Cinco etapas para melhorar seu tiro
Olhando para trás, para as coisas que escrevi nos últimos anos, fico surpreso por não ter escrito mais sobre autodefesa e tiro em geral. O artigo da semana passada sobre limpar sua casa é um dos poucos artigos que fala sobre a necessidade de defender o lar e a família. No entanto, se formos honestos conosco próprios, todos corremos o risco de ver as nossas casas serem invadidas. Esse risco só aumenta em tempos de crise, quando as pessoas estão desesperadas por alimentos e outros bens básicos.
As armas não são a única maneira de se defender; mas neste mundo moderno e especialmente nos Estados Unidos, onde existem cerca de 400 milhões de armas de fogo de propriedade privada, é o meio mais sensato. O velho ditado sobre não levar faca para um tiroteio ainda se aplica e pode ser expandido para incluir espadas, arcos e machadinhas também. Qualquer pessoa que invada sua casa para conseguir o que você tem provavelmente estará portando uma arma, mesmo que seja apenas para intimidá-lo. Praticamente a única exceção seria um ladrão que chega sabendo que não há ninguém em casa.
Tenho fotografado a maior parte da minha vida, desde que meu pai me ensinou, por volta dos seis anos de idade. Ele me deu minha primeira arma no meu aniversário de 12 anos , no mesmo dia em que recebi meu Certificado de Segurança de Caçador (no Colorado). Eu carreguei escondido legalmente por cerca de 15 anos e pode ter havido algumas vezes que eu carreguei antes disso. Ao longo da minha vida, evitei que quatro crimes fossem cometidos contra mim ou contra membros da minha família por estar armado. Felizmente, ainda não tive que disparar nenhum tiro; bastava estar armado para fazer com que o criminoso em potencial decidisse que era um bom momento para estar em outro lugar.
As más notícias
O tiro é uma habilidade e, como qualquer habilidade, requer treinamento e prática. A ideia de que você pode simplesmente pegar uma arma e atirar em alguém em seu ringue-X, sem um tempo considerável no estande, é uma invenção de Hollywood, assim como pistoleiros de tiro rápido se reunindo ao meio-dia na rua principal do Velho Oeste.
O grande problema de usar armas para autodefesa é que a adrenalina que corre pela sua corrente sanguínea durante uma situação de risco de vida vai causar estragos na sua habilidade de tiro. Essa adrenalina existe para fortalecer o mecanismo de defesa da luta contra o voo; mas no caso de lutar com armas, dói mais do que ajuda. As habilidades motoras finas de uma pessoa comum são afetadas por essa adrenalina a ponto de sua habilidade de tiro, especialmente sua precisão, ser degradada em 80%!
O que isso significa é que uma pessoa que consegue atirar em um grupo de uma polegada com sua pistola se verá atirando em um grupo de dez centímetros à mesma distância. Isso não é ruim; mas e se você normalmente filmar um grupo de dez centímetros? Isso crescerá para um grupo de 20 polegadas. Se o melhor que você puder fazer for um grupo de oito polegadas, ele aumentará para 40 polegadas! Em outras palavras, a menos que você seja um bom atirador, é mais provável que você erre os bandidos do que acertá-los.
Antes de terminar com as más notícias, deixe-me acrescentar mais uma coisa. Ou seja, sempre que você estiver envolvido em uma situação de incêndio vital, provavelmente estará atirando em um alvo em movimento. Esses são muito mais difíceis de atingir. Se você for esperto, você também se moverá, tornando-se mais difícil de ser atingido. Claro, isso também prejudica sua capacidade de atirar com precisão.
Você deve carregar?
Esta é uma decisão pessoal, mas o meu voto é sim, para a maioria das pessoas. Claro, muito vai depender de onde você mora. Alguns estados ainda mantêm as restrições às armas e provavelmente o farão no futuro próximo. Mas supondo que você não more em um desses estados; não deve haver muitas restrições contra o seu porte, desde que você obtenha a licença adequada.
A única exceção que eu faria é para pessoas com problemas de raiva, bebida ou drogas. Carregar tem que significar carregar com responsabilidade e se você não consegue controlar seu temperamento, não quer carregar uma arma. Acontecem muitos tiroteios, especialmente entre amigos e familiares, quando há álcool envolvido. É por isso que muitos estados que permitem o transporte oculto ainda o proíbem em bares.
A outra questão restritiva pode ser o seu trabalho. Muitos locais de trabalho não permitem que os funcionários carreguem. Queremos ser legais no que fazemos, então você precisa levar isso em consideração. Embora tenha havido casos de pessoas que usaram armas escondidas para impedir um crime durante o trabalho, muitas dessas pessoas perderam o emprego por fazerem a coisa certa.
Passo 1 – Trabalhe na Precisão
O primeiro lugar para começar é trabalhar na precisão do tiro. Isso significa diminuir o tamanho do grupo de fotos. Se você conseguir atirar em um pequeno grupo no estande, conseguirá se sair melhor quando a adrenalina estiver fluindo. Idealmente, você deseja ser capaz de acertar aquele grupo compacto em tiro rápido, o que significa um tiro por segundo. Mas não se concentre na velocidade, concentre-se na precisão. A velocidade virá naturalmente conforme você melhora.
Para sua prática, escolha uma distância e mantenha-a. A maioria dos tiros de autodefesa acontece a menos de 6 metros, então é uma boa distância para praticar. Se você conseguir atirar com precisão a 6 metros, será capaz de atirar com precisão em alvos mais próximos do que isso.
