Como desaparecer completamente: desaparecer sem deixar rastros
Todos nós já pensamos nisso – desaparecer sem deixar rasto, começar uma nova vida e criar uma nova história e uma nova identidade a partir do zero. É divertido pensar nisso nas tardes de domingo, pois a perspectiva de trabalho pela manhã gira como uma roda de hamster destruidora de almas.
Mas e se você levasse esses sonhos a sério? O que seria realmente necessário para desaparecer completamente e desaparecer sem deixar vestígios? Você sabe como desaparecer sem deixar rastros?
Antigamente, essa perspectiva parecia um pouco mais fácil. Quando bastava fugir para o mar, ingressar na Legião Estrangeira Francesa ou partir como pioneiro em uma nova fronteira, desaparecer completamente era muito factível (e não tão incomum).
Hoje em dia, porém, se alguém desaparecer por mais de algumas horas, é provável que as autoridades sejam notificadas e, dentro de alguns dias, as pessoas possam estar vasculhando seus movimentos no mundo real e online, em busca de rastros para descobrir onde você está.
Com todos os dispositivos de rastreamento de dados, endereços IP e câmeras CFTV presentes na maior parte de nossas vidas, há uma boa chance de que a maioria das pessoas seja encontrada em 20 minutos depois que começarem a procurá-las, especialmente se tentarem desaparecer sem um plano sólido. Mesmo antes de a tecnologia ser uma parte tão importante de nossas vidas, nem todo mundo sabia como desaparecer. Hoje em dia, seria quase necessário ser um especialista em privacidade na Internet para saber como desaparecer digitalmente, dada a extensão em que dependemos da tecnologia no nosso dia a dia e a quantidade de informações pessoais que existem por aí. A invisibilidade digital é muito difícil de conseguir (a menos que você evite totalmente a tecnologia) – é por isso que os especialistas em privacidade e segurança são tão procurados. Livrar-se de todas as suas informações pessoais da web é, na melhor das hipóteses, uma tarefa difícil.
Sem mencionar o fato de que a maioria das pessoas nem sequer tenta manter qualquer aparência de privacidade. Eles são como rebanhos de vacas – felizes por serem marcados digitalmente e rastreados onde quer que vão. Isto se deve em parte ao viés da normalidade e em parte a uma falta geral de consciência sobre a verdade do mundo. O fato de você estar interessado em saber como “desaparecer” é um bom primeiro passo.
Seja qual for o motivo, talvez alguém tóxico ou perigoso esteja atrás de você (ex maluco, perseguidor, membro da família), ou talvez você tenha acabado de ganhar na loteria ou tenha recebido uma herança enorme, ou talvez você deva dinheiro a algumas pessoas más (esse é um clássico). ). Talvez a vida que você tem simplesmente não corresponda às suas expectativas e você queira um novo começo. Independentemente de quais sejam seus motivos, há uma enorme diferença entre sonhar em desaparecer e realmente fazê-lo com sucesso. Você também deve levar em consideração o fato de que mesmo que a pessoa que procura por você não seja especialista em encontrar pessoas, ela pode alertar as autoridades ou contratar um investigador particular para procurá-lo. Então é sempre possível que você enfrente um profissional.
Existem algumas coisas que você precisa fazer. Eles exigirão tempo, esforço e comprometimento. Eles estão todos deste lado da lei, então se você está se perguntando como conseguir um passaporte falso ou falsificar documentos, este não é o lugar, embora diremos que existem outros lugares mais sombrios na web onde você pode obter essa informação. Aqui, você encontrará um guia passo a passo para desaparecer sem deixar rastros, cobrindo tudo o que você precisa fazer para desaparecer completamente com sucesso.
Etapa 1: a configuração
Se você vai desaparecer, precisa considerar o que isso realmente significa. Significa nunca mais ver seu parceiro (se você tiver um). Talvez seja exatamente por isso que você está tentando desaparecer – se o seu parceiro é abusivo, seja física ou mentalmente, desaparecer no ar pode certamente ser uma ideia atraente. Mas também significa nunca mais ver os seus amigos, colegas, vizinhos ou mesmo a sua família – pelo menos se o seu objetivo for minimizar as probabilidades de ser apanhado.
Você terá que ser brutalmente honesto consigo mesmo para que seu ato de desaparecimento tenha sucesso. Se, um ano depois, você bêbado ligar para o seu ex, seu plano não vai funcionar. Se você está sozinho e liga para seu melhor amigo, seu plano provavelmente não vai funcionar. Cortar conexões pessoais é algo com o qual você terá que se acostumar, então começar cedo ajuda no longo prazo.
Se você está planejando desaparecer no próximo ano, provavelmente agora não é o momento certo para fazer novos amigos ou iniciar um relacionamento sério. Comece a encerrar seus relacionamentos mais cedo ou mais tarde.
Se você cortar repentinamente todas as conexões com as pessoas, elas ficarão desconfiadas e provavelmente chamarão a polícia. Se, por outro lado, você tem se distanciado cada vez mais nos últimos anos, eles não suspeitarão se você não retornar as ligações por alguns meses. Depois disso, você já deve ter ido embora.
O mesmo vale para seus amigos e associados digitais. Se você está sempre postando e comentando no Facebook ou no Twitter o tempo todo e, de repente, fica quieto, as pessoas podem começar a fazer perguntas. Comece a se afastar de sites de mídia social como Facebook, Twitter e Instagram o mais rápido possível para ter a melhor chance de desaparecer completamente. Se o seu objetivo é recuperar sua privacidade e não ser rastreável, as redes sociais on-line são, honestamente, uma péssima ideia, então não há razão para não reduzir seu uso agora.
Depois que você começa a desvendar exatamente o que será necessário para se desconectar totalmente, desconectar-se de sua vida e desaparecer, é incrível o que você descobre vinculando seu nome a uma hora e um lugar. A tecnologia é particularmente eficaz na monitorização dos nossos movimentos e atividades. A mídia social é a coisa óbvia a se pensar, mas não é a única.
A pegada digital da maioria das pessoas inclui sua atividade on-line, quase tudo o que fazem em seus smartphones, pagar gasolina ou compras com cartão de crédito, usar carteira de motorista/passaporte, executar uma verificação de crédito, usar uma conta bancária... a lista é infinita. . Todas essas coisas deixam migalhas digitais, levando direto para a sua porta. Na verdade, você está neste site provavelmente está sendo rastreado por alguma empresa de tecnologia de alguma forma – se você estiver conectado à sua conta do Google através do navegador, eles saberão que você está aqui. Se você não estiver usando uma VPN, seu provedor de serviços de Internet saberá que você está aqui. Sua pegada digital é a coisa com maior probabilidade de denunciá-lo se você planeja desaparecer. Você precisa começar a pensar nisso e limpá-la agora.
Se você está tentando desaparecer, há uma boa chance de alguém vir procurar. Quanto menos migalhas você deixar, mais sucesso você terá. Em um mundo onde estamos quase todos conectados aos nossos dispositivos o tempo todo, você precisa pensar em coisas como ferramentas de rastreamento, cookies e sua localização digital.
Existem muitas ferramentas para você ajudar a desaparecer online. Use navegadores projetados especificamente para criptografar, excluir e não armazenar seus dados. Use contas e dispositivos gravadores. Aceite que tudo o que você coloca em um dispositivo dura para sempre e pode ser usado para localizá-lo.
Quando se trata de apagar sua pegada digital, aqui estão os princípios básicos. Essas coisas podem ser técnicas, por isso as mantivemos o mais simples possível – se você quiser se aprofundar em como se livrar de sua pegada digital, há um recurso abaixo que você pode ler.
- Minimize o uso da Internet, se possível
- Pare de usar mídias sociais
- Use uma VPN sempre que estiver navegando na web
- Não fique conectado a nada online
- Se possível, não use um smartphone (compre um daqueles telefones antigos que apenas fazem ligações e mensagens de texto)
- Mude para um plano telefônico pré-pago
Passo 2: Deixando sua antiga vida para trás
Você está pronto para abandonar sua vida e desaparecer completamente? Dê uma olhada nesta lista e veja como você lidaria com cada fator.
Pessoas
Para quem você vai contar? Esta é uma das partes mais difíceis de desaparecer. Se você não contar para sua mãe, há uma boa chance de ela chamar a polícia quando você perder o jantar de domingo. Você quer que a polícia esteja atrás de você uma semana depois de encenar seu desaparecimento?
Se você tem sido um solitário nos últimos dez anos e não gosta muito de conversar com sua família, essa parte pode ser fácil. Se você tem pais, irmãos ou amigos próximos, talvez seja necessário que eles participem (pelo menos parte) do plano. Você não precisa dizer a eles para onde está indo ou o que está fazendo, mas um desaparecimento inesperado provavelmente terminará em fracasso, a menos que você tenha um plano incrível. O importante aqui é que você não quer que o governo procure por você. A polícia e o governo em geral têm acesso a recursos que as pessoas normais não têm – recursos que tornam muito mais fácil localizá-lo. Pode ser inevitável que o G-man venha procurar, mas você quer o máximo de vantagem possível - e se seus amigos chamarem a polícia e registrarem uma denúncia de desaparecimento porque estão preocupados em não conseguir localizá-lo, então você não está tendo nenhuma vantagem inicial.
Questões legais
Se você desistir do pagamento de uma hipoteca ou de um carro, o banco, a concessionária ou a agência de crédito tentarão encontrá-lo. Contratos juridicamente vinculativos não foram projetados para serem “desaparecidos” e, se você deve dinheiro legalmente, desaparecer é uma maneira terrível de evitar pagá-lo. Mais uma vez, este é o tipo de coisa que acabará por envolver as autoridades, e você deseja obter o máximo de vantagem humana possível sobre o governo. Idealmente, o governo nunca vem atrás de você.
Taxas de juros, pensão alimentícia e dívidas não se esqueçam. Nem os oficiais de justiça, os juízes ou os cobradores de dívidas. Serve para você desaparecer legalmente e honestamente o máximo que puder. Qualquer tipo de questão legal resultará em alguém com capacidade oficial tentando localizá-lo, e isso é a última coisa que você deseja. Confie em mim; isso tornará seu desaparecimento muito mais fácil, menos doloroso e sustentável.
Dinheiro
O dinheiro é um grande problema quando se trata de desaparecer. Mesmo que você tenha planos de viver completamente da terra em um deserto remoto, o próprio ato de desaparecer exige dinheiro. Habilidades de troca e coleta de alimentos podem ajudar muito, mas o dinheiro vivo ajuda você a sair de Dodge como nada mais.
Tente economizar o máximo de dinheiro possível antes do seu desaparecimento. Você vai querer aprender como viver predominantemente com dinheiro, especialmente durante os primeiros meses de desaparecimento enquanto viaja para novos locais. Se você pagar por uma passagem do Greyhound com cartão de crédito, também poderá postar uma atualização no Facebook. Se alguém que sabe o que está fazendo estiver procurando por você, verá o cartão de crédito sendo usado e poderá rastrear a transação até você.
Livre-se de seus cartões de crédito. Os microchips em seus cartões de crédito mapeiam seus movimentos exatamente como o Google Maps em seu telefone – pelo menos para qualquer pessoa que passe tempo localizando pessoas como profissão (pense em policiais, investigadores particulares e assim por diante). Você também pode querer pesquisar bitcoin ou outra moeda digital. Eles estão rapidamente se tornando a forma anônima favorita de gastar e receber dinheiro online. Embora o bitcoin não seja verdadeiramente anônimo, em muitos casos é bom o suficiente. Você também deve dar uma olhada no Monero, que é quase verdadeiramente anônimo (e é usado para muitas atividades ilegais atualmente).
Basicamente, o dinheiro é rei, mas se você for forçado a fazer transações on-line de alguma forma, faça-o por meio de criptomoeda, se puder. Os cartões de crédito são os mais facilmente rastreáveis e devem ser evitados.
Bens para se livrar
Você terá que se livrar de alguns de seus pertences favoritos quando desaparecer. Se você é particularmente apegado a objetos por motivos sentimentais, desaparecer pode ser um tanto difícil.
Você vai ter que se livrar do seu celular, da sua casa e de tudo que há nele. Você terá que se livrar de tudo que não cabe em um veículo, Mochila INCH ou bolsa de emergência. Você deve saber o que realmente significa “desaparecer”. Você está desistindo do lugar onde mora e provavelmente de muitas coisas de que gosta. Se você tem um carro clássico ou uma guitarra antiga que você valoriza – bem, que pena. Nenhuma dessas coisas é prática para alguém que está tentando desaparecer.
Porém, é necessário um ato de equilíbrio quando se trata de se livrar de bens. Quanto menos você pegar, mais terá que recolher no caminho, o que significa mais transações, mais interações com as pessoas e, portanto, mais rastreabilidade. Portanto, pense para onde você está indo e o que estará disponível quando chegar lá.
