Como sobreviver às primeiras 24 horas após o SHTF
A maioria de nós se prepara para o que acontecerá após um desastre. Armazenamos água, comida, armas, etc. Mas todos os seus suprimentos de preparação serão em vão, se você não sobreviver ao evento real.
Não importa o quão bem preparado você esteja, o que você faz nas primeiras 24 horas após o desastre deve ser o sua prioridade. Afinal, realmente não importa o quanto você armazenou se não conseguir alcançá-lo ou se outra pessoa o pegar. Se você quer viver para comer toda essa comida, beber toda essa água e permanecer vivo, você precisa tomar medidas imediatas quando ocorrer um desastre.
Nível de caos
Naturalmente, o aspecto das primeiras 24 horas dependerá do evento específico que enviará a sociedade numa espiral descendente rumo ao desastre. Se for uma pandemia, então poderá descobrir que as coisas se movem mais lentamente no início e, à medida que a propagação da doença aumenta, a velocidade com que ela progride aumenta. Alternativamente, se o evento for um ataque nuclear, as coisas irão piorar muito rapidamente.
Independentemente do tipo de evento, se ele realmente causar o colapso da sociedade, muito provavelmente chegará um ponto em que as coisas mudarão repentinamente. É nesse ponto que o caos irá explodir e será difícil determinar o que fazer no momento. É por isso que você precisa pensar sobre isso com antecedência. Tenha um plano dos princípios básicos que você precisa cuidar nos primeiros minutos e horas após o desastre, independentemente da forma que o desastre assumir.
Não espere pela ajuda do governo
Quando as coisas falharem, mesmo no meio do caos e do pânico, a maioria das pessoas ainda estará à espera que o governo e as autoridades intervenham e as salvem. Isso não vai acontecer. Chegará um ponto em que mesmo os responsáveis cederão e correrão para as suas famílias para estarem com eles e protegê-los. E mesmo que o governo forneça ajuda, se o desastre acontecer rapidamente e numa grande área geográfica, levará algum tempo para chegar a todos, determinar o que as pessoas precisam e estabelecer um método de distribuição. Não espere como todo mundo. Se você fizer isso, você vai se arrepender.
Passos a seguir
O que você deve fazer durante as primeiras 24 horas de SHTF ou TEOTWAWKI? Provavelmente, como preparador, você sabe que o colapso ocorreu muito antes que alguém perceba. Se você está se preparando há muito tempo, é provável que conheça os sinais e os veja enquanto todos os outros assistem TV (se puderem) e se perguntam o que está acontecendo e o que fazer. Esta é a sua pequena janela de oportunidade para entrar em ação. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir imediatamente após o colapso:
- Saia do caminho do perigo
A primeira coisa que você deve fazer quando ocorre um desastre é garantir que você e seus entes queridos estejam fora de perigo imediato. Chegar a um lugar seguro imediatamente exige que você avalie rapidamente sua situação para determinar se há alguma ameaça imediata para você ou seus entes queridos. Isso provavelmente acontecerá no primeiro minuto após o desastre.
- Verifique se há lesões
Quando você estiver fora do perigo imediato, os próximos dez minutos serão dedicados a verificar e garantir que você e qualquer outra pessoa com quem esteja não estejam feridos de alguma forma. Certifique-se de que não haja ferimentos físicos e que ninguém tenha sido exposto a uma substância tóxica ou a alguém que esteja com uma doença contagiosa. Se houver uma lesão ou exposição , reserve o tempo necessário para garantir o cuidado imediato dessa pessoa e minimize a exposição a outras pessoas do grupo, se necessário.
- Chegue em casa ou no local de encontro
Assim que todos estiverem fora do perigo imediato, você precisará ir para casa (ou para um local de encontro). A sua avaliação inicial da situação e do seu entorno imediato lhe dirá se isso é viável e quão fácil será. Chegue em casa pelo caminho mais rápido e seguro possível
- Avalie a situação e reúna informações
Você precisa saber o que aconteceu e, depois de saber que todos estão seguros e em casa, poderá reservar um tempo para fazer uma avaliação completa da sua situação e reunir as informações necessárias para determinar o impacto total do evento, seja ele natural. desastre, uma pandemia e novos casos surgiram em sua cidade, um ataque nuclear ou algum outro evento. O que aconteceu terá um impacto sobre quais serão seus próximos passos.
Você precisará determinar:
- O evento específico que ocorreu
- O impacto de curto e longo prazo do evento
- Se você pode ficar em casa (entrar) ou sair de Dodge (sair)
Você precisará coletar o máximo de informações possível o mais rápido possível nas primeiras 24 horas após a ocorrência do evento. Se a eletricidade ainda estiver funcionando e você puder acessar notícias e/ou internet, obtenha o máximo de informações possível dessa forma. Se não houver eletricidade onde você está e você tiver um rádio solar ou de manivela, veja se consegue captar algum sinal com isso. Se você configurou um rádio amador, mesmo que não tenha licença para transmitir, ainda poderá ouvir as conversas que acontecem ao seu redor ou receber comunicações de alguém do seu grupo de preparação.
Se você precisar sair para coletar informações, certifique-se de estar preparado para ficar seguro. O menor número possível de pessoas deve deixar a segurança da sua casa e você deve estar armado e vestido adequadamente, como usar uma máscara mínima N95 (mais proteção se necessário) para um potencial contágio ou uma máscara de gás se houver uma ameaça química. Obtenha as informações necessárias o mais rápido possível e volte para a base.
- Aumente suas preparações
Às vezes, há um curto período de tempo (apenas uma questão de horas em alguns casos) após a ocorrência de um evento, durante o qual a maior parte da população ainda está na fase “o que aconteceu”. Isso significa que o pânico total e o caos ainda não chegaram, e se você precisar aumentar seus preparativos, este é o momento ideal para fazê-lo. Presumivelmente, você tem dinheiro em mãos (deve fazer parte de seus preparativos) para poder pagar pelos itens se os caixas eletrônicos estiverem indisponíveis. Vá lá, pegue o que precisa e volte para casa o mais rápido possível, evitando as pessoas o máximo que puder no processo.
- Se misturar
Com isso quero dizer agir como todo mundo. Você tem preparativos e sabe que sua família está segura, mas ninguém mais sabe disso (espero!). Se as pessoas ao seu redor, as da sua vizinhança, estão conversando e se perguntando o que está acontecendo, quando a comida e a ajuda estão chegando, onde os abrigos estão sendo montados, e você não está fazendo a mesma coisa, alguém vai se perguntar por que. Desde que seja seguro o suficiente, passe algum tempo saindo e fazendo perguntas e geralmente agindo como todo mundo para fazer parecer que você está tão desesperado e confuso quanto eles. Isso irá afastá-los do cheiro de preparador e lhe dará o espaço necessário para respirar e determinar o que fazer a seguir.
Nas primeiras 24 horas, você deverá ser capaz de dizer quão ruim é a situação e com que rapidez ela irá piorar. Isso permitirá que você faça planos mais concretos e de longo prazo para manter você e seus entes queridos em segurança, para que possam sobreviver ao evento que colocou a sociedade de joelhos. Apenas lembre-se de manter a calma, manter a cabeça clara e focada e ser o mais minucioso possível na avaliação da situação. Então você e sua família terão a melhor chance possível de sobrevivência.
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: Ask a prepper.