9 coisas a não fazer em uma agitação civil generalizada
A agitação civil assume muitas formas. Quer esteja nos seus estágios iniciais ou tenha se transformado em batalhas contínuas entre autoridades e bandos de manifestantes, uma coisa é verdade: a agitação civil é um lugar perigoso para se estar.
É um daqueles momentos em que a racionalidade e o raciocínio sólido ficam suspensos, o que pode resultar em simples mal-entendidos que terminam tragicamente.
Abaixo estão algumas dicas sobre coisas que você definitivamente não deve fazer se quiser realmente aumentar suas chances de sobrevivência. Nem todos os protestos são mortais, mas podem facilmente tomar essa direção. Este artigo o ajudará a evitar ser “a pessoa errada, no lugar errado, na hora errada”.
Envolva-se em atividades de filmagem e gravação de fotografia
Durante distúrbios civis, você não deve ser pego filmando, fotografando ou gravando qualquer ação. Você pode ser confundido com um espião ou com alguém que coleta informações para autoridades ou grupos de oposição.
Muitos manifestantes não gostariam que existissem “provas” mostrando as ações ou atrocidades que cometem. Apontar o telefone para um ato de violência pública pode facilmente fazer com que você se torne a próxima vítima da multidão que perpetra a violência.
Exibir símbolos ou afiliações associadas a regimes opressivos ou grupos extremistas
Durante distúrbios civis, você não deve absolutamente exibir símbolos, sinais, credenciais, afiliações ou quaisquer outras marcas, cores ou qualquer coisa que possa identificá-lo como um inimigo em potencial.
Envolver-se em atos de violência ou agressão contra terceiros
Durante a agitação civil, você nunca deve iniciar uma briga ou incitar a violência.
A questão é que tanto os manifestantes como as autoridades estão preparados e prontos para agir.
Em circunstâncias de elevada tensão, onde indivíduos e grupos estão hipervigilantes e constantemente à procura de sinais de problemas, vozes elevadas ou pessoas empurrando-se umas às outras podem transformar-se em violência popular num piscar de olhos.
Portanto, para evitar ser inundado por pessoas preparadas para a ação, olhe para o chão, ande em frente, evite contato visual e fale educadamente, mas mantenha o tom neutro.
Associe-se a organizações repressivas ou alinhe-se com ideologias opressivas
O terrorista de um homem é o lutador pela liberdade de outro. Já ouvimos muito isso. Muitas vezes pensamos no conflito ou na agitação civil como um conflito entre autoridades legítimas e manifestantes. Ainda assim, as autoridades geralmente não são legítimas e, de uma perspectiva moral, deveríamos apoiar os manifestantes.
Portanto, a menos que você tenha um cão na briga, a regra é a seguinte: durante a agitação civil, você não deve absolutamente se alinhar com organizações ou indivíduos que buscam limitar as liberdades ou a liberdade de expressão ou que desejam implementar medidas severas de controle em amplas faixas. da população, já que estes serão quase sempre os bandidos.
A neutralidade é o melhor caminho a percorrer. A menos que alguém tenha uma arma apontada para sua cabeça, nesse caso sugiro que você o chame de senhor, faça o que ele pedir e concorde que tudo o que ele disser está certo.
Há momentos para defender a verdade, então escolha sua última posição com sabedoria para ter certeza de que, aconteça o que acontecer, seu sacrifício pelo menos fará a diferença.
Participe de atividades que possam aumentar as tensões ou provocar confrontos
Durante a agitação civil, você não deve absolutamente participar de atividades que possam aumentar as tensões.
Na verdade, muitas vezes é sugerido que quando Jesus declarou que você deveria dar a outra face, ele não estava sugerindo que você se transformasse no saco de pancadas do seu inimigo, mas que você sempre diminuísse a tensão recuando, se possível e apropriado. Deixe seu orgulho sofrer um golpe se puder salvar a vida de seu amigo ou a sua vida.
Chame atenção desnecessária para si mesmo exibindo riqueza ou privilégio
Durante a agitação civil, você não deve fazer isso. Com isso quero dizer que você não deve se destacar. Os atiradores de elite são treinados para localizar os instigadores e atirar neles primeiro.
Por outro lado, você pode ser identificado como inimigo por uma multidão enfurecida se ostentar riqueza, privilégio, classe social ou educacional, ou qualquer coisa assim.
Sua conduta o identifica como um alvo potencial ou faz com que alguém olhe diretamente para você. Você deve tentar parecer o “não-alvo” perfeito, parecendo não ameaçador, não afiliado e desinteressante.
Aventure-se em zonas de conflito ou áreas com alto risco de violência sem um plano de saída claro
Durante a agitação civil, não se deve aventurar nas linhas da frente onde as autoridades e os manifestantes se chocam. Uma bala perdida pode acabar com sua vida. Uma multidão em debandada poderia esmagá-lo até a morte.
Você pode acabar tendo que se defender e inadvertidamente ferir um agressor, após o que poderá passar meses no tribunal tentando salvar sua reputação e ficar fora da prisão. As linhas de frente deveriam ser apenas para combatentes.
A menos que você tenha alguma questão a resolver com a polícia de choque, encontre um beco tranquilo e rasteje para debaixo de uma caixa.
Espalhe rumores ou desinformação que possam incitar o pânico ou agravar ainda mais a situação
Espalhar boatos ou desinformação nunca é bom. O que é válido para tempos de paz é duplamente verdadeiro para tempos de turbulência. A verdade, por mais incómoda que seja, resultará pelo menos em respostas proporcionais à ameaça.
Desinformação, rumores, exageros e falsidades podem levar a reações desproporcionais. Você pode inadvertidamente causar pânico ou fomentar uma sensação de complacência quando os indivíduos deveriam estar hiperalertas.
Anonimato e Neutralidade
Em tempos de agitação civil, você deve eliminar quaisquer documentos de identificação, dispositivos eletrônicos, roupas, joias ou até mesmo um corte de cabelo que possa ser usado para identificá-lo ou categorizá-lo.
Um laptop ou smartphone caro pode rapidamente identificá-lo como rico ou educado, assim como uma jaqueta de tweed, uma calça chino e uma camisa branca de botões.
No caos da agitação civil generalizada, as cidades podem transformar-se rapidamente em zonas de guerra. Quando as coisas ficam muito quentes, ir para as colinas pode ser sua única chance de se manter seguro. Mas sobreviver lá fora não envolve apenas saber o básico – trata-se de dominar o jogo longo.
Quando você estiver se preparando para escapar, certifique-se de que um manual esteja em sua mochila. Pode ser a virada de jogo que você precisa quando tudo dá errado.
Lembre-se de que, embora muitas circunstâncias da vida estejam além do seu controle, a maioria das situações permite pelo menos algumas escolhas. Escolha sabiamente. Aja para permanecer vivo.
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: Ask a prepper.