Disciplina mortal com o boxeador Tony Jeffries
Seria um erro falar sobre luta e autodefesa sem abordar o conjunto básico de habilidades dos boxeadores. Tony Jeffries é um boxeador profissional de classe mundial, medalhista olímpico representando o Reino Unido e agora é um dos instrutores de boxe mais populares do mundo.
Nosso amigo Clint Emerson, autor dos best-sellers 100 Deadly Skills e Escape the Wolf do New York Times, se encontrou com Tony para aprender alguns dos fundamentos do boxe, como treinar forma, potência e velocidade, e como aplicar o boxe às ameaças cotidianas.
Tony começou a lutar boxe muito cedo, depois de derrotar um colega valentão de 10 anos na escola. Depois disso, seu pai insistiu que Tony aprenderia boxe, e quase imediatamente ele começou a ganhar títulos e subir no ranking. Agora ele treina boxeadores novatos nas ferramentas do ofício.
Análise do boxe
Tony descreve os quatro socos básicos do boxe – o jab, o cruzado, o gancho e o gancho – e como a combinação certa deles pode efetivamente derrubar um oponente no ringue. Aprender e praticar esses golpes também pode desenvolver força, resistência e conhecimento cinestésico corporal de como se mover com um oponente.
Jab. Um golpe forte pode desviar o oponente, distraí-lo e até mesmo devastá-lo se você o pegar desprevenido. Lembre-se de ficar em posição de prontidão, golpear direto, enquanto joga os quadris, e não se esqueça de respirar.
Cruzar. Se você desferir um soco seguido de um soco cruzado, seu oponente terá dificuldade em recuperar o juízo. Ao dar o soco, não se esqueça de expirar, girar os quadris e estender totalmente o braço.
Gancho. Esse soco é exatamente o que parece, um punho na ponta de um braço em forma de gancho que mantém muita força daquele ângulo de 90 graus do cotovelo e, claro, rotação do quadril e respiração. Este não é um feno desleixado, mas sim um ataque bem formado. Um gancho na cabeça ou no corpo pode causar muita dor e força de nocaute.
Gancho-Uppercut. O uppercut é um golpe na cabeça por baixo que ataca a mandíbula, joga a cabeça para trás e pode colocar o adversário para fora da contagem.
Respirar. Tony enfatizou a importância de respirar a cada golpe para ficar relaxado. Os músculos relaxados movem-se de forma mais livre, rápida e eficiente do que os músculos tensos, criando assim golpes mais poderosos e conservando a sua energia durante um confronto. Portanto, aprenda a respirar enquanto ataca.
Velocidade. O desenvolvimento da velocidade como boxeador começa com o desenvolvimento da boa forma. Aprenda a boa forma, pratique-a repetidamente e aumente gradualmente sua velocidade a partir dessa plataforma solidamente construída.
Treinamento para boxeadores
No vídeo, encontrado na Warrior Poet Society Network, Tony também fala sobre como aumentar a força, velocidade, agilidade e potência.
Bolsas pesadas. Usar luvas e socar um saco de pancadas fortalece o sistema músculo-esquelético e ajuda o cérebro e o corpo a adquirirem a forma adequada através da sensação.
Bolas medicinais. Jogar uma bola medicinal contra uma parede de concreto, como se você estivesse dando um soco em uma luva gigante e pesada, também pode lhe ensinar a forma enquanto desenvolve uma força enorme.
Bolas dos pés. Os boxeadores ficam na ponta dos pés para que possam entrar e sair rapidamente.
Boxe de sombra. Literalmente, lutar contra sua própria sombra ou reflexo em um espelho pode lhe ensinar forma e precisão, evitando que você dê socos selvagens e fora do alvo.
Tal como acontece com qualquer uma dessas habilidades ou quaisquer outras apresentadas pela Warrior Poet Society, elas só são eficazes se forem treinadas de forma adequada e frequente. Assistir aos vídeos apresentados aqui ajudará a estabelecer uma base para o desenvolvimento de seu próprio conjunto de habilidades defensivas.
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: Warrior Poet Supply co.