Como viver no seu carro (para sobreviver)
Morar no seu carro é um assunto complicado. Algumas pessoas acabam morando em seus carros devido a problemas pessoais, e outras realmente preferem morar em seus carros por causa da liberdade que isso lhes concede. O importante aqui é que, independentemente de você pretender morar fora do seu carro em algum momento, saber como fazer isso é uma habilidade de sobrevivência que vale a pena aprender. Há muitas coisas para se ter em mente ao sobreviver em seu veículo.
Saber como viver fora do seu carro com segurança e conforto pode salvá-lo se sua casa for destruída por um furacão. Pode ser útil se houver um colapso econômico. Pode ser útil se SHTF e você precisar pegar a estrada, rápido.
Se você já dormiu a noite no seu carro porque bebeu um pouco demais ou teve que parar no acostamento devido à exaustão, sabe o quão apertado é. Você também sabe o quão estressante pode ser ouvir carros passando em alta velocidade ou ouvir passos se aproximando enquanto você tenta dormir. Há uma sensação geral de exposição que pode impedir que o sono realmente chegue.
Hoje vamos aprender como viver no seu carro (para sobrevivência) com segurança. Vamos cobrir como (e por que) você pode querer viver fora do seu carro se estiver preso em um cenário pós-apocalíptico, as diferenças entre usar seu carro como abrigo em ambientes urbanos e selvagens, e no inverno vs. verão.
Também vamos lhe ensinar como manter uma boa higiene, como se manter razoavelmente entretido, como manter as aparências para não ser julgado ou rejeitado pela sociedade e algumas coisas que você pode fazer para permanecer o mais confortável possível. Então, vamos direto ao assunto.
Viver no seu carro por razões financeiras
Começaremos com o motivo mais comum pelo qual as pessoas acabam vivendo em seus carros. Por alguma razão, você teve uma maré de azar. O aluguel venceu, você não tem, e agora você acaba ficando apenas com seu carro. Não é o fim do mundo, embora vá ser desconfortável. Também vai levar um tempo para se acostumar. Talvez isso tenha acontecido devido a um colapso financeiro ou econômico, ou talvez seja apenas sua própria má sorte. A questão é que, embora esta seja uma situação ruim, você não deve piorá-la do que já é. Existem maneiras de viver em seu carro onde você pode sobreviver, economizar e acabar se recuperando.
Você também pode estar morando no seu carro só para economizar dinheiro no aluguel, o que também é totalmente OK. Não há nada de errado em economizar.
Mas vamos falar sobre os grandes problemas que você enfrentará estando no seu carro o tempo todo.
Você deve saber agora que o tédio e a solidão serão algumas das batalhas mais difíceis que você enfrentará. Para se manter são, é importante ter algum tipo de cronograma. Se você não vai trabalhar, comece a caminhar. Faça tudo o que puder para esticar as pernas e sentir que seus dias não estão sendo desperdiçados. Isso será um grande impulso para sua saúde mental. Se você precisa de acesso à internet, bibliotecas públicas são ótimos recursos, e você não terá problemas a menos que realmente deixe seus próprios padrões caírem.
Mantenha o foco e fique longe do seu carro durante o dia. Se você tem dinheiro para gasolina, vá dar umas voltas. Passeie por bairros diferentes. Se possível, passe o dia na casa de um amigo, vá ao parque, vá à biblioteca ou fique perto da água e pesque um pouco. Mesmo se você estiver morando no seu carro em um ambiente urbano, é importante passar pouco tempo no seu veículo ou você vai ficar com febre de cabine e enlouquecer.
Tente tratar seu carro como uma cama – é o lugar onde você dorme e nada mais. Você não ficaria na cama o dia todo, então, mesmo que esteja morando em seu carro, não há razão para ficar nele o dia todo. Saia e faça coisas, seja produtivo. É um lugar para dormir, nada mais.
Manter-se limpo e manter as aparências
Para se manter limpo e manter padrões decentes em termos de aparência, você vai precisar de acesso a banheiros e água encanada. Os melhores banheiros serão bibliotecas públicas, postos de gasolina e lanchonetes de fast food. Você precisa saber a configuração do terreno onde quer que você acabe estacionando. Saiba onde ficam os banheiros mais próximos e a que horas eles fecham.
