Habilidades de preparação de alimentos que aprendi no exército
A comida é um dos ingredientes mais essenciais para sustentar a vida humana.
Levou mais de seis anos como especialista culinário, um termo chique para um cozinheiro militar nas forças armadas dos Estados Unidos, para entender por que a preparação de alimentos era talvez o elemento mais negligenciado e ainda assim importante que impulsionava o sucesso das forças armadas dos Estados Unidos. Simplificando, um exército subnutrido não consegue completar sua missão.
Também acredito firmemente que esse mesmo conceito se aplica à sobrevivência de qualquer tipo de situação de desastre grave que surja em nosso caminho.
Cada pessoa precisa comer não apenas para se manter viva, mas também para garantir que possa funcionar adequadamente, tanto física quanto psicologicamente, em um momento em que você será levado ao seu limite físico e onde o estresse, o choque e a adrenalina podem tomar conta de você e de outros do seu grupo.
Em um cenário de verdadeiro desastre, quando a comida se torna escassa, será de extrema importância garantir que todas as pessoas do seu grupo de sobrevivência sejam alimentadas.
Seu objetivo essencialmente deve ser duplo: garantir que todos estejam devidamente alimentados e pelo maior tempo possível, enquanto durarem seus estoques de alimentos.
Acredito que as habilidades de preparação de alimentos que aprendi durante meu serviço militar (em que o objetivo de aumentar o suprimento de comida para garantir que literalmente todos no refeitório recebessem a comida era exatamente o mesmo) podem ajudar você a fazer exatamente o que precisa depois que um grande desastre cataclísmico acontece.
Aqui estão as habilidades mais importantes de preparação de alimentos que aprendi no exército e como elas podem ser aplicadas a você em um cenário de desastre:
Seja rigoroso com o saneamento
A maior parte do meu treinamento inicial veio do curso básico de oito semanas para especialista em culinária, depois de me alistar no Exército dos EUA.
Milhares de especialistas culinários fazem o mesmo curso todo ano. Este curso me proporcionou uma experiência prática muito valiosa.
A coisa mais importante que aprendemos desde cedo não foi sobre cozinhar ou preparar alimentos, mas sim sobre higiene.
Ficamos claros de que a higienização é muito séria para cada refeição que preparamos para garantir que os soldados permaneçam saudáveis e para reduzir o risco de doenças transmitidas por alimentos. Como as tropas compartilham regularmente pratos e utensílios, não demoraria muito para que as doenças se espalhassem se esses pratos e utensílios não fossem limpos adequadamente.
Em um cenário de desastre, você não pode ignorar a importância de preparar sua comida em um ambiente limpo e lavar cuidadosamente todos os pratos, utensílios e outros equipamentos de cozinha. No caso de um cenário de desastre sério o suficiente, você pode não ter acesso a ajuda médica profissional também.
Seja extremamente rigoroso sobre a maneira como você manuseia e cozinha alimentos em relação à limpeza, e certifique-se de que todos os outros que preparam alimentos em seu grupo sigam os mesmos protocolos. É exatamente por isso que estocar bastante sabão de lavar louça, esponjas e panos de limpeza é uma necessidade absoluta.
Aproveite ao máximo o que você tem
Chili-mac, espaguete, hambúrgueres, cachorros-quentes, caçarolas mexicanas, massas e saladas eram comuns no menu. Por quê? Porque cada uma dessas refeições era fácil de fazer e podia alimentar o grande volume de tropas que entravam nos refeitórios.
Pratos especializados ou complexos não são comuns nas forças armadas, e por um bom motivo.
Nós rotineiramente fazíamos refeições que pudessem ser preparadas para que pudessem alimentar um grande volume de pessoas. Fomos ensinados a cortar eficientemente um peru ou um frango em oito pedaços diferentes e como usar literalmente toda a carne da carcaça.
Acredito firmemente que você deve adotar uma abordagem semelhante ao alimentar pessoas em seu grupo de sobrevivência. Para esse fim, eu estocaria ingredientes que não apenas durassem muito em condições seguras de armazenamento, mas que também pudessem ser usados para fazer uma infinidade de refeições, ao mesmo tempo em que garantisse uma dieta balanceada.
Por exemplo, há uma infinidade de refeições que você pode fazer usando apenas carne (como carne moída ou frango), arroz, feijão, macarrão, farinha e vegetais enlatados.
É por isso que eu recomendo estocar o máximo que puder de cada um dos itens acima.
Aprenda a cozinhar enquanto estiver em movimento
Nem sempre tivemos acesso a uma cozinha completa em um refeitório para alimentar as tropas. Parte de ser um especialista culinário no exército significa aprender a preparar refeições rapidamente enquanto estamos em campo.
Dependendo do desastre que você enfrentar, você pode ter que preparar comida enquanto estiver em movimento. Por exemplo, e se você tiver que fugir a pé?
No mínimo, recomendo incluir um utensílio de cozinha, algum tipo de kit dobrável para cozinhar e um pequeno recipiente de sabão.
Em relação à comida, recomendo levar os pacotes de alimentos secos prontos para consumo, que contêm refeições completas em cada pacote e só precisam de água para ficarem prontos para consumo (e talvez um pouco de calor do fogo).
Tínhamos mais do que isso no exército enquanto estávamos em campo, mas os princípios básicos permanecem os mesmos. Tínhamos que garantir que as necessidades nutricionais dos soldados fossem atendidas, mantendo Era um desafio, mas um que tínhamos que enfrentar se quiséssemos ter sucesso em nossas funções.
Falando nisso, não deixe seus padrões de saneamento caírem enquanto cozinha no campo também. Filtre a água que você coleta de um lago ou riacho antes de limpá-la.
Preparar refeições todos os dias para meus companheiros, homens e mulheres de uniforme, era uma grande honra, porque eu sabia que estava ajudando a garantir que os soldados (quase todos os quais eu nem conhecia pessoalmente) da minha unidade estivessem bem alimentados e recebessem a nutrição adequada de que precisavam durante a missão.
Serei o primeiro a dizer por experiência própria que servir nas forças armadas pode ser muito desgastante tanto física quanto mentalmente, e tentar garantir a sobrevivência de você e de seus entes queridos em meio a um grande desastre não será menos desafiador.
Você precisa manter a força física de todos e garantir que todos consigam pensar com clareza. A única maneira de fazer isso é garantir que todos estejam recebendo toda a nutrição e hidratação necessárias.
Lembre-se apenas de três princípios básicos: mantenha seus alimentos e utensílios de cozinha limpos, não importa o que aconteça, estoque alimentos que possam ser usados para preparar vários tipos de refeições, ao mesmo tempo em que cobre suas bases nutricionais, e inclua um pequeno kit de refeições prontas na sua mochila de emergência para que você possa cozinhar enquanto estiver em movimento.