Como escolher a faca de sobrevivência perfeita ?
Não me lembro do meu primeiro beijo nem com quem foi. Mal consigo me lembrar de ter tirado minha carteira de motorista. Lembro-me vagamente da minha formatura no ensino médio e todo o tempo que passei na faculdade é um borrão. No entanto, lembro exatamente onde estava, o que estava vestindo e como me senti quando ganhei minha primeira faca de sobrevivência há mais de 20 anos.
Só de pensar nisso traz de volta algumas das minhas melhores lembranças de infância. Era a faca RAMBO de cabo oco que abrigava um pequeno kit de pesca junto com alguns outros itens diversos. Meu caso de amor com facas começou muito jovem e desde então estou viciado. Os filmes parecem sempre ter as facas de sobrevivência mais legais, mas a faca de sobrevivência realmente tem um lugar no “mundo real”?
Essa foi uma pergunta retórica. Sim, com certeza.
Apesar de nossos avanços em medicina, tecnologia, viagens e comunicações, milhões de pessoas em todo o mundo enfrentam desastres e suas impiedosas consequências a cada ano. Além disso, milhares de indivíduos são lançados em situações inesperadas e imprevisíveis de vida ou morte, nas quais a sobrevivência depende da experiência, do conhecimento e dos recursos disponíveis. Meu ponto? É sábio manter recursos de sobrevivência importantes por perto - apenas no caso. Uma de suas ferramentas de sobrevivência mais importantes é uma faca de qualidade.
A lâmina de corte conquistou um lugar indispensável na história da sobrevivência. Por milhares de anos, o homem dependeu de algum tipo de ferramenta de corte para ajudar a atender às necessidades básicas de sobrevivência: comida, água, fogo e abrigo. Agora, em nossa sociedade moderna, nos referimos casualmente a essa lâmina como a “faca da sobrevivência”. Certamente ganhou esse nome. No entanto, nem todas as facas de sobrevivência são criadas iguais.
Tenho o privilégio de prender uma faca de sobrevivência ao meu quadril quase diariamente. Entendo perfeitamente, porém, que isso não é prático para a maioria. No mínimo, uma faca de sobrevivência deve ser mantida acessível. Você pode se surpreender com a frequência com que o usará - mesmo que não seja em uma situação de sobrevivência. Nunca viajo sem minha faca de sobrevivência. Eu coloco na minha bagagem despachada no avião. Eu o mantenho na mesa de cabeceira do hotel. Está sempre no painel do meu caminhão quando estou viajando e nunca parti para uma aventura sem ela. Seja pescando, mochilando, caçando, andando de barco, esquiando, caminhando ou acampando, minha faca é uma companheira confiável. Eu raramente estou mais do que a poucos passos de distância dela em um determinado momento.
Uma “faca de sobrevivência” é exatamente o que parece - uma faca que pode ajudá-lo a sobreviver. É uma ferramenta com literalmente centenas de funções relacionadas à sobrevivência. Abaixo está uma pequena lista:
- Cortar/fatiar
- Escavação
- Dividindo
- Defesa pessoal
- ferramenta de primeiros socorros
- preparação de alimentos
- construção de abrigo
- fazer fogo
- arma de caça
- ferramenta curiosa
- Sinalização
- martelando
- chave de fenda improvisada
Quando se trata de sua faca de sobrevivência, menos é normalmente mais – apesar do que você pode ver na TV. Pendure a faca de filme legal em uma parede e abrace a simplicidade de uma faca de sobrevivência habilmente projetada. A função supera o estilo - sempre. Sua primeira prioridade é o desempenho e isso dependerá de uma variedade de recursos-chave testados pelo tempo.
6 características importantes da faca de sobrevivência
Recurso de faca de sobrevivência nº 1: Tamanho
O tamanho importa? Sim, mas quando se trata de sua faca de sobrevivência, maior nem sempre é melhor. Se sua lâmina for muito grande, você sacrifica a capacidade de usá-la efetivamente para tarefas detalhadas.