Considerando que você está morando no seu carro, você provavelmente não quer pagar por uma assinatura cara de academia para ir e tomar banho. Se houver assinaturas de academia mais acessíveis disponíveis para você, pegue-as e use os chuveiros. Uma dica para ter em mente é se houver uma piscina pública perto de você, uma piscina pode ser um ótimo lugar para tomar um bom banho sem parecer fora do comum, e você geralmente pode entrar na piscina por cerca de US$ 10.
Se você não tem tempo ou dinheiro para a piscina ou academia, e se precisa de um lugar para se limpar a cada poucos dias, siga estas instruções.
Você precisa de um lugar para ir pelo menos uma vez por dia, de preferência de manhã. Qualquer lugar de fast food é perfeito. Você quer ter todas as suas coisas para autolimpeza armazenadas em suas roupas e fora de vista. Ao entrar no mesmo restaurante todos os dias, as pessoas começarão a reconhecê-lo como um cliente regular sem saber seu nome ou quem você é, e isso é realmente bom para não ser incomodado. Tente não parecer um vagabundo ou um carregador de panelas. Se você parecer relativamente normal e normal, as pessoas se acostumarão com você - mas não de uma maneira ruim.
Se você não se importa em gastar um ou dois dólares em um café da manhã, ou mais alguns dólares em um café da manhã completo, vá até o caixa e compre seu café da manhã. Sente-se, coma, tome seu café, pegue as notícias do dia usando o Wi-Fi do estabelecimento e, então, "vá para o chuveiro".
Tenha sua escova de dentes, pasta de dentes, escova e pano seco escondidos e prontos. Encontre o banheiro privado para deficientes e tranque-se lá dentro. Depois use a pia. Você não precisa ficar nu ou se molhar. Use um pouco de papel-toalha ou um pano limpo para esfregar-se suavemente com o sabão fornecido no banheiro, lavando-se sem se encharcar. Tente evitar molhar muito o chão também. Se você planeja lavar o cabelo, leve um chapéu com você para esconder o fato de que você entrou com o cabelo seco e saiu com o cabelo molhado.
Se você não consegue entrar em um banheiro para deficientes/privado, não há nada de errado em escovar os dentes em público. Mas se você precisa "tomar banho", é melhor esperar até ter uma cabine privada para isso.
Você também deve aproveitar cada oportunidade de ir ao banheiro para encher uma ou duas garrafas de água, mas faça isso discretamente. Não adianta pagar por água quando não precisa. Você também pode usar essa água armazenada para se limpar depois de escurecer, desde que o lugar onde você estacionou esteja tranquilo e vazio.
Mantenha-se entretido no seu carro
Esta é bem simples na verdade. Já falamos sobre se movimentar e não ficar no carro o tempo todo, então não voltaremos a falar sobre isso. Mas se você se encontrar preso no carro por longos períodos de tempo — e isso se aplica independentemente de estar no pós-apocalipse ou se acabou de perder alguns pagamentos de aluguel — você precisa se manter entretido.
O dia está bom. Leia revistas, tenha um estoque de livros para ler, pratique habilidades de sobrevivência urbana como consciência situacional ou habilidades de entalhe de madeira na natureza, trabalhe em um cubo mágico, fique de vigia, procure comida, encontre água, ouça rádio/música/audiolivros. Mas, principalmente, você deve ficar fora do seu carro durante o dia, como recomendamos.
É a noite que vai ser difícil. À noite, você não deve ter absolutamente nenhuma luz aparecendo do seu veículo. Em uma situação de sobrevivência, você não quer que ninguém saiba que você está lá. E desculpe dizer isso, mas seu único entretenimento à noite será sua própria imaginação. No máximo, você pode justificar uma lanterna e um livro. Se o resto do mundo ainda estiver normal, você pode estacionar em algum lugar com luz ambiente decente. Caso contrário, descanse um pouco e prepare-se para a sobrevivência no dia seguinte.
Dica de sobrevivência: não deixe que outros saibam da sua situação
Esta regra se aplica independentemente de suas razões ou motivações para viver em seu carro. Quer o mundo como o conhecemos tenha acabado, ou quer a sociedade esteja mancando como de costume, um de seus objetivos é permanecer "invisível" em seu carro. O ideal é que ninguém saiba que você está vivendo fora de seu carro. Não é ilegal fazer isso, mas você definitivamente atrairá alguma atenção negativa se as pessoas passarem e o virem enrolado em um saco de dormir. Você pode ser julgado por ser "sem-teto", ou talvez alguém com más intenções o veja como um alvo fácil. Em todos os casos, é melhor que o mínimo de pessoas possível saiba que você está usando seu carro como um lar.
Viver no seu carro em tempos “normais”
Se o seu carro não tiver janelas escurecidas, o ideal é que você mesmo as escureça. Jornal e tinta preta estão fora de questão; as pessoas saberão que algo está acontecendo. A melhor coisa que você pode fazer é usar persianas para carros. Elas são extremamente comuns, e ninguém vai pensar nada sobre as janelas do carro estarem cobertas de persianas, especialmente se estiver ensolarado. Existem várias regulamentações que diferem de estado para estado sobre exatamente que tipo de persianas são permitidas para cada janela - verifique com a loja quando comprá-las para ter certeza de que não está infringindo a lei. A última coisa de que você precisa enquanto mora fora do seu carro são problemas desnecessários com a polícia.
Você também quer manter seus suprimentos e objetos de valor fora da vista. Qualquer coisa que você não precise imediatamente deve ser mantida no porta-malas. Qualquer coisa que você use à noite deve ser mantida sob os assentos, onde ninguém pode ver seu equipamento. Se você tiver qualquer tipo de arma, você deve mantê-la por perto, geralmente escondida na parte interna de uma porta para que você possa pegá-la facilmente se surgirem problemas. O maior perigo aqui são os ladrões de carros - eles podem não ver você e arrombar, o que o coloca em uma situação perigosa com um criminoso. Honestamente, contanto que seu carro não seja particularmente chique e não haja nenhum sinal de coisas valiosas dentro do carro, você provavelmente não será alvo.
Você sempre quer continuar se movendo. Se você estaciona seu carro em uma área residencial dia após dia, alguém vai notar e chamar a polícia. Estacione em uma rua, depois dirija para um bairro diferente e estacione em uma rua diferente. Continue se movendo e permaneça nômade. Os melhores lugares para estacionar seu carro serão acampamentos, estacionamentos de lojas de departamento, na beira de um posto de gasolina movimentado, estacionamentos de restaurantes 24 horas e outros lugares semelhantes onde as pessoas não notarão um veículo aleatório estacionado do lado de fora durante a noite. Encontrar um lugar livre para estacionar onde você não será incomodado será mais difícil em ambientes mais urbanos - por outro lado, quanto mais urbana a área, mais você encontrará empresas noturnas e 24 horas, então definitivamente há uma troca.
Vivendo no seu carro quando SHTF (quando a merda bate no ventilador)
Dependendo da gravidade do que quer que tenha causado o colapso da sociedade, pode haver carros abandonados em todos os lugares. As rodovias podem estar literalmente cheias de veículos abandonados. Sem dúvida, haverá carros abandonados nas entradas de veículos das pessoas, em supermercados, em garagens de estacionamento e em todos os outros lugares.
Provavelmente também haverá sobreviventes perigosos vagando por aí e tentando roubar suprimentos onde puderem obtê-los. Se você quiser ficar sozinho e longe do perigo enquanto vive dentro do seu carro depois do TEOTWAWKI, você ainda precisa ficar invisível vivendo no seu carro.
Por esse motivo, você definitivamente pode escolher o carro com a pior aparência imaginável. Pegue um taco de beisebol e encha a carroceria de amassados. Só tome cuidado para não danificar o para-brisa ou as janelas. Mas realmente faça um número no seu carro para que pareça um lixo total. As pessoas são mais propensas a se interessar por carros esportivos e outros carros de luxo caros. Essas pessoas podem ter objetos de valor que valem o esforço. As pessoas geralmente ignoram o lixo. Se o seu carro parecer lixo, você voará mais abaixo do radar.
