12 dicas para movimento durante a evasão
Se alguma vez estiver em uma situação em que a evasão é primordial, aqui estão algumas dicas de movimento para minimizar suas chances de detecção...
1. Um objeto em movimento é fácil de detectar. Nossos olhos e cérebro são muito hábeis em perceber movimento, particularmente em um fundo de relativamente pouco movimento. Este é provavelmente o fato mais importante a lembrar se você está tentando permanecer sem ser detectado. A palavra-chave aqui é "lento" neste tipo de ambiente, enquanto também se mistura. Por outro lado, em algumas situações em que você está dentro de um ambiente de pessoas em movimento, você pode potencialmente se misturar, desde que esteja "se misturando" e sendo esperto nas ruas.
2. Na natureza, mascare-se com uma cobertura natural. Além de usar um traje Ghillie, faça escolhas inteligentes para a cor/camuflagem de suas roupas. Considere seus arredores e misture-se a eles usando cores semelhantes. Geralmente, usar cores neutras – verde-oliva, marrom, bege, cinza – vai combinar bem com muitos ambientes.
3. O movimento durante períodos de pouca luz ou mau tempo reduzirá a probabilidade de ser visto. Ao contrário de outros predadores, nós, humanos, não conseguimos enxergar muito bem em condições de pouca luz, então use isso a seu favor. Esteja ciente da tecnologia moderna, incluindo imagens térmicas IR, das quais há maneiras de potencialmente bloqueá-las ou reduzir sua assinatura.
4. Evite silhuetas. Caminhar em áreas abertas (por exemplo, no topo de uma colina, etc.) apresentará um perfil visível para os outros. Esteja ciente do que está atrás de você o tempo todo e use isso a seu favor, evitando-o (pegue outra rota) ou usando-o para se misturar ou ocultar. Esteja ciente de como você contrasta com seu fundo (cor, padrão, contraste, etc.)
5. Em intervalos irregulares (como em intervalos NÃO regulares), PARE em um ponto de ocultação e OLHE e ESCUTE sinais de atividade. Não vá às cegas, mesmo sendo cuidadoso. A irregularidade de suas paradas e partidas não apresentará tanto um padrão. Enquanto usa sua visão, use também seu olfato e audição enquanto para e escaneia.
6. Fique quieto. Esteja ciente do barulho que você faz enquanto se move e viaja, incluindo o do seu equipamento ou roupa. Um ambiente molhado e úmido é favorável para caminhar silenciosamente. Observe onde pisa.
7. Mover-se ao longo de uma rota geral irregular ajudará a esconder evidências de viagem. Como em, é mais fácil rastrear alguém andando em linha reta.
8. Não quebre galhos ou perturbe a vegetação. 'Gerencie' a vegetação que normalmente voltaria a crescer (por exemplo, use uma bengala para separar a vegetação). Não deixe "migalhas de pão" atrás de você de grama pisoteada, galhos quebrados, etc.
9. Não agarre árvores pequenas ou arbustos. Isso quase sempre deixa evidências.
10. Não vire cobertura de solo, pedras e gravetos. Isso é fácil de ser detectado por um rastreador. Viaje pelo ambiente sem perturbar nada, se possível.
11. Aproveite superfícies sólidas (pedras, troncos, etc.). Elas não deixarão rastros.
12. Atravesse uma rua (de preferência à noite) após observação de ocultação para determinar que não há atividade. Atravesse em pontos que ofereçam ocultação. Lembre-se, você está em silhueta e exposto ao atravessar uma rua. Escolha as sombras, se possível.
Há muito mais dicas e conselhos do que apenas estes.
Sinta-se à vontade para comentar e adicionar suas próprias dicas ou recomendações para viajar sem ser detectado…
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: Modern Survival Blog.