14 alimentos que duram para sempre
Existem alimentos que podem durar para sempre – ou pelo menos anos? Comida enlatada é um acéfalo. Mesmo que não dure literalmente para sempre, geralmente você pode contar com isso por pelo menos alguns anos. Sabe-se que as pessoas comem latas de alimentos bem depois do prazo de validade, antes ou mesmo depois do prazo de validade. Embora definitivamente não seja aconselhável, isso já aconteceu algumas vezes. Embora não seja exatamente uma visão de dar água na boca, uma lata de feijão de 10 anos soa muito melhor do que um rato assado, não acha?
Mas hoje não vamos falar de alimentos enlatados. Já cobrimos o abastecimento emergencial de alimentos que todos deveriam ter na despensa. Mas com a maioria deles, o problema é que você precisa acompanhar as datas de vencimento e fazer a rotação regularmente.
Toda pessoa preocupada com a preparação também vai querer adquirir alguns alimentos básicos que não exijam babá porque simplesmente não podem estragar. Ou pelo menos eles não podem ficar ruins o suficiente para deixar você doente! Isso não significa que preservarão todo o seu valor nutricional.
Então, se você tiver espaço suficiente na sua despensa, esses são os alimentos que podem fazer a diferença entre a vida e a morte, se for o caso.
Alimentos que duram para sempre, onde quer que você os armazene
1. Querida
De certa forma, o mel é a rainha de todos os alimentos, por isso decidimos colocá-lo no topo da nossa lista. Este alimento mágico existe há pelo menos 4.000 anos , e possivelmente há mais tempo. Só que não tínhamos como escrever sobre isso antes.
O pior que pode acontecer é a cristalização. O que não é nada ruim. O mel cristalizado ainda apresenta todos os extraordinários benefícios nutricionais, de forma mais ou menos solidificada. Se preferir mel líquido, basta aquecer um pouco o pote colocando-o em água morna e pronto. Vice-versa também funciona. Os preparadores gulosos que gostam de mascar mel podem cristalizá-lo colocando-o na geladeira.
Infelizmente, o mel é o único alimento que não requer condições específicas. Com os outros, você terá que ter um pouco mais de cuidado. Além disso, lembre-se de que eles só durarão muito se forem mantidos em sacos ou caixas lacradas. Ar, umidade e luz solar direta são seus maiores inimigos. Então, depois de comprá-los e armazená-los, não abra, a menos que pretenda devorá-los em breve!
Alimentos que gostam de secos (e frescos)
2. Açúcar
Foi quase banido do cardápio do século 21 por um motivo. Claro, é ruim para sua saúde. Mas num cenário de desastre, pode ajudar a salvar a sua vida.
Você não pode viver exatamente de açúcar, mas ele pode servir como um aumento de energia a curto prazo , se necessário. E se você mantê-lo em sacos lacrados em local seco, ele viverá literalmente o suficiente para que seus netos se deliciem com a vontade de comer doces.
3. Sal
O sal é basicamente um composto de sódio e cloreto. Embora o sódio não seja muito saudável para as pessoas, as bactérias e outros microorganismos desagradáveis o odeiam. É por isso que o sal é um daqueles alimentos raros que praticamente nunca estragam muito.
E a razão pela qual é bom ter quantidades decentes de sal de cozinha comum é o seu teor de iodo. Se a SHTF e as nossas cadeias normais de abastecimento alimentar forem perturbadas, teremos muita dificuldade em encontrar alimentos ricos em iodo. E sua deficiência pode causar sérios problemas de desenvolvimento em crianças e disfunções da tireoide em adultos.
4. Amido de Milho
Embora o amido tenha sido praticamente banido da culinária moderna devido ao seu baixo valor nutricional e alta contagem de calorias, é definitivamente um alimento que pertence à sua despensa de sobrevivência. Primeiro, é rico em calorias, o que significa que você sempre terá um aumento potencial de energia ao seu lado.
Em segundo lugar, é extremamente versátil – desde servir como espessante de molho ou sopa, até fazer cola ou até mesmo bombas de pó. Ou você pode usá-lo para fazer xarope de milho caseiro, que também é um de nossos alimentos com prazo de validade extremamente longo. Mais sobre isso mais tarde!
5. Arroz Branco
Diga olá para outro de seus amigos de sobrevivência. Quando armazenado em um recipiente hermético e fechado, o arroz branco pode durar décadas. E mesmo depois disso, provavelmente ainda permanecerá comestível.
E como um preparador deve ficar feliz ao aprender isso! O arroz é rico em carboidratos, o que se traduz em barriga cheia. Além disso, é barato, então você pode literalmente comprar toneladas dele e economizar para o apocalipse.
