COMO ABORDAR A PREPARAÇÃO COM CRIANÇAS
A palavra pedagogia é usada no domínio da educação para distinguir vários estilos de ensino e teorias de aprendizagem. Como principal educador dos meus filhos no âmbito escolhido da educação em casa, tenho como prática estudar continuamente as maneiras pelas quais a mente de uma criança cresce e se desenvolve. Procuro fomentar uma alegria sincera na arte de aprender e reter. Ouço atentamente enquanto eles me revelam como manter sua curiosidade e admiração naturais. Enquanto lhes ensino sobre as vulnerabilidades do mundo e as práticas seguras para combater essas vulnerabilidades, protejo ardentemente a sua confiança e capacitação para afastar o medo e a ansiedade. Para sempre me considerarei um estudioso das mentes das crianças e encorajo qualquer pessoa com influência sobre as crianças em suas próprias vidas a fazer o mesmo com paixão.
No mundo da preparação, descobrimos que existe um vazio na inclusão completa e contínua das famílias. Embora os detalhes sobre como preparar uma mala de emergência para uma criança ou como ensinar habilidades de sobrevivência a uma criança sejam fundamentalmente necessários - e algo que fornecemos e planejamos fornecer de forma consistente para você, falta o princípio sobre como é esse estilo de vida. As crianças aprendem através da natureza repetitiva, testemunhando o sucesso e a eficiência dos nossos ensinamentos e através da prática e, eventualmente, ensinando outra pessoa. A verdadeira magia do ensino, no entanto, é encontrada quando conseguimos integrar os princípios básicos da preparação nas suas vidas de formas aparentemente desanimadoras.
De maneiras que também nos levam a uma presença e compreensão mais profundas dessas crianças incrivelmente brilhantes que tivemos a alegria de ensinar. Esta forma de viver propaga os valores e a estrutura do que se torna uma forma orgânica de preparação para toda a sua família. É uma forma de ver o mundo, uma lente através da qual o medo e a angústia podem ser substituídos por confiança e conhecimento. Está na maneira como tocamos, ensinamos, ouvimos e respondemos. É o que cunhamos de pedagogia da preparação.
Eu não poderia discutir todos os tópicos exaustivos e como implementar os ensinamentos em sua vida familiar em uma postagem de blog, mas o que posso fazer é explicar o modelo de ensino e implementação que é apoiado por modelos de educação clássica, currículos em todo o mundo e meu facilidade e resposta das próprias crianças. Com este modelo, você poderá contemplar seu próprio estilo de vida, ritmos e paixões e descobrir como sua vida se encaixa no modelo para direcionar-se para um foco de preparação. À medida que trazemos novos conteúdos familiares para as diversas plataformas de mídia, você também começará a notar o padrão repetitivo do modelo e encontrará inspiração e incentivo para ser criativo dentro de suas próprias quatro paredes.
O modelo de ensino da preparação aos nossos filhos, de acordo com o que os estudiosos clássicos chamam de trivium, acontece em três etapas simples: gramática, lógica e retórica. O que isto significa?
Isso significa que o ensino deve se desenvolver dessa forma cronológica. Temos a liberdade de ensinar usando os nossos talentos e conjuntos de competências únicos e não estamos sujeitos a uma lista de verificação legalista, mas as crianças - independentemente da idade - receberão e reterão melhor quando seguirmos estes passos.
Gramática - aqui conversamos com a criança para descobrir o que ela sabe sobre o nosso tema de escolha (segurança contra incêndio, segurança hídrica, consciência situacional, etc.). Acho esta etapa importante para descobrir o que a criança já sabe ou presumiu sobre o mundo ao seu redor, nos dá uma compreensão de quão delicado pode ser seu conhecimento sobre o assunto. Também nos dá a oportunidade de esclarecer quaisquer mal-entendidos que possam ter se formado em suas mentes. Nesta etapa do ensino também apresentamos palavras ou conceitos pertencentes a determinado assunto. Pode ser necessário usar fotos ou vídeos para solidificar certos componentes; às vezes, uma visita de campo ou um passeio ao ar livre também pode ser útil, dependendo do tópico. Às vezes podemos usar rimas ou enigmas para ajudá-los a reter informações úteis (pense: pare, solte e role).
