Como manter seu gado seguro quando SHTF
Manter seu gado seguro quando SHTF é um componente crítico para manter a sustentabilidade alimentar além do que seus suprimentos de prepper fornecem. Em um momento como esse, você tem que mantê-los seguros de predadores e doenças da vida selvagem, bem como protegidos de possíveis saqueadores e ladrões.
Eu tinha uma fazenda de hobby onde a floresta beijava o campo. Problemas com predadores como raposas e coiotes eram uma ameaça constante. Também ficava em um condado onde os inspetores agrícolas locais adoravam regulamentações minuciosas.
Ao longo do caminho, aprendi algumas estratégias para ajudar a manter o gado seguro de predadores famintos e pessoas irritantes. Algumas das seguintes podem ajudar você a fazer o mesmo em uma situação de SHTF.
Reduza a pegada de cheiro do gado
Os odores do gado podem viajar uma longa distância com o vento. Especialmente esterco, lama e sangue. Ao descobrir onde colocar um galinheiro, celeiro de postes, abrigo para animais ou pilhas de esterco, você precisa considerar tanto o vento predominante quanto quaisquer mudanças de elevação.
O ideal é que o vento predominante não carregue o odor do seu gado em direção a uma estrada principal ou a uma área conhecida por ter muitos predadores. Se sua propriedade tiver mudanças de elevação, você também precisa considerá-las ao colocar algo como um galinheiro portátil.
Se você já foi caçar alces nas montanhas, você pode ter notado como o cheiro deles vai descendo a ladeira até você de manhã, e subindo a ladeira até você no final da tarde. Então você provavelmente vai esbarrar ou assustá-los vice-versa.
Isso se deve à maneira como o cheiro é transportado mesmo em condições paradas com mudanças térmicas no ar. Em uma manhã particularmente fria, o cheiro do seu gado pode ser transportado morro abaixo por até 100 a 200 jardas.
Linhas de visão de bloco
Você precisa proteger seu gado de ser visto por possíveis ladrões. Fazendeiros ingleses e franceses usavam sebes grossas para fazer isso antigamente, que eram tão robustas que paravam tanques na Segunda Guerra Mundial.
Você pode replicar uma versão mais fácil disso com uma berma simples de solo de três pés de altura. Então plante-a com uma mistura de sebes perenes ou arbustos decíduos como thuja, loureiro-cereja e buxo.
A outra grande coisa sobre uma cerca viva é que ela não só bloqueia linhas de visão, mas também lhe dá controle sobre o movimento para dentro e para fora da propriedade. Qualquer ladrão em potencial que seja ousado o suficiente para tentar roubar seus animais será forçado a se mover para onde você quiser.
Implantar cercas duplas ao redor do gado
Se você não quer perder tempo ou investir em um grande sistema de cerca viva, a cerca é sua melhor opção.
Uma única cerca alta pode ser cara e leva tempo para manter.
Duas cercas curtas de cerca de 4 pés de altura, espaçadas 4 pés de distância com uma vala no meio podem ser muito eficazes para manter predadores e ladrões afastados. Muitos animais selvagens não tentarão pular duas cercas curtas. Isso inclui predadores como coiotes e até mesmo veados que comem jardins!
Plantar silvas espinhosas na vala entre as duas cercas baixas também é um bom impedimento, mantendo a cana encurralada para facilitar a colheita. Uma vala de 2 a 3 pés de profundidade no meio pode ser o suficiente para parar o veículo de um ladrão de gado.
Proteja o gado com animais de guarda
Se você tem animais de pasto, um cão de guarda adequado ou um burro ajudará a mantê-los seguros. Quando você lê as palavras “Cão de Guarda”, sua mente provavelmente evoca a imagem de um leal Pastor Alemão.
Acho que a melhor opção é um Grande Pirineus ou um Pastor da Anatólia. Ambas as raças viverão com o rebanho e são mais propensas a proteger os animais, enquanto um Pastor Alemão é mais ligado a ser devotado ao seu mestre.
Um bom burro assassinará um coiote com o preconceito extremo de Jason Vorhees derrubando conselheiros de acampamento recentemente desvirginados. Eles têm sido protetores comuns de rebanhos de ovelhas há muito tempo.
Seja inteligente sobre o gerenciamento de esterco de gado
Se você tem gado vivendo em um celeiro, cuidar do esterco também é um componente essencial para protegê-lo de possíveis ladrões.
Esterco mal administrado pode espalhar um odor que viaja bem mais de 200 metros até 800 metros do seu celeiro!
Uma pilha de esterco
Esta é a maneira antiga de lidar com esterco e a mais odorífera de todas as opções de gerenciamento de esterco. Se você tem um pequeno número de animais, como uma dúzia ou menos de vacas leiteiras, você pode cobrir uma pilha de esterco.
Eles fazem lonas especificamente para cobrir pilhas de esterco. A atitude sensata é colocar um pouco de palha, grama seca ou folhas velhas sobre a pilha antes de cobri-la. Isso não só tornará mais fácil remover a lona, mas também fornecerá um aumento de carbono para ajudar o esterco a se compor rapidamente em solo menos pegajoso.
Uma lagoa de esterco
Uma lagoa de esterco com cobertura e aplicações de digestor anaeróbico é a melhor opção para esconder o cheiro de um grande número de vacas leiteiras e porcos. Esta é sem dúvida a melhor opção se você precisa gerenciar o esterco de mais de uma dúzia de animais.
Enterrando estrume
Outra maneira rudimentar de reduzir o odor do esterco é simplesmente enterrá-lo. Você precisará de equipamento para cavar uma vala, com uma pilha solta de solo de sobrecarga na borda da vala. Então, a cada poucos dias, o esterco e a palha removidos são cobertos com solo.
Entenda a população predador-presa em sua área
Se os predadores locais não tiverem presas selvagens suficientes, você precisará tomar medidas extras para proteger seu gado.
Você tem que levar em conta que a população predador-presa muda com as estações. Ela também mudará quando SHTF e humanos começarem a influenciar o habitat ao redor.
Coiotes e raposas têm mais probabilidade de ir atrás do seu gado no inverno e no começo da primavera. É quando os tempos são difíceis, e então eles serão levados a procurar mais presas para sustentar seus filhotes.
Se a população local de coelhos e outras presas pequenas for alta, a população de raposas e coiotes tem mais probabilidade de ficar com eles. Se a população de presas cair, seu gado se tornará cada vez mais atraente.
Também não é suficiente simplesmente ficar de olho na população predador-presa no inverno e na primavera. Durante uma situação de SHTF, outras pessoas provavelmente começarão a caçar. Mesmo que elas não estejam no seu quintal proverbial, a presença e a pressão delas empurrarão as populações de presas para perto ou para longe da sua propriedade.
Os predadores seguirão a sério tanto para manter o ritmo de sua fonte de alimento quanto para escapar da invasão humana em seu habitat. Raposas e coiotes deslocados ficarão mais famintos quando em movimento e mais propensos a ver o gado como uma refeição oportunista!
Marque seu território
Aplicar seu perfume em áreas selvagens importantes também pode ajudar a proteger sua propriedade de predadores durante uma situação de SHTF. Muitos predadores, como raposas e coiotes, são cautelosos com o homem, mas não têm o mesmo medo do homem que, digamos, um lince ou um urso preto.
Ainda assim, quando dada a oportunidade de escolher, a maioria dos animais mudará seu vetor ao viajar pela natureza quando detectar o cheiro do homem.
Se eles sentirem o cheiro da sua urina ou da urina de um cão macho não castrado antes de sentirem o cheiro do seu galinheiro, é provável que um predador em movimento se afaste.
Fique quieto
Quando você trouxer animais para sua propriedade em tempos normais, fique quieto sobre isso. Não poste nas redes sociais sobre seus lindos pintinhos novos ou aquelas queridas cabras leiteiras que você acabou de trazer para casa. Converse com seus filhos sobre não se gabarem para os amigos sobre seus novos animais legais.
Em uma situação SHTF, todas as pessoas que sabem que você tem gado começarão a ir em sua direção quando seus próprios suprimentos começarem a diminuir. Embora seja uma coisa levar um membro da família ou vender alguns ovos para seus vizinhos discretos, você não quer transformar sua propriedade no novo mercado comunitário.
Eu recomendo uma política de galo zero ou manter patos em vez de galinhas. O canto de um galo não só anunciará que você tem galinhas, como também pode começar a deixá-lo louco!
As galinhas produzirão ovos alegremente em silêncio quase total por até três anos, o que é tempo suficiente para você descobrir como “Pegar um Galo Emprestado” para propagar a próxima geração.
Proteja seu gado de doenças
Durante uma situação de SHTF, você também precisa proteger seus animais de doenças. Especialmente porque autoridades civis e escritórios agrícolas do governo não estarão mais rastreando coisas como gripe aviária selvagem e surtos de salmonela.
Isso começa com a garantia de que todos os seus galinheiros tenham um telhado de rede ou cerca para evitar que pássaros selvagens interajam com suas galinhas e patos. Você também precisa dobrar a proteção de seus galinheiros de guaxinins e outros animais que podem invadir para pegar um pássaro e depois deixar outros para trás.
A febre aftosa provavelmente também se tornará um problema para os porcos, que pode então se espalhar rapidamente para qualquer gado ou outros animais suscetíveis em sua propriedade. Sem mencionar a preocupação constante com vermes e outros parasitas.
Qualquer animal que você adquirir precisa ser colocado em quarentena. Também seria sensato estocar antibióticos comuns para gado e vermífugos para pegar qualquer tipo de problema antes que ele se espalhe pela sua população animal!