Agora vem a parte brutal. Se você quer mesmo desaparecer, tire todas as fotos de sua família, todos os seus anuários do ensino médio, todos os seus certificados de formatura e medalhas de prata das competições de natação e jogue-os fora. Queime as fotos. Por que? Se você deixá-los para trás, eles poderão ser usados contra você de alguma forma. Uma pessoa que está tentando encontrar você pode fazer conexões com suas fotos e aprender mais sobre você em seus anuários. Então você não quer deixá-los para trás. Levá-los com você é ainda pior – não há melhor maneira de estragar seu disfarce do que dar a alguém seu novo nome e depois fazer com que vejam seu antigo nome no anuário do ensino médio.
Se você não quer que nada possa ligá-lo à sua própria vida, você terá que ser proativo para se livrar de todas as evidências - para que nem as pessoas da sua antiga vida ou da sua nova vida possam colocar o todo foto juntos.
Bens para manter
Desaparecer pode implicar deixar a área o mais rápido possível. Se você tem um veículo, terá que decidir se deseja ou não mantê-lo. Embora a identidade de um veículo possa ser facilmente rastreada, eles também são ótimos para tirar você do Dodge rapidamente. Para ser sincero, recomendamos que você se livre do veículo e opte por ônibus e trens, mas se a velocidade for essencial, talvez seja necessário dirigir e pensar mais tarde na questão do carro que está vinculado ao seu nome.
Depois de desaparecer por um tempo, dirigir seu carro registrado e de propriedade legal é uma ótima maneira de ser notado. Seu veículo e placa são facilmente rastreáveis até você. Basta pensar em todas as pessoas que têm essa informação – a companhia de seguros, o concessionário a quem comprou o seu carro, o governo, os seus amigos e familiares… Portanto, mesmo que inicialmente vá embora, terá de abandonar o carro assim que chegar. Escolhi um lugar para me estabelecer.
Há um argumento para manter uma caixa postal funcionando ou usar o endereço de um amigo. Ter um comprovante de endereço válido vinculado à sua identidade (se você decidir mantê-lo) ajuda a combater o roubo de identidade. Se você abandonar contas de cartão de crédito e contratos de proprietário, será um território perfeito ou ladrões de identidade. Dito isto, se você está abandonando totalmente sua identidade, talvez isso não seja uma preocupação. Apenas tenha em mente que não ter uma identidade legal adequada (por exemplo, você abandona seu número de seguro social) impede que você faça um monte de coisas nos EUA, então você pode estar limitando suas opções futuras com sua nova identidade se permitir abandone completamente o velho você. Por exemplo, se você não tem segurança social, há muitas coisas que você não pode fazer corretamente.
Para desaparecer completamente e com sucesso, pode fazer sentido passar algum tempo fora da rede, na selva (ou perto dela). Se você quiser fazer isso, precisará de uma lista decente de equipamentos essenciais de sobrevivência. Tudo se resume a cuidar de suas necessidades mais básicas. Você vai precisar de comida, abrigo e roupas. O resto dos detalhes depende de você. Isso pode não ser uma opção, mas sim uma necessidade para você se estiver com pouco dinheiro. Afinal, viver no deserto pode ser (em grande parte) gratuito se você souber o que está fazendo.
Idealmente, combinar dinheiro com outras práticas autossustentáveis ajuda você a obter o melhor dos dois mundos. Claro, tente viver da terra e da rede elétrica na medida do possível. Mas quando a seca chegar, algumas semanas de produtos enlatados poderão significar a diferença entre a vida e a morte.
Outros suprimentos essenciais para viver fora da rede incluem suprimentos de primeiros socorros, uma ferramenta multifuncional, uma faca de lâmina fixa de alta qualidade, uma barra de ferro para iniciar incêndios, um purificador de água, produtos de higiene pessoal, uma bússola e um mapa, bem como carregadores e qualquer dispositivos queimadores. Um gerador movido a energia solar é uma ótima maneira de carregar baterias quando você mora fora da rede.
Se você não planeja viver fora da rede, ainda deve ter alguns suprimentos básicos. Um estoque de comida e água é uma boa ideia, e ter um kit de primeiros socorros nunca fez mal a ninguém. Cobertores, toalhas, produtos de higiene pessoal e alguns conjuntos de roupas são absolutamente necessários - se você estiver morando fora do carro por alguns dias ou semanas, ainda vai querer estar limpo e apresentável, e cobertores podem mantê-lo aquecido se estiver enfrentando um clima frio. Lembre-se, se você está deixando quase tudo para trás, então você precisa pensar muito sobre o que está levando com você – você não terá acesso a um armário ou gavetas como teria em casa. Pense se você estivesse viajando sozinho e se hospedando nos piores motéis – o que você levaria para se manter são, limpo e seguro? Traga todas essas coisas.
Etapa 3: mude sua aparência
Se quiser desaparecer completamente, você terá que mudar sua aparência pessoal, pelo menos por um tempo. Se acontecer de você esbarrar com seu vizinho no posto de gasolina ao sair da cidade, você deseja poder passar sem que ele perceba – em outras palavras, você deseja poder se esconder à vista de todos.
Isso não significa colocar um disfarce totalmente ridículo como o Scooby Doo. Significa fazer pequenas alterações em seu guarda-roupa e aparência física para obter um efeito geral normal. Você quer ser a pessoa que ninguém nota, a pessoa que se mistura em qualquer multidão e é esquecida assim que vai embora (veja: Teoria do Homem Cinzento ). Por exemplo – mude o tipo de blusa e de calça que você usa. Se você usa blazers e casacos esportivos, opte por moletons e moletons (e vice-versa). Se você usa principalmente calças cáqui e pretas, mude para jeans ou shorts. Você entendeu – nada de roupas estranhas ou qualquer coisa que se destaque, mas mude o “tipo” de roupa que você usa para um estilo de roupa diferente e amplo.
Isso significa cabelo liso em estilo e cor. As pessoas tendem a se lembrar se viram um penteado selvagem. Também não faria mal nenhum mudar significativamente o seu penteado. O mesmo vale para pelos faciais – se você vai ter pelos faciais, deixe-os normais. Nada de bigodes enrolados ou barbas trançadas. Se você já tinha pelos faciais, agora pode ser um bom momento para fazer a barba e vice-versa (deixar crescer a barba, se não tiver). Pense na pessoa mais chata que você conhece e use-a como inspiração. Você quer ser chato o suficiente para nem mesmo se registrar na mente das pessoas quando elas o virem. Os óculos também podem fazer a diferença – se você usava óculos na sua antiga vida, talvez mude para lentes de contato. Se você não usa óculos, considere comprar lentes sem receita. O objetivo aqui é se esconder à vista de todos – parecer normal, mas um tipo de normal um pouco diferente do seu eu anterior.
Tatuagens e piercings distintos podem ser um problema real se você estiver tentando desaparecer. Pense em remover tatuagens a laser ou pelo menos cobri-las com roupas ou maquiagem quando estiver viajando. Marcadores identificáveis são o que a maioria das pessoas procura quando procuram alguém.
Etapa 4: mude a forma como você viaja
Já se foi o tempo em que você podia pegar um ônibus, trem ou avião. Até mesmo muitos táxis estão agora equipados com câmeras CFTV, e é no transporte que o desaparecimento se torna praticamente impossível. Imagine tentar passar por um grande aeroporto em qualquer lugar do mundo sem nunca ter que admitir quem você é.
A menos que você esteja planejando desaparecer para outro país, você pode querer repensar as viagens de longa distância em transporte público, especialmente aviões. Isso significa que um carro é melhor que um trem ou ônibus, mas andar a pé ou de bicicleta é ainda melhor que um carro.
Aviões e trens de longa distância são os piores. Os trens e metrôs de curta distância são os próximos. Depois ônibus. Dirigir sozinho é o melhor, mas lidar com o fato de que o carro está vinculado a você de outras maneiras apresenta suas próprias desvantagens.
Quanto mais você mudar de meio de transporte, mais difícil será rastreá-lo. Então misture tudo.
Há muito menos probabilidade de ser capturado por uma imagem de CFTV se você caminhar por toda parte (usar chapéu ou capuz) ou andar de bicicleta. As bicicletas são surpreendentemente eficazes para viagens de longa distância, mas limitam a quantidade de equipamento que você pode transportar.
A principal lição aqui é não voar. Voar é o método de transporte mais fácil de rastrear de longe. Idealmente, você também deve evitar viagens de trem de longa distância (como Amtrak) porque estações de trem movimentadas e trens mais rápidos e de longa distância estão cheios de câmeras.
Passo 5: Acomode-se
Para desaparecer completamente, você terá que viver no deserto ou perto de pessoas, ou um pouco de ambos. De qualquer forma, você terá que descobrir como viver lá por um longo prazo. Desaparecer completamente não significa férias de duas semanas ou mesmo um período sabático de 6 meses.
Desaparecer completamente implica que você desapareceu para sempre, então é melhor você ter uma boa ideia de como irá sobreviver. Se você desaparecer no deserto, terá a vantagem de potencialmente viver da terra. Sem civilização, porém, a vida é mais brutal e mais difícil – além disso, viver da terra não é estritamente legal, a menos que você seja o proprietário da terra e, idealmente, queira evitar a atenção de guardas florestais e xerifes rurais.
Se você mora em um ambiente urbano ou semiurbano, corre um risco maior de ser reconhecido ou encontrado, mas também tem acesso fácil a todos os benefícios da infraestrutura civilizada. É muito mais fácil conseguir um emprego clandestino que só paga dinheiro em um canteiro de obras ou em um bar de uma cidade do que sozinho no deserto.
Etapa 6: evite ficar paranoico
Você não quer escapar de sua vida para uma vida em que fica constantemente olhando por cima do ombro, pulando a cada porta que se abre e enlouquecendo porque pensou que alguém estava te seguindo pela rua.
Uma das coisas mais difíceis de desaparecer de sua vida passada, especialmente se as circunstâncias o forçaram, é ficar paranoico com a possibilidade de que sua antiga vida acabe se recuperando. Se você errar, deixar um monte de pistas ou quebrar as regras repetidamente, corre o risco de ficar excessivamente paranoico e arruinar sua vida.
Para evitar isso, tudo que você precisa fazer é incluir isso em seu plano de desaparecimento. Embora você não possa controlar se alguém vem atrás de você ou não, você pode minimizar o risco de eles conseguirem encontrá-lo.
Você também pode desenvolver sua noção do que realmente está acontecendo. É alguém realmente seguindo você ou está apenas caminhando até o carro também? Para melhorar seu senso de realidade, é útil desenvolver a consciência situacional. Você quer se tornar automático na leitura de uma situação, vendo ameaças onde elas realmente existem, e nenhuma ameaça quando na verdade não é nada.
Passo 7: Desinformação
Para ficar longe, você terá que aprender como incorporar mentiras e manipulação em sua vida cotidiana. Quando se trata de atos de desaparecimento, isso é muitas vezes chamado de desinformação e desinformação.
Por um lado, você pode evitar deixar rastros para um pesquisador em potencial, deixando um rastro de pistas falsas. Uma perseguição inútil, onde seus perseguidores seguem uma trilha falsa, lhe dará tempo para colocar ainda mais distância entre você e quem está procurando por você (idealmente, ninguém está realmente olhando).
Você também terá que espalhar algumas informações falsas sobre o seu novo eu. Se você está tentando desaparecer e se reinventar com um novo grupo de pessoas, terá que inventar uma história de fundo bastante sólida. Invente detalhes de uma vida anterior e fictícia – uma identidade totalmente nova.
Isso pode e deve incluir coisas como onde você nasceu, quem é sua família e onde está, qual é sua formação acadêmica e profissional, bem como algumas de suas coisas favoritas. Se você quiser desaparecer e reaparecer em outro lugar, você deve aprender a acreditar na sua própria história.
Embora você possa optar por usar um nome falso, não necessariamente o recomendamos. Usar qualquer coisa diferente do seu nome verdadeiro pode tornar a vida extremamente difícil muito rapidamente. Se você estiver longe o suficiente do lugar de onde saiu, a menos que seu nome seja muito incomum, provavelmente não haverá problema em usar seu nome verdadeiro.
Etapa 8: Longevidade
Desaparecer não é algo que muitas pessoas possam fazer com sucesso. Fazer parte de um programa de proteção a testemunhas ou viver fugindo da lei, requer uma quantidade inacreditável de tempo, energia, recursos e, o mais importante, disciplina, muitas vezes por parte de mais pessoas do que apenas você.
Se você realmente não tem escolha a não ser desaparecer, então existem maneiras de fazer isso, mas é quase impossível que uma pessoa normal desapareça em nossa sociedade moderna e impulsionada pela tecnologia. As formas de rastreamento e localização são cada vez mais eficazes e interligadas com as nossas vidas e movimentos em todo o mundo.
Existem câmeras CFTV em todos os ônibus e trens e em praticamente todas as esquinas. As empresas e as autoridades têm maior acesso às nossas informações e dados do que nunca. A privacidade é praticamente inexistente se você usar a Internet, a menos que realmente saiba o que está fazendo. Quanto mais penso nisso, mais parece que talvez seja o momento perfeito para desaparecer completamente…
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: Secrets of Survival.