Tamanho ideal do grupo de caçadores-coletores para forrageamento e sobrevivência
Vamos encarar. Somos animais sociais; fomos feitos para viver em tribos. Então, por que os sobreviventes são tão obcecados com a sobrevivência solo na selva? Vimos e lemos como é inviável alguém viver sozinho no deserto. “ Into the Wild ” lembra alguma coisa?
Se você assistir a qualquer programa de TV sobre sobrevivência, concluirá que simplesmente não estamos preparados para uma vida na natureza.
Isso está longe de ser verdade: os nossos antepassados viveram de forma sustentável como caçadores-coletores durante milhares de anos. E não somos muito diferentes deles; na verdade, somos igualmente capazes.
Apesar da perda de 60% das populações de vida selvagem no mundo, ainda existem muitos locais onde a procura de alimentos é possível e, sem dúvida, uma alternativa melhor à nossa atual agricultura industrial.
Eu pensava constantemente em como teria sido mais fácil coletar, caçar e pescar durante meus seis meses na floresta se tivéssemos mais quatro pessoas para ajudar.
Quando estávamos na floresta durante a temporada de mirtilos, não conseguíamos encontrar tempo suficiente para colher todas as frutas, além disso, não podíamos pescar muito enquanto colhíamos as frutas. Perdemos toneladas e toneladas de frutas porque não conseguimos colhê-las a tempo.
Sempre tivemos que escolher entre atividades. Era impossível deixar a carne secando para fazer alguma coisa fora do acampamento, pois os pássaros teriam comido tudo. Percebemos a necessidade de mais mãos amigas. Cozinhar e coletar alimentos eram coisas que nos mantinham muito ocupados.
Além disso, aprendemos em primeira mão o estresse psicológico de estar com apenas mais uma pessoa; o que ainda é melhor do que ficar sozinho, mas mesmo assim é muito desafiador.
Somos animais sociais: precisamos de outras pessoas.
Então, qual deve ser o tamanho da sua tribo?
Os antropólogos também se perguntaram sobre isso. Eles observaram diferentes tribos de caçadores-coletores que viviam em ambientes diferentes e chegaram ao que chamam de números mágicos.
Não estou falando da quantidade mínima de pessoas necessárias para a continuação da espécie humana (reprodução viável). Estou falando sobre o tamanho ideal do grupo para viver na natureza, coletando o máximo de energia por pessoa.
Quanto mais forrageadoras num grupo, maiores serão as probabilidades de pelo menos algumas recolherem alimentos.
Por outro lado se houver mais bocas para alimentar…
a parcela dividida da recompensa será menor, a comida local acabará mais rápido e o grupo terá que se deslocar com mais regularidade.
Trata-se de encontrar o equilíbrio perfeito.
Depois de observar diferentes tribos e executar modelos matemáticos, os antropólogos concluíram que 25 pessoas é o número mágico do tamanho do grupo. Mas esse número inclui crianças e idosos; as forrageiras ativas somam apenas 7 a 8 pessoas.
7 a 8 forrageadoras é o tamanho ideal do grupo de sobrevivência
Isso significa que qualquer pessoa que considere seriamente viver na natureza como coletora de alimentos não deve subestimar o valor do trabalho em equipe. Quase todos os alimentos silvestres são sazonais , o que significa que você deve colhê-los e processá-los em um período de tempo relativamente curto antes que a temporada termine. Significa também que grupos muito pequenos têm dificuldade em concentrar-se em diferentes tipos de alimentos ao mesmo tempo.
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: Survival Skills.