uma habilidade vital. Correr ou caminhar não é uma boa opção em um ambiente urbano, a menos que você conheça todas as rotas mais seguras e esteja bem treinado para tal atividade física.
Arrombar um carro e dar a partida pode, de fato, ser sua única opção para adquirir um novo veículo para sair da cidade. No entanto, antes de usar essa tática como último recurso, há algumas coisas a considerar.
Primeiro, certifique-se de que seu veículo esteja bem conservado e tenha o tanque de gasolina cheio. Em segundo lugar, aprenda a lidar com problemas simples e tenha uma compreensão básica da manutenção geral do carro. E terceiro, se você não tem certeza sobre roubar o carro de alguém, sempre tenha um meio de transporte secundário. Uma boa bicicleta é uma opção ideal para um ambiente urbano.
3. Mantenha sua mochila por perto
Os moradores da cidade sabem que o tempo é essencial nos dias “quietos”, quando se compete na corrida dos ratos. Você sempre tem que se certificar de que não está atrasado para compromissos, tarefas e tudo mais. Imagine como o tempo se torna crítico para um preparador urbano quando ocorre um desastre. Você estará sob pressão constante e a última coisa que deseja fazer é procurar sua bolsa de sobrevivência e outros equipamentos.
Todas as coisas que facilitariam a evacuação devem estar sempre ao alcance. Alguns preparadores urbanos têm duas mochilas, uma no carro e outra em casa. A lógica por trás disso é que você pode não conseguir chegar em sua casa e a próxima melhor coisa a fazer é ir ao ponto de encontro estabelecido ou ir buscar seus entes queridos. Ter uma mochila sobressalente aumentará suas chances de sair sem ter que improvisar a cada passo do caminho.
4. Construa um plano de emergência para sua família
Ter um plano de emergência familiar é obrigatório, independentemente de você decidir fugir ou se agachar. O plano deve abranger tantos aspectos quanto possível do(s) desastre(s) que você está planejando, e cada membro da família deve ter um papel nele. Aqui está o que um plano de emergência básico deve cobrir, dependendo das opções que você tem:
Bugging out
- Tenha uma mochila de sobrevivência pronto e ao alcance
- Tome providências para desligar os serviços públicos antes de sair de casa
- Aprenda todas as rotas de fuga possíveis e informe sua família sobre elas
- Mantenha um BOV (Bug out Vehicle) bem conservado e pronto para funcionar
- Estabeleça pontos de encontro para cada rota de fuga
- Tenha meios de comunicação para todos
- Garanta proteção para todos os membros da família
- Planeje um local de fuga ou um retiro seguro
Bugging in
- Garanta água no último minuto antes que os serviços municipais parem de funcionar (encha sua banheira e qualquer recipiente disponível com água da torneira)
- Corte os serviços públicos que podem representar um problema (especialmente a linha de gás)
- Sintonize e ouça o que está acontecendo fora do seu forte. O desenvolvimento repentino da crise pode forçá-lo a evacuar.
- Tenha suprimentos suficientes para durar pelo menos 3 meses e planeje uma solução posteriormente.
- Implemente todos os meios que você tem para aquecer e gerar eletricidade
- Tenha um kit de primeiros socorros completo projetado para vários tipos de emergência
- Certifique-se de que sua casa está protegida contra entradas forçadas
É claro que os planos de emergência abrangem muito mais do que isso, mas cada plano deve ser feito com base em fatores como localização, número de familiares, recursos, conhecimento e habilidades. Como preparadores urbanos, você deve ter pelo menos o que está listado acima para ter uma chance de lutar.
5. Aprenda a fazer sua própria comida
O povo da cidade não tem tempo nem vontade de cozinhar, e pedir comida ou sair para comer é o principal curso de ação. No entanto, se você planeja sobreviver em tempos em que a indústria de "foodservice" estará morta, você precisa aprender a cozinhar.
Não estou falando aqui sobre fazer uma aula de culinária gourmet. Longe disso! Só estou sugerindo que você saiba preparar uma refeição com os recursos que tem em sua despensa e como transformar restos de comida em uma refeição saborosa.
Além disso, você pode produzir algum alimento para suprir suas necessidades, experimentando a jardinagem em vasos. Muitos moradores urbanos estão fazendo isso hoje em dia como um hobby relaxante. Para você, pode se tornar uma atividade que fornece nutrição durante um momento de necessidade, mas também um projeto para mantê-lo são quando SHTF.
Pense assim, se você conseguir sobreviver à maioria de seus colegas, a falta de comida se tornará um problema sério com o passar do tempo. Suas escolhas principais seriam cultivar o seu próprio ou vasculhá-lo.
6. Conheça a cidade e conheça suas vantagens
A maioria das pessoas da cidade não conhece sua cidade tão bem quanto deveria, embora deva ser senso comum se você pensar sobre isso. Eles estão todos conectados aos seus telefones, e a geração mais jovem parou de olhar pela janela há muito tempo. Eles passam todos os dias sem perceber coisas que um dia podem ser úteis para sua sobrevivência.
Se você mora na cidade e leva a sério a preparação para emergências, reserve um tempo para explorar a cidade e se orientar. Aprenda as principais estradas e cruzamentos, becos e como ir do ponto A ao ponto B sem usar as estradas principais. Você não deve confiar em seu telefone para navegação porque isso pode não ser uma opção quando SHTF.
Conhecer o seu ambiente é fundamental para todas as situações de sobrevivência. Você não quer se perder na cidade ou não conseguir encontrar sua família em caso de desastre.
7. Alimentar sua casa é um processo perigoso
Cozinhar e aquecer serão dois dos maiores problemas para qualquer preparador urbano se os serviços públicos forem desligados. Você terá que lutar e improvisar, pois coletar lenha e cozinhar em uma fogueira não é realmente uma opção para você.
Alguns preparadores urbanos irão com fontes de combustível de queima lenta e baixa. No entanto, você acabará ficando sem combustível e terá que procurar combustível ou encontrar outras maneiras de cozinhar e aquecer. Como preparador urbano, você precisa encontrar maneiras de cozinhar e aquecer sua casa sem atrair atenção desnecessária.
Se você tiver que ficar agachado por um longo período de tempo, tente obter um fogão solar e fontes de aquecimento que não façam barulho ou luz forte. Você pode procurar online e investigar a fonte de combustível disponível, geradores de energia portáteis, etc.
8. Pense nas suas necessidades de água
Armazenar água se torna um grande problema para os preparadores urbanos devido à sua natureza volumosa e pesada. Você tem espaço limitado e precisa aproveitá-lo da melhor maneira possível. Encher seu apartamento com recipientes de água pode não ser o ideal.
A primeira coisa que você deve fazer quando ocorre um desastre é encher sua banheira ou qualquer recipiente disponível em sua casa com água da torneira. Ao fazer isso, você não usará o suprimento de água armazenado e terá um bom começo antes de enfrentar a desidratação ou qualquer outro problema.
Uma aposta segura com a qual você pode contar são os filtros de água portáteis e sua capacidade de improvisar coletores de chuva que podem ser fixados do lado de fora de suas janelas ou instalados no telhado de seu prédio. Outra opção, especialmente para um preparador urbano, é adquirir um dispositivo que extraia água do ar, pois será muito útil quando o abastecimento de água estiver acabando.
9. Armas e munições
Como um preparador urbano, assim que decidir se agachar, será necessário pelo menos duas armas de fogo e a munição apropriada para elas. Há um grande debate na internet quando se trata de quanta arma e munição você deve armazenar para enfrentar uma situação de emergência. Pessoalmente, acho que você precisa de uma arma de fogo para cada membro da família que possa usá-la e tenha uma boa prática com ela.
Quanto à munição, acho que 1000 cartuchos são mais do que suficientes para os preparadores urbanos. Esperançosamente, você não usará tantos quando SHTF. Como você não poderá ir caçar, não adianta gastar todo o seu dinheiro em armas e munições. Invista com sabedoria e use seu dinheiro em outros recursos e itens para manter seu forte funcionando.
10. Requisitos de autocuidado
Este é um grande problema para todos os preparadores, não apenas para os urbanos. As pessoas dizem que o mundo está cheio de médicos e advogados. No entanto, durante uma crise, você descobrirá que os médicos não estarão disponíveis, pois eles têm outras pessoas para cuidar (principalmente seus amigos e familiares). Você pode se agachar por um longo tempo e atender a todas as suas necessidades culinárias e de conforto, mas o que acontece se você ficar doente ou ferido?
Sua única solução seria aprender sobre autocuidado e autocura. Faça o máximo possível de aulas de primeiros socorros e considere frequentar um curso de EMT. Em um ambiente urbano, você está sujeito a mais lesões do que em ambientes rurais. Qualquer coisa, desde detritos, projéteis ou objetos pontiagudos, pode deixar uma marca desagradável durante um desastre.
É vital aprender como desinfetar e tratar uma ferida e como fazer o melhor uso de seu kit de primeiros socorros. Aprenda sobre técnicas de saneamento e desinfecção, pois são críticas quando não há assistência médica disponível e você deve impedir que bactérias e doenças se espalhem. Ter um bom conhecimento de primeiros socorros e estocar remédios será útil, independentemente da natureza do desastre para o qual você está se preparando.
Uma última palavra
A vida de um preparador urbano é complicada e eles têm que lutar muito mais do que o resto de nós. Para alguns, fugir será a única chance de sobrevivência, enquanto para outros pode não funcionar tão bem. A sobrevivência urbana torna-se difícil porque existem muitos fatores desconhecidos e imprevisíveis causados pelo elemento humano. A densidade populacional pode aumentar muito os riscos associados a um desastre (mesmo os menores), e você pode ser pego no meio dele.
Aprenda a manter seu forte, mas o mais importante, esteja mentalmente preparado para deixar tudo para trás se a situação exigir. Tenha tudo o que você precisa ao alcance para fazer a jornada e não olhe para trás quando estiver fora de casa.
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: Survivopedia.