Lugares a evitar após um ataque PEM
Num mundo caracterizado por uma dependência crescente de sistemas electrónicos, o potencial de perturbação da nossa vida quotidiana devido a uma falha destes sistemas parece um acontecimento cada vez mais provável e inevitável.
Os sistemas eletrônicos não são estanques e vemos frequentemente os resultados devastadores que os hackers podem ter em operações controladas por computador.
Os PEM (Pulso EletroMagnético) são uma ameaça raramente mencionada, mas dado o seu potencial para derrubar redes eléctricas e sistemas electrónicos, representam uma ameaça que devemos levar a sério.
Os EMPs (EMP - ElectroMagnetic Pulse) podem ser o resultado de detonações nucleares, ataques maliciosos ou atividade solar severa. Mas independentemente da sua origem, as suas consequências podem causar o caos e pôr vidas em perigo.
Locais específicos representarão um risco muito maior para a segurança física no caso de um PEM. A consideração cuidadosa e o planejamento proativo permitirão que você evite esses lugares e situações e tome medidas para garantir sua sobrevivência.
Neste artigo, exploraremos os principais locais perigosos a serem evitados durante ou após um PEM e ofereceremos algumas ideias sobre como mitigar os riscos caso você se encontre no meio deles durante ou após um PEM.
Os locais mais perigosos a evitar serão invariavelmente aqueles que dependem fortemente de infraestruturas vulneráveis e onde a falha destes componentes eletrônicos pode ter consequências devastadoras para a segurança pública. Aqui está uma visão geral:
Aviões em vôo
Os aviões dependem de eletrônicos para navegação, comunicação e sistemas de automação e controle de voo.
Um EMP forte poderia desabilitar a capacidade de uma aeronave de navegar, comunicar e controlar certas funções. Evite aeronaves após um EMP até que a segurança da embarcação possa ser testada e garantida.
Aeroportos
Os aeroportos são centros onde os viajantes se reúnem. Eles contam com sistemas eletrônicos para controle de tráfego aéreo, iluminação de pista e comunicação com aeronaves.
A falha dos sistemas eletrônicos pode levar ao caos no terreno, à incapacidade de levantar voos, aos passageiros normais e até à ameaça de acidentes de avião no aeroporto.
Evite aeroportos após PEMs graves e, se ficar preso em um aeroporto, mantenha a calma, reúna informações sobre a gravidade do PEM e tente encontrar um local seguro onde possa esperar com segurança até que alguma ordem seja restaurada.
Rodovias e estradas principais
Os sistemas de gestão de tráfego, incluindo cabines de pedágio, assistência rodoviária e semáforos, dependem fortemente de sistemas eletrônicos de monitoramento e controle.
A falha destes sistemas devido aos EMPs pode perturbar gravemente o tráfego, causar engarrafamentos e congestionamentos massivos e perturbar o fluxo do tráfego. Isso pode levar ao caos geral, aumento de incidentes de violência no trânsito e aumento de acidentes. Evite estradas movimentadas após um PEM.
Sistemas de Metrô
Os trens subterrâneos dependem de sinalização eletrônica e de sistemas eletrônicos para evitar que os trens colidam uns com os outros.
Eles também dependem de eletricidade.
Os EMPs podem causar mais acidentes ou deixar os passageiros presos em um labirinto escuro de túneis subterrâneos.
As estações e plataformas podem tornar-se caóticas devido ao pânico e aos passageiros retidos.
Evite essas redes de transporte subterrâneo e leve sempre consigo uma lanterna e um mapa físico dos sistemas de túneis, de preferência um que mostre onde estão localizadas as escadas de escape.
Estações de trem
As estações ferroviárias acima do solo também dependem fortemente de sistemas electrónicos de emissão de bilhetes, sinalização, gestão de plataformas e eletricidade para manter os comboios em movimento.
Uma falha generalizada destes sistemas poderá levar a um aumento da sobrelotação nos comboios e plataformas e a acidentes, causando pânico e confusão geral e riscos para passageiros e pessoal.
Estádios e Arenas Esportivas
Os estádios esportivos dependem de sistemas de bilheteria eletrônica, iluminação, placares e sistemas de monitoramento de segurança. Um evento EMP poderia perturbar estes sistemas, levando a uma má gestão de multidões e criando ameaças à segurança.
Hospitais e instalações de saúde
Muitos sistemas de atendimento ao paciente dependem de eletrônicos.
Isso inclui sistemas para administração de medicamentos e monitoramento da saúde do paciente.
Além disso, os sistemas eletrônicos auxiliam no diagnóstico e também na comunicação de eventos de emergência.
A interrupção generalizada destes sistemas pode comprometer gravemente a segurança dos pacientes e a capacidade destas instalações funcionarem ordenadamente e prestarem cuidados adequados.
Shopping centers e grandes lojas de varejo
Os shoppings e outros negócios de varejo dependem de sistemas eletrônicos para iluminação, ar condicionado, escadas rolantes e até mesmo sistemas de monitoramento de segurança, como câmeras e detecção de roubo.
Com estes sistemas desativados, o caos geral poderá irromper nos centros comerciais, deixando os compradores quase na escuridão e com a possibilidade de um aumento de atividades criminosas, como roubos e saques.
Instalações industriais
As fábricas dependem fortemente de sistemas eletrônicos de monitoramento e controle para eficiência operacional e segurança do pessoal.
A interrupção generalizada da eletrônica pode levar a falhas catastróficas nos controles químicos, podendo levar a envenenamentos ou explosões.
Os processos que dependem de eletricidade para permanecerem dentro dos parâmetros de operação segura também podem desestabilizar. Evite instalações industriais onde os sistemas eletrônicos controlam processos potencialmente perigosos.
Sobrevivendo a um evento EMP
Aqui estão regras essenciais a serem aplicadas quando um EMP ocorre:
Mantenha-se informado e atento
Mantenha-se bem informado sobre possíveis ameaças ao seu redor.
Procure sinais de que uma falha nos sistemas de monitoramento e controle possa estar causando falhas perigosas.
Adapte-se às novas circunstâncias à medida que as informações se tornam disponíveis.
Proteja eletrônicos vitais
Ao proteger seus componentes eletrônicos contra a ameaça iminente de um EMP, soluções tradicionais como as gaiolas de Faraday podem parecer práticas, mas são complicadas e nem sempre confiáveis.
É por isso que gostaria que mais pessoas soubessem sobre o EMP Cloth. Desenvolvido após extensa pesquisa pelos principais cientistas dos EUA, este tecido oferece 98% de proteção de nível militar contra ondas eletromagnéticas. De cartões de crédito a geradores, geladeiras e até carros, cobre tudo que você precisa.
Eles não os reabastecem com frequência porque são muito difíceis de fazer, então levei literalmente ANOS para finalmente conseguir um.
Esteja preparado e pronto
Certifique-se de ter equipamentos de sobrevivência essenciais que não sejam vulneráveis a interrupções eletrônicas ou elétricas. Livros de mapas, binóculos, suprimentos médicos, alimentos e iluminação estarão entre os mais importantes.
Priorize a segurança e a proteção
As consequências imediatas de perturbações graves são geralmente o momento mais perigoso. Certifique-se de permanecer protegido e seguro durante o pânico e o caos iniciais. Concentre-se em manter a vigilância e ajudar os outros, mas evite indivíduos potencialmente perigosos.
Mantenha a comunicação e a conectividade
Tente manter a comunicação com outras pessoas. Isto exigirá dispositivos de comunicação operados por bateria em gaiolas de Faraday ou protegidos contra EMPs. A capacidade de coletar informações e comunicar será inestimável.
Adapte e supere desafios
Esteja pronto para responder a mudanças nas circunstâncias ditadas por novas informações ou comunicações. Seja flexível, esteja preparado para se adaptar e priorize a resolução de problemas. Colabore tanto quanto possível com outras pessoas, mas permaneça vigilante e evite a atribuição de culpas e discussões.
Conhecer a infraestrutura mais sensível e crítica que pode ser danificada durante um EMP permitirá avaliar ameaças e planejar. Aqui estão alguns dos setores e processos mais vulneráveis.
Malha energética
As redes eléctricas, com as suas extensas redes de distribuição e sistemas de controlo electrónico, são particularmente sensíveis aos EMPs, que podem causar apagões generalizados que duram dias ou semanas, afetando todos os serviços de emergência, a preparação e armazenamento de alimentos, e o conforto e segurança humanos.
Instituições financeiras
Todos os sistemas financeiros dependem do acesso imediato à informação para a realização das transações. Talvez você não consiga afetar os pagamentos após um EMP.
Sistemas de Água e Esgoto
As estações de tratamento e bombeamento de água dependem de sistemas eletrônicos e de controle, sem falar na rede de água e nos reservatórios que sinalizam para a estação de bombeamento para aumentar o rendimento. Se isso parar de funcionar, as cidades poderão ficar sem água potável ou sistemas de esgoto.
Instalações de saúde
Os hospitais e outras instalações de saúde podem não ter meios para prestar serviços de saúde seguros e adequados.
Serviços de emergência
A polícia, os bombeiros e os serviços médicos dependem de sistemas de comunicação eletrônica. Eles também possuem software de despacho e equipamentos de navegação que os ajudam a agilizar as operações e chegar onde a ajuda é necessária. Quando estes falham, os socorristas podem não conseguir responder aos pedidos de ajuda.
Embora a ameaça de um PEM possa parecer altamente improvável, as consequências potenciais podem ser devastadoras. Esteja preparado para qualquer eventualidade e evite os locais mencionados acima caso ocorra um grande evento de EMP.
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: Ask a prepper.