Lógica - Nesta fase de ensino, passamos para uma conversa mais aprofundada sobre o nosso ensino, usando os “fixadores de memória” do que a criança agora entende simplesmente pelas palavras e explicações que você lhe ensinou na fase de gramática. É aqui que você realmente mergulha fundo e suja as mãos com o assunto em questão.
Retórica - Este estágio é simplesmente onde seu filho pode comunicar a você que ele tem uma compreensão do assunto, a comunicação pode acontecer simplesmente através do ato físico de realizar qualquer que seja o assunto, mas muitas vezes é útil tê-los também verbalmente explique o porquê do que eles estão fazendo. Eles também serão capazes de ensinar o conceito a outras pessoas neste momento e reforçar sua própria compreensão ao fazê-lo. Às vezes, as crianças atingem esse estágio poucos minutos depois de lhes mostrar algo, e às vezes pode levar dias, semanas, meses ou até anos até que tenham a competência mental ou mesmo física para atingirem totalmente a proficiência.
O mais importante aqui é que quero que você entenda que não precisa ser um estudioso da aprendizagem, um especialista no cérebro de uma criança e, para ser sincero, nem precisa memorizar as 3 palavras que listei acima. Você simplesmente precisa da disposição de perseguir apaixonadamente seus filhos, suas inclinações naturais, e então conectar seus ensinamentos a este modelo simples de aprendizagem para garantir que seus filhos não aprendam apenas por um momento, mas sim por toda a vida.
Para ajudá-lo a entender completamente como você utilizaria essa abordagem em sua casa, deixe-me dar um exemplo e orientá-lo em cada etapa do processo de aprendizagem. Imagine que estamos ensinando uma criança a atravessar a rua com segurança. Começaríamos primeiro perguntando-lhe o que ele acha que é uma rua, onde ele vê ruas, e poderíamos até levá-lo para passear por uma área mais urbana para aproximá-lo de uma rua onde ele poderá praticar.
Você também deve garantir que ele saiba o que é um veículo, como é um sinal de pare, qual direção é à esquerda e qual direção é à direita, como é um semáforo, como é uma faixa de pedestres, quais são as cores de um semáforo. ou média de luz para pedestres. Também incluo os sentidos em todos os ensinamentos que posso, e é uma excelente maneira de trabalhar na expansão dessa habilidade natural e base de preparação em tantas partes da nossa vida quanto possível. Eu chegaria ao ponto de explicar que as regras de trânsito são leis aplicadas pelos policiais (você verá o porquê em um minuto) e que têm como objetivo manter todos seguros. Você pode cantar um pequeno enigma que ensine o significado do semáforo, como “verde significa ir, amarelo significa lento, vermelho significa PARE!”. Este foi o estágio gramatical.
Embora estar perto de uma estrada durante o momento principal de ensino seja útil, essas perguntas anteriores podem acontecer no carro enquanto você dirige pela cidade. O desenrolar da etapa gramatical não precisa necessariamente se enquadrar em um prazo definido, mas pode acontecer lentamente ao longo do tempo conforme o momento inspirar e você decidir trazer os temas à tona. É isso que quero dizer quando digo uma parte “orgânica” de nossas vidas. Com o tempo, você terá discutido o suficiente sobre as palavras e a compreensão dos conceitos para que as crianças estejam mais do que prontas para passar para os aprendizados mais específicos de atravessar a rua com segurança - e muito mais.
Agora, no estágio lógico, você explicará que, ao chegar a uma estrada que precisa atravessar, você para e olha para a esquerda e para a direita para ter certeza de que nenhum veículo está passando antes de você atravessar. Você praticará na faixa de pedestres, se puder, e quando encontrar uma cidade com semáforo para pedestres, ensinará como operá-lo e esperar pelo ícone de caminhada para atravessar com segurança. Você também vai querer explicar que às vezes as pessoas não seguem as leis e podem não parar quando deveriam, então é nosso trabalho fazer o nosso melhor para manter nossos corpos seguros, usando nossos sentidos, como a visão e a audição, para manter nós seguros. Converse sobre quais imagens e sons são úteis aqui. Você provavelmente já pode perceber que a razão pela qual você é capaz de ensinar esse conceito com mais fluidez é porque a criança foi capaz de anexar seus ensinamentos aos pinos de memória da gramática que você lhes deu no primeiro estágio.
Em seguida, você fará com que eles expliquem coisas como por que é importante ser cauteloso nas estradas, por que os semáforos funcionam dessa maneira e eles poderão ensinar outra pessoa, como um amigo ou irmão, como ser seguro ao atravessar estradas. . É aqui que eles provam que se afastaram das especificidades de “atravessar uma estrada com segurança” e podem montar o quebra-cabeça de como há um quadro muito mais amplo de preparação envolvido. Esta é a fase da retórica.
Quer você se considere uma pessoa criativa ou não, a natureza de encaixar seus próprios estilos pessoais em seu ensino é necessária para o sucesso de sua própria família e para encontrar sua própria alegria e realização no processo. Pessoalmente, adoro procurar as oportunidades de ensino que se apresentam em nossa vida, dependendo do que estamos envolvidos.
Você pode se sentir compelido a ensinar mais segurança na água à medida que os meses de verão se aproximam, ou se concentrar mais no perigo estranho antes de um visita de fim de semana fora da cidade. Às vezes, você pode ter tempo e sentir a necessidade de criar uma aula mais elaborada, onde você faz anotações sobre os diferentes estágios da aula e o que deseja incluir em cada um deles. Outras vezes, você pode se sentir compelido a dar uma aula sobre preparação em no momento, nenhum planejamento envolvido, com muitas conversas orgânicas fluindo entre você e as crianças. Você pode dar aulas sozinho ou envolver seu cônjuge e toda a sua família (às vezes até mesmo parentes) no processo.
Você pode achar divertido dar os braços a um amigo que compartilha a mesma mentalidade que você ou que está curioso em aprender mais sobre preparação e transformar um encontro para brincar ou uma aventura em uma oportunidade de aprender em grupo. Você descobrirá que a pedagogia da preparação em sua vida nunca mais será a mesma, nunca caberá em uma caixa e mudará e evoluirá constantemente, assim como você. É uma parte viva da sua vida e em pouco tempo você se verá implementando jogos e lições orientados para a preparação, mesmo sem perceber.
Encorajo-vos a deixar de lado todo e qualquer obstáculo que os tenha impedido de viver a rica e gratificante experiência e vida que é a preparação para a família. Saibam que embora possam ser os especialistas no assunto dos ensinamentos, vocês são os especialistas da sua família. Vocês têm o maior valor como protetores e nutridores de seus filhos, e a recompensa de aprendermos juntos será muito mais profunda do que apenas conjuntos de habilidades básicas. Quanto mais tempo vocês passarem juntos intencionalmente, mais aprenderão uns sobre os outros, o respeito e a admiração surgirão, as conversas fluirão com mais fluidez e seu deleite pelo que sua família está cultivando será abundante.
Embora algumas habilidades de preparação exijam ensino específico e focado, a maioria dos tópicos de mentalidade podem ser facilmente discutidos nos recreios da vida – enquanto dirigimos, em caminhadas, enquanto resolvemos quebra-cabeças ou aconchegando-nos na hora de dormir. Em muitos casos, não os ensinamos a “fazer coisas”, mas sim a “pensar nas coisas” ou “ver as coisas” através das lentes da preparação. Eles estão pensando e vendo, você está encorajando e ajudando-os a se concentrarem de um ângulo diferente daquele que eles podem estar usando.
Mal podemos esperar para ver vocês crescerem e prosperarem juntos. Você descobrirá que simplesmente começar às vezes pode parecer a tarefa mais difícil, mas você tem todas as ferramentas necessárias em seu amor por sua família, seu zelo pela preparação e a facilidade de nosso modelo de ensino que começa com o a mais simples das coisas: suas palavras.
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: Fieldcraf Survival.