Como Limpar uma Ferida

limpar uma ferida

Como limpar uma ferida


Saber como limpar uma ferida é uma habilidade importante para os preparadores no tratamento de feridas — os riscos e consequências de uma infecção aumentam muito durante emergências, mas algumas etapas simples podem evitar que um pequeno problema se transforme em um problema maior que pode se tornar fatal.

A descoberta de que microrganismos (como bactérias) causam infecções, e que passos simples como lavar as mãos e cuidar de feridas previnem facilmente essas infecções, foi um dos marcos mais importantes da história médica. Cientistas descobriram que um pouco de esforço salva uma tonelada de vidas.

É bem simples: o propósito principal da sua pele é impedir que contaminação estranha entre no seu corpo. Quando a pele está rompida, bactérias e detritos entram.

Você precisa limpar essa sujeira antes de cobrir o ferimento ou deixar que a crosta se forme sozinha, para não acumular contaminação no local.

A limpeza de uma ferida é apenas uma etapa do processo de tratamento da ferida:

  1. Controle o sangramento ( use um torniquete se for grave)
  2. Limpe a ferida
  3. Se fizer sentido, feche a ferida com suturas, grampos, cola, etc.
  4. Proteja a ferida com curativos e bandagens

Os riscos de infecção dependem muito da situação: como é o ferimento, que tipo de contaminação entrou e se o paciente tem acesso rápido a cuidados médicos profissionais. Existem classificações médicas técnicas, mas é bem simples entender os riscos de um ferimento em particular se você usar apenas a cabeça.

Cortar um pequeno pedaço de papel de uma pilha de papel de impressora recém-aberta no escritório provavelmente não se tornará um grande problema. Você pode ter um pouco de pus e vermelhidão — ambos sinais de uma infecção localizada — mas ficará tudo bem porque seu corpo pode manter a infecção contida.

Os grandes problemas acontecem quando as infecções sobrecarregam o sistema de defesa do paciente e viajam por todo o corpo.

Para piorar a situação, o sistema imunológico tende a ficar mais fraco durante emergências graves ou prolongadas devido a interrupções no sono, na alimentação, no estresse e assim por diante.

Por exemplo, imagine que você está usando seu machado de sobrevivência para processar árvores caídas após um furacão. Você se atrapalha em um golpe e corta sua perna. O corte pode não parecer grande coisa, mas as águas da enchente estão cheias de fezes e outros contaminantes desagradáveis , alguns dos quais entraram no ferimento.

Essa ferida superficial pode evoluir para uma infecção sistêmica com risco de morte (chamada sepse), que é agravada por todas as outras coisas com as quais você está lidando nessa emergência mais ampla e pela falta de atendimento profissional.



Resumo de como limpar uma ferida:

  • Em caso de dúvida, limpe-o.
  • A lavagem é o passo-chave. Use muita água limpa e potável. Não coloque produtos químicos ou mais contaminação na ferida por meio de água suja, peróxido de hidrogênio ou outros produtos químicos.
  • Se o ferimento for sério e você puder procurar ajuda profissional, faça-o.
  • Limpe a superfície ao redor da parte externa da ferida antes de limpar a parte interna para não contaminar novamente seu trabalho.
  • Você pode abrir/espalhar o ferimento usando os dedos ou uma ferramenta limpa, para ver todos os cantos e fendas onde os detritos podem estar escondidos. Só não piore o ferimento, a menos que esteja em uma emergência muito séria sem ajuda.
  • Remova objetos estranhos (por exemplo, um prego no pé), desde que não causem danos mais sérios ou sangramento.
  • Retire qualquer resíduo tangível antes de dar descarga. Pode ser necessário soltá-lo com uma escova de dentes se a descarga sozinha não for suficiente para removê-lo.
  • Não lave ferimentos profundos e estreitos (por exemplo, um prego direto na coxa) porque a lavagem apenas empurra a contaminação mais para baixo. Deixe o sangue que sai empurrar para longe o que puder.


Mais importante: lave a ferida com água limpa

A parte mais importante do cuidado de feridas é água potável limpa, e em grande quantidade.

Você não precisa de água estéril, destilada ou salina. Qualquer água que seja segura para beber é segura para usar para lavar uma ferida: água da torneira, água engarrafada profissional, água da torneira que ficou em uma bexiga de hidratação ou garrafa por alguns dias, a saída do seu filtro de água de sobrevivência ou comprimidos de purificação, ou a água potável armazenada em suas latas de água de acampamento ou emergência são todas boas.

ferida com rubor
Praticando em pé de porco

Você pode dar descarga simplesmente despejando água de um recipiente. Mas ter alguma pressão atrás da água é útil porque remove a contaminação com mais força e velocidade. Água diretamente de uma torneira doméstica normal geralmente tem a quantidade certa de pressão.

É aqui que uma seringa pode ser útil, pois você pode empurrar a água para fora em um jato concentrado.

Dica: Se você não tiver uma seringa, pode fazer furos na tampa de uma garrafa de água descartável para fazer seu próprio aspersor compressível.

É possível limpar feridas com iodo ou peróxido de hidrogênio?

Resposta curta: Não, não coloque produtos químicos em tecidos expostos.

Nunca use peróxido de hidrogênio — ele atrasa o processo de cicatrização e danifica células saudáveis.

como limpar uma ferida com peróxido de hidrogênio
O peróxido de hidrogênio (a ação espumante) prejudica o tecido saudável

Usar iodo depende se você terá acesso a cuidados médicos profissionais dentro de 48 horas. Em caso de dúvida, assuma que você não receberá ajuda.

Mistura de água e iodo

O problema com o iodo é que ele funciona bem a curto prazo, mas pode fazer mais mal do que bem se o paciente não tomar antibióticos em dois dias. Estudos recentes mostram que as bactérias se recuperam para níveis mais altos 48 horas após a aplicação do iodo do que se não houvesse iodo usado. Além disso, não há dados claros de que a lavagem com iodo funcione melhor do que a lavagem com água limpa para começar.

É por isso que os profissionais usam iodo em hospitais, mas os médicos que trabalham em áreas selvagens não o usam em campo.

Se você não tem acesso a água potável suficiente, mas tem certeza de que receberá os cuidados adequados em breve, você pode criar sua própria solução de descarga misturando iodo com a água mais limpa (mas obviamente não nojenta) que encontrar.

Misture iodo suficiente na água para que fique com a cor de chá fraco, um marrom claro. Não é preciso muito. Se você tiver lenços umedecidos com iodo no seu kit, pode colocar alguns na água para o mesmo efeito.

Feridas simples

Ferimentos simples e pequenos da vida cotidiana, como cortar o dedo com uma faca de cozinha, geralmente são tratados com água limpa corrente sobre o ferimento para remover qualquer contaminação.

Inspecione o ferimento para ver se algum resíduo visível não foi removido pela lavagem, como restos de comida da faca de cozinha presos em um canto.

Cortes finos ou angulados dificultam a visão para dentro da ferida. Você pode abrir a abertura com os dedos ou uma ferramenta, mas não abra o suficiente para não causar mais danos.

É isso. Basta colocar um band-aid quando a contaminação for removida.

Ferimentos graves

O risco de infecção aumenta quando os tecidos conjuntivos (fáscia) são penetrados em uma ferida profunda. Uma fratura óssea composta, um anzol atravessando a mão, um ferimento de bala ou um corte profundo na coxa durante um acidente de carro são todos exemplos.

Trabalhe rápido, mas não espere uma solução rápida. Mesmo uma ferida de 2-3 polegadas de comprimento pode levar mais de meia hora para limpar fora de um ambiente hospitalar.

Também será um processo bem desconfortável para seu paciente, a menos que você tenha feito algo para anestesiar a área (ou anestesiar o paciente). Esteja preparado para que eles desmaiem — coloque-os em uma posição segura caso isso aconteça, e trabalhe rápido para tentar terminar antes que eles acordem novamente.

Comece limpando a área ao redor da ferida

Você não quer que sujeira superficial ao redor do ferimento encontre seu caminho para dentro depois que você limpou. Ferimentos sérios geralmente têm sangue circulando, ou pode haver sujeira ou gordura por perto.

melhor sabão para limpar uma ferida

Use água, sabão suave ou lenços umedecidos para limpar a pele ao redor do ferimento. Remova ou corte as roupas, se necessário. Você não usa sabão intencionalmente dentro do ferimento, apenas ao redor dele, mas não surte se um pouco de água com sabão entrar.

Dica: Use luvas médicas para não introduzir mais contaminação na ferida.

Dica: Se você estiver preocupado com pelos na pele ao redor da ferida, remova-os com tesouras. Não raspe a área, pois raspar pode danificar a pele e aumentar a possibilidade de infecção.

Você consegue ver o que está fazendo?

Para ferimentos graves, você pode usar uma ferramenta em vez dos dedos para manter o ferimento aberto, para que possa ver o que está fazendo, bater diretamente em todo o tecido com água e ter as duas mãos para trabalhar.

Fórceps funcionam bem porque você pode prender na borda do tecido e o peso do fórceps manterá a ferida aberta. O alicate na sua multiferramenta de sobrevivência também pode funcionar.

Se houver pedaços de pele avulsionados (rasgados) ao redor das bordas da ferida, você precisará levantá-los e irrigar por baixo deles.

Dica: Lanternas de cabeça são perfeitas para kits médicos porque mantêm as duas mãos livres e iluminam o que você está olhando.

Dica: Uma lupa pode ajudar você a ver pequenos detritos e bolsas na ferida. Ou, se outra pessoa estiver ajudando você, ela pode segurar o telefone sobre a ferida com o modo de câmera ampliado enquanto você observa a tela.

Remova empalamentos (se apropriado)

Um empalamento simulado de estômago com pedaço de madeira para aula

Os alunos dos nossos cursos de medicina de sobrevivência frequentemente fazem perguntas como "Devo remover uma flecha disparada em uma perna?" ou "Se houver um prego na cabeça de alguém, devemos retirá-lo?"

Em geral, sim, você deve remover o empalamento. É difícil limpar e cuidar de uma ferida com um anzol ou prego saindo, e o objeto provavelmente trouxe muita contaminação com ele.

Mas você não quer piorar as coisas removendo o empalamento. Você deve deixar um objeto em:

  • Se parecer sério — mais como um prego no pé do que um grampo na pele — e você conseguir ajuda médica profissional em 1 a 2 horas, deixe para lá e procure ajuda.
  • Se removê-lo causará sangramento maciço ou ferimentos sérios. Pense em uma faca no coração ou uma chave de fenda no cérebro.
  • Se estiver no globo ocular.
  • Se você causar muito mais dano removendo-o. Imagine uma lâmina de faca serrilhada — aqueles pequenos ganchos e fendas são projetados para causar dano quando puxados para fora.

Às vezes é difícil saber com o que você está lidando. Então, se você tentar remover o objeto e ele parecer preso ou criar uma quantidade enorme de dor para o paciente, deixe-o lá.

Por exemplo, um instrutor com quem ensinamos uma vez respondeu a um esquiador de neve que teve um galho de árvore atravessando sua bota e pé. Quando tentaram remover o galho, ele mal se moveu, e o esquiador gritou. Mais tarde, descobriram que o galho aparentemente simples tinha um nó dentro do pé, preso entre os pequenos ossos do pé.

Remova detritos grandes ou difíceis

Use pinças limpas ou algo similar em sua multiferramenta para remover detritos tangíveis. Isso pode incluir cortar pele obviamente morta.

