Microondas Usado como Gaiola de Faraday ?

gaiola de Faraday

Microondas usado como gaiola de Faraday ?


Pergunta do leitor:
Um forno de micro-ondas antigo pode ser usado como gaiola de Faraday?



Resposta:
Talvez, até certo ponto, um antigo forno de micro-ondas possa ser reaproveitado como uma gaiola de Faraday contra EMP (pulso eletromagnético). Na verdade, seu design é muito semelhante a uma gaiola de Faraday básica (com uma provável ressalva relacionada à frequência/comprimento de onda). 


Uma gaiola de Faraday é um invólucro formado por material condutor ou por uma malha desse material. O design de um forno de micro-ondas é encerrar a radiação eletromagnética das micro-ondas e evitar que sua energia saia. O inverso também será verdadeiro – eles não podem entrar.


Pense em uma gaiola de Faraday como refletor. Um refletor de ondas eletromagnéticas. Ele reflete as ondas externas ao entrarem e as ondas internas ao saírem.


Uma gaiola de Faraday, por sua própria definição, não precisa ser aterrada para refletir ou impedir a entrada de ondas eletromagnéticas. De dentro da gaiola não faz diferença se o invólucro condutor está aterrado ou não. O interior “não sabe” o exterior no que diz respeito à radiação eletromagnética. Se a gaiola de Faraday estiver aterrada, ela simplesmente eliminará qualquer carga estática.


A eficácia das propriedades de “reflexão” de uma gaiola de Faraday depende de:


– o comprimento de onda da radiação eletromagnética em questão


– o diâmetro dos furos no material condutor da gaiola


– a condutividade do próprio material. A tela da janela de alumínio ou mesmo de aço é “boa o suficiente” para evitar qualquer radiação eletromagnética significativa.



Uma gaiola de Faraday construída especificamente pode ser feita de tela de cobre. Não precisa necessariamente ser um material condutor sólido. Contanto que os buracos na tela sejam menores que o comprimento de onda das frequências contra as quais você está tentando proteger, uma malha de tela funciona tão bem quanto uma peça sólida de metal.



Um EMP é uma explosão de energia eletromagnética de banda larga, alta intensidade e curta duração.



No caso de uma detonação nuclear, o pulso eletromagnético consiste em um espectro de frequência contínuo. A maior parte da energia é distribuída pelas frequências mais baixas entre 3 Hz e 30 kHzNo entanto, os primeiros efeitos da detonação nuclear são os pulsos de frequência muito alta, na faixa de microondas, e podem chegar a uma gaiola de Faraday se houver rachaduras, costuras ou aberturas de ventilação.



A frequência de um forno de micro-ondas é 2,45 GHz (gigahertz) e tem comprimento de onda de 4,82 polegadas. Como os furos da tela de um forno de micro-ondas são pequenos em comparação com o comprimento de onda do próprio micro-ondas, pouca radiação pode vazar. Existem também telas de malha nas laterais da cavidade do forno, uma para proteger a luz do forno e ao mesmo tempo permitir que ela incida na cavidade, a outra para permitir a ventilação.



Um micro-ondas protegerá potencialmente (parcialmente?) seus dispositivos eletrônicos durante um EMP, mas talvez apenas até certo ponto. Um forno de micro-ondas foi projetado para proteger no comprimento de onda de 2,45 GHz. Dado que um EMP é de banda larga, pode haver energia de radiação pulsada de outras frequências que podem não ser adequadamente atenuadas para proteger seus dispositivos se usados ​​como uma gaiola de Faraday. É tudo uma questão de atenuação (proteção) de dB versus frequência, juntamente com a força da própria fonte de energia.




Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.



Texto traduzido e adaptado do site: Modern Survival Blog.




Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال