É por isso que você não deve construir um bunker
Se você vai se preparar adequadamente para o fim do mundo, deve construir um bunker, certo?
Para muitas pessoas, algum tipo de bunker é o que primeiro vem à mente quando a frase “preparador do juízo final” ou algo semelhante vem à mente.
Isso ocorre porque os filmes apocalípticos fictícios e os reality shows quase implacavelmente mostram preparadores (reais ou imaginários) tendo um bunker subterrâneo de concreto em sua propriedade totalmente carregado com suprimentos e pronto para sobreviver a qualquer um em um deserto pós-apocalíptico.
Portanto, sem um bunker, as chances de você sobreviver a um grande desastre de rede devem ser remotas, correto?
Não necessariamente. Na verdade, construir um bunker pode realmente reduzir suas chances de sobrevivência, distraindo você de se concentrar em suas verdadeiras prioridades.
Aqui estão algumas razões pelas quais você NÃO deve construir um bunker:
Bunkers são caros... muito caros
A maioria das pessoas que pensa em construir um bunker de sobrevivência esquece de pensar sobre qual será o total do bunker.
O custo de construção de um bunker de sobrevivência personalizado pode variar significativamente, mas na maioria das vezes nunca é barato.
Na extremidade inferior, você pode esperar pagar entre $ 30.000 e $ 60.000 por um bunker básico (kkkkk isso nos EUA), mas completo, que fornecerá uma vida decente e espaço de armazenamento e proteção contra o mundo exterior.
No topo, você pode pagar milhões por um bunker feito sob medida que vem com praticamente todo tipo de luxo que você possa imaginar.
Isso inclui vários cômodos e níveis, ventilação de ar, muita água, entretenimento, banheiros completos, quartos, etc.
Independentemente disso, um bunker será um investimento considerável que está além do preço acessível para a maioria das pessoas.
Mas digamos que o orçamento não seja um problema para você. Construir um bunker ainda pode não ser uma boa ideia porque…
Tudo pode ser em vão
Digamos que você tenha o orçamento e o tempo para construir um bunker adequado e invista ainda mais para garantir que o bunker seja devidamente armazenado com comida, água, remédios e tudo o mais que você e sua família precisariam para sobreviver a um desastre na rede.
Ainda pode ser tudo em vão.
E se você for forçado a sair de sua área quando ocorrer um desastre? Se ficar muito perigoso ficar na sua área ou você não tiver muita escolha.
E assim, os milhares (ou milhões) de dólares que você investiu em seu bunker teriam sido em vão.
Praticamente qualquer cenário de sobrevivência que exija ou force você a fugir do local de seu bunker arruinará efetivamente todo o propósito de ter o bunker em primeiro lugar.
Existem opções alternativas para se proteger
Para mais cenários do que não, construir um bunker provavelmente nem é necessário em primeiro lugar.
A principal razão pela qual as pessoas consideram investir em um bunker como parte de seus preparativos é para proteção. Mas também existem outras maneiras de se proteger em um cenário STHF.
Aqui estão algumas alternativas para construir um bunker para garantir que você e sua família sejam mantidos seguros e bem alimentados.
Fortaleça sua casa
Uma maneira muito mais barata e possivelmente ainda mais eficaz de se proteger
A maioria das casas é muito fácil de invadir, mas existem etapas que você pode seguir para tornar sua casa uma fortaleza quase impenetrável, que nem mesmo tornará necessária a construção de um bunker.
Substitua todas as portas que levam para fora por portas de metal resistentes, que não podem ser derrubadas com machados ou marretas. Substitua todas as dobradiças por dobradiças resistentes e substitua todas as suas janelas por janelas de vidro acrílico, que são muito mais duráveis e não podem ser quebradas com tanta facilidade.
Essas medidas são simples e, no entanto, serão altamente eficazes para dissuadir e resistir a invasores domésticos. Ladrões e saqueadores sempre procurarão as casas mais fáceis de invadir.
Quando eles encontram qualquer resistência real em invadir, a maioria terá dúvidas e se mudará para a próxima casa.
Instale um quarto seguro (safe room) em sua casa
Uma sala segura é uma sala escondida em sua casa para onde você e sua família podem se retirar em caso de emergência.
Também conhecidas como salas do pânico, as salas seguras devem atender aos seguintes critérios:
Eles devem estar ocultos e não facilmente detectáveis.
- A entrada deve ser fortificada.
- Eles devem ter espaço suficiente para que toda a sua família possa dormir.
- Eles devem ter equipamentos de comunicação para que você possa entrar em contato com o mundo exterior.
- Eles devem ser abastecidos com armas de autodefesa no caso de alguém quebrar a entrada.
- Eles devem ter pelo menos sete dias de suprimento de comida, água e medicamentos prescritos.
As salas seguras podem não fornecer o mesmo nível de proteção que um bunker oferece, mas são uma solução muito mais barata para se manter seguro.
No caso de suas defesas domésticas externas, conforme descrito anteriormente, serem quebradas, você pode se retirar para sua sala segura como último recurso.
Tenha uma localização de bug e um cache de sobrevivência
Conforme discutido anteriormente, você pode ser forçado a sair de casa dependendo das circunstâncias. No caso desse cenário, a última posição em que você deseja estar é não ter para onde ir.
É por isso que ter um local de detecção de bugs é tão importante e, sem dúvida, uma alternativa melhor para construir um bunker em casa.
E, embora um livro inteiro possa ser escrito sobre como encontrar e configurar um local de saída de bug eficaz, você deve garantir que os seguintes critérios sejam atendidos no mínimo:
Esteja em um terreno que você possui (ou que pertence a um amigo ou membro da família que está bem com você usando o terreno com eles como um local de bug quando SHTF)
- Localizado longe de uma área urbana e da 'zona de perigo', mas ainda a uma curta distância.
- Escondido da vista de qualquer um
- Ter recursos naturais abundantes ou recursos naturais próximos (terra para cultivo, fonte natural de água, plantas comestíveis para forrageamento, vida selvagem para caça/armadilha, etc.)
- Armazenado com mais comida, água, remédios e outros suprimentos
É claro que, se você decidir construir um bunker, poderá facilmente, se não mais facilmente, construir seu bunker no local de saída do bug. Dependendo das circunstâncias, pode ser mais sensato fazer isso de qualquer maneira.
Um cache de sobrevivência é simplesmente um esconderijo secreto de itens de sobrevivência que você escondeu ou enterrou longe de sua casa.
A ideia é que, se você for forçado a abandonar sua casa e estocar suprimentos lá, terá uma opção de backup com a qual poderá se reabastecer. O cache pode estar localizado em seu local de fuga ou a caminho do local (ou ambos).
Ter um bunker para um cenário de fim do mundo não garante que você sobreviva quando tal desastre ocorrer.
Pelo contrário, construir um bunker pode realmente distraí-lo das prioridades reais. O dinheiro que você investe em um bunker, por exemplo, pode ser investido em comida, água, fortificações de defesa doméstica, suprimentos ou na compra de terras longe de sua cidade para usar um local de escuta.
Também vale a pena mencionar que existem vantagens potenciais em ter um bunker. Se construído corretamente, não há como negar que um bunker é um local altamente seguro para o qual você pode se refugiar. E por mais extremo que possa parecer, você provavelmente estará mais seguro dentro de um bunker do que fora dele no caso de uma guerra nuclear ou catástrofe semelhante.
Há outra opção, no entanto. É um porão secreto, uma engenhosa configuração de bunker que está enterrada a poucos metros de seu quintal. Lá você poderá se abrigar com todos os suprimentos de que precisa para sobreviver, não apenas por alguns dias... mas por alguns meses, se for o caso.
Este é um projeto baseado nos porões de nossos bisavós, mas foi improvisado para que agora esteja mais perto de um bunker militar.
Em última análise, você deve decidir por si mesmo se a construção de um bunker é a ação certa a ser tomada para se preparar para um desastre na rede. O objetivo deste artigo é apenas dizer que nem sempre é uma decisão sábia e que existem alternativas mais baratas que você pode adotar para proteger sua família.
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: Ask a prepper.