Superando a dominância ocular: um guia de retreinamento prático
A dominância ocular pode ser a ruína de novos atiradores. É um desafio que todos nós temos que superar para ir além dos alvos de papel e entrar nas aplicações táticas do mundo real de nossas habilidades com armas. Não se preocupe. A dominância ocular é um problema fácil de corrigir com um pouco de retreinamento e prática para que você possa atirar com os olhos bem abertos.
Você já se perguntou por que as pessoas fecham um olho quando miram um rifle? Claro, se você atira há algum tempo, espero que tenha superado essa prática, mas há uma série de razões pelas quais o cérebro não consegue descobrir em que focar ao olhar através de miras.
Talvez a dominância ocular não seja o problema
É um problema comum entre novos atiradores. A maneira como os olhos não conseguem descobrir em que prestar atenção. Pode ser dominância ocular, mas talvez não seja.
Pode ser que eles simplesmente não saibam como interagir com suas miras. A maneira mais rápida de descobrir é fazer com que os atiradores mirem para baixo, visualizando sua mira frontal através (não por cima) das miras traseiras da arma.
Se eles têm as miras alinhadas corretamente, conseguem ver a mira frontal através das miras traseiras com ambos os olhos abertos e conseguem acertar o alvo sem problemas, então eles tinham apenas uma mecânica ruim e alinhamento de mira que precisava de ajuste. Se ainda houver um problema para encontrar miras usando ambos os olhos, então é hora de uma pequena terapia de alcance.
Diagnóstico de dominância ocular
Dominância ocular é o que parece. Um olho faz muito do trabalho ao tentar focar em um plano estreito de visão. Em muitos casos, é causado pela disparidade de profundidade de campo. Em outras palavras, um olho é dominante de perto, e o outro de longe.
Teste de Dominância Ocular nº 1: Se você estiver olhando para o campo de tiro através da mira da sua pistola e tudo ficar embaçado ou duplicado com os dois olhos abertos, é bem provável que você precise treinar novamente seus olhos. (Este é o sinal mais seguro de dominância.)
Teste de Dominância Ocular nº 2: Se você estiver trabalhando com um novo atirador no campo de tiro, retire o carregador dele e esvazie a câmara. Peça para o atirador mirar no campo de tiro, com um olho fechado (apenas para o teste), alinhando as miras corretamente com o alvo. Então, simplesmente coloque um dedo sobre a parte superior da janela de mira traseira. Se ele ainda puder ver a mira frontal, isso significa que ele está alinhando corretamente, em vez de por cima.
Ideias terríveis para corrigir a dominância ocular
Há uma série de soluções para a dominância ocular, mas algumas dessas soluções serão um problema no futuro. Elas só reforçarão maus hábitos.
Dominância ocular Solução ruim nº 1: troque de mãos. É possível que um instrutor sugira trocar de mãos no punho da pistola. Talvez isso forneça alguma correção de curto prazo para o problema, mas não aborda o problema real em questão, que é que o cérebro não consegue descobrir o que você está tentando ver. Não faça isso.
Dominância Ocular Solução Ruim #2: Feche um Olho. Obviamente, fechar um olho resolverá o problema imediatamente porque você está deixando o olho dominante vencer. Isso também não resolve o problema e pode apresentar problemas piores em uma situação defensiva.
Então, fechar um olho não é uma boa solução. Aqui está o porquê. Ser capaz de atirar bem com os dois olhos abertos é essencial para qualquer atirador defensivo sério. No momento da sua vida em que você mais precisa dos dois olhos, dos dois lados da sua visão periférica, de todos os seus sentidos envolvidos, você não quer ter que fechar um olho e acabar com um atacante do lado que você não conseguia ver.
Perder metade da visão quando a adrenalina está a mil e você já está olhando para um túnel — isso não é nada bom.
A verdadeira solução para a dominância ocular
A dominância ocular é bem simples de corrigir para a maioria dos atiradores se você abordar o problema com a solução certa. A única solução que eu recomendo, a única que realmente corrige como seus olhos, cérebro e corpo trabalham juntos, é começar a ajustar a posição da sua cabeça para favorecer o olho dominante.
Passo 1: Apresente a pistola com os dois olhos no alcance. A visão deles estará embaçada, e é exatamente isso que você quer.
Passo 2: Faça-os virar o queixo. Conforme o atirador vira o queixo em direção a um ombro, se a mira frontal ficar clara através da mira traseira, então essa é a direção para treinar. Se não, vire o queixo em direção ao outro ombro.
Etapa 3: Você puxa o gatilho. Quando eles obtiverem miras frontais e mirar com o giro do queixo, peça para eles segurarem a posição com o dedo fora do poço. O instrutor então aperta suavemente o gatilho para disparar.
Isso previne antecipação e aumenta as chances de que a bala acerte o alvo e que suas miras estejam alinhadas corretamente (já que você não consegue ver precisamente o que eles estão vendo, essa é uma maneira infalível de saber). Claro que isso pressupõe que eles foram bem instruídos sobre pegada e postura.
Etapa 4: Treinamento e treinamento. Esta parte final treinará o atirador a apresentar sua arma rapidamente com o alinhamento de mira e a posição da cabeça corretos. Fazê-los trabalhar repetições de sacar, apresentar e mirar no alcance criará um instinto de alinhamento até que se torne automático.
Depois disso, trabalhe em alguns disparos reais para que eles desenvolvam uma compreensão de escopo completo. DICA PROFISSIONAL: certifique-se de que eles encontrem suas miras todas as vezes, sejam exercícios de tiro a seco ou tiros reais. Boa técnica e hábitos sempre, não importa o que aconteça.
Claro que isso não é algo que se faz uma vez e pronto, então repetir esses alinhamentos, exercícios e sessões de tiro real é essencial para desenvolver o conjunto de habilidades da maneira certa. Testar e tratar problemas de dominância ocular ajudará a descartar as deficiências de tiro relacionadas e fornecerá oportunidade de trabalhar em outros elementos que podem estar desviando-os do alvo. Leva tempo, bom treinamento e repetição para fazer isso direito.
Treine Duro. Treine Inteligentemente. Viva Livre. Com Ambos os Olhos Abertos.