10 MANEIRAS DE USAR UMA BANDANA COMO FERRAMENTA DE SOBREVIVÊNCIA URBANA/SELVAGEM
Eu carrego uma bandana, ou lenço, para todo lugar. Veja por que você também deveria.
por Leon Pantenburg
Carreguei um lenço durante toda a minha vida como parte do meu transporte diário e nunca pensei nada sobre isso. Meu pai sempre carregava um, e ele me mandou, então eu carreguei.
Um lenço faz parte das minhas coisas de carregar todos os dias.
Naquela época, todo cavalheiro carregava um lenço, e um deles era considerado parte do vestuário adequado. Os lenços eram em grande parte decorativos, podiam ter monogramas bordados e não foram projetados para uso real.
No outro extremo está a natureza selvagem – você nunca sabe quando poderá precisar de um pedaço de pano. Ao ar livre, você precisa de uma bandana – um pedaço de pano maior e de cores vivas que será muito usado.
Mas os tempos mudaram. Recentemente, me deparei com uma postagem no Facebook que questionava a necessidade de um lenço/bandana. Com o fácil acesso atual a lenços de papel, papel higiênico, lenços umedecidos descartáveis e outros produtos similares, não há necessidade – alguns afirmam – dos acessórios de vestuário dos velhos tempos.
Pensamento errado.
Aqui estão 10 razões para carregar um lenço/bandana.
Para emprestar: Citando Rhett Butler (para Scarlett O’Hara): “Pegue meu lenço, Scarlett. Nunca, em nenhuma crise da sua vida, eu soube que você tinha um lenço.” (Confira esta cena final no vídeo – “E o Vento Levou” é um clássico. Os cinéfilos clássicos entendem.)
Sempre carrego dois lenços quando vou a um funeral ou casamento – um para mim e outro para emprestar ou doar. Com tudo o mais acontecendo, muitas pessoas não pensarão em um lenço até que seja tarde demais.
Passe um lenço limpo para alguém em perigo e que precisa de apoio emocional, e você tornará o dia dele melhor. É uma coisa legal de se fazer.
No sertão, existem inúmeros usos para uma bandana. Eu carrego vários e as bandanas fazem parte dos meus kits de emergência.
Carregue água: Use essa bandana para absorver a umidade ou filtrar sedimentos de uma fonte de água. Suponha que você coloque água em um saco plástico – como você o carregaria? Uma opção pode ser amarrar os quatro cantos diagonalmente para formar um saco e carregar o recipiente de água nele.
Cobertura da cabeça: Nós, pessoas com problemas de folículos, podemos verificar que queimar o topo da cabeça é realmente doloroso. Também é perigoso – a exposição excessiva ao vento e ao sol pode contribuir para a insolação. Uma bandana molhada, estilo pirata, pode oferecer muita proteção para essas áreas mais finas.
As bandanas para enxugar o suor são outro uso tradicional.
Use uma bandana como lenço ou por baixo do boné de beisebol para proteger o pescoço. Use-o como um ladrão do velho oeste para cobrir o nariz, as bochechas e o resto do rosto.
Marcadores de trilha: se você precisar sinalizar o caminho para alguma coisa, rasgue aquela bandana colorida para fazer fitas. A fita de sinalização deve ser incluída em seu equipamento, principalmente se você estiver caçando animais selvagens e precisar marcar o caminho até um animal abatido.
Charcloth pode ser feito de uma bandana 100% algodão.
Fazer carvão: geralmente uso roupas de lã ou sintéticas ao ar livre, e o pano feito com eles não emite faíscas. Mas minha bandana 100% algodão tem matéria-prima suficiente para fazer inúmeras fogueiras. Se você precisar fazer pano de carvão, comece a rasgar as tiras e carbonizá-lo conforme necessário.
Primeiros socorros de emergência: Leve um kit de primeiros socorros e use uma bandana apenas como último recurso. Mas se necessário, uma bandana pode ser improvisada em uma tipoia, uma tala, um curativo de pressão, para ajudar a limpar uma ferida, etc.
Limpe os dedos: eu carrego lenços umedecidos com meu equipamento EDC. (Você nunca sabe quando pode haver um encontro casual com um donut de chocolate pegajoso ou você precisará limpar as mãos.) Geralmente, lenços umedecidos funcionam bem. Mas saia da calçada caminhando ou acampando e você não precisará de um item de uso único.
As cores da bandana podem representar muitas coisas: o cinza mostra apoio à pesquisa do câncer no cérebro.
Amarre uma bandana no cinto ao montar o acampamento e você terá algo para limpar as mãos. Amarre uma bandana no cinto de uma criança ao redor do acampamento, e eles podem limpar os dedos nela, em vez de na frente da camisa. Talvez.
Mostre suas verdadeiras cores: As bandanas vêm em qualquer cor do sol, e sua favorita pode expressar um sentimento. Lavanda e roxo, por exemplo, mostram apoio à pesquisa do Alzheimer e de todos os tipos de câncer.
Grey, meu favorito, mostra apoio à pesquisa do câncer no cérebro.
E por último mas não menos importante…
Você não pode depender de TP estar no penico. (foto de Leon Pantenburg)
Papel higiênico: Cuidar do número dois pode se tornar sua prioridade número um no sertão. Leve sempre papel higiênico. Mas se você esquecer – ou não houver nenhum no banheiro externo do acampamento – você precisará improvisar e ficará feliz em ter uma bandana.
Ah, e uma bandana/lenço é uma ótima coisa para levar em qualquer lugar para limpar o nariz!
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: Survival Common Sense.