Comunicação após um EMP
Bem-vindo a mais uma rodada de perguntas do leitor. Desta vez discutiremos uma questão em duas partes sobre EMPs levantada por Bernard:
Pergunta de preparação para EMP de Bernard
Eu sou novo em preparação. Gostaria de obter informações sobre: 1. Comunicação após um EMP e/ou 2. Como proteger meus eletrônicos de um EMP.
Nossa resposta: equipamento de comunicação pós-EMP
Primeiramente, obrigado Bernard por enviar sua pergunta. Para aqueles que não sabem o que é um EMP, vamos dar algumas informações básicas para começar.
O que é um PEM?
Um EMP, ou pulso eletromagnético (PEM), é um pulso elétrico que pode destruir a rede elétrica, bem como quaisquer dispositivos elétricos que você possa ter, a menos que sejam blindados magneticamente.
Quão preocupado devo estar com um EMP?
Os EMPs são comumente associados como subproduto de uma explosão nuclear detonada acima da atmosfera terrestre. Existem também bombas EMP (sem o elemento nuclear) e o risco de uma super explosão solar causar um EMP. Todas essas possibilidades são extremamente raras , então não há necessidade de pânico, mas estamos aqui para nos preparar para o que é extremamente raro, então vamos nos aprofundar.
Em primeiro lugar, se alguma vez ocorrer um EMP, será improvável que toda a rede eléctrica desmorone. No entanto, se nós, no Ocidente, entrarmos em guerra com um inimigo tecnologicamente avançado, torna-se altamente provável que bombas EMP entrem em ação, aumentando as probabilidades de que muitas partes diferentes dos EUA e do Canadá sejam destruídas eletronicamente.
Mas, novamente, é provável que nem toda a rede seja retirada, pois isso seria demasiado desgastante financeiramente. Como o mundo moderno é tão dependente da conectividade electrónica para fins comerciais, militares e sociais, atingir mesmo que apenas uma pequena parte da rede será benéfico para um inimigo, uma vez que nos custaria milhares de milhões e afetaria drasticamente a nós e ao nosso ambiente. Portanto, é mais provável que apenas algumas grandes cidades sejam atingidas por uma bomba EMP em caso de guerra, pois isso seria suficiente para causar sérios danos a um país.
Para reiterar, esse tipo de coisa acontece é extremamente improvável. Eventualmente escreverei um artigo completo sobre EMPs, mas por enquanto trate o que foi dito acima como uma introdução e vamos supor (para fins de argumentação) que uma explosão de EMP atingiu o território continental dos Estados Unidos. Suponha que a rede como a conhecemos tenha sido destruída onde você mora . Aqui você está tentando encontrar uma maneira de se comunicar além do seu entorno imediato…
Como podemos nos comunicar após um EMP?
A chave para ser capaz de se comunicar, na verdade, reside em ser capaz de proteger seu(s) dispositivo(s) durante o aperto/pulso inicial do EMP, após o qual, caso seu dispositivo tenha sido protegido, ele permanecerá perfeitamente utilizável. Enquanto o seu celular funcionar, no entanto, não haverá promessas de que sua rede de celular estará ativa e totalmente operacional!
Com isso em mente, além dos óbvios meios não eletrônicos de interação, eu sugeriria algum tipo de rede/protocolo de comunicação descentralizada que, por definição, não dependa de uma rede estabelecida se você pretende se comunicar após um EMP. A melhor opção seria investir em um rádio (ondas curtas e longas) como esse rádio CB ou um rádio HAM , ou ambos. Emparelhado com seu walkie-talkie mais básico para comunicação de curto alcance, você deve se comunicar bem após um EMP. Em teoria, imagino que os telégrafos também estarão totalmente funcionais, embora não veja muita informação sobre isso online.
Mencionarei que a escolha ideal para comunicação é um telefone via satélite devido às suas capacidades fora da rede por design. Esses telefones suportam transferência de voz e dados e vêm em um pacote relativamente pequeno. Observe que os telefones via satélite ainda precisam de um plano telefônico para funcionar. Embora sejam tecnicamente ideais, seu preço inicial não é totalmente viável; os telefones via satélite custam muito e os planos que eles executam também custam muito. Os conjuntos Inmarsat vêm com planos pré-pagos, mas custam mais de US$ 600 e, mesmo assim, as unidades expiram após apenas 180 dias. Eu sugeriria realmente pesquisar os prós e os contras de um telefone via satélite antes de comprá-lo. Certifique-se de prestar atenção ao custo total de ter e manter um desses, não apenas ao custo do dispositivo individual. Se precisar de ajuda com a pesquisa, basta nos avisar e poderei analisar e detalhar todas as opções de telefone via satélite. Mais uma vez, porém, esteja ciente de que o preço é exorbitante e pode ser bastante astronômico.
Tenho plena fé que a humanidade acabará por ser capaz de se levantar após praticamente qualquer desastre. Contudo, a curto prazo, aqueles de nós que possuem formas básicas de adquirir notícias e conhecimento terão vantagens definitivas sobre os outros. Há boas razões para querer comunicar depois de um EMP, mas considerando o custo extremo da forma ideal de comunicação, poderá optar por alternativas menos ideais e alocar fundos extra noutros locais para impulsionar outras preparações. Você pode viver sem comunicação definitiva. Você não pode viver sem água potável e comida.
Como posso proteger meus dispositivos eletrônicos de um EMP?
A realidade é que os perigos dos PEM são extremamente sensacionalistas. Muitos dos dispositivos que você possui, independentemente do fato de serem eletrônicos, ainda funcionarão após um EMP. Muitos eletrodomésticos e dispositivos comerciais possuem protetores contra surtos integrados que devem proteger seus eletrônicos em caso de EMP. A maioria dos equipamentos electrónicos não ligados à rede eléctrica também deverá sobreviver a um EMP, uma vez que a maioria dos testes realizados com bombas nucleares e explosões solares observadas têm muito pouco impacto electromagnético para além do marco zero imediato.
Também vale a pena mencionar que se uma bomba nuclear detonasse acima de sua cabeça, você provavelmente não se preocuparia em como compartilhar essa notícia no Facebook! ;) E viajar mais longe do marco zero aumenta as chances de que a tecnologia que você precisa para se comunicar esteja instalada e funcionando. Você realmente quer se comunicar depois de um EMP? Saia do marco zero e você encontrará toneladas de ferramentas de comunicação funcionais.
A única maneira verdadeira de proteger seu equipamento eletrônico contra um EMP é usar um recipiente à prova de EMP, como uma gaiola de Faraday ou, em caso de emergência, gabinetes totalmente metálicos. Caixas de munição ou caixas de aço galvanizado devem funcionar. A espessura não importa muito. Ajuda, mas não é a característica definidora de um contêiner à prova de EMP. Contanto que o item esteja totalmente envolto em metal, de ponta a ponta, e o item que você deseja proteger esteja armazenado dentro da caixa de metal/gaiola de Faraday com o conteúdo isolado e sem tocar no metal , seu equipamento deve estar protegido . A gaiola/caixa/contêiner não pode ter nenhuma folga e, mais uma vez, deve ser revestida de metal de ponta a ponta.
Se você estiver especialmente preocupado ou tiver equipamentos médicos vitais que dependam de eletrônicos, embrulhe um dispositivo sobressalente em papel alumínio, coloque-o dentro de uma gaiola de Faraday e coloque-a dentro de seu carro. Isso irá protegê-lo contra o pulso eletromagnético médio.
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: More Than Just Surviving.