Mitos e realidades dos desastres naturais
Existem muitos mitos sobre desastres naturais que são considerados verdadeiros. Existem contos de ficção que continuam a ser transmitidos de geração em geração como parte de histórias e declarações que se acredita serem fatos. Existem muitas crenças falsas que são literalmente inquestionadas pelas pessoas que acreditam nelas.
Acreditar em declarações falsas sobre desastres naturais pode ser uma ameaça à sua vida e à sua família, especialmente se você agir de acordo com esses mitos como verdadeiros. Existem outros mitos que podem não causar danos e não ameaçar a vida, mas ainda assim podem prolongar ou acrescentar mais insulto à lesão. Alguns mitos são simples desinformação e outros simplesmente não são pensados em ações que precisam ser analisadas e melhor pesquisadas.
Mito: Ficar na área da porta enquanto ocorre um terremoto é uma boa ideia.
Realidade, informação e solução: Ficar parado na porta durante um terremoto pode colocar sua vida em perigo. Este conselho foi sugerido uma vez porque houve relatos de pessoas da Turquia e de outros países vizinhos afirmando que os caixilhos das portas foram deixados de pé quando o resto das casas desabou durante um terremoto. A realidade é que a moldura da porta permaneceu porque as casas eram feitas de barro e outros materiais naturais muito fracos e a moldura da porta foi construída em madeira. A solução e a ideia mais segura é ficar debaixo da mesa e cobrir a cabeça.
Mito: Fechar todas as janelas da sua casa durante uma tempestade é perigoso porque a pressão irá rebentá-las.
Realidade, Informação e Solução: Este equívoco comum existe há anos e também tem sido aplicado à preparação de tornados. O mito é que abrir as janelas equalizará a pressão em sua casa, evitando que elas explodam. No entanto, isso é muito falso. Abrir as janelas só permitirá que mais vento e chuva entrem em sua casa, enfraquecendo a estrutura. Ainda mais, deixar as janelas abertas deixa os moradores mais expostos a detritos voadores.
Mito: Se uma depressão em uma estrada parece ter apenas 15 ou 20 centímetros de água escorrendo sobre ela, então é seguro para mim dirigir.
Realidade, informação e solução: Nunca é seguro dirigir em um local inundado. Apenas 60 centímetros de água podem fazer um veículo flutuar. Além disso, pode haver danos na estrada ou detritos escondidos sob a água que você não pode ver.
Mito: Epidemias e pragas são inevitáveis após cada desastre
Realidade, Informação e Solução: As epidemias não ocorrem repentinamente após um desastre. A chave para prevenir doenças é melhorar as condições sanitárias e educar o público.
Mito: A fome em massa é inevitável após cada desastre.
Realidade, informação e solução: Secas, furacões e inundações podem demolir o abastecimento alimentar dos nossos países, arruinando colheitas e atrasando o reabastecimento das prateleiras das nossas lojas. Os terremotos não ameaçam o abastecimento de alimentos, mas podem danificar as estradas e as infraestruturas, dificultando o transporte para levar os alimentos até você. Existem agências de ajuda humanitária que fornecem ajuda e assistência contínua, mas cabe a você confiar na FEMA e no governo para lhe fornecer ajuda a tempo.
Mito: Localizar vítimas de desastres em assentamentos temporários é a melhor alternativa.
Realidade, Informação e Solução: Economicamente e emocionalmente, custa muito menos ficar perto de sua casa do que mudar-se para longe de vizinhos e bairros. Tendas tamanho família são solicitações muito populares de agências de ajuda humanitária. No entanto, estes podem causar superlotação e, em seguida, espalhar doenças. Estas agências consideram agora uma melhor utilização do financiamento para a compra de materiais e ferramentas de construção. Desta forma podemos reconstruir comunidades em vez de ajudar na promoção de uma solução temporária que se transforma num problema ainda maior.
Mito: São necessários urgentemente voluntários estrangeiros com qualquer tipo de formação médica.
Realidade, Informação e Solução: A primeira prioridade é resgatar e tratar as vítimas. Na maioria dos casos, cada comunidade tem as pessoas necessárias para resgatar e salvar as vítimas que podem ser salvas. O atendimento médico de emergência é realizado em suas próprias comunidades. A realidade é que a população local vem em auxílio das pessoas afetadas localmente. Não importa onde o desastre ocorreu, a ajuda e o trabalho são feitos pela população local. A generosidade da comunidade voluntária internacional é mais útil se for investida em atividades de preparação antes das catástrofes.
Mito: Quando se trata de assistência internacional, envie qualquer coisa e envie agora!
Realidade, Informação e Solução: A Assistência Internacional deve oferecer e fornecer assistência; infelizmente não é isso que acontece. A maioria dos programas de assistência comunitária local cuida de alimentos e roupas e muitas vezes é isso que é enviado. Cada presente enviado custa algo ao país que o recebe: isso inclui envio, recebimento ou despejo. Precisamos ter certeza de que estamos enviando o que é necessário para cada desastre específico e para cada comunidade.
Mito: as coisas voltam ao normal dentro de algumas semanas.
Realidade, informação e solução: As manchetes podem ter desaparecido, mas os efeitos do desastre são sentidos há anos. O impacto económico, ambiental e social por vezes torna-se desastres de longo prazo ou desastres permanentes por si só.
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: Prep and Save.