Camuflagem
A camuflagem mais comumente vendida para civis pode ser Real Tree ou Mossy Oak, seu propósito principal: se misturar durante uma caçada (ou apenas ficar estiloso no shopping). Mas quando pensamos em camuflagem para sobrevivência, nossa mentalidade deve mudar.
Este artigo se baseia fortemente no manual FM20-3 – Camouflage do Exército dos EUA, mas adotei muitas das técnicas militares para uso civil.
Camuflar…
é o uso de ocultação e disfarce para minimizar a detecção ou identificação de pessoas.
O princípio geral é que devemos conservar força ou ação decisiva. Você pode fazer isso aumentando a segurança e fornecendo proteção contra ataques (faça com que seja difícil para o inimigo encontrá-lo para que você possa definir os termos de se e quando você irá atacá-lo). Camuflagem pode ajudar com isso, mas com qualquer coisa, requer prática.
Priorize suas ações
(1) Missão. A missão é sempre a primeira e mais importante consideração. Os esforços de camuflagem devem melhorar a missão, mas não devem ser tão elaborados que a impeçam.
Sua missão pode ser simplesmente não ser morto ou capturado, ou pode ser chegar à casa de um amigo, pegar água no riacho ou reunir suprimentos para sua equipe.
(2) Inimigo. As capacidades de detecção do inimigo influenciarão o tipo e a quantidade de camuflagem necessária para dar suporte à missão da unidade. Sempre que possível, uma análise de inteligência deve incluir os tipos de equipamento de detecção que o inimigo usa.
Você vai enfrentar uma gangue de motoqueiros idiotas, saqueadores ou um inimigo mais sofisticado?
(3) Terreno. O terreno dita quais técnicas e materiais de camuflagem são necessários. O uso habilidoso das propriedades de cobertura e ocultação do terreno tem uma importância decisiva na camuflagem.
Diferentes tipos de terreno (como urbano, montanhoso, florestal, planície, desértico e ártico) exigem técnicas de camuflagem específicas.
(4) Sua equipe. A equipe deve ser bem treinada em técnicas de camuflagem que se apliquem à sua missão, equipe e equipamento. Uma mudança no ambiente ou missão frequentemente exigirá retreinamento. Os líderes também devem considerar o estado de alerta de sua equipe.
Esforços descuidados de camuflagem são ineficazes e podem revelar a localização da equipe. A análise deve abordar a detectabilidade relativa de equipamentos amigáveis, bem como as assinaturas que a unidade normalmente transmite.
(5) Tempo. O tempo é frequentemente o fator crítico. Camuflagem elaborada pode não ser prática para a situação tática.
O tipo e a quantidade de camuflagem necessária são determinados pelo tempo que a equipe ocupará a área, pela quantidade de tempo disponível para camuflagem e pela quantidade de tempo necessária para camuflar novamente a equipe depois que ela se mover.
Ideias sobre treinamento:
• Peça ao líder da equipe para observar do ponto de vista dos inimigos.
• Use fotografias ou vídeos para autoavaliação (considere usar aviões / helicópteros RC para tirar fotografias aéreas)
• Use outra equipe para tornar o treinamento mais realista.
Sugestão-chave sobre movimentos e evasão:
• Evite áreas povoadas.
• Saia da vista - leve equipamentos e lixo com você.
• Evite ser visto diretamente pelo inimigo ou indiretamente por animais ou dispositivos de detecção.
• Forma, sombra, cor, textura e padrões, bem como movimento, temperatura e assinatura de radar podem denunciá-lo. Remova joias, adesivos ou qualquer outra coisa que possa chamar a atenção. Mude o contorno do corpo. Capuzes, sujeira ou maquiagem na pele, cinzas de carvão, frutas vermelhas, etc. Use folhagens para quebrar o contorno humano. Não se esqueça de tratar seu equipamento da mesma forma.
• Não se mova em direção ao horizonte (topos de colinas ou edifícios).
• Esteja preparado para mudar a cor ou a textura para combinar com o ambiente.
• Abrigo - presta-se à ocultação. Mantenha-o longe de estradas ou trilhas. Abrigo natural é o melhor (preparação mínima e não parece perturbado). Esconda terra fresca e tocos. Camufle linhas retas e ângulos. Use arbustos, pedras e terra.
• Tenha cuidado com as trilhas - especialmente na neve. O mau tempo pode ser seu amigo.
• Evite fogueiras de acampamento - considere a proximidade do inimigo, hora do dia, clima, combustíveis e necessidade de fogo? É uma necessidade vital? Mantenha-o pequeno e subterrâneo, se possível (Dakota Fire Hole). Use apenas madeira seca. Cedo antes do amanhecer ou à noite ao anoitecer.
As florestas geralmente fornecem o melhor tipo de tela natural contra o reconhecimento óptico, especialmente se as copas das árvores forem largas o suficiente para impedir a observação aérea do solo. Florestas com vegetação rasteira também dificultam a observação terrestre. Florestas decíduas (folhosas) não são eficazes durante os meses em que as árvores estão nuas, enquanto florestas de coníferas (perenes) preservam suas propriedades de ocultação durante todo o ano.
Mova-se por estradas e clareiras cobertas por copas de árvores. Use sombra para esconder veículos, equipamentos e pessoal da observação aérea. No hemisfério norte, a borda norte das florestas fica sombreada na maior parte do tempo.
No que diz respeito a roupas camufladas, o debate continua sobre qual é a melhor. A verdade é que nenhum padrão é perfeito para todas as circunstâncias.
Dito isso, há alguns que têm melhor desempenho do que outros. ATACS-AU e MultiCam são os dois principais padrões em operações militares hoje. A razão para isso é que ambos funcionam muito bem para disfarçar a forma, cor, textura e padrão da forma humana. MultiCam vai um passo além e mascara assinaturas de infravermelho próximo.
Recomendo o uso de qualquer camuflagem, mas especialmente cores e padrões MultiCam ou ATACS para suas roupas, equipamentos de cabeça, rifle, mochila e colete à prova de balas, quando possível.
Lembre-se de que as correias em seu equipamento podem ser usadas para adicionar vegetação.
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: Modern Survival Blog.