Tudo o que Você Precisa Saber Sobre os Tipos de Flechas
Tipos de flechas e arcos provavelmente não são o primeiro pensamento que surge em sua mente quando você pensa em sobrevivência. Quando a merda atinge o ventilador, as pessoas buscam proteção no poder bruto e bombástico, e só se sentiriam seguras com cargas de armas de fogo, armaduras à prova de balas e casas.
Embora esses auxílios à sobrevivência possam proporcionar segurança e paz de espírito, além de proteção, há benefícios surpreendentes nas armas e habilidades primitivas. Eles não têm muito mérito em ambientes fechados, mas são absolutamente inestimáveis se você decidir explorar a natureza ou o sertão. Fáceis de transportar e operar, também são silenciosos em ação, autossuficientes, pois não dependem de lojas e tecnologia. E eles são preciosos para a caça.
Há outra vantagem gigantesca do arco e flecha. Ao contrário da maioria dos outros armamentos de sobrevivência, adquiri-los não exige que você desembolse milhares de dólares. Na verdade, se você for esperto o suficiente, não precisará gastar um único centavo, pois fazê-los do zero não é muito complicado.
Mas usá-los é uma questão totalmente diferente. É provavelmente a habilidade mais sutil que alguém pode esperar dominar. E você não pode usar atalhos recorrendo a todos os tipos de ferramentas e dispositivos sofisticados, como acontece com armas de fogo, por exemplo. Mesmo se você montasse uma mira em um arco composto, isso ainda não faria de você um grande arqueiro.
A maior parte está nas suas mãos e nas pontas dos dedos, e não em um dispositivo óptico ou digital. Quando se trata de sobrevivência primitiva, apenas a habilidade serve. E você não pode adquirir essa habilidade jogando dinheiro nela.
Que tipos de flechas existem – Materiais do eixo
Embora todos os tipos de flechas façam o mesmo trabalho, os materiais de que são feitas farão muita diferença. E há mais de uma maneira de classificá-los: pelo eixo, pontas das setas, lombada ou rigidez, grãos por polegada (também conhecido como GPI), tipo de palheta.
A classificação mais óbvia depende do material do eixo. Arqueiros e caçadores diriam que existem quatro ou cinco tipos de materiais para flechas: madeira, alumínio, carbono, fibra de vidro e várias ligas. Mais adiante, diriam, as flechas de madeira são as piores.
Mas um sobrevivente deve pensar fora da caixa daquilo que está prontamente disponível na nossa cultura consumista e orientada para as lojas. É por isso que iremos além da abordagem pronta e adicionaremos mais uma categoria – role para baixo para obter detalhes.
1. Madeira
Naturalmente, este é o tipo de flecha mais antigo. Mas será que o ouro velho está no tiro com arco moderno?
Não exatamente. A madeira é um material abundante e, portanto, barato, mas também é caprichosa a tal ponto que você não pode confiar que ela sempre fornecerá resultados idênticos.
Mesmo que alguém fizesse hastes de flechas a partir de um único pedaço de madeira, usando uma técnica idêntica, as flechas difeririam significativamente umas das outras. Setas diferentes produzem resultados diferentes. E resultados diferentes se traduzem em falta de confiabilidade. Outra razão pela qual as flechas de madeira são uma grande proibição no tiro com arco moderno é que elas são propensas a quebrar ou lascar facilmente.
No entanto, como sobrevivente, você não levará suas flechas para uma feira de armas. Quando você é deixado por conta própria, não se importa realmente com as regras da aerodinâmica e da física. As flechas de madeira precisam ser funcionais apenas o suficiente para matar você no jantar. E eles vão matar, como veremos a seguir.
2. Carbono
Uma flecha de carbono tem o espinho maior , por isso é a melhor combinação para arcos pesados e longos. Em outras palavras, é a mais rígida de todas as flechas, embora ainda seja muito fina e de fácil penetração.
Eles normalmente são muito caros, mas são absolutamente confiáveis e, se outras peças forem feitas corretamente, são extremamente precisos . Não admira que os caçadores os amem.
3. Alumínio
Normalmente menos precisas do que suas contrapartes de carbono, as flechas com haste de alumínio podem variar muito em tamanhos e diâmetros. Elas são mais convenientes para iniciantes, sendo muito mais baratas, mas também mais duráveis que as flechas de carbono.
Onde uma flecha de carbono se estilhaça, uma de alumínio simplesmente entortará. O que é algo que você pode consertar com relativa facilidade.
4. Fibra de vidro
Além da madeira, são as flechas mais baratas. O que significa que eles provavelmente deveriam ser sua primeira escolha como iniciante, principalmente porque você precisará de muitas flechas até pegar o jeito do arco e flecha. No mínimo, você provavelmente perderá centenas de flechas antes de aprender a acertar um alvo específico de onde poderá recuperá-las.
As flechas de fibra de vidro também são bastante duráveis e pesadas, o que significa que causarão maior impacto quando atingirem o alvo. No entanto, elas não voarão tão fácil ou rapidamente quanto as flechas de carbono ou mesmo de alumínio. Outra desvantagem significativa é que eles tendem a se fragmentar longitudinalmente.
5. Faça você mesmo com tudo o que puder (principalmente madeira)
Fazer seu próprio arco e flechas não é apenas a ideia de uma tarde emocionante para seus filhos. É uma habilidade por si só e traz enormes vantagens.
Embora você certamente não seja capaz de fazer flechas perfeitamente equilibradas e mutuamente idênticas, elas cumprirão suas ordens assim que você conseguir acertá-las. Nossos ancestrais pré-históricos costumavam fazer arcos compostos de madeira, ossos ou chifres de animais e tendões. E flechas com hastes de madeira e pontas de sílex.
Você acha que isso não pode ser eficaz o suficiente? Tente derrubar um mamute com uma flecha de US$ 5 na loja de artigos esportivos local. A menos que você acerte o olho do mamute (trocadilho intencional), você não terá muito o que mostrar.
Em vez de pederneira ou pedras, você pode até usar ossos pontiagudos ou vidro como pontas de flecha. Quanto aos eixos, existem variedades surpreendentes de madeira que você pode usar.
Tipos de pontas de flecha (também conhecidas como dicas ou pontos)
Um arqueiro ou caçador experiente provavelmente terá tentado pelo menos uma dúzia de tipos de pontas de flecha. Alguns são afiados, projetados para matar perfurando a carne, como balas ou pontas de campo, ou mesmo rasgando-a - como as pontas largas. Outros são contundentes (e convenientemente chamados de pontos contundentes), mas não menos mortais, pelo menos no que diz respeito a pequenos animais.
Um arqueiro, caçador ou sobrevivente iniciante, entretanto, não precisará experimentar muito com pontas de flechas. A opção mais conveniente é obter flechas com pontas fixas . Mas se você tiver dinheiro extra para gastar, compre um conjunto das chamadas pontas de flecha de Judô. Eles têm pequenos ganchos na parte superior, o que impedirá que ele se enterre profundamente nas folhas a ponto de você nem saber onde está.
Depois de atingir um nível de habilidade mais alto, você poderá fazer a transição para qualquer um dos tipos mencionados acima. Ou não, se você encontrou aquele que combina com você!
Tipos de Fletchings – Quão bem sua flecha vai voar?
A palheta em forma de barbatana na extremidade traseira de uma flecha é chamada de penas. Não parece muito, mas na verdade é uma parte bastante sofisticada de uma flecha.
Por quê então? Bem, a pena é a parte emplumada (às vezes feita de penas reais) que proporciona estabilidade e equilíbrio e determina o comportamento de vôo da flecha. Ele voará direto? Quão rápido ele voará e qual será o impacto do vento em seu caminho?
Alguns tipos de penas funcionam muito bem em longas distâncias, outros são feitos para distâncias mais curtas. Mesmo se você não tiver certeza de qual estilo melhor se adapta ao seu propósito, certifique-se de fazer uma escolha. Qualquer pena é melhor que nenhuma. Sem ele, você também pode usar seu arco e flechas com os olhos vendados.
Existem diferentes formas e formatos de palhetas, mas a classificação dos materiais é mais básica.
Pena ou Plástico?
Naturalmente, as penas são o tipo que prevaleceu durante a longa e turbulenta história de caça e guerra da humanidade. Hoje não, porém! Mesmo que você conseguisse criar penas perfeitas, elas não durariam muito. Eles perderiam grande parte de sua estabilidade na chuva e quebrariam facilmente.
As penas das asas de peru costumavam dominar o campo até que a indústria surgiu com as penas sintéticas. Embora sejam muito mais consistentes em qualidade, ainda sofrem o mesmo destino e não são muito mais resistentes ao desgaste. Eles são mais leves que os de plástico, mas isso nem sempre é bom. Pode até ser prejudicial quando combinado com um eixo mais pesado. Com eixos leves, entretanto, isso se traduz em maior velocidade e muito menos resistência ao ar.
Quanto às palhetas de plástico, elas são muito mais duráveis e, portanto, confiáveis. Ao contrário das penas, elas também variam em configuração. O tipo básico e reto de configuração permite maior velocidade de vôo, mas pode ser facilmente afetado pelo vento. As penas deslocadas (direto na haste, um pouco deslocadas na extremidade) são um pouco mais resistentes ao vento, mas a flecha não voará tão rápido. E, finalmente, as penas helicoidais induzem um giro, o que permite maior precisão, seja qual for o vento, mas sacrifica a velocidade.
Conclusão – O que um sobrevivente deve fazer?
Familiarizar-se com os fatos básicos do tiro com arco é definitivamente algo obrigatório para os preparadores. Essa habilidade antiga não pode decepcioná-lo como a tecnologia pode (e já o fez mais de uma vez). Mas como você não planeja se inscrever para as Olimpíadas, não há necessidade de ir tão longe a ponto de experimentar cada tipo de haste, ponta ou penas para suas flechas.
Para ter certeza de que você estará pronto quando ocorrer um desastre, vá até a loja e compre as opções mais acessíveis que puder encontrar ou aprenda o aspecto DIY para que você possa parar de depender do que os outros têm a oferecer pela sua moeda . No deserto ou à beira do colapso civilizacional, seu cartão de crédito não terá utilidade. É por isso que é hora de parar de depender disso de uma vez por todas.
Mesmo que tentar fazer seu próprio arco e flecha do zero possa ser uma tarefa assustadora, você reunirá muita confiança ao longo do caminho. Em última análise, confiança e autoconfiança é o que irá protegê-lo contra qualquer perigo, junto com um punhado de habilidades primitivas para ajudá-lo a encher a barriga.