Dica: Se você não tiver uma ferramenta que considere limpa o suficiente para tocar na ferida, mergulhe a melhor opção que tiver em água fervente por 20 minutos ou deixe de molho em álcool isopropílico >70% por 30 minutos.

Alguns ferimentos forçam detritos profundamente no tecido — como esfregar sal e pimenta em um bife cru antes de selar. Um exemplo clássico é a escoriação na estrada, onde pequenas "pedrinhas" da estrada são empurradas com força para dentro do tecido.

Se parecer que pequenos detritos estão alojados ali o suficiente para que a pressão da água não os empurre para fora, é aqui que você pode usar uma escova de dentes macia para esfregá-los. Você pode usar esfregões mais duros, se necessário — apenas tente deixá-los o mais limpos e macios possível. Falando por experiência própria: isso é realmente uma droga como paciente, mas tem que ser feito.

Lave e remova quaisquer resíduos restantes

Siga os mesmos passos de um ferimento simples: lave com bastante água e retire quaisquer resíduos.

Perfurações, como uma longa mordida de dente de animal, geralmente são mais difíceis de limpar porque é uma ferida profunda, mas estreita. Na verdade, usar uma descarga de pressão mais alta pode realmente acumular detritos mais para baixo na ferida.

Você pode ver o conselho de usar iodo como um desinfetante drop-in em vez de uma solução de descarga nessa situação. Ainda não recomendamos o uso de iodo pelos motivos discutidos acima. Em vez disso, é melhor deixar (até mesmo encorajar) o sangramento para empurrar a contaminação para fora de dentro.

Com que frequência você deve limpar uma ferida?

Depois de concluir os passos anteriores e limpar o ferimento, é hora de (possivelmente) fechá-lo e, então, enfaixá-lo.

Se a ferida for grave o suficiente para ainda haver tecido aberto (sem crostas) depois de uma semana, basta seguir o mesmo processo da primeira vez.

Como limpar uma ferida infectada

Excesso de pus ou secreção descolorida são sinais de uma infecção séria (mas ainda localizada). Limpe o ferimento novamente se não conseguir ajuda médica.

como limpar uma ferida infectada
Uma infecção estafilocócica avançada (MRSA)

Uma ferida infectada é limpa da mesma forma que uma ferida nova: remova o tecido danificado e os objetos estranhos (um processo chamado de “desbridamento”) e depois lave com grandes quantidades de água limpa.

Você pode ter que pressionar a ferida, apertar as bordas ou furar o topo de um abscesso (ou seja, furúnculo) para ajudar a drenar o pus. Isso também ajudará a aliviar a dor localizada.

sepse infecção ferida
Exemplo de sinais de sepse

Febre, mal-estar ou estrias vermelhas se afastando da ferida são sinais de sepse, uma infecção muito séria. Se você não conseguir ajuda médica, limpe a ferida novamente e use antibióticos apropriados que você possa ter em mãos (ceftriaxona, azitromicina, ciprofloxacino, vancomicina e piperacilina-tazobactam).

Risco e tratamento da infecção por tétano

Mesmo que a lesão pareça leve o suficiente para não levar ao médico, o tétano é uma infecção grave — com taxas de mortalidade de 30-40% — causada pela bactéria do tétano em uma ferida.

Você deve se preocupar com o tétano se a causa do ferimento tiver causado uma perfuração profunda e tiver sido exposto ao solo, poeira e/ou esterco (todos os lugares onde a bactéria do tétano é comumente encontrada).

Pergunte se o paciente tomou a dose de reforço nos últimos 10 anos. Se a resposta for qualquer coisa, menos um sólido sim, procure ajuda profissional. O tratamento mais comum é uma injeção de Imunoglobulina Antitetânica, mas ela só é eficaz antes da infecção se instalar (aproximadamente três dias), então não demore.

Se você não puder obter ajuda, a melhor maneira de combater o tétano é por meio da exposição ao ar do ferimento (e da sorte).




Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.



Texto traduzido e adaptado do site: The Prepared.




Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال