Primeiros Socorros em Situações de Emergência
A chance de lesão sempre parece aumentar em uma situação de emergência. Parte disso se deve à própria emergência e parte porque somos forçados a realizar tarefas manuais às quais não estamos acostumados. Quero dizer, quantos de nós cortamos lenha regularmente para o fogo? Usar um machado, ou mais corretamente um maul, não é exatamente a marcenaria mais segura que você pode fazer. Aliás, nenhum dos dois está usando uma motosserra.
Tais tarefas poderiam facilmente tornar-se comuns num mundo pós-catástrofe, obrigando-nos literalmente a correr riscos com a nossa saúde. Embora as pessoas antes de nós tenham feito isso durante séculos, a diferença é que era uma parte normal de suas vidas. Embora tenha certeza de que houve feridos, espero que a porcentagem de feridos tenha sido menor, devido ao quão comum era esse tipo de trabalho. Por outro lado, tais acidentes poderiam ser extremamente graves para as pessoas que viviam num mundo com uma medicina mais primitiva do que a que temos hoje.
As instalações médicas provavelmente ficarão sobrecarregadas durante esse período, devido ao grande número de pessoas que ficarão feridas, seja pelo próprio desastre ou por tentarem fazer coisas às quais não estão acostumadas. Mas isso não é o pior, pois é provável que os hospitais tenham dificuldade em obter abastecimentos e possam não ter eletricidade. Sem a miríade de suprimentos que esses hospitais utilizam, podemos estar enfrentando uma situação médica semelhante à que viveram nossos bisavós no século XIX.
Uma coisa é certa: precisaremos estar prontos para cuidar de familiares doentes ou feridos. Mesmo que os hospitais ainda estejam operacionais, provavelmente não haverá ambulâncias para levar os feridos ao hospital. Teremos que estabilizar todos os feridos, estancar o sangramento e protegê-los de infecções, antes de transportá-los para o hospital.
Isso significa obter algum treinamento em primeiros socorros e estocar suprimentos básicos de primeiros socorros. Não estou falando de um kit de primeiros socorros de US$ 19,95 que você pode comprar na farmácia local; Estou falando sobre o que é conhecido como “kit de trauma”. Eles são projetados para tratar lesões muito mais graves. Uma coisa a ter em mente com qualquer kit de trauma comercial é que provavelmente foi construído com a ideia de tratar apenas uma lesão. Você também vai querer estocar suprimentos adicionais de primeiros socorros para reabastecê-los.
Mas o que você vai fazer quando esses suprimentos acabarem ou se você se separar deles? Precisamos de ter algumas ideias sobre o que podemos usar nos primeiros socorros, quando não temos os materiais modernos para usar. [1]
Bandagens
O suprimento de primeiros socorros mais óbvio necessário são os curativos. O curativo tem duas finalidades: proteger a ferida da sujeira e absorver o sangue, para promover a coagulação. Hoje usamos gaze como curativo; mas isso provavelmente se tornará escasso em tempos pós-desastre.
- Absorventes higiênicos – Os absorventes higiênicos femininos são curativos ideais. Eles são absorventes, estéreis e projetados para absorver sangue. Eles também são muito mais baratos do que bandagens, então você pode querer usá-los como parte de seu kit de primeiros socorros, não apenas como reserva.
- Tampões – Embora menores que os absorventes higiênicos, os tampões também são estéreis e projetados para absorver sangue. Eles são ideais quando um buraco precisa ser tapado, como um buraco feito por uma bala. Apenas certifique-se de remover o tampão depois que ele tiver feito seu trabalho.
- Trapos – Panos ou trapos esterilizados eram o curativo padrão no século XIX. Podem ser esterilizados por imersão em água fervente. O ideal é fazer isso com antecedência, para que possam secar antes de usar. Mas até panos molhados podem ser usados.
- Musgo – O musgo seco absorve bem o sangue, sendo um bom curativo de emergência, muito utilizado no Velho Oeste.
- Teias de aranha – Esta é um pouco surpreendente, mas as teias de aranha são um excelente curativo, se você conseguir reunir um número suficiente delas. São absorventes, aderem à pele do paciente e são muito resistentes.
Fita adesiva
De modo geral, as bandagens devem ser fixadas com fita adesiva. Mas poucas pessoas têm muitos esparadrapos em mãos. Felizmente, na maior parte das vezes, fita é fita, portanto, embora a fita “Scotch” transparente não funcione, existem outras opções que podemos usar.
- Fita adesiva – Provavelmente a melhor alternativa à fita adesiva médica. O maior problema será tirá-lo. Não exagere, pois puxar a fita, mesmo que não toque a pele, pode ser doloroso para o paciente.
- Fita de embalagem - Embora não seja tão forte quanto a fita adesiva, a fita de embalagem transparente funcionará bem, especialmente se você conseguir dar a volta completa em um membro e conectar a fita novamente a si mesma. Ele vai aderir muito melhor a si mesmo do que à pele.
- Filme plástico transparente – O filme plástico transparente que gruda em si mesmo é uma ótima fita coesa para segurar os curativos no lugar. Na verdade, para feridas abdominais é melhor do que qualquer outra coisa, pois pode envolver todo o corpo.
- Cordão, fita, elástico – Se nada mais estiver disponível, um barbante, fita ou elástico pode ser amarrado ao redor da bandagem para mantê-la no lugar. Isso é complicado, pois é necessária alguma pressão para garantir que o curativo não escorregue.
Suturas
Para ferimentos graves, podem ser necessários pontos. Agora, tenho que admitir, nunca suturei uma ferida e espero nunca precisar fazê-lo. Mas no caso de uma ferida aberta, pode ser necessário. Aqui estão algumas ideias em tal situação.
- Fita – A fita tem sido usada há várias décadas como substituto de suturas. Normalmente, a fita é perfurada ao longo da linha da ferida, permitindo a entrada de ar para ajudar na coagulação. Isso é complicado de fazer com fita normal, como fita adesiva de embalagem, mas é possível. Certifique-se de que a superfície da pele esteja limpa e seca antes de tentar aplicar a fita.
- Supercola – Uma das finalidades originais para a qual a supercola foi inventada foi para fins médicos, especificamente para cirurgia. Como tal, também pode ser usado para manter uma ferida fechada.
- Linha de pesca – Se você realmente precisa fazer pontos, um bom material para usar é uma linha de pesca leve. Não opte por uma linha pesada, pois é menos flexível. Use uma linha nova e limpa e esterilize-a antes de usá-la.
Limpador e pomada antibacteriana
As feridas precisam ser limpas, para remover detritos e algum tipo de limpador e/ou pomada antibacteriano aplicado. Isso é feito para matar bactérias e ajudar a prevenir infecções. Isso significa que precisamos de algo que funcione para matar as bactérias ou pelo menos eliminá-las da ferida.
- Água limpa - Embora a água não consiga matar as bactérias, ela pode expulsá-las de uma ferida. Água limpa o suficiente para beber é boa o suficiente para isso. Embora isso deva ser seguido por algum tipo de antibacteriano, a água é um bom começo.
- Bebida – Álcool é álcool, independentemente da finalidade para a qual foi criado. É melhor usar bebidas destiladas, que têm uma porcentagem maior de álcool, do que vinho ou cerveja; mas se você não tiver mais nada disponível, é melhor do que nada.
- Pomada antibacteriana caseira – Existem várias receitas online de pomadas antibacterianas caseiras, principalmente misturas de ervas. Contanto que contenham plantas conhecidas por suas propriedades antibacterianas, elas funcionarão.
Pomada Antibacteriana Caseira
Faça uma mistura de cera de abelha e óleo de coco, derretendo em banho-maria. Depois de completamente derretido e misturado, transfira para um liquidificador e adicione hamamélis, óleo de lavanda e óleo de tea tree. Misture por 30 segundos. Se não houver um liquidificador disponível ou se não houver eletricidade para fazê-lo funcionar, misture em uma tigela com um batedor.
Lidando com Ossos Quebrados
Ossos quebrados são um desafio nas melhores circunstâncias. A menos que estejamos falando de fraturas expostas realmente graves, tudo o que os médicos podem fazer é garantir que as extremidades dos ossos estejam encaixadas corretamente e depois colocar um gesso no membro, imobilizando as articulações acima e abaixo da fratura, para que o os ossos não se moverão em relação uns aos outros.
É possível definir uma fratura, sem todos os equipamentos sofisticados que os médicos usam. Não sou especialista nisso, mas puxar o membro, de cima e de baixo da fratura, permitirá que as pontas do osso se movam, sem ralar umas nas outras. Eles podem então ser colocados no lugar. Uma tala pode ser aplicada, em vez de gesso, imobilizando as articulações acima e abaixo da fratura. Mantenha-o imóvel por pelo menos seis semanas, para que os ossos comecem a crescer novamente e coloque o paciente em serviços leves, mesmo quando ele começar a se movimentar novamente.
Analgésicos
Qualquer pessoa que já sofreu uma lesão grave sabe a importância dos analgésicos no processo de cura. Esperamos que você tenha um bom estoque de aspirina, ibuprofeno e paracetamol em casa. Mas o que você faz quando eles acabam? Você terá que usar analgésicos naturais.
Este é um lugar onde as bebidas alcoólicas podem ser extremamente úteis para a sobrevivência. Embora a bebida possa nos afetar de muitas outras maneiras além de apenas eliminar a dor, ela pode ser usada para reduzi-la... ou melhor, nosso reconhecimento da presença da dor. Só não confie nessa pessoa para fazer qualquer outra coisa enquanto estiver bebendo.
Existem também várias ervas diferentes, como a cúrcuma, que são elogiadas como analgésicos naturais. Não sou especialista nisso, então não farei nenhuma recomendação específica. No entanto, um pouco de pesquisa rápida online resultará em um tesouro de informações. Seja o que for que você escolher usar, faça também alguns testes pessoais, apenas para ter certeza de que funcionará para você.
[1] Observe que não sou um profissional médico. As informações que forneci estão prontamente disponíveis em diversas fontes on-line.
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: Survivopedia.