Consciência Situacional 101
A consciência situacional é ainda mais importante para sua defesa do que sua habilidade com uma arma de fogo. Ser capaz de observar o ambiente, avaliar possíveis ameaças, manter a sanidade e responder apropriadamente – essas são as chaves para ser um bom protetor e um ser humano suportável.
Houve anos da minha vida (de John Lovell) em que eu era realmente bom em ficar em alerta máximo, porque é isso que um batalhão de Rangers exige quando opera em uma zona de combate. Eu era excelente com as ferramentas do meu ofício e altamente experiente e proficiente em limpar casas, edifícios e cidades de ameaças inimigas.
Nesses contextos, estávamos em uma montanha-russa contínua entre o nível de ameaça amarelo e o nível de ameaça vermelho. Eu acho que você poderia dizer naquela época que (nível de ameaça) laranja era o novo (nível de ameaça) branco.
Na vida civil, porém, estar ciente da situação não deve exigir esses tipos de flutuações emocionais/hormonais. Em vez disso, deve fornecer a você um conjunto de disciplinas e um paradigma para observar, processar e responder a situações com gravidade proporcional.
Consciência situacional (deveria) criar pessoas mais calmas
De um modo geral, a vida na América não deveria (ainda) exigir varredura constante, vigílias noturnas, você parado perto da porta da frente como o diretor Strickland empunhando uma espingarda no filme De volta para o futuro. Quando estou em casa, devo sair com meus filhos, brincar com a família e tentar dar uns amassos com minha esposa.
Obviamente, é claro, estou me certificando de que a porta esteja trancada e tenho muitos planos de contingência (e ferramentas em todos os cômodos da casa) caso algo aconteça, mas na maior parte minha mente está em "nível de ameaça branco ."
"Nível de ameaça branco" é adequado às circunstâncias. Como me sinto confortável em dizer isso? Posso dizer isso com razoável certeza porque estou ciente da situação e, por experiência e prática, sei quando devo elevar minha resposta através do espectro de cores – do branco ao vermelho.
Através de uma boa consciência situacional, você está absorvendo e filtrando os dados sensoriais disponíveis. À medida que seu filtro se torna mais saudável e mais sintonizado com o que importa, você sabe o que descartar e também o que deve observar em busca de possíveis problemas.
DICA PRO Aprenda o código de cores do nível de ameaça:
Branco = Dentro da minha casa segura em um bom bairro durante um tempo de paz (sem atiradores à solta no meu estado, sem tumultos ou saques acontecendo nas proximidades, etc.)
Amarelo = No Walmart local, no estacionamento do shopping, em uma mercearia, em qualquer lugar público e estou simplesmente mantendo minha cabeça em um giro suave, certificando-me de que estou ciente do que está ao meu redor e percebendo o que as pessoas estão vestindo, fazendo, etc.
Laranja = Detectei uma ameaça em potencial e estou percorrendo o ciclo OODA para determinar as próximas ações – escalar ou não escalar.
Vermelho = A ameaça é real e o perigo é iminente, então estou respondendo com força ou ação evasiva.
Fortaleça sua capacidade de criar perfis e estereótipos
De forma alguma estou encorajando fanatismo e racismo aqui, mas quando você estiver casualmente, mas intencionalmente examinando seu ambiente em amarelo, não tenha medo de montar uma lista de verificação razoável.
DICA PRO Não se distraia: Se você estiver em um local público, especialmente áreas de transição como estacionamentos, entradas, becos, corredores vazios, áreas de banheiros, bombas de gasolina , não comece a receber ou fazer ligações ou mensagens de texto (por exemplo). Você deve estar de pé e com a cabeça giratória.
Eu sei que é politicamente incorreto encorajá-lo a escanear seu ambiente e categorizar as pessoas como ameaças em potencial, mas, estatisticamente falando, você tem um milhão de vezes menos probabilidade de ser atacado por uma mulher idosa em um vestido do que por um tatuado com um capuz cobrindo os olhos e as mãos nos bolsos.
Um que estou pronto para ajudar a levantar quando ela cai andando em direção. Na outra, estou pensando em como o derrubaria se ele começasse a caminhar em direção à minha família. A propósito, não tenho nada contra tatuagens ou moletons, mas estou apenas sendo prático aqui.
Fique atento a tendências predatórias ou criminais
Normalmente, não haverá uma pessoa perigosa à espreita em cada esquina, especialmente se você seguir o conselho comprovado de evitar pessoas estúpidas em lugares estúpidos em horários estúpidos do dia. Mas mesmo se você estiver com sua família, no meio do dia, saindo da igreja, você ainda não quer ser pego de surpresa.
Os predadores não querem que você os perceba como uma ameaça. Eles querem passar despercebidos. Então, talvez eles o encarem e rapidamente desviem o olhar quando você os vir. Talvez eles usem obstruções como carros estacionados ou corredores de supermercado para ficarem escondidos. Ou eles podem esconder sua identidade e intenções de outras maneiras.
- Jaquetas oversized e fora de estação
- óculos de sol dentro
- Peças de roupa usadas para esconder um rosto ou uma arma
- etc.
Existem também alguns comportamentos que indicam más intenções.
- varredura nervosa
- Escondendo o rosto
- punho cerrado
- Inquieto
- mãos nos bolsos
- Te encarando
- Aparição repentina que está muito próxima para o conforto
A ação sempre vence a reação
Um desses comportamentos estranhos não significa necessariamente que você está vendo um agressor em ação, mas deve acionar uma bandeira vermelha para incentivá-lo a continuar assistindo e estar preparado. Se você puder juntar alguns indicadores de uma pessoa problemática, é muito provável que você precise estar no nível de ameaça laranja.
O objetivo da consciência situacional não é dar a você uma desculpa para usar suas habilidades táticas suadas para atrair alguém. Em vez disso, você quer tornar você e seus entes queridos um alvo difícil para pessoas problemáticas, para evitar ter que esvaziar seu magazine. É uma forma de dar ao seu bom senso a melhor chance possível de ganhar o dia no lugar de tantas outras possibilidades.
Um dos problemas persistentes em relação à consciência situacional é que as pessoas pensam que a possuem. Infelizmente, a maneira mais comum pela qual as pessoas percebem que não é por meio de situações da vida real que as tiram de sua ilusão.
Outra maneira mais desejável de aprender sobre suas deficiências em consciência situacional é por meio de um bom treinamento. Como acontece com todas as habilidades táticas importantes, é fundamental treinar duro. Treine Inteligente. Não deixe os zumbis se aproximarem de você.
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: Warrior Poet Supply co.