Como Suturar uma Ferida - Você Pode Fazer Isso se Não for Cirurgião?

Como suturar uma ferida

Como suturar uma ferida - você pode fazer isso se não for cirurgião ?


Um bom preparador deve possuir algumas habilidades em primeiros socorros. Mas quando você pode dizer que é suficiente e que está preparado em relação às habilidades médicas? Não podemos nos tornar médicos para ter conhecimento e habilidade quando as coisas ficam feias. Mas devemos saber como parar o sangramento e tratar algumas feridas. Deveríamos aprender a suturar feridas abertas quando médicos e hospitais não estão disponíveis?

Não há uma resposta simples aqui. Costurar uma simples ferida aberta não é uma cirurgia cerebral. Você não precisa ser um especialista médico para aprender a técnica. Com um pouco de prática, você pode se tornar bastante apto a fazer um trabalho decente. Por outro lado, feridas que necessitam de pontos de emergência são muito raras. Além disso, tomar a decisão certa é mais importante do que a técnica (mais sobre isso mais tarde). A maioria dos especialistas em sobrevivência diria que não é uma habilidade essencial, mas não fará mal se você conseguir executá-la.

Então, cabe a você tomar a decisão. Embora o armazenamento de equipamentos de preparação possa facilmente se transformar em acumulação, habilidades extras não requerem espaço adicionalPortanto, se você tiver algum tempo livre, adquirir uma nova habilidade é sempre uma boa ideia. No entanto, quando se trata de habilidades médicas, você deve ser meticuloso e pedante. Com habilidades aprendidas pela metade, você pode piorar as coisas em vez de melhorar.


O que exatamente é sutura?

É basicamente uma habilidade cirúrgica. Quando falamos em usos emergenciais da técnica, trata-se de uma forma de costurar a pele para fechar feridasCertas lesões profundas requerem sutura. Ao unir as margens da ferida, você elimina o espaço morto e alinha a pele e o tecido danificados.

Isso fornecerá suporte à ferida e permitirá uma melhor cicatrização. Também reduz cicatrizes, embora provavelmente não seja sua prioridade. Além disso, fechar a ferida reduzirá o risco de sangramento e infecções.

como suturar uma ferida

Por que você deve aprender como suturar uma ferida

Já estabelecemos que não é uma habilidade obrigatória.


No entanto, em cenários de desastre, você pode não ter outra opção a não ser tentar costurar uma ferida. Imagine que você está em um deserto remoto com alguns amigos. Você está praticando suas habilidades primitivas, seus telefones estão fora de alcance e são dois dias de caminhada até a cidade mais próxima. Um de seus amigos usa uma machadinha para cortar lenha. Ele erra a madeira e bate na perna fazendo um corte profundo e feio.

O sangramento é o maior perigo, por isso é uma prioridade interrompê-lo. Mas, digamos que ele não percebeu as principais artérias e veias, então o sangramento não foi um problema. Uma ferida aberta provavelmente infeccionaria, a menos que houvesse alguém para limpá-la e fechá-la. Então você só tem duas opções: orar ou costurar a ferida.

Em cenários SHTF você pode não ter qualquer tipo de acesso a hospitais ou médicos, então cabe totalmente a você tomar decisões.

Obviamente, saber suturar feridas seria conveniente nas situações citadas.


Quando você deve costurar uma ferida

Dominar a técnica básica de sutura não é muito complicado. Verdade seja dita, existem muitas técnicas e estilos, mas os não profissionais devem se ater à técnica mais básicaUsar uma almofada de sutura permitirá que você pratique e se torne bastante proficiente. No entanto, é mais importante identificar situações em que você deve aplicar esta técnica.

A regra número um é que deve ser o último recurso se você não tiver outra escolha

Para entender quando você deve fechar a ferida, você também precisa saber quando não deve fazê-lo.  Cortes superficiais, arranhões e todas as feridas menores devem cicatrizar naturalmente. Depois de limpá-los, claro. Mesmo pequenas feridas abertas podem ser fechadas com bandagens em forma de borboleta ou tiras esterilizadas.

Quando se trata de feridas grandes e abertas, estancar o sangramento é uma prioridade. Fechar uma ferida que sangra não é apenas difícil, mas também errado – só pioraria as coisas.

Lesões maiores com pele e tecido rasgados não são adequadas para pontos. Nem mesmo os cirurgiões conseguiram costurá-los com eficiência. Então, mais uma vez, tudo o que você pode fazer é limpá-lo, estancar o sangramento e deixá-lo curar naturalmente.

Finalmente, você não deve recorrer à sutura se a ferida estiver suja ou contaminada, a menos que você possa limpá-la adequadamente.

