Leia Isto Agora, me Agradeça Depois

me agradeça depois

Leia isto agora, me agradeça depois


A segurança da sua casa é sempre de suma importância se você planeja escutar durante um cenário de grande desastre. Isso vale independentemente de você morar em uma propriedade rural, em uma casa suburbana ou em um apartamento ou condomínio urbano.

Além da proteção física que uma casa segura proporciona, a tranquilidade derivada de saber que sua casa é segura também contribui significativamente para a sua sensação geral de bem-estar na vida diária.

Medidas de segurança visíveis, como alarmes e câmeras de vigilância, são dissuasores mais poderosos para possíveis intrusos do que você imagina, devido apenas ao impacto psicológico.

Mas também existem muitos potenciais intrusos e ladrões que não se deixarão intimidar por câmaras e sistemas de alarme e saberão como contorná-los.

É por isso que acredito que a verdadeira segurança doméstica vai além da simples configuração de alarmes e câmeras de vigilância. Eu abordaria a sua casa usando o método OPSEC, onde você tem um plano operacional completo para defender a sua casa, em vez de apenas algumas medidas de segurança padrão aqui e aqui.

Confie em mim, você vai me agradecer mais tarde.


O que é um plano OPSEC?

OPSEC, que significa Segurança Operacional, é um processo que identifica informações críticas para determinar se ações amistosas podem ser observadas pelos adversários.

Um plano OPSEC, ou plano de Segurança Operacional, é um conjunto de medidas destinadas a proteger informações e atividades confidenciais de ameaças ou adversários potenciais. Envolve identificar e proteger detalhes críticos que, se explorados, podem comprometer o sucesso e a segurança de uma missão, operação ou qualquer empreendimento sensível.

OpSecOs planos OPSEC são comumente usados ​​em contextos militares, governamentais e empresariais para garantir a confidencialidade e integridade das informações. Eles também podem ser usados ​​em um nível mais pessoal para ajudar a proteger sua casa.



O objetivo de qualquer plano OPSEC é impedir a divulgação de detalhes sensíveis ou valores que possam ser explorados por indivíduos e garantir que quaisquer estruturas que alojem esses detalhes e valores sejam protegidas. Esses planos normalmente incluem uma combinação de medidas de segurança física, processual e informacional para mitigar riscos e proteger atividades operacionais.


Um plano OPSEC tradicional seria dividido da seguinte forma:


Identificação de informações críticas

Identifique as informações específicas que, se comprometidas, podem representar um risco aos seus objetivos. Isso inclui dados confidenciais, planos, atividades ou quaisquer detalhes que os adversários possam explorar.

Análise de ameaças

Avalie potenciais ameaças à sua segurança, considerando quem pode estar interessado nas informações críticas identificadas. Compreenda as capacidades e intenções de potenciais adversários, sejam indivíduos , grupos ou entidades.

Análise de Vulnerabilidades

Avalie as vulnerabilidades ou fraquezas nas suas operações ou práticas atuais que poderiam ser exploradas por adversários. Isto envolve examinar procedimentos, canais de comunicação e quaisquer outros aspectos onde a informação possa estar em risco.

Avaliação de Riscos

Combine as informações das análises de ameaças e vulnerabilidades para avaliar os riscos gerais. Priorize estes riscos com base no seu impacto potencial e na probabilidade de exploração.

Aplicação de contramedidas

Desenvolver e implementar contramedidas para mitigar os riscos identificados e proteger informações críticas. As contramedidas podem incluir mudanças nas práticas de comunicação, protocolos de segurança aprimorados ou outras medidas para reduzir vulnerabilidades.

O texto acima é como um militar, governo ou empresa típico aplicaria o OPSEC. Mas agora vamos reduzir as coisas a uma escala menor.


OPSEC para você

Agora vamos aplicar o OPSEC à defesa doméstica e como você pode proteger sua casa:

1. Identifique informações críticas relacionadas à segurança da sua casa, incluindo detalhes sobre o layout, rotinas e quaisquer bens valiosos que você tenha dentro dela. Existe alguma informação que, se explorada, possa representar um risco para a segurança da casa e dos seus ocupantes

OpSec2. Avalie potenciais ameaças à segurança da sua casa, considerando fatores como taxas de criminalidade locais, dinâmica do bairro e quaisquer riscos específicos relevantes para a área.

Você também deve tentar compreender as intenções e capacidades de ameaças potenciais, como ladrões ou intrusos.

Aprenda os sinais inequívocos de que seu vizinho se tornará um saqueador assim que surgir uma crise. As pessoas que você menos suspeita podem realmente representar a maior ameaça 

3. Agora avalie as vulnerabilidades na infraestrutura da sua casa, como pontos de entrada fracos, iluminação inadequada ou vigilância insuficiente. Além da sua própria casa, considere possíveis pontos fracos na comunicação, como compartilhar muitas informações sobre planos de viagem nas redes sociais.

4. Agora combine as análises de ameaças e vulnerabilidades para avaliar os riscos gerais de segurança que sua casa apresenta. Priorize esses riscos com base no seu impacto potencial, concentrando-se naqueles que podem resultar em acesso não autorizado ou comprometer a segurança dos moradores.

5. Agora é hora de começar a verdadeira diversão: desenvolver e implementar contramedidas para mitigar os riscos identificados, tais como:

  • Instalação de fechaduras robustas, sistemas de segurança e câmeras de vigilância
  • Substituir as portas que dão para o exterior por portas de metal instaladas com fechaduras e dobradiças resistentes que não podem ser facilmente quebradas
  • Substituir suas janelas por vidro acrílico que também não pode ser quebrado facilmente
  • Melhorar a iluminação ao redor da propriedade para impedir intrusos
  • Tomar medidas para esconder ou proteger quaisquer objetos de valor em sua casa




Resumindo, OPSEC trata de compreender as motivações pelas quais alguém pode querer invadir sua casa, identificando as vulnerabilidades de sua casa e quaisquer objetos de valor mantidos dentro dela e, em seguida, tomando medidas para se defender contra essas vulnerabilidades.

Se você for como a maioria das pessoas, provavelmente perceberá que suas portas e janelas são os pontos de entrada mais fáceis para sua casa e desejará fortalecê-las primeiro.

Ao reconhecer os riscos potenciais, compreender as vulnerabilidades e implementar contramedidas eficazes, você pode aumentar significativamente a segurança das suas residências.

Eu adotaria uma abordagem proativa, baseada nos princípios do OPSEC, de que o seu agregado familiar esteja bem preparado para mitigar ameaças e adaptável à evolução dos desafios de segurança.

Agora a única coisa que resta a você fazer é começar a trabalhar.





Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.



Texto traduzido e adaptado do site: Ask a prepper.





Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال