17 usos de sobrevivência para lenço Shemagh ou Keffiyeh
O lenço shemagh é um acessório de cabeça tradicional no Oriente Médio. Também é conhecido como keffiyeh, ghutrah, mashadah, cemedani e muito mais. Esses nomes diferentes refletem diferentes culturas e países de origem. É difundido em todos os países árabes, por isso costumamos relacionar este item ao mundo árabe.
Mas o que isso tem a ver com sobrevivência? Com todo o respeito, é apenas uma peça de roupa, não é? Bem, se você pensa assim, você não poderia estar mais errado. Para começar, é uma vestimenta padrão das forças militares em dezenas de países, particularmente das forças especiais. Agora, você deve estar intrigado: as forças militares especiais certamente não usam roupas típicas árabes por causa da moda. Bem, vamos dar um passo de cada vez e revelar esse item incrível.
O que é exatamente um Shemagh?
Como já disse, é uma espécie de lenço, usado na cabeça e às vezes nos ombros. Quando desembrulhado é semelhante a uma bandana, mas é muito maior. É um pedaço de tecido quadrado. O tamanho pode variar. Shemaghs menores têm normalmente 42 por 42 polegadas, enquanto os maiores podem ter até 49 por 49 polegadas.
Normalmente é dobrado ao meio para obter uma forma triangular. Depois pode ser enrolado e amarrado na testa. Além disso, muitas vezes é combinado com um agal, uma faixa de cabeça tradicional que mantém o shemagh no lugar. Algodão é o material mais comum para shemaghs.
História de Keffiyeh
Este lenço tem uma história fascinante. Vários países identificam-no como uma parte importante da sua tradição e cultura. Portanto, alguns deles possuem padrões e esquemas de cores típicos de sua região. Embora existam várias alegações de diferentes países de que foram os primeiros a usar shemaghs, a verdade é mais reconciliadora. É muito provável que todas as variedades shemagh ou keffiyeh tenham se originado de cocares babilônicos do impressionante século 32 a.C.!
Avançando para o século 21, este lenço do Oriente Médio é reconhecido mundialmente. Mais ainda, permeou as tendências da moda. Celebridades e criadores de tendências como Sting, David Beckham, Madonna e Colin Farrell usaram shemaghs em muitas ocasiões. Verdade seja dita, é mais uma moda que vai e vem a cada dois anos ou décadas.
De qualquer forma, o que quero dizer aqui é que um shemagh é um item muito versátil e significativo. Além do valor histórico e tradicional, pode até se tornar um acessório de moda, mas o que realmente nos interessa é o potencial uso em situações de sobrevivência.
Pode ser uma ferramenta valiosa de sobrevivência
Quando se trata de equipamento de sobrevivência, costumo compará-lo ao equipamento militar. Os soldados, especialmente as forças especiais, necessitam de treino de sobrevivência, bem como de equipamento de sobrevivência. Enfrentar cenários de sobrevivência faz parte do seu trabalho. Portanto, se os militares usam um determinado item, provavelmente é um bom item. E você provavelmente já viu algumas fotos de fuzileiros navais dos EUA no Afeganistão usando shemaghs. Eles estão tentando parecer árabes? Ou para se misturar? Sem chance. O shemagh pode se tornar uma ferramenta de sobrevivência ou bushcraft com dezenas de usos.
A história da sobrevivência tem tudo a ver com desenvoltura. Use tudo o que você tiver para superar as dificuldades. Você pode estar preparado, armazenando alimentos, armas e equipamentos, mas nunca poderá adivinhar como as coisas vão acontecer. Você pode perder alguns de seus equipamentos ou suprimentos. Portanto, um bom sobrevivente possui as habilidades e a capacidade de se adaptar rapidamente. Então, vamos ver como os shemaghs se encaixam nessa história.
17 maneiras de usar lenço Shemagh ou Keffiyeh para sobrevivência
Começarei com os propósitos básicos dos shemaghs. Não é nenhuma surpresa que tenha sido inventado no Médio Oriente. Esta parte do nosso planeta tem um clima quente, seco e árido. Além disso, existem desertos por todo lado. O povo desta região vive sob um sol escaldante, com muita areia e poeira ao redor. Mas eles criaram uma solução completa – um shemagh. Ele foi projetado para proteger as pessoas dos elementos.
1. Proteção solar
Um shemagh é uma vestimenta versátil desde o início. Existem várias maneiras diferentes de usá-lo. Se você usá-lo na cabeça, terá uma proteção decente contra o sol. Afinal, é um toucado padrão dos beduínos. E ninguém conhece melhor as condições do deserto do que eles. Você pode prendê-lo como um turbante ou pode prendê-lo frouxamente para que caia sobre seus ombros e costas.
Um estilo de lenço no pescoço protegerá seu peito e ombros do sol. Todos os estilos podem ser ajustados para cobrir seu rosto para proteção adicional.
2. Proteção contra areia e poeira
Quando a tempestade chega e há areia ou poeira ao redor, você sabe o resultado. Tempestades de areia ou tempestades de poeira são comuns em regiões secas e semiáridas. Um shemagh é uma espécie de filtro de ar. Ok, ganhou' não retém as partículas mais finas, mas bloqueia poeira e areia.
Além disso, se houver fumaça no ar, um shemagh úmido reduzirá a inalação de fumaça e permitirá que você respire melhor por um tempo.
3. Camuflagem
Os shemaghs tradicionais são geralmente brancos com padrões vermelhos ou pretos. No entanto, as Forças Especiais costumam usar padrões de cores camufladas. Tons de verde, marrom e cinza farão você passar despercebido ao ar livre. Claro, você precisa primeiro enrolar o shemagh em volta da cabeça e do rosto. Não há necessidade de mencionar que o resto de suas roupas também deve ser discreto. É uma maneira mais rápida e limpa do que pintura facial ou lama.
4. Toalha
Em caso de emergência, você pode usá-lo como toalha. O shemagh é um bom absorvente, por isso pode fazer o trabalho. Também é espesso o suficiente e seca muito rapidamente.
5. Toalha
Na verdade, não foi feito para limpeza, mas, ei, estamos falando de usos de sobrevivência. Portanto, não é um pano mágico, mas pode ser útil para limpar o que você precisar.
6. Corda
Embora pareça ser apenas um pedaço de tecido, o shemagh é bastante resistente. Também é longo. Portanto, se você não tiver mais nada, poderá usá-lo para unir as coisas. Quando você rola, ela aguenta muito peso. Mesmo sendo uma corda improvisada, ela será forte e durável.
7. Cinto
Obviamente, se você puder transformá-lo em uma corda, ele também poderá se tornar um cinto.
8. Travesseiro
Ok, isso é um pouco exagerado. Não é grosso o suficiente para substituir um travesseiro normal. No entanto, você pode dobrá-lo algumas vezes para obter um mini travesseiro. Pense em uma longa viagem de ônibus. Ou passar a noite na barraca ou em um abrigo. Se você não tiver travesseiro, ficará muito feliz com seu shemagh.
9. Cobertor
É o mesmo que um travesseiro. É muito fino e não grande o suficiente para ser um cobertor decente. Mas, se você estiver com frio, ele pode se tornar uma camada extra cobrindo a parte superior ou inferior do corpo.
10. Bandagem de pressão de emergência
Se você não tiver um kit de primeiros socorros, um shemagh será útil. Você pode usá-lo como um curativo de pressão para estancar o sangramento e proteger a ferida. Não é uma solução perfeita, mas é melhor do que rasgar a roupa para conseguir um pedaço de tecido para tratar o ferimento.
11. Tipoia de braço ou envoltório de pé
Pulso torcido ou braço quebrado? Em situações de sobrevivência, você provavelmente não terá acesso a um médico ou hospital. Se você não tiver um kit médico, terá que improvisar. Mais uma vez, um shemagh é bastante conveniente. Você pode transformá-lo em uma tipoia de braço decente. É ainda mais fácil envolver o pulso.
12. Torniquete
Em casos de ferimentos graves e sem IFAK, um keffiyeh pode ser transformado em um torniquete improvisado. Esta parte é realmente fácil. No entanto, lidar com feridas graves é arriscado. Você precisa de algum treinamento médico para usar um torniquete corretamente. Caso contrário, você poderá piorar as coisas.
13. Filtro de água de emergência
É um pedaço de tecido, então não é um bom filtro de água. Não purifica a água, mas em caso de emergência, você pode pelo menos filtrar detritos, areia e partículas de sujeira. Você ainda precisará fervê-lo para torná-lo seguro para beber. Dobre o shemagh algumas vezes para filtrar o máximo possível.
14. Porta-panelas
Depois de ferver a água, este magnífico e versátil lenço permitirá retirá-la do fogo. O mesmo acontece se você estiver fervendo uma sopa, um chá ou café.
15. Bolsa Hobo
Não é uma bolsa de proteção, mas pode ser usada para carregar coisas. Quando você não tem mais espaço na mochila ou está sem opções, ela pode se tornar uma bolsinha prática.
16. Fique tranquilo
Se você tiver bastante água disponível, um shemagh pode ajudá-lo a se refrescar em um dia quente e ensolarado. Mergulhe-o em água e enrole-o na cabeça e no pescoço. Ele durará até que a água evapore. No entanto, não funcionará em alta umidade. E talvez você não queira desperdiçar água para resfriamento. De qualquer forma, é bom saber o truque.
17. Arma
Você pode transformar seu lenço em uma tipoia. Basta embrulhar uma pedra e você terá uma nova arma. Na verdade, é preciso alguma prática para se tornar adepto. Talvez seja mais fácil atirar a pedra se você não tiver nenhuma outra arma. Mas uma funda pode ser uma arma. E Davi matou Golias com uma funda e uma pedra! Foi um shemagh?
Conclusão
Tenho certeza de que existem dezenas de outras maneiras possíveis de usar shemaghs. É um pedaço de pano tão simples, mas é tão prático. Se você mora em um clima seco, você definitivamente deve colocá-lo em sua bolsa de proteção. É pequeno e leve, mas forte e versátil.
Normalmente, não me importo com o valor histórico ou tradicional do meu equipamento de sobrevivência (a praticidade é minha única prioridade). Ainda assim, é legal usar um lenço que tem sido usado como ferramenta multifuncional há milhares de anos.
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: Simply Survival.