Por outro lado, uma lâmina pequena não funciona bem em tarefas mais difíceis, como bater e cortar. Batoning é quando você bate na parte de trás da lâmina da faca com um objeto pesado para enfiar a faca em madeira grossa ou teimosa. Isso permite que a lâmina seja usada para rachar madeira e cortar grandes galhos e árvores.
Tendo usado muitas facas de sobrevivência, descobri que o tamanho ideal é de cerca de 9 a 11 polegadas de comprimento. Por exemplo, minha faca de sobrevivência Blackbird SK-5 na foto abaixo tem 10" de comprimento GERAL com uma lâmina de 5".
Recurso de faca de sobrevivência nº 2: lâmina fixa
Uma faca de lâmina fixa é mais durável e confiável do que uma faca dobrável. Embora eu adore uma boa mini bolsa para o Every Day Carry (EDC), uma lâmina fixa tem vantagem quando se trata de atender às demandas que uma situação de sobrevivência pode apresentar.
Uma articulação de qualquer tipo é uma fraqueza. Minimize o risco de danificar ou perder seu principal recurso de sobrevivência, escolhendo uma faca que seja mais adequada para bater, cortar, empurrar, erguer e cortar rigorosamente.
Recurso de faca de sobrevivência nº 3: Full Tang
Sua faca de sobrevivência não deve ser apenas uma lâmina fixa, mas também deve ser FULL TANG. “Full tang” indica que a lâmina e o cabo são construídos a partir de uma peça contínua de metal. Escalas ou alças são normalmente anexadas à parte da alça para uma pegada mais confortável. Uma faca full tang é muito mais robusta do que os estilos de tang parcial, como o half tang, o push tang ou o rat-tail tang. Como você pode ver na foto abaixo, o perfil de uma lâmina full tang é muito mais substancial do que seu amigo rabo de rato.
Com o tempo, as lâminas de facas de espiga parcial podem afrouxar e desenvolver uma “folga” no cabo – especialmente em tarefas exigentes, como bater, erguer e cortar. Se uma lâmina de espiga parcial se soltar do cabo, pode ser muito difícil (e perigoso) usá-la com eficiência. Em contraste, uma lâmina de faca full tang ainda é muito funcional, mesmo que as talas saiam. Pode ser enrolado com cordão para maior conforto e aderência.
Não há absolutamente nenhuma vantagem em escolher uma lâmina de espiga parcial em vez de um design de espiga completa para sua faca de sobrevivência. É difícil quebrar um pedaço sólido de metal contínuo. Uma maneira fácil de identificar uma faca de espiga cheia é procurar a espiga de metal entre as escamas da faca. Abaixo estão alguns exemplos.

Nota: Nem todas as lâminas de faca full tang têm um tang exposto como mostrado nestes exemplos.
Recurso de faca de sobrevivência nº 4: ponta pontiaguda
Isso pode parecer óbvio, mas já vi muitas “facas de sobrevivência” com pontas planas angulares, arredondadas, em forma de gancho ou retas. Apesar de qualquer argumento contrário, existem muitas razões convincentes pelas quais sua faca de sobrevivência deve ter uma ponta afiada. A primeira é a autodefesa – contra homem ou animal. Qualquer coisa que não seja uma ponta de lança afiada compromete sua capacidade de efetivamente empurrar ou esfaquear sua faca como uma arma - especialmente através de pele/couro grosso ou roupas em camadas.
Da mesma forma, uma faca de ponta de lança pode ser usada como uma arma de caça - sozinha ou amarrada a um poste para criar uma lança de maior alcance. Eu mantenho a chave allen (que veio com minha faca) no bolso da bainha da minha faca o tempo todo. Isso me permite remover as talas e chicotear a lâmina inteira quase perfeitamente em um cajado como uma ponta de lança.
Em uma nota mais prática, vejo-me usando a ponta de faca afiada para todos os tipos de tarefas enquanto ensino aulas de sobrevivência e treinamento em campo. Abaixo está uma pequena lista de tarefas em que uma ponta de faca afiada se destaca sobre outros estilos:
- Bisbilhotar e escolher detalhadamente
- Limpar/vestir animais pequenos, como peixes
- Perfuração/entalhe
- Consertos de roupas/equipamentos
- Lascas!
- Processamento de alguns alimentos silvestres, como pinhões, bolotas, nozes e nogueiras
- Acesso a iscas vivas em áreas de difícil acesso
Recurso de faca de sobrevivência nº 5: lâmina de um gume com lombada plana
Sua faca de sobrevivência não deve ter uma lâmina estilo adaga de dois gumes. Uma lâmina de dois gumes simplesmente não é necessária para a grande maioria (se não todos) dos usos de sobrevivência. Na verdade, pode ser uma desvantagem.
Não apenas recomendo uma lâmina de um único gume, mas também prefiro que a parte de trás (espinha) da minha faca de sobrevivência tenha uma retificação plana de 90 graus. Uma lombada plana é ideal para atingir uma haste de ferro que inicia o fogo. Espinhos arredondados ou chanfrados tornam isso quase impossível.
Eu uso regularmente minha faca de sobrevivência para golpear grandes pedaços de madeira. Seja dividindo lenha ou construindo abrigos improvisados, uma borda afiada tornaria essa função quase impossível.
Eu também uso frequentemente a parte de trás da minha faca como um descanso de polegar para maior alavancagem e controle durante projetos de escultura tediosos, como fazer varas de penas ou gatilhos de entalhe para armadilhas e conjuntos de armadilhas. Projetos como este seriam difíceis e perigosos com uma lâmina de dois gumes.
Recurso de faca de sobrevivência nº 6: pomo sólido
O “pomo” é a parte inferior do cabo da faca – também conhecido como coronha. Eu uso regularmente o pomo em minha faca de sobrevivência para bater e martelar. É perfeito para dirigir em estacas de abrigo. Também usei a ponta de minha faca para abrir buracos de pesca no gelo, batendo no pomo com uma vara pesada para cravar a lâmina no gelo. Algumas facas são projetadas com um pomo arredondado ou em forma de gancho que não é ideal para martelar. Eu acredito em obter o máximo de usos possíveis de sua faca. Um pomo bem projetado e substancial apenas adiciona à sua lista de recursos.
Conclusão
Use os 6 critérios acima como referência para escolher uma faca de sobrevivência em potencial. Somente você pode decidir os recursos em que você está e não está disposto a comprometer. Além disso, praticamente todo o resto se resume ao gosto pessoal.
Existem muitas facas de sobrevivência no mercado que incluem esses 6 recursos de sobrevivência, mas não se parecem em nada. Existem inúmeras opções de estilo que se resumem à preferência pessoal e têm pouca influência na funcionalidade de sobrevivência. Alguns desses recursos incluem:
- Lâmina de aço (carbono ou inoxidável – opções variadas com resultados variados)
- Material de manuseamento (borracha, micarta, osso, chifre, etc…)
- Cor ou acabamento
- Buracos de corda
- fresagem decorativa
- Jimping
- Lâmina serrilhada ou não serrilhada
- Design e estilo da bainha
- Designer/fabricante/marca de facas
- Estilo da lâmina
- Com ou sem protetores de dedos
- sulco de sangue
Conclusão
Uma faca de sobrevivência não é uma varinha mágica nem possui poderes mágicos de salvamento inerentes. O verdadeiro valor está na habilidade de quem a maneja. A habilidade só vem da prática e da repetição. Você não compra uma faca de sobrevivência para decorar sua caverna - é uma ferramenta que deve ser usada. Desde o início da humanidade, a lâmina cortante ajudou a moldar como nossos ancestrais caçavam, lutavam, construíam e sobreviviam. De homens das cavernas com pedras afiadas a um soldado na guerra moderna, nunca haverá uma relação como aquela entre um homem e sua lâmina. Escolha o seu com sabedoria.
____________
Aproveite e veja:
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: The Art of Manliness.