Curativo de Pressão – Como e Quando Aplicar

Curativo de Pressão

Curativo de Pressão – Como e Quando Aplicar


Você sabe como aplicar um curativo pressurizado? Você ainda precisa saber alguma coisa sobre isso? Talvez você ache que deveria fazer seu trabalho e deixar os profissionais médicos lidarem com possíveis lesões. Em última análise, a escolha é de qualquer um. Porém, há muitos motivos pelos quais você deve saber algumas coisas sobre como prestar primeiros socorros e cuidar de lesões.

Lesões podem acontecer a qualquer pessoa, em qualquer lugar. Ok, temos serviços de emergência e paramédicos, pessoas treinadas para responder e reagir rapidamente. Mas será que deveríamos realmente confiar apenas neles ? É uma questão que ressoa em quase todos os campos da vida. Consertar um carro ou eletrodomésticos, pintar paredes, consertar uma torneira com vazamento – a maioria das pessoas costumava fazer isso por conta própria apenas algumas décadas atrás. Hoje, procuramos ajuda profissional para os menores entraves e avarias.

Isto não é necessariamente uma coisa ruim. Isso mostra progresso. Sem dúvida, as tecnologias modernas facilitam a nossa vida. Mas, como efeito colateral, estamos a tornar-nos cada vez mais dependentes. Consequentemente, ficamos mais vulneráveis ​​e impotentes quando as coisas correm mal.

Nossa sociedade mostra muitos sinais de perturbação potencial e, se SHTF, você ficará completamente paralisado, a menos que tome seu destino em suas próprias mãos

Mesmo que nada mude, há muitas situações em que você pode não ter o luxo de esperar que os paramédicos salvem o dia. Pense em acidentes de carro, caminhadas, caça e acampamentos. Sem mencionar a apropriação original e a vida fora da rede.

Um estilo de vida mais independente e autossuficiente requer muitas habilidades. A prestação de primeiros socorros está entre elas e nunca deve ser subestimada.


O que é curativo pressurizado?

Um curativo de pressão (também chamado de curativo de pressão) é um curativo projetado para exercer pressão sobre uma ferida ou outra área. Normalmente não tem adesivo e deve-se aplicá-lo sobre uma camada espessa e absorvente, geralmente algum tipo de gaze.


Fornece pressão contínua e evita a formação de seroma e hematoma. Estes são termos médicos que denotam diferentes tipos de fluidos que podem se acumular em um tecido sob a pele. Também comprime o espaço morto e, como resultado, diminui os riscos de infecção.

Aplicar pressão é a primeira linha de defesa em casos de sangramento. Você pode usar gaze de combate, panos e até mesmo as mãos para aplicar pressão imediatamente e evitar a perda de sangue.

No entanto, manter a pressão manualmente pode ser difícil. É aí que entra o curativo pressurizado. Depois de aplicar uma gaze estéril ou outro absorvente, você deve enrolar o curativo pressurizado sobre a gaze. Manterá uma pressão constante e, esperançosamente, interromperá o sangramento.

curativo de pressão


Quando você deve aplicar curativo de pressão

Aplicar uma bandagem de pressão é simples. Mas você também precisa saber quando deve aplicá-lo. No final das contas, as habilidades de uma pessoa são mais importantes do que o equipamento. Portanto, é uma boa ideia fazer algum treinamento em emergências e primeiros socorros.

O curso de ação depende do tipo de ferida. Existem muitos tipos de feridas e algumas classificações. No entanto, o uso de curativo compressivo depende principalmente da gravidade do sangramento. Portanto, classificaremos todas as feridas em três categorias: sangramento levesangramento médio a intenso e sangramento grave.

Para pequenos cortes e arranhões, o sangramento pode parar por si só. Alguns minutos de pressão aplicada certamente interromperão esses pequenos sangramentos. Você não precisa de curativo compressivo para essas feridas. Qualquer tipo de curativo resolverá o problema.

O curativo pressurizado é normalmente usado para feridas com sangramento médio a intenso. Nesse caso, podem ser necessários de 10 a 15 minutos de pressão constante para estancar o sangramento. A bandagem de pressão deve permanecer colocada até que profissionais médicos estejam disponíveis. Se estiver saturado de sangue, não remova, mas adicione o segundo curativo. Se a ferida ainda sangrar, você está lidando com um sangramento intenso.

Além de acidentes e procedimentos pós-cirúrgicos, os curativos pressurizados são úteis no tratamento de picadas de cobra. Você precisará de duas bandagens de pressão para isso. O primeiro curativo vai direto na mordida. O segundo é utilizado para imobilizar todo o membro. Esta técnica retarda o fluxo linfático e retarda o veneno.

E não sugue o veneno! É um mito e não funciona!

Quando a pressão e a bandagem de pressão não funcionam, é hora do último recurso – um torniquete. É um dispositivo poderoso para estancar o sangramento, mas também apresenta alguns riscos. Se você quiser saber como usar um torniquete, leia nossos artigos sobre torniquetes CAT e RATS.


Como usar uma bandagem de pressão

A aplicação de um curativo compressivo é bem simples como já falei. Ainda assim, se você estiver lidando com sangramento intenso, precisará ter cuidado. Você deve ter um par de luvas estéreis e uma gaze estéril.

  1. Coloque gaze ou absorvente diretamente sobre a ferida.
  2. Use o(s) dedo(s) para aplicar e manter a pressão e enrole o curativo sobre a gaze. Você deve envolvê-lo com firmeza, mas não muito apertado. A ideia é estancar o sangramento e não o fluxo sanguíneo pelo membro.
  3. Você pode reajustar os curativos pressurizados se estiverem muito apertados ou muito soltos.
  4. Certifique-se de manter a pressão usando a mão. A remoção precoce de todo o curativo e da gaze também pode remover o coágulo e reativar o sangramento.



Bandagem de pressão com agente hemostático


Alguns curativos pressurizados vêm com agentes que promovem a coagulação do sangue. Existem diferentes tipos de agentes hemostáticos e também podem ser aplicados separadamente.

Porém, é mais fácil usar um curativo hemostático pronto. Agiliza o processo, mas o procedimento permanece o mesmo. Não é um pó mágico que estanca milagrosamente o sangramento. Alguns desses agentes têm má reputação, pois costumavam liberar muito calor no processo. Os produtos modernos, entretanto, são seguros e eficazes e não causam queimaduras ou algo parecido.


Conclusão

Um curativo pressurizado é um item muito simples, mas pode fazer muita diferença. As bandagens de pressão atuais são projetadas para serem eficazes e fáceis de aplicar. Mas você também pode improvisar se não tiver seu em mãos.


Quer você tenha que lidar com um ferimento ou uma picada de cobra, é fundamental reagir rapidamente e limitar os danos. O curativo pressurizado é uma peça necessária do kit de emergência. No entanto, mesmo o melhor equipamento possível não irá salvá-lo, a menos que você saiba como e quando usá-lo. Esperançosamente, você nunca terá que usá-lo. Mas se chegar a hora, você deve estar pronto.



Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.



Texto traduzido e adaptado do site: Simply Survival.


Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال