Dicas sobre armas de fogo para pessoas com limitações
OBS: O texto cai bem no colo de pessoas que moram nos EUA. Porém, há algumas dicas que sirvam para os brasileiros.
Estar armado e capaz é um desafio para aqueles com limitações físicas, mas isso não significa que sua limitação possa impedi-los de aprender o manejo adequado das armas.
Vivemos numa época em que o controle de armas é um tema diário e, ao mesmo tempo, há entusiastas de armas cada vez mais táticos e preocupados em adquirir diversas armas de fogo e munições adequadas. No entanto, existe um grupo de pessoas que é frequentemente ignorado quando se trata do tema da posse de uma arma de fogo – aqueles com limitações físicas.
Parece que muito treinamento e “conversa sobre armas” enfatizam a necessidade de estar fisicamente apto e ágil para operar uma arma de fogo e treinar regularmente para usá-la. Embora isto seja importante e não deva ser ignorado, também temos de reconhecer que nem todos possuem tais capacidades.
Nos Estados Unidos, toda pessoa tem o direito de possuir uma arma de fogo, e esse direito não deve ser infringido, nem mesmo devido a limitações físicas, independentemente de quais sejam essas limitações. Você não precisa ficar indefeso e tem o direito de possuir uma arma e usá-la para salvar sua vida.
Quando se trata de limitações físicas, há um amplo espectro de categorias. Um grupo óbvio de pessoas são os idosos, e temos que compreender que o tempo não esquece ninguém. À medida que envelhecemos, todos teremos que lidar com força reduzida, visão deficiente, dificuldade com habilidades motoras finas e amplitude de movimento limitada. Isso pode representar um desafio quando se trata de operar e disparar uma arma de fogo. Carregar carregadores, controlar o recuo, deslizar e até mesmo estabelecer uma visão rápida são muitas vezes problemáticos para pessoas com limitações físicas.
Outro grupo sobre o qual as pessoas quase nunca falam são as pessoas com deficiência física de uma forma ou de outra. Pode haver pessoas confinadas a uma cadeira de rodas, algumas podem ter uma prótese ou sofrer de distúrbios neurológicos. Existem dezenas de condições que podem limitar a capacidade de uma pessoa utilizar uma arma de fogo quando mais precisa dela.
E além destas, existem algumas condições bastante comuns que afetam todas as pessoas de todas as idades. Coisas como fibromialgia, artrite, esclerose e muitas outras afetarão seriamente sua capacidade de usar armas de fogo.
Fazendo as escolhas certas
Acredito que sempre há esperança para tudo, mesmo com limitações físicas e, neste caso, o segredo é encontrar uma arma de fogo que você consiga manejar com segurança. Isso não significa que você deva usar armas menores, porque essas podem não ser a escolha adequada. Na verdade, armas menores costumam ser mais difíceis de segurar e mais rápidas do que armas de fogo maiores.
Ao escolher uma arma de fogo, você deve considerar todos os seus aspectos, desde as dimensões e a construção da arma até a munição necessária para disparar. Além disso, você também deve pensar por que precisa de uma arma. Talvez haja algumas pessoas que precisem dele para competir ou para passar um tempo no campo de golfe com os amigos. Talvez você queira uma arma para proteção pessoal. Há uma variedade de armas de fogo a serem consideradas se forem usadas por pessoas com deficiências físicas.
Nem é preciso dizer que limitações específicas ditarão os fundamentos da própria arma. Mesmo assim, você deve tentar encontrar uma combinação de arma e munição que minimize o peso, o recuo e a elevação do cano. Em alguns casos, a melhor opção seria uma arma de fogo de tamanho normal disparando munição subsônica .22 LR, como uma das réplicas do Colt 1911 de Walther. Essa configuração proporciona uma experiência de tiro muito mais agradável, oferecendo massa suficiente para absorver a maior parte do recuo do .22 LR e da subida do cano.
Para aqueles com limitações físicas, usar munição subsônica é frequentemente recomendado para calibres defensivos. As munições subsônicas são mais pesadas que as supersônicas e são projetadas para operar em velocidades abaixo da velocidade do som (geralmente 1.126 pés por segundo). O uso desse tipo de munição evita a onda de choque do projétil supersônico, e as balas que saem do cano mais lentamente, por sua vez, geram menos recuo para o operador.
Se você quiser usar a arma de fogo para competições, você deve optar por tiros de baixo recuo disparados de uma arma pesada, se possível. Isso nem sempre é possível e, muitas vezes, você precisa fazer concessões.
Usar uma Glock 48 com munição subsônica de 147 grãos e 9 mm pode ser um grande compromisso. Essas balas voam a apenas 980 pés por segundo e produzem quase 35% menos energia e recuo do que a munição padrão de 115 grãos e 9 mm.
Usar munição de bola subsônica sempre tem uma desvantagem, e não é recomendado usar tal munição para defesa pessoal, pois sua penetração excessiva pode causar sérios problemas. Embora essas munições tornem o seu tempo mais administrável e agradável no estande se você estiver lidando com limitações físicas, você deve sempre equipar uma arma de autoproteção com munição destinada à proteção pessoal. Você pode ter dificuldade em administrar essas rodadas à distância, mas poderá acertar um alvo em uma situação de vida ou morte.
Existem dezenas de combinações de armas de fogo/munições que você pode montar e experimentar, e a melhor maneira de descobrir quais dessas combinações funcionam é testá-las no estande e ver se elas atendem às suas habilidades e necessidades.
Você também pode usar uma arma de treinamento e uma arma de transporte, e pessoas com limitações físicas costumam fazer isso. Eles escolhem uma arma de fogo .22 LR para treinamento e mudam para algo mais poderoso para seu transporte diário, como uma 9mm. Mesmo se você usar a arma de fogo .22 LR para o treinamento, certifique-se de testar a arma de 9 mm de vez em quando. Mesmo que essas armas sejam diferentes, sua memória muscular ainda será transferida entre as duas.
Carregar problemas para pessoas com limitações físicas
Ao encontrar a combinação certa de arma e munição para suas necessidades e habilidades, você também deve considerar como carregá-la. Talvez as mesmas limitações que se aplicam ao uso da arma também se apliquem à maneira como você a carrega.
Você precisa encontrar maneiras de transportar a arma de fogo de maneira que a torne facilmente acessível. Por exemplo, algumas pessoas optam por uma faixa abdominal, pois são leves, macias e permanecem fixas em torno do seu núcleo. Por ser flexível, uma faixa abdominal permite transportar a arma em várias posições. A maioria deles fecha com velcro e é fácil de colocar ou remover, o que os torna ideais para quem sofre de problemas de coordenação motora fina.
Se a pessoa estiver confinada a uma cadeira de rodas, uma opção de transporte fora do corpo pode ser mais adequada. Existem muitas empresas que fabricam sacolas, pastas e bolsas projetadas para o transporte de armas defensivas. Eles têm bolsas e coldres integrados que podem acomodar perfeitamente uma variedade de armas. Se você considerar essa opção, sugiro usar algo que tenha uma alça para que você possa usá-lo no corpo. A bolsa ficará presa ao seu corpo e estará ao seu alcance para ajudá-lo a sacar sua arma com mais facilidade.
O problema de escolher uma opção de transporte fora do corpo é que o proprietário da arma deve sempre permanecer vigilante sobre o paradeiro da bolsa. Algumas pessoas esquecem frequentemente estes sacos nas casas de banho públicas, ou roubam-nos, e as consequências destas ações são por vezes trágicas.
Existem muitas opções disponíveis para vários problemas de transporte, e você precisa descobrir o que funciona melhor para você e para os desafios físicos aos quais precisa se adaptar. Depois de descobrir o que funciona para você, é crucial treinar e praticar sacar sua arma desde a configuração de transporte. O treinamento adequado garantirá que haja menos erros no manuseio da arma de fogo. Somente através de testes regulares você descobrirá se a arma de sua escolha é adequada para o equipamento de transporte específico. Às vezes, a bolsa ou bolsa que você escolhe pode ser grande ou pequena demais para sua arma.
Outras sugestões
Existem todos os tipos de ferramentas especiais que você pode usar para facilitar sua rotina diária de transporte e alcance se você tiver limitações físicas. Existem várias ferramentas projetadas para facilitar sua vida nas tarefas relacionadas à fotografia.
Por exemplo, carregar revistas é uma dessas tarefas e, mesmo que você ainda tenha mãos fortes e capazes, com o passar do tempo se tornará uma tarefa difícil e monótona. Nesses casos, você pode usar carregadores de carregadores, pois há muitas opções disponíveis, e a maioria delas elimina a dificuldade da tarefa de carregar vários cartuchos de uma vez. Além de serem muito mais fáceis de usar, também aceleram todo o processo.
Se você quiser explorar essas opções, aqui estão algumas empresas que fabricam carregadores de magazine: carregador UpLULA, carregador de pistola universal Caldwell Mag Charger e carregador Pistol Magazine Speed. É melhor olhar para cada um deles, pois seu modo de operação é diferente e eles não cabem em todos os carregadores ou tipos de munição. Faça alguns testes e veja qual carregador melhor atende às suas necessidades.
Outro aspecto crucial para quem lida com limitações físicas é encontrar e trabalhar com um instrutor qualificado. Você precisa trabalhar com alguém que entenda os desafios com os quais está lidando e saiba como ajudá-lo a superá-los. Esse instrutor será capaz de abordar seus pontos fortes e fracos e ajudá-lo a se tornar mais confiante ao usar sua arma, levando em consideração esses fatores.
Muitas vezes, você pode precisar de um treinamento pessoal individual para que o treinador possa se concentrar em suas preocupações e habilidades. Existem muitos treinadores e organizações especializadas em trabalhar com pessoas com deficiência física. Por exemplo, o Programa de Tiro Adaptativo da NRA é “projetado para aumentar o acesso e a participação em atividades de tiro para pessoas com deficiência”. Frequentemente, eles fornecem técnicas e tecnologias especializadas que são exclusivas para cada pessoa.
Existem também organizações que oferecem aulas apenas para idosos e suas técnicas de treinamento se concentrarão principalmente nas necessidades específicas das pessoas. Existem vários cursos de treinamento por aí, e você só precisa descobrir o que funciona melhor para você. Se você tiver problemas para encontrá-los, entre em contato com um treinador ou organização respeitável e eles poderão indicar a direção certa.
Concluindo
Embora seja importante conhecer suas limitações, você também deve reconhecer que sempre há opções quando se trata de possuir e usar uma arma de fogo. Treinar com essa arma de fogo e ser capaz de usá-la corretamente durante uma competição de tiro ou em um cenário de vida ou morte só é possível depois que você reconhece do que é capaz ou não. Depois de encontrar a arma, a munição, o método de transporte e o instrutor certos, não haverá diferença entre você e qualquer outro proprietário responsável de armas por aí. Você poderá carregá-lo e usá-lo com confiança e terá o controle de sua proteção pessoal.
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: Survivopedia.