Preparando seu próprio armário de remédios – 7 ervas que você deveria cultivar agora
Se você ainda não tem um jardim de ervas medicinais, talvez agora seja a hora de começar um. Ter não apenas uma fonte viva, mas também renovável de medicina holística disponível para sua família é apenas um dos benefícios do cultivo de ervas medicinais. Também não há razão para esperar, mesmo se você estiver sob o frio do inverno, muitas dessas ervas podem crescer durante todo o ano, dentro de casa, simplesmente no parapeito de nossas janelas ou sob luz artificial. E embora o som de um “Jardim de Ervas Medicinais” não pareça muito atraente, você encontrará muitas das ervas que você já conhece e adora na culinária que fornecerão a você e sua família alternativas aos remédios de farmácia em caso de emergência, quando você mais preciso.
A verdade é que as pessoas cultivam ervas medicinais há milhares de anos e muitos dos medicamentos que você encontra hoje nas prateleiras das lojas são derivados dos mesmos vegetais que você pode cultivar em sua própria casa.
Aproximadamente, 40% dos medicamentos prescritos no mercado hoje provêm de extratos vegetais. Essas ervas medicinais que você mesmo pode cultivar têm a capacidade de ajudar a curar e aliviar os sintomas causados por uma variedade de doenças e, como bônus principal, muitas também podem ser apreciadas em suas aventuras culinárias. Como a maioria dos preparadores sabe, você nunca sabe o que vai acontecer, e ter essas plantas em seu arsenal pode ser uma solução importante para sua família em momentos de necessidade.
Essas ervas básicas são apenas algumas das muitas que poderiam fazer parte do seu jardim de ervas medicinais, mas talvez sejam aquelas que nenhum armário de remédios vivo deveria ficar sem.
Equinácea
A equinácea (E. purpurea) já é uma das ervas mais vendidas em lojas de produtos naturais e um ingrediente importante em vários produtos de bem-estar, comprovando a sua eficácia como estimulador do sistema imunológico. Na verdade você quase consegue ouvir sua mãe dizendo para você tomar aquele chá de Equinácea assim que sentir aquele resfriado, não é? A equinácea quase foi chamada de coneflower (flor-de-cone) roxo por muitos jardineiros e ainda é admirada por sua beleza, bem como por suas propriedades.
A raiz da equinácea é a parte mais popular da planta para extrair as propriedades medicinais, mas muitos também fazem chá com as folhas e flores. Você pode fazer uma tintura ou um chá básico para usar este medicamento, ajudando você a superar resfriados mais rapidamente ou prevenindo-os em primeiro lugar.
Camomila
Quer relaxar? Que tal uma boa xícara de chá de Camomila? A camomila é um item obrigatório em qualquer jardim de ervas medicinais, pois é um sonífero eficaz que também pode ajudar na digestão e na micção. Para uma mãe, esta erva é especialmente benéfica, pois é suave o suficiente para barrigas jovens e pode até aliviar cólicas. O chá de camomila, feito a partir das flores da planta camomila húngara (Matricaria recutita ou Chamomilla recutita), também pode ser usado para lavar feridas e feridas. As autoridades oficiais de saúde de 26 países aprovam-no para tratar inflamações, infecções, cólicas, espasmos musculares e tensão.
As flores geralmente aparecem seis semanas após o plantio. Ela se dá melhor em climas mais frios e é uma ótima planta de interior, embora possa ficar bem grande. A planta gosta de exposição solar, mas precisa ser protegida do calor intenso do verão.
Erva-cidreira
Tradicionalmente, a erva-cidreira (Melissa officinalis) tem sido usada para reduzir febres e tratar resfriados, induzindo a transpiração. É conhecido por acalmar o trato digestivo, aliviar espasmos relacionados a cólicas e dores de cabeça e ajudar na batalha contra a insônia. Existem até estudos que sugerem que a erva-cidreira não só acalma a ansiedade, mas também inibe o crescimento de fungos e bactérias. A erva-cidreira, assim como a camomila, é uma planta maior, mas também pode ser cultivada dentro de casa. É melhor, entretanto, cultivar ao ar livre com sol parcial. Quando no exterior é também um grande atractivo de abelhas, o que qualquer jardineiro sabe, é um benefício para a saúde geral do seu jardim. A planta pode tender a se espalhar, então apare as pontas antes de darem sementes para evitar o crescimento excessivo.
