18 tipos de desastres provocados pelo homem que você deve conhecer
Os desastres mais destrutivos e mortais são provocados pelo homem. Aqui está o que é considerado um desastre provocado pelo homem, as principais categorias e uma lista dos tipos de desastres provocados pelo homem.
O que é um desastre causado pelo homem?
Os desastres provocados pelo homem podem ser intencionais ou acidentais, mas são sempre causados por ações humanas ou negligência.
No entanto, pode haver muitos cruzamentos entre desastres naturais e provocados pelo homem. Por exemplo, o desmatamento (provocado pelo homem) pode levar a deslizamentos de terra (naturais).
Quais são as três categorias principais de desastres provocados pelo homem?

Os desastres provocados pelo homem podem ser divididos em 3 categorias:
- Desastres Tecnológicos: Exemplos incluem acidentes industriais como derramamentos de produtos químicos e acidentes de transporte e mineração.
- Desastres Sociais: Exemplos incluem guerra, genocídio, agitação civil, hiperinflação e terrorismo.
- Desastres Ambientais: Exemplos incluem o desmatamento e as mudanças climáticas.
Observe que inúmeras organizações monitoram desastres em todo o mundo. Nem todos usam as mesmas categorias para desastres provocados pelo homem.
Por exemplo, muitos grupos não incluem desastres sociais como a guerra nas suas definições de desastres provocados pelo homem.
Lista de desastres provocados pelo homem por tipo
1. Derramamento químico
O desastre de Bhopal em 1984 é considerado o pior derramamento químico da história. Quarenta e cinco toneladas do produto químico isocianato de metila vazaram de uma fábrica de inseticidas de propriedade da Union Carbide. Milhares de pessoas morreram imediatamente devido à exposição ao gás e o pânico se instalou quando as pessoas tentaram fugir. Estima-se que 15.000 a 20.000 pessoas morreram e muitas mais sofreram complicações de saúde a longo prazo.
2. Colapso Estrutural
Fora do mundo em desenvolvimento, os desastres de colapso estrutural são raros. No entanto, eles ainda acontecem. O recente colapso do Condomínio Surfside, na Flórida, mostra que esses desastres podem ocorrer e realmente ocorrem: 98 pessoas morreram quando a torre de 12 andares desabou.
3. Contaminação da água potável
O caso mais significativo de contaminação de água potável ocorreu em Bangladesh. As fontes de água foram contaminadas com arsênico, envenenando mais de 100 milhões de pessoas na região. A crise da água de Flint expôs mais de 100.000 pessoas nos EUA à liderança. Como resultado, muitas crianças sofreram danos cerebrais.
4. Desastres de Transporte
Os desastres de transporte incluem acidentes com veículos aéreos, ferroviários, rodoviários e aquáticos. Estes acidentes são muitas vezes demasiado pequenos para serem considerados desastres. No entanto, tem havido muitas situações em que acidentes de transporte levaram a mortes em massa. Muitas vezes, estes acidentes são um subproduto de um desastre natural, como nevoeiro ou estradas geladas.
5. Acidentes Mineiros
Embora a mineração tenha se tornado mais segura, ainda ocorrem acidentes. Os mineiros podem ficar presos em túneis de mineração desabados, vazamentos de gases venenosos, explosões de poeira e muitos outros perigos.
6. Explosões e Incêndios

O maior desastre de explosão não nuclear ocorreu recentemente. Em 2020, nitrato armazenado indevidamente explodiu no porto de Beirute. Mais de 200 pessoas morreram e 6.000 ficaram feridas.
7. Acidentes Nucleares e de Radiação
O acidente de Chornobyl é considerado o pior desastre nuclear da história. Uma explosão e um incêndio ocorreram devido ao pessoal mal treinado e que utilizou práticas inseguras. Grandes quantidades de material radioativo foram lançadas no ar. Aproximadamente 350 mil pessoas tiveram que ser reassentadas e toda a área contida.
8. Falha na rede
Quando a rede falha, as pessoas podem ficar sem energia para aquecimento, refrigeração ou dispositivos médicos que salvam vidas. Os acidentes rodoviários também são mais prováveis em ruas escuras sem sinais de trânsito funcionando. A interrupção da rede no Texas em 2021 é uma das maiores e mais notórias falhas de rede recentes.
No entanto, interrupções de rede em grande escala são comuns e ocorrem frequentemente em todo o mundo.
9. Derramamentos de óleo

Os derramamentos de petróleo geralmente não causam morte humana direta, mas podem ter um enorme impacto ambiental.
O maior derramamento acidental de óleo da história é o derramamento de óleo da BP Deepwater Horizon em 2010. Aproximadamente 134 milhões de galões de petróleo foram liberados e cobriram a Costa do Golfo.
No entanto, o maior derramamento de óleo não foi um acidente. Em 1990, durante a sua retirada do Kuwait, Saddam Hussein ordenou às tropas iraquianas que libertassem petróleo no terminal Sea Island do Kuwait. Estima-se que 380 a 520 milhões de galões de óleo foram derramados intencionalmente.
10. Guerra
Na história dos Estados Unidos, houve apenas 15 anos em que o país não esteve em guerra. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial (a guerra para “acabar com todas as guerras”), ocorreram pelo menos 285 conflitos armados.
11. Genocídio
A ONU define genocídio como “atos cometidos com a intenção de destruir, no todo ou em parte, um povo nacional, étnico, racial ou religioso”. Alguns dos genocídios mais recentes incluem:
- Genocídio Rohingya
- Genocídio Yazidi pelo ISIS
- Genocídio de Darfur
- Effacer le tableau na República Democrática do Congo
12. Agitação Civil
Os desastres de agitação civil podem incluir tumultos, greves e desobediência em massa. Ao longo da história dos EUA, registaram-se muitos incidentes de agitação civil, incluindo muitos que resultaram em enormes danos materiais e mortes. Os motins de 1991 em Los Angeles foram um dos piores da história dos EUA: 53 pessoas foram mortas e milhares ficaram feridas.
13. Hiperinflação
A hiperinflação ocorre quando as pessoas perdem a fé na sua moeda e esta perde valor. Durante a hiperinflação na Jugoslávia na década de 1990, a moeda perdeu valor tão rapidamente que as pessoas usaram o seu dinheiro inútil como papel de parede.
14. Terrorismo
O terrorismo tem muitas definições, mas geralmente é usado para incutir medo na população. Existem muitas formas de terrorismo. Esses incluem:
- Tiroteios em massa
- Bioterrorismo
- Tomada de reféns
- Sequestro
- Ataques a bomba
- Ataques cibernéticos
- Armas biológicas
15. Pânico, superlotação e debandada
A combinação de pânico e superlotação pode levar a debandadas. Numerosos eventos de debandada atingiram o status de desastres provocados pelo homem. Por exemplo, 100 pessoas morreram na boate Station em Rhode Island quando ocorreu um incêndio e as pessoas correram para deixar o prédio.
16. Aquecimento Global e Efeito Estufa
As alterações climáticas são consideradas a “maior ameaça” para a humanidade moderna. Se os objetivos das alterações climáticas não forem alcançados, os investigadores prevêem o deslocamento generalizado de pessoas, a fome e a guerra por recursos. As alterações climáticas também intensificam desastres naturais como secas, incêndios florestais e furacões.
17. Desmatamento
O desmatamento nem sempre é considerado um desastre por si só. No entanto, o desmatamento pode causar outros desastres, como deslizamentos de terra, deslizamentos de terra e inundações. O desmatamento também causa perda de habitat e aumenta o aquecimento global.
18. Poluição
A poluição geralmente não é considerada um desastre natural, mas tem um número muito alto de mortes. Alguns relatórios dizem que a poluição mata mais pessoas anualmente do que a guerra, os desastres naturais e a fome. A poluição também tem um enorme custo económico.
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: Primal Survivor.