Without Rule of Law (WROL) - Sem Estado de Direito: 3 Causas Mais Prováveis
Por que estaríamos sem o Estado de Direito?
Um cenário onde uma comunidade está sem estado de direito (WROL) seria catastrófico. A governança é a razão por trás do nosso progresso contínuo. Medidas de dissuasão, como a ameaça de prisão por infringir a lei, ajudam a garantir que os cidadãos se mantenham na linha.
A compreensão coletiva do que é certo e errado ajuda a unificar uma população. Se nossos mecanismos de governança social fossem quebrados, então a ordem social se transformaria em caos. O que poderia destruir as instituições que construímos ao longo dos séculos?
As três maiores ameaças que nos deixariam sem o estado de direito são o desastre global, a desconfiança do governo e a guerra.
Vou discutir cada um com mais detalhes abaixo.
1. Desastre Global
Simplificando, desastres globais como o coronavírus são assustadores. Quando as pessoas estão com medo, elas pensam de forma egoísta e às vezes irracional. As vendas da cerveja Corona caíram e muitas pessoas pararam de comprar comida chinesa. Ambas as reações ao coronavírus são irracionais, mas são fruto detemer. Imagine o que aconteceria se o coronavírus fosse mais letal. Se as pessoas acreditam que podem morrer, o que as impede de infringir a lei? O medo da morte é suficiente para fazer as pessoas agirem como se não tivessem nada a perder. Se chegarmos a esse ponto, ficaremos sem Estado de Direito.
Nossas instituições funcionam sob a suposição de que as pessoas geralmente seguem a lei. Na sequência de um desastre global, nossas instituições irão ceder sob a pressão. Os oportunistas começarão a saquear, pessoas privilegiadas serão visadas e a liderança será descentralizada. Esse cenário é representado muito bem na série One Second After, de William Forstchen . Eu recomendo.
2. Desconfiança do Governo
Ninguém gosta de pagar impostos. Dito isto, há uma razão pela qual o fazemos. Esperamos que o governo nos proteja e nos sustente. Se começamos a desconfiar do governo, por que continuaríamos seguindo suas regras? Vamos usar a Somália como exemplo. A Somália normalmente encabeça a lista de estados falidos globais. Regionalos senhores da guerra governam pequenos territórios na Somália. As milícias locais lutam entre si, destroem propriedades e criam instabilidade geral. A desconfiança de um governo central é alta, o que tem limitado o desenvolvimento da Somália. Essas condições resultaram em um estado falido sem Estado de Direito. Embora haja a promessa de que a Somália pode estar virando a esquina, podemos ver a desconfiança devastadora do governo e causar em um país.
3. Guerra
A guerra é frequentemente o meio pelo qual os países tentam expandir seu território ou influência. Por exemplo, durante a Segunda Guerra Mundial, Hitler tentou dominar o mundo sob o domínio do Terceiro Reich. Antes de erguer uma nova instituição, a antiga é destruída. Este período intermediário é completamente instável. Nem o Terceiro Reich nem Hitler sobreviveram à tentativa de dominação global. Ficamos, porém, com as lições da tragédia provocada e seguida pela guerra.
Ao longo da história, guerras entre nações tiveram impactos devastadores. Os impactos não foram limitados àqueles que lutam no campo de batalha, no entanto. Os países em transição entre regimes podem não ter estado de direito. A resistência a uma nação ocupante impede que um novo conjunto de leis seja implementado. As regras da guerra são as únicas regras a serem seguidas. Terminada a guerra, a desconfiança no novo governo pode impedir o restabelecimento da ordem.
Hoje, o Iraque ainda não recuperou completamente a estabilidade, mesmo com o número de tropas dos EUA diminuindo constantemente.
Como podemos impedir que os países fiquem sem Estado de Direito?
A lei pode ser mantida com uma melhor coordenação global. Se os países se engajarem em uma melhor preparação para desastres, relações governamentais e esforços de prevenção de guerras, eles reduzirão o risco de ficar sem o estado de direito.
Com todos os riscos que enfrentamos, nunca podemos garantir que todos os cenários WROL serão evitados. No entanto, podemos mitigar os riscos tomando medidas proativas para estabilizar as sociedades globais. Caso contrário, a Somália terá mais empresas na lista de Estados falidos.
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: Bunker Basics.