Como Sobreviver a um Ataque do Dragão de Komodo
Saber como sobreviver a um ataque de dragão de Komodo pode ajudar a salvar sua vida. Mas encontrar esses dragões pode ser aterrorizante. Eles são os lagartos mais gigantes, potentes e perigosos do mundo.
Continue lendo para aprender como sobreviver a um ataque de dragão de Komodo.
Como sobreviver a um ataque do dragão de Komodo: seu melhor guia de sobrevivência
O que são dragões de Komodo?
Os dragões de Komodo são um tipo de lagarto que possui músculos sólidos e dentes semelhantes aos dos tubarões. Eles são os lagartos mais pesados e gigantes da Terra.
Os dragões de Komodo adultos podem pesar mais que os humanos, pois podem pesar cerca de 150 a 200 libras (68 a 20Kg). Eles também podem ser mais longos do que uma pessoa comum, já que um dragão de Komodo macho pode ter 2,5 metros de altura!
Você pode encontrar dragões de Komodo na Indonésia. Eles vivem em cinco ilhas na parte sudeste do país:
- Gili Motang
- Komodo
- Gili Dasami
- rinca
- flores
Os dragões de Komodo agora estão listados como ameaçados de extinção, pois apenas menos de 1.400 dragões adultos permanecem no mundo.
Como Sobreviver a um Ataque do Dragão de Komodo?
1. Junte-se a um grupo
Quando um dragão de Komodo caça, ele procura um alvo fácil – aquele que está sozinho. Portanto, quando você fizer uma excursão para ver esses lagartos pesados, certifique-se de ficar com outras pessoas ou com seu grupo o tempo todo.
Se você planeja ir ao Parque Nacional de Komodo, pode solicitar um guarda florestal ou participar de uma excursão em grupo.
Lembre-se: quanto mais em seu grupo, menores os perigos de um ataque de dragão de Komodo.
2. Fique no caminho designado
Permaneça nas trilhas designadas para caminhada do parque. As áreas oficiais de trekking tendem a ter alto tráfego de pedestres, o que os dragões de Komodo evitam.
Permanecer ao longo do caminho de trekking coloca você em um lugar mais seguro.
Além disso, as pessoas podem ajudá-lo em caso de ataque do dragão de Komodo, pois você está com guardas florestais e outros turistas.
Lembre-se de que essas criaturas se escondem nos arbustos. Se você estiver em uma área perigosa e não os notar, eles provavelmente irão atacá-lo.
3. Mantenha distância segura
Estar muito perto dos dragões de Komodo fará com que eles se sintam intimidados e assustados. Com efeito, eles podem atingi-lo. Portanto, mantenha distância e nem tente se aproximar deles.
Você pode ver os dragões de Komodo de longe. Mas mantenha uma distância respeitosa e evite chamar a atenção deles.
4. Evite fazer movimentos bruscos
Mesmo se você estiver longe dos dragões de Komodo, mova-se de forma deliberada, constante e lenta.
Movimentos rápidos podem perturbar os dragões de Komodo e estimular uma resposta deles.
Ruídos e ações podem torná-los defensivos e desencadear seus instintos de caça. Portanto, tente ficar parado ou dar passos calculados se não quiser iniciar um ataque.
5. Não chame a atenção para si mesmo
Você sabia que os dragões de Komodo têm um forte olfato? Portanto, evite usar perfumes intensos ao visitar esses poderosos lagartos. Nem tente colocar uma colônia em sua bolsa.
Além disso, evite lesões, pois os dragões de Komodo podem sentir o cheiro de sangue.
O cheiro de sangue os leva a atacar e pensar que vem de uma vítima em potencial. Portanto, se você tiver feridas abertas ou menstruação, evite se aproximar dos dragões.
6. Faça uma corrida em Zig-Zag
Se um dragão agressivo correr atrás de você, faça o possível para ultrapassá-lo.
Os dragões de Komodo podem correr até 13 milhas por hora. Sim, isso é um pouco rápido. Mas a boa notícia é que eles não podem correr tão rápido por muito tempo.
Portanto, a chave para sobreviver a um ataque de dragão de Komodo é continuar correndo. Se você não pode correr rápido, não se preocupe! O dragão pode chegar perto de você, mas você ainda pode ultrapassá-lo se der tudo de si.
Os dragões de Komodo só correm em um padrão reto. Mudar de direção é um desafio para eles. Fazer uma corrida em zigue-zague para frente e para trás tornará difícil para eles persegui-lo e detê-los.
7. Suba as escadas
Se você vir cabanas ou palafitas com escadas, use as escadas e permaneça lá até que os dragões passem. Os dragões de Komodo não sabem subir as escadas, então você estará seguro se ficar em um andar superior.
Mas, não tente fugir subindo em uma árvore. Jovens dragões de Komodo vivem em árvores para se manterem protegidos de predadores. Portanto, você pode sobreviver a um ataque de um dragão adulto, mas pode ter problemas com um bebê Komodo por ficar em cima de uma árvore.
8. Vença
Se um dragão de Komodo atacar você, use sua força para combatê-lo.
Mas, suas escamas são parecidas com armaduras, então pode não sentir nada se você socar ou acertar seu corpo. Portanto, use uma pedra ou um galho de árvore para afastá-lo. Mire em sua boca, olhos ou narinas, especialmente se perceber que está prestes a mordê-lo.
9. Procure atendimento médico imediato
Se um Komodo morder você, pedir ajuda deve ser sua prioridade número um. Não importa se a mordida é grande ou pequena. Como os dragões de Komodo têm mordidas venenosas e fatais, não perca tempo.
Mordidas de dragão de Komodo podem levar a diluição do sangue e envenenamento, fazendo você sangrar por um a dois dias. Portanto, quanto mais cedo você receber atendimento médico, maiores serão suas chances de sobrevivência.
Confira este vídeo de Komodo Labok para ver como um dragão de Komodo caça um búfalo:
Desde 1974, mais de 30 pessoas morreram devido aos dragões de Komodo no Parque Nacional de Komodo, cinco delas fatais. Portanto, se você planeja ver esses lagartos mortais, siga estas dicas para se manter seguro e sobreviver.
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: Survival Life.