Uma das melhores razões para cultivar erva-cidreira é porque ela é mais eficaz fresca ou recém-seca, embora perca alguns de seus aromas quando seca. As folhas e flores podem ser colhidas para fazer chá e desbloquear o potencial medicinal.
Hortelã-pimenta
A hortelã foi mencionada como um auxílio estomacal no texto médico mais antigo do mundo, que se acredita datar do século 16 aC. A hortelã-pimenta (Mentha × piperita) é na verdade um híbrido entre a hortelã e a hortelã-d'água.
O chá de folhas de hortelã-pimenta era tradicionalmente usado para curar insônia, dores de estômago, indigestão, tensão nervosa, cólicas, diarréia e náusea. Estudos demonstraram que o óleo essencial extraído da hortelã-pimenta contém substâncias que aliviam espasmos musculares e inibem o crescimento de bactérias e vírus. Também contém mentol, que é conhecido pelos seus benefícios para a saúde e também pelo seu aroma distinto.
A hortelã-pimenta também pode crescer bastante e pode ser adequada para exteriores. As colheitas de hortelã-pimenta podem ser aumentadas dividindo as raízes, pois as flores não fornecem sementes. A hortelã-pimenta tende a cuidar de si mesma, quase prospera com a negligência e pode ser necessário desenterrar as plantas regularmente se for cultivada ao ar livre para limitar a propagação. As folhas de hortelã-pimenta são fáceis de secar e armazenar para uso em chá ou outras aplicações.
Salsinha
A salsa (Petroselinum crispum) é rica em vitaminas C, B12, K e vitamina A e oferece uma série de benefícios preventivos. Pode ser cultivada em uma simples caixa no parapeito da janela ou em um jardim aberto. A salsa ajuda a promover um sistema imunológico forte e também é conhecida por tratar o sistema nervoso. A salsa também pode ajudar a reduzir a pressão arterial e também ajudar com problemas de digestão.
A salsa pode ser seca, mastigada crua ou usada em chá. Muitas pessoas também mastigam as folhas para controlar o mau hálito. A salsa também é um tempero popular quando cozida, embora as folhas cruas contenham a maior concentração de benefícios à saúde, pois o cozimento pode reduzir a potência.
Lavanda
Lavanda (lavandula) é uma erva popular, melhor cultivada ao ar livre, pois essas flores lindas e perfumadas podem crescer bastante. Assim como a erva-cidreira, a lavanda atrai abelhas e beija-flores. Além do aroma inconfundível, a lavanda há muito é associada a proporcionar uma sensação de calma e relaxamento. O chá de lavanda também demonstrou reduzir a dor e também fornecer muitos benefícios aromaterapêuticos. Quando aplicada como parte de uma pomada para cortes e hematomas, a lavanda também pode ser um anti-séptico eficaz.
Sálvia
A sálvia (salvia officinalis) é outra planta conhecida por seu aroma inconfundível, mas seus benefícios vão muito além dos simples aromáticos. É um fato pouco conhecido que a sálvia também pode ajudar a aliviar a tosse e a irritação geral da garganta. Sabe-se que a sálvia reduz a longevidade e a gravidade dos resfriados comuns e da congestão nasal. Também foi demonstrado que Sálvia ajuda com ondas de calor, um benefício adicional para muitas mulheres.
Quer você tenha um jardim de ervas interno ou externo, ou talvez ambos, seu armário de remédios vivo pode se beneficiar com a inclusão dessas plantas maravilhosamente milagrosas. Todos estes podem ser usados como chás, mas muitos podem ser transformados em tinturas e pomadas que são maravilhosas para ter à mão quando surge uma situação médica. Ter seu próprio armário de remédios vivo prepara você para muitas doenças e situações e permite que você forneça os melhores, mais frescos e seguros remédios de saúde para você e sua família.