Quando se trata de estacionar, faça-o em algum lugar fora da vista. Uma garagem subterrânea pode soar ótima, mas provavelmente há outras pessoas pensando em se reunir na escuridão do subsolo para permanecerem escondidas.
Neste cenário, seu objetivo é ficar longe do perigo. Em qualquer pós-apocalipse, o maior perigo provavelmente virá de outras pessoas, então seu objetivo deve ser evitar ser notado por outras pessoas. Nossa recomendação é encontrar uma garagem de estacionamento acima do solo, em algum lugar no nível mais alto para que você tenha uma visão clara para observar seus arredores. As chances são bem pequenas de que as últimas pessoas subam lá (especialmente qualquer um que não tenha acesso a um carro – quem se daria ao trabalho de subir cinco lances de escada sem nenhuma razão específica?).
Talvez você esteja vivendo no seu carro porque sua casa foi destruída. Ou talvez porque a região em que você vivia não é mais segura. Seja qual for o motivo, em uma situação pós-desastre como essa, vai ser um vale-tudo. Você pode usar seu carro como uma base temporária, mas seu objetivo deve ser vasculhar recursos e suprimentos e procurar um abrigo mais permanente.
A única razão pela qual você gostaria de viver fora do seu carro por muito tempo é se você está constantemente fugindo por algum motivo. Nesse caso, vasculhar recursos e ferramentas em cada lugar em que você acabar ainda será uma prioridade máxima.
Vivendo em seu carro no deserto
Morar em seu veículo em um ambiente urbano faz sentido como uma forma de economizar dinheiro ou de passar por uma situação difícil. Você pode "tomar banho" em postos de gasolina, pode ficar em cafés e bibliotecas para usar a internet e pode sobreviver procurando comida e água bebendo água da torneira e, (se estiver desesperado), comendo restos.
Mas em um ambiente urbano, você não pode cozinhar dentro do seu carro. Você não pode acender uma fogueira para cozinhar do lado de fora do seu carro, a menos que queira que a polícia venha. Não há nada para caçar. Você nunca pode relaxar. As cidades são estressantes e movimentadas. Viver seu carro porque você tem que ir trabalhar (ou você tem que encontrar trabalho) na cidade faz sentido. Mas se você não tem que trabalhar, por que você ainda está na cidade?
O melhor lugar para sobreviver no seu carro é na natureza. Nem precisa ser na mata fechada. Qualquer lugar mais rural é ideal. Na verdade, há milhares e milhares de acampamentos gratuitos pelo país onde você pode estacionar seu carro e viver livre. Ninguém vai te incomodar, as pessoas provavelmente não vão tentar te machucar, e você pode realmente montar uma barraca do lado de fora do seu carro.
Quando você estiver fora da cidade, você enfrentará um conjunto diferente de desafios. Você não terá acesso fácil à comida, não poderá se lavar em banheiros, não terá acesso à água da torneira e não terá acesso à eletricidade.
Você ainda precisa permanecer invisível, então você definitivamente deve tentar manter as janelas escuras. Você também quer estocar comida, então se a sociedade ainda estiver por perto, você precisará fazer viagens ao supermercado para comprar comida. Estoque artigos de higiene (você estará indo para os arbustos), roupas, cobertores, sacos de dormir, refeições instantâneas (aveia, frutas e vegetais desidratados, carne seca, sopa enlatada, etc.), revistas e outros itens essenciais.
O lado positivo é que pode haver comida selvagem ao seu redor. Você pode conseguir capturar e pescar (pode ser ilegal, mas será difícil pegá-lo se estiver no meio do nada). Você poderá tomar banho em rios ou lagos. Há um novo conjunto de desafios, mas também um novo conjunto de luxos que vêm com a vida fora do seu carro na natureza.