Em última análise, você deseja ser capaz de realizar esses grupos restritos com sua arma de transporte. mas isso não significa que você precise começar carregando sua arma. Eu carrego um .45 ACP, então cada tiro é como lançar 50₵ para baixo. Isso fica caro rapidamente. Comecei a trabalhar no meu tiro com uma .22LR e subi até uma 9mm, antes de começar a trabalhar na precisão com a minha .45.
Passo 2 – Tomando Decisões Táticas
Qualquer incidente de atirador ativo irá forçá-lo a tomar uma série de decisões táticas rapidamente. Isso inclui coisas como qual alvo atacar primeiro, como proceder a partir daí, utilizando cobertura e ocultação, movendo-se de um alvo para outro e tomando a decisão de atirar/não atirar. Tudo isso acontece de forma extremamente rápida, obrigando você a reagir sem realmente ter tempo para pensar. Você precisa saber como reagirá em qualquer situação, antes de se encontrar lá.
Existem algumas coisas diferentes que você pode fazer aqui para ajudá-lo nesse processo. O primeiro é um exercício mental, pensando no que você faria em vários cenários diferentes. Para tornar isso mais realista, faça-o na hora, quando estiver fora de casa; pegando a situação em que você se encontra e se perguntando o que você faria se algum outro cliente daquele negócio sacasse uma arma ou se alguém entrasse pela porta e começasse a atirar. Se você estiver em tal situação, provavelmente será diferente dos seus cenários de prática; mas essa prática ainda o ajudará a se preparar.
Além desses exercícios mentais, veja se você encontra um campo de tiro local que possua cabine para treinamento em vídeo para esses cenários. Essas cabines confrontam você com vídeos de uma variedade de cenários possíveis, forçando você a decidir se deve ou não puxar o gatilho. Você é avaliado de acordo com quantos bandidos você derruba, em comparação com quantos espectadores inocentes você atira.
Passo 3 – Atirando em Alvos Móveis
A próxima coisa a fazer é atirar em alvos móveis. Nenhum criminoso provavelmente ficará ali como um alvo, pedindo para ser baleado. Eles provavelmente estarão se movendo, seja para se aproximar do alvo ou para fugir. Independentemente disso, eles são muito mais difíceis de atirar quando estão em movimento, especialmente se estiverem se movendo na sua frente.
Qualquer pessoa que tenha caçado pássaros ou tiro ao alvo pode dizer que a maneira de atingir um alvo em movimento é conduzi-lo. Mas saber até que ponto liderar esse alvo pode ser extremamente desafiador, especialmente numa situação em que pode haver espectadores inocentes na arena. A última coisa que qualquer um de nós deseja é atingir um inocente, só porque erramos o alvo que estamos tentando atingir.
Para piorar a situação, pode ser extremamente difícil encontrar um lugar onde você possa praticar tiro em alvos móveis. Mesmo que o seu campo de tiro local tenha eventos de tiro tático, não há garantia de que eles utilizem qualquer tipo de alvo móvel. Se o fizerem, participe, pois se trata da melhor prática que você pode encontrar.
Passo 4 – Evitando levar um tiro
Isso pode não parecer parte da prática de tiro; mas na verdade é muito importante; ainda mais importante do que quão bem você pode atirar. Você não fará nada para ajudar a defender a si mesmo ou a qualquer outra pessoa se levar um tiro. Portanto, sua primeira responsabilidade é evitar se tornar um alvo. Isso pode ser difícil, especialmente se você estiver segurando uma arma.
Existem duas maneiras básicas de evitar levar um tiro, além de simplesmente fugir. A primeira é usar cobertura e ocultação e a segunda é mover-se enquanto atira. Se você não estiver atrás de uma boa cobertura, bloqueando os tiros, então você deve se mover para se proteger.
Mas como você pode praticar isso? Poucos estandes de tiro permitirão esse tipo de tiro, a menos que seja em um evento de tiro tático. É muito perigoso ter pessoas se movimentando e atirando, quando o estande está cheio de atiradores. O mesmo espaço, quando utilizado para tiro tático, terá apenas um atirador por vez, ajudando a garantir que a situação permaneça segura.
Felizmente, podemos praticar tanto a movimentação quanto a cobertura, sem precisar estar em um campo de tiro. Mas atirar enquanto se move é um jogo totalmente diferente. Praticamente o único lugar onde você poderá fazer isso é em um campo ao ar livre, sem mais ninguém por perto. Você pode praticar movimentos com uma arma em casa, mas isso não é a mesma coisa que atirar enquanto se move.
No entanto, existe uma forma de praticar tiro enquanto se desloca em casa, que é segura e legal. Isso é para usar um alvo de prática a laser. Existem diversas marcas no mercado, vendidas com o objetivo de dar às pessoas uma forma de praticar tiro em casa. Por serem seguros e não haver mais ninguém por perto, eles também podem ser usados para praticar coisas que você não pode praticar em seu alcance local, como atirar em movimento.
Passo 5 – Acostume-se a carregar
Leva tempo para se acostumar a carregar uma pistola o tempo todo. O peso extra da sua pistola e dos carregadores sobressalentes tentará puxar suas calças para baixo. Isso é especialmente ruim se você estiver acima do peso. Você tem que estar constantemente ciente da presença daquela arma, para não deixá-la transparecer. Você também deve garantir que ninguém possa tirar isso de você; a pior infâmia para quem carrega. Além disso, é preciso verificar a sinalização dos prédios ao entrar, certificando-se de não levar para algum lugar onde é proibido.
Mesmo assim, vale a pena. Talvez você nunca precise usar essa arma e espero que não. Mas, como já disse, tive quatro situações diferentes em que carregar impediu um crime. Isso faz com que valha a pena, no que me diz respeito. Consigo manter minha família segura; e esse é o meu trabalho.
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: Survivopedia.