Como armazenar alimentos em um clima quente
Você quer proteger seu estoque de alimentos de altas temperaturas para que estejam prontos para comer quando você precisar? O calor do verão pode transformar sua despensa em uma zona de desastre, deixando você com refeições menos apetitosas quando você mais precisa delas.
Este guia foi criado para famílias que querem estender a vida útil de sua despensa de armazenamento de alimentos, mesmo durante períodos de calor. Siga estas estratégias simples para proteger seus alimentos do calor, umidade e deterioração.
A partir de meados de maio, minha caixa de e-mail começa a encher com perguntas sobre como armazenar alimentos em climas quentes. Há sempre uma nova onda de calor nas notícias, e as pessoas se preocupam porque os alimentos são particularmente suscetíveis aos efeitos das altas temperaturas. Todo mundo quer saber qual temperatura é muito alta para armazenar alimentos. É uma ótima pergunta porque, de todos os fatores que afetam o valor nutricional, a aparência, o sabor e a textura de um alimento, o calor é o que causa o pior dano. Com todo o tempo e dinheiro que investimos na construção de nossas despensas de armazenamento de alimentos e na garantia de que temos armazenamento de água adequado, protegê-lo faz todo o sentido financeiro, certo?
Então, quero compartilhar a resposta que dou a essa pergunta. Além disso, compartilharei algumas das dicas que usamos para armazenar alimentos em um clima quente em nossa própria casa, já que só moramos em partes muito quentes do país — Phoenix e Texas.
Como proteger os alimentos do calor
Eu já morei em Phoenix, e sei tudo sobre o calor do verão! Tínhamos que ter cuidado com as temperaturas internas do início ao meio de maio até outubro! (As crianças não usam exatamente jaquetas sobre suas fantasias de Halloween por aqui!)
É uma coisa inteligente se preocupar com os efeitos do calor sobre os alimentos que você está armazenando, mas também se proteger contra luz, oxigênio, pragas e umidade. Em nossa casa em Phoenix, um quarto extra servia como nossa despensa de armazenamento de alimentos. Como manter apenas aquele cômodo bem frio a 23 não era realista, encontramos outras maneiras de proteger os alimentos.
Evite a entrada de calor em primeiro lugar
Como as janelas transmitem uma grande porcentagem do calor que entra em sua casa, começamos por aí. Meu marido cobriu a janela com uma película opaca como esta para ajudar a manter o calor do lado de fora. Além disso, a luz em si danifica os alimentos ao longo do tempo, então esta película ajudou a proteger os alimentos de mais de uma maneira. Além disso, a película ajudou a esconder o conteúdo de qualquer passante casual.
Além de películas para janelas, mantenha sempre suas janelas cobertas com persianas e/ou cortinas, o ano todo. Se você puder fazer algo para isolá-las, melhor ainda. Lojas de materiais de construção vendem grandes folhas de isopor, que podem ser cortadas para medir qualquer janela e, em seguida, pressionadas contra o vidro e fixadas com fita adesiva na moldura da janela. O isopor isola casas de estuque e, embora não seja nada atraente, pode ser eficaz para manter o calor fora de cômodos individuais. Lembre-se também de que o calor sobe, tornando o segundo andar, se você tiver um, mais quente do que o primeiro.
Reduzir as temperaturas interiores
Durante os verões de Phoenix, eu geralmente mantinha o ar condicionado ajustado para 26 graus durante o dia. Com nossa casa muito bem isolada, essa temperatura funcionou para nós no calor seco de Phoenix. Sua situação pode ser diferente e você pode precisar diminuir o A/C para manter uma temperatura ambiente de menos de 27 graus.
Teste a temperatura da sua área principal de armazenamento de alimentos ocasionalmente. Instale um ventilador de teto para circular o ar mais frio que entra no cômodo ou considere comprar uma pequena unidade de A/C para manter no cômodo e usar apenas nos dias mais quentes. Se nossa casa tivesse sido menos isolada, isso é algo que teríamos adicionado.
Mantenha uma temperatura o mais consistente possível
Um fator importante além de evitar que um cômodo fique muito quente para armazenar alimentos é a consistência da temperatura. Tente manter uma temperatura o mais consistente possível. Isso pode ser difícil de evitar, mas flutuações frequentes de temperatura são más notícias. Por exemplo, oscilações repetidas entre 20 e 26+ graus começam a afetar os alimentos rapidamente.
Em nenhuma circunstância armazene alimentos do lado de fora, no calor. Não em sótãos, dependências ou garagens (a menos que sejam isolados E resfriados a temperaturas na faixa de 20-25 graus), ou espaços de acesso restrito. Nesses casos, a qualidade dos seus alimentos se deteriora em apenas algumas semanas, não em meses ou anos.
Recupere ou reaproveite o espaço de armazenamento existente
Minha dica número 1 para preparação é desobstruir, e essa é uma das razões pelas quais isso é tão importante. Quando você esvazia sua casa de itens desnecessários e indesejados, você abre espaço para o que você quer, como alimentos armazenados! Recentemente, embalamos cerca de 1/3 das coisas em nossa casa e colocamos em uma unidade de armazenamento. Até agora, a única coisa que senti falta foi de ter mais de 1 colher de pau na cozinha! Nós realmente NÃO precisamos de toda essa porcaria que coletamos.
Considere armazenar alimentos embaixo das camas e em espaços de armazenamento ao redor do resto da casa. A Thrive Life faz uma unidade embaixo da cama que armazena latas de alimentos e é uma ótima maneira de "encontrar" novas áreas de armazenamento que não existiam antes. Os Cansolidators mantêm os alimentos organizados e armazenados embaixo das camas ou em outros locais úteis que não sejam grandes o suficiente para prateleiras. E se você estiver comprando a granel, reembale os itens em embalagens menores. Na verdade, alguns alimentos devem ser reembalados para armazenamento de longo prazo.
Girar, girar, girar
Por fim, se você simplesmente não consegue manter sua casa fresca o suficiente nos meses quentes de verão, pode ser necessário rotacionar seus alimentos mais rapidamente. Rotacione os alimentos usando os mais antigos primeiro. Essa é uma ideia inteligente de qualquer maneira, independentemente da estação.
Dicas de especialistas sobre como proteger seu armazenamento de alimentos
- Pegue um termômetro e identifique o local mais frio da sua casa – talvez um canto do porão ou um cômodo voltado para o norte. Isso se torna sua “despensa temporária” para os meses mais quentes. Realoque seus itens mais sensíveis ao calor para essa zona mais fria.
- Divida os itens a granel em recipientes menores e herméticos. Isso minimiza a exposição ao ar, maximiza o frescor e permite que você gire facilmente seu estoque (use as coisas mais antigas primeiro!)
- Se você comprar itens para uma empresa de armazenamento de alimentos, escolha cuidadosamente o tamanho das latas que você pedir, porque uma vez abertas elas são mais suscetíveis à umidade especialmente. Este post vai ajudar você a decidir se você deve pedir latas grandes ou pequenas para armazenamento de alimentos.
O que É muito quente para armazenar alimentos?
Os alimentos retêm seus nutrientes, sabor, cor e textura quando armazenados a 75 graus Fahrenheit ou menos. É incrível como os alimentos se decompõem rapidamente em altas temperaturas. Não vai te envenenar, mas com certeza não será agradável de comer. Eu sofri com atum mole, ketchup descolorido e molhos para salada engarrafados de aparência muito, muito estranha — e tive que jogar tudo fora, o que é um triste desperdício de dinheiro.
Pessoas que armazenam alimentos em porões em regiões frias do país relataram que até mesmo algo como arroz integral, que normalmente não tem uma vida útil muito longa quando comparado ao arroz branco, permaneceu com sabor fresco por dez anos ou mais.
O problema é que até mesmo variações de temperatura podem e acabarão afetando os alimentos. Poucos de nós conseguem armazenar alimentos em uma área que esteja consistente e constantemente a 30 graus — e, quanto mais frio, melhor. Sempre tenho inveja das pessoas em partes frias do país que gostam de porões que mantêm temperaturas constantes e perfeitas para armazenar alimentos.
Em termos gerais, quanto maior a temperatura, menor o prazo de validade.
Como saber se um local é muito quente para armazenar alimentos?
Compre um termômetro bom. Eu sugiro adicionar um imediatamente. Pendure-o perto da entrada da despensa para verificações rápidas de temperatura. Além disso, use-o para testar diferentes áreas da sua casa para identificar o melhor local para suprimentos de alimentos. Esse termômetro em particular também monitora a umidade, caso isso seja um problema.
Lições sobre umidade
Depois de deixar Phoenix, acabamos em uma parte do Texas que é quente (embora não tão quente quanto Phoenix) e úmida. Foi uma transição interessante, para dizer o mínimo. Como evitar que os cômodos fiquem muito quentes para armazenar alimentos não era mais a única questão que tínhamos que responder. Além dessas ações, recomendo que você tome após uma grande mudança, agora tínhamos que lidar com a umidade e as pragas que prosperam na umidade.
Como lidar com a umidade
Aqui, montamos as mesmas unidades de prateleiras de metal que usamos em Phoenix em um pequeno depósito com uma unidade de A/C instalada na parede. As prateleiras de metal funcionaram muito bem lá, mas aqui, infelizmente, encontraram seu par. Embora tenhamos ajustado o A/C para também remover a umidade, ele se mostrou inadequado em dias em que o nível de umidade era de 80% ou mais. Em dois casos, acabamos com ferrugem nas prateleiras e latas enferrujadas. Cerca de duas dúzias de latas Thrive Life enferrujaram além da viabilidade, forçando-me a reembalar a comida.
Como lidar com insetos que gostam de umidade
Uma palavra final — esse clima úmido também aumentou o número de insetos com os quais temos que lidar, algo que não era um problema em Phoenix. Para combater isso, eu uso terra diatomácea ao redor dos rodapés da despensa. A alta umidade afeta sua utilidade como pesticida, então eu também a renovo de vez em quando.
Perguntas frequentes
Embora não haja uma única temperatura "muito quente", o ideal é que sua despensa fique abaixo de 75°F (24°C) para qualidade e prazo de validade ideais dos alimentos. O calor acelera a deterioração, levando a texturas pastosas, alimentos descoloridos e perda de nutrientes.
Evite armazenar alimentos em sótãos, garagens ou espaços confinados, pois eles podem ficar extremamente quentes.
Eu desaconselho. Alimentos enlatados preferem despensas frescas e secas abaixo de 75°F (24°C). Calor extremo encurta a vida útil, enferruja latas e estraga a qualidade dos alimentos. Opte por uma garagem com controle de temperatura ou local de armazenamento mais frio, se necessário. Leia mais sobre como armazenar alimentos enlatados em sua despensa de armazenamento de alimentos.
Pensamentos finais
Investir dinheiro em armazenamento de alimentos só faz sentido se você puder usá-lo quando mais precisar. Protegê-lo do calor e da umidade pode custar alguns dólares, mas, a longo prazo, economiza ainda mais.
Como VOCÊ protege seu armazenamento de alimentos de altas temperaturas?
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: The Survival Mom.