Tenha em mente que o armazenamento a longo prazo só funciona com arroz branco. Sua contraparte marrom não durará tanto.
6. Milho seco, feijão e lentilhas
A mãe pode não concordar com isso, mas você pode comer milho seco, feijão e lentilhas com segurança, mesmo décadas depois de armazená-los com segurança. Esses alimentos básicos são extremamente sensíveis à umidade. Uma única gota de água é suficiente para estragá-los em poucas horas. Mas se você os mantiver em recipientes lacrados, não há motivo para preocupação.
E quando digo milho, quero dizer pipoca também ! Num mundo pós-apocalíptico, talvez tenhamos que aprender a viver sem filmes. Mas ainda nos fará bem evocar pedaços de nossas antigas vidas de vez em quando. Por que não fazer isso com um grande saco de pipoca?
7. Cubos de caldo
Hermético e seco é o nome do jogo aqui. Já os cubos de caldo são basicamente caldo de carne desidratado, vegetais e um pouco de gordura. Mas, apesar de seu conteúdo animal, eles ainda podem durar anos se você seguir as regras.
8. Cacau e Café
Se bem selados, o cacau e o café instantâneo permanecerão bons o suficiente por décadas.
Na pior das hipóteses, eles perderão um pouco daquele cheiro irresistível e poderão ter um sabor um pouco estranho. Mas se TEOTWAWKI acontecer, acho que poderei conviver com isso.
9. Leite em Pó
Se você seguir as recomendações do fabricante, o leite em pó normalmente dura “apenas” até 24 meses. Mas essas são, em sua maioria, apenas recomendações de “melhor antes” e, mesmo que não sejam, você pode desconsiderá-las com facilidade e segurança. Isso, claro, se você não abrir o pacote. Lembre-se de que o leite em pó desnatado dura ainda mais.
Alimentos que gostam de escuro (e fresco)
10. Manteiga
Esta comida absolutamente mágica é um alimento básico da gastronomia asiática e indiana, da qual a maioria dos ocidentais permanece estranhamente inconsciente. Em essência, é um tipo de manteiga clarificada que contém quase zero de água e lactose . Melhor ainda, tem um gosto divino quando comparado à manteiga normal da Target e tem um ponto de fumaça muito mais alto, o que o torna muito mais versátil na cozinha. O teor de gordura do leite quase 100% natural significa que ele é carregado com gorduras saudáveis.
Quando é feito (ou devo dizer caseiro) da maneira certa, praticamente nunca estraga. Mesmo que você guarde em um local quente e claro, o pior que pode acontecer é um sabor rançoso e desagradável. O que não vai te deixar nem um pouco doente.
Para deixar as preocupações de lado, guarde-o em local fresco e seco.
11. Molho de Soja
Você não será exatamente capaz de fazer frango com molho de soja com molho de soja de 100 anos. Mas se você armazená-lo corretamente e fechado, com certeza durará anos. Sinta-se à vontade para comê-lo após o prazo de validade se seu nariz não desaprovar. A razão pela qual os microrganismos não gostam muito de molho de soja é que ele contém muito sódio.
12. Xarope de milho ou bordo
Comer apenas açúcar e mel pode ser um pouco chato, por isso temos esses dois xaropes. A melhor notícia – nenhum deles vai estragar se você os mantiver fechados e em local fresco!
13. Álcool
Ok, você não pode comer álcool, tecnicamente. Mas mesmo sendo uma bebida, ainda vale a pena mencioná-la como algo que não estraga facilmente. Quer seja vinho, whisky, vodka ou a sua boa e velha bebida caseira, tudo o que precisa para dormir bem é um lugar escuro - por exemplo, uma adega.
Os amantes da cerveja devem ter cuidado. Mesmo que nada realmente ruim aconteça se você tomar uma cerveja alguns meses após a data de validade, suas papilas gustativas podem ter uma experiência desagradável, para dizer o mínimo.
14. Vinagre de maçã
O vinagre tem sido usado como desinfetante há séculos e por um bom motivo. Ele pode matar muitas bactérias, e é exatamente por isso que é praticamente imperecível se você o fechar bem. Mesmo que não tenha um sabor tão bom ou não pareça tão transparente após anos de armazenamento, ainda assim será perfeitamente seguro para uso.
Palavra final – Qual é o único alimento que não estraga?
Tecnicamente, o único alimento que nunca estraga é o mel. Não importa como você o armazene, ele simplesmente mudará de forma de sólido para líquido ou algo intermediário – e vice-versa. Tolerará calor, frio, viverá em locais escuros ou claros.
Claro que vai estragar se você misturar com outras substâncias – água, por exemplo. Mas contanto que você o mantenha em uma jarra fechada, você e seus gulosos podem esperar pacientemente pelo dia do juízo final.
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: Simply Survival.