A chave para sobreviver em seu carro na natureza é tratá-lo como uma expedição de acampamento. O ideal é que você tenha um carregador solar para eletricidade, um pneu sobressalente, uma bateria extra, combustível extra, suprimentos de cozinha para que você possa cozinhar no fogo, uma lona para pegar água, um rádio, uma barraca, um saco de dormir térmico, etc. Se você estiver bem abastecido e souber o que está fazendo, poderá sobreviver por muito tempo na natureza ( veja nossa seção inteira sobre sobrevivência na natureza aqui e a probabilidade é que ninguém o incomode.
Como viver no seu carro no inverno (vs verão)
Se você encontrou um bom lugar em algum lugar selvagem, provavelmente fez um pequeno acampamento, provavelmente há um riacho ou rio próximo para tomar banho e beber, e você tem muita madeira para uma fogueira. Os invernos podem ser extremamente difíceis, mas você sobreviverá – e se ficar muito frio, como último recurso, você sempre pode usar seu carro como um abrigo quente.
A única coisa que você precisa lembrar é que seu carro deve permanecer funcional. Não o deixe parado quando o frio chegar, pois sua bateria definitivamente vai acabar. Sempre ligue seu carro pelo menos alguns minutos por dia para manter a bateria carregada e o óleo descongelado. Além disso, mantenha um excedente de gasolina. Esconda alguns recipientes em seus arredores (em algum lugar seguro). Se houver uma grande tempestade ou uma nevasca ou algo assim, a manobrabilidade pode ser útil.
O inverno na cidade será um jogo de bola totalmente diferente. Se você pensou que dormir no seu carro já era desconfortável, espere até que esteja congelando lá fora. Sem o benefício de uma fogueira, você precisará de roupas bem quentes e um saco de dormir quente. E não se engane, vai ser horrível.
Você pode manter a mesma rotina que tinha durante o verão, tomando banho em banheiros e passando muito tempo sentado dentro de restaurantes e lanchonetes. Nos lugares certos, não custa mais do que um dólar por um café e você pode ficar sentado o tempo que quiser. O maior problema será manter seu carro funcionando durante o inverno, especialmente se você não o estiver usando muito. Faça todas as coisas normais que você faria para manter um carro funcionando no inverno. A última coisa que você quer é não poder operar seu veículo por negligência.
É por isso que você precisa manter ferramentas à mão e idealmente deve ter algum nível de conhecimento mecânico se você vai se comprometer a viver em seu carro por um longo período de tempo. Coisas congelam, coisas quebram e baterias se esgotam. O calor é fácil o suficiente com roupas, mas ter algum conhecimento mecânico será extremamente valioso se você quiser manter seu carro móvel.
Mas como dissemos antes, se você não tem nenhuma razão específica para estar na cidade, simplesmente dirija para algum lugar mais quente. Fique no campo, onde é relativamente escasso e seguro, e presenteie-se com uma lareira nas noites frias de inverno.
Vivendo no seu carro para sobreviver: Considerações finais
Em nossa sociedade moderna, viver em um carro pode ser um pesadelo absoluto. Essa é a dura verdade. É apertado, desconfortável, frio (a ponto de ser perigoso) no inverno e sem graça. Mas pode ser feito. Mantenha-se aquecido com cobertores, roupas pesadas e sacos de dormir; aproveite os postos de gasolina e restaurantes baratos; permaneça escondido; e procure a natureza quando possível. Sobreviver em seu carro tem tudo a ver com ser inteligente e usar seus recursos corretamente. Se você estiver passando por uma fase difícil e se afogando, viver fora do seu carro por alguns meses pode lhe dar a flexibilidade financeira para se recuperar. Para um cenário pós-apocalíptico, viver em um carro pode mantê-lo seguro, móvel e sob o radar. A menos que você esteja fugindo, não deve ser uma solução de longo prazo, mas você pode usar seu carro como base enquanto conhece o terreno.
Se você puder construir confiança em sua capacidade de viver no seu carro por um longo período, então a perspectiva de não poder pagar o aluguel ou sua hipoteca deixa de ser uma perspectiva tão destrutiva de vida. É difícil? Sim. É impossível ou errado, ou algo para se envergonhar? Não. Este site é sobre sobrevivência, e se viver no seu carro é o que precisa acontecer para que você sobreviva, então é o que você deve fazer.