Agora você deve estar se perguntando se a sutura será necessária. Bem, é. Feridas profundas, abertas, bem definidas e maiores não cicatrizam naturalmente. Portanto, se você não tem problemas de sangramento, a sutura é a melhor opção. Se você não fizer isso, você corre o risco de contrair uma infecção que pode levar a complicações adicionais. Finalmente, você pode usar bem sua habilidade.


Como suturar uma ferida?


As intervenções médicas nunca devem ser tomadas de ânimo leve. Nos filmes de sobrevivência parece muito simples, mas não é. Geralmente é melhor não fazê-lo do que fazê-lo incorretamente. Mesmo sendo uma situação de emergência, você deve seguir o procedimento à risca.



Etapa 1. Obtenha todos os suprimentos

Você não quer começar a suturar apenas para descobrir que está faltando uma peça do seu equipamento. Prepare tudo para que você possa se concentrar no seu trabalho. Isto é o que você precisa:

  • Fórceps. É uma ferramenta que permite manipular o tecido e a pele ao redor da ferida durante a sutura.
  • Chave de agulha ou porta-agulha. Costurar à mão é bom quando você remenda suas roupas. Para enfiar uma agulha no tecido, você precisará de uma chave de agulha. Ele permite manipular a agulha sem forçar ou esticar a ferida.
  • Agulha e linha estéreis. Você não pode costurar sem agulha e linha.
  • Tesoura. Você precisa deles para cortar o fio.
  • Gaze. Você precisará dele para limpar a pele ao redor da ferida.
  • Antisséptico. Você deve usar Betadine ou algo semelhante para desinfetar a pele ao redor da ferida. No entanto, certifique-se de não aplicá-lo diretamente na ferida. Todos os desinfetantes retardarão o processo de cicatrização.
  • Luvas cirúrgicasAs luvas protegem o paciente e o artista da contaminação cruzada.


Passo 2. Irrigar a ferida

Use água potável para irrigar a ferida. Deve ser suficiente para remover detritos estranhos e potencial carga bacteriana da ferida. Detritos orgânicos, como argila e sujeira, são particularmente perigosos, portanto, certifique-se de retirar tudo.

Soluções estéreis podem piorar a ferida , portanto você só deve usá-las para limpar a pele saudável ao redor da ferida. Aplique-o em uma espécie de movimento circular afastando-se da ferida.


Passo 3. Suturando a Ferida

Existem muitos tipos de suturas. Porém, o mais comum e simples de realizar é a sutura interrompidaOs pontos individuais não estão conectados, daí o nome. Não é a técnica de sutura mais rápida, pois colocar e amarrar cada ponto leva tempo. Por outro lado, esses pontos possuem alta resistência à tração e, mesmo que um ponto falhe, o restante não é afetado e a ferida permanece fechada.


Criando um ponto interrompido

Lave as mãos e calce as luvas. Use uma chave de agulha para pegar uma agulha. Deixe a agulha perfurar a pele num ângulo de 90 graus, a aproximadamente 5 mm da ferida. Depende da ferida até que ponto você deve ir. Você deseja fechar a ferida não apenas na superfície, mas também em profundidade. Caso contrário, você deixará espaço morto e isso não é bom. 

Depois de atingir a profundidade desejada, gire o pulso para que a agulha saia do meio da ferida. Isso é chamado de “a primeira mordida”. A segunda mordida é basicamente a mesma, só que desta vez você vai de dentro para fora da ferida. A agulha deve sair da pele perpendicularmente a 5 mm da ferida. Certifique-se de que as mordidas estejam paralelas e atingindo a mesma profundidade. Além disso, use uma pinça para segurar o tecido e mantê-lo estável.


Atar o nó

Agora, puxe a sutura até obter 2-3 cm no lado oposto. Segure a sutura com a mão não dominante e faça duas voltas ao redor do condutor da agulha. Loops maiores permitirão que você manipule com mais facilidade. Pegue a ponta da sutura com uma agulha no lado oposto (aqueles 2-3 cm saindo da pele ). Puxe e passe a sutura pela ponta da agulha e você terá o primeiro nó. Deixe-o razoavelmente apertado e solte o acionador da agulha. Faça outro laço ao redor da agulha, segure a ponta da sutura e dê um segundo nó. Repita o processo para dar o terceiro nó. Corte o excesso de fio com uma tesoura e pronto! Você não é cirurgião, mas deu um nó de cirurgião e terminou seu primeiro ponto!

Os nós não devem ser colocados diretamente na ferida, mas sim de lado. Isso permitirá a remoção mais fácil dos pontos e também evitará cicatrizes.

Continue colocando suturas com intervalos de 1 cm até que a ferida esteja fechada. Voilá! Tarefa concluída.

suturando uma ferida


4 dicas adicionