O único desastre para o qual você precisa se preparar
Se houvesse apenas um desastre para o qual você acredita que deveria preparar a si mesmo e sua família, qual deveria ser?
Colapso econômico? Escassez na cadeia de suprimentos? Desastre natural? Uma falha na rede elétrica por um ataque EMP ou explosão solar? Outra pandemia?
Acredito, no entanto, que há um desastre para o qual você deve se preparar acima de tudo, por uma razão muito simples: será uma consequência natural de cada um dos tipos de desastres acima e de outros.
Este desastre é uma agitação civil.
O que aconteceria durante a agitação civil?
A agitação civil é uma ocorrência comum em todo o mundo, até certo ponto. Nos Estados Unidos, o último exemplo de agitação em larga escala que vimos foi em 2020 devido aos tumultos de inspiração política que aconteceram em muitas das principais cidades americanas. Esses tumultos resultaram em roubo generalizado de propriedades e forçaram a polícia a intervir em larga escala.
No caso de um grande desastre, como uma falha total na rede elétrica ou um colapso econômico, é bem possível que tumultos explodam novamente pelo país (ou pelo mundo) em uma escala ainda maior e mais destrutiva, e que as autoridades policiais não consigam contê-los sozinhas.
Isto é por uma razão muito simples: pessoas desesperadas fazem coisas desesperadas. Se a rede elétrica caísse, por exemplo, isso resultaria em pessoas incapazes de acessar suas contas financeiras, de contatar seus entes queridos via serviço de celular ou internet. Se você quer ter certeza de que, no caso de um apagão ou falha na rede, você ainda será capaz de manter contato com sua família.
E isso seria apenas o começo.
A agitação civil resultante de outra grande catástrofe provavelmente se desenrolaria da seguinte maneira:
Escalada para a violência
Em alguns casos, até mesmo protestos pacíficos podem se transformar em violência devido a fatores como repressão policial, agitadores incitando agitação ou confrontos entre diferentes grupos com visões opostas.
Essa escalada pode resultar em vandalismo, saques, danos à propriedade e altercações físicas entre pessoas. Já vimos isso em muitos dos tumultos que ocorreram nos Estados Unidos em 2020.
Resposta da aplicação da lei
As agências de aplicação da lei responderão à agitação civil mobilizando a polícia de choque, usando táticas de controle de multidões, como gás lacrimogêneo ou balas de borracha, e fazendo prisões para restaurar a ordem e proteger a segurança pública. No entanto, táticas pesadas podem, às vezes, exacerbar as tensões e agravar ainda mais a situação.
Declaração de Emergência
Caso a polícia não consiga conter a agitação rapidamente, o governo local, estadual ou federal provavelmente declarará estado de emergência.
Em casos graves de agitação civil, as autoridades também podem ir um passo além e impor toques de recolher para manter a lei e a ordem.
Isso pode envolver o envio de forças militares ou tropas da Guarda Nacional para ajudar as autoridades a restaurar a ordem e proteger a infraestrutura crítica.
Isso levaria então a…
Lei Marcial
Lei marcial se refere a um estado em que o estado de direito é suspenso e os militares assumem o controle de uma área ou jurisdição.
A maioria dos cenários de lei marcial resultaria no corte militar de todas as rotas que saem da área em um esforço para conter a população, seguido por uma repressão a manifestantes e desordeiros, prisões sem mandados, tomada de estabelecimentos locais e instituição de racionamento de comida, água e outros suprimentos.
Interrupção de serviços
A agitação civil pode interromper serviços essenciais, como transporte, comunicação e serviços públicos, causando interrupções na vida diária dos moradores.
Isso pode incluir bloqueios de estradas, interrupções na internet, cortes de energia e escassez de bens e serviços essenciais.
No caso de um colapso na rede elétrica, muitas dessas interrupções de serviço já estariam acontecendo.
Divisão Econômica e Social
Um longo período de agitação civil em escala nacional ou mundial resultaria em divisões econômicas e sociais duradouras entre as pessoas.
A agitação civil por si só pode ter consequências econômicas significativas, incluindo danos às empresas, perda de receita e incerteza dos investidores.
Também pode aprofundar divisões sociais existentes e polarizar comunidades, levando a tensões crescentes entre diferentes grupos demográficos. Isso prejudicaria a coesão social e a confiança nas instituições, tornando desafiador abordar questões subjacentes e encontrar resoluções pacíficas.
Então, como você pode se preparar para esse cenário? Discutiremos isso a seguir.
Como se preparar para a agitação civil
A melhor maneira de se preparar para uma agitação civil é a mesma que você se prepararia para qualquer outro desastre: estocar bastante comida, água e outros suprimentos, ter fontes de água e alimentos reabastecíveis à mão e reforçar as defesas da sua casa com janelas de acrílico e portas de metal com fechaduras e dobradiças resistentes, no mínimo.
Mas há mais uma coisa que você vai querer fazer acima de tudo para se manter seguro em tal cenário: passar despercebido.
Quando os centros urbanos mergulham no caos durante a agitação civil, buscar refúgio na natureza pode ser a única opção. Mas sobreviver na natureza não é apenas sobre habilidades básicas — é sobre saber como viver da terra a longo prazo.
Não seja uma das milhares de pessoas que irão freneticamente aos supermercados para comprar suprimentos, não se envolva em manifestações e protestos, não provoque ninguém para uma briga e não diga a ninguém (exceto àqueles em quem você confia totalmente) que você é um prepper e tem um estoque de provisões.
Isso porque, depois que todas as lojas forem saqueadas, invasores e saqueadores se voltarão para os próximos grandes alvos para obter os suprimentos de que precisam: casas. Infelizmente, os assaltos já são uma ocorrência muito comum, e se tornarão ainda mais comuns durante uma agitação social generalizada que a polícia não pode conter.
Torne sua casa mais defensável, não conte a ninguém sobre suas provisões e não se envolva na agitação em si. Coletivamente, essa é a coisa número um que você pode fazer para se preparar para qualquer tipo de agitação civil generalizada, e esse princípio é verdadeiro independentemente de você viver na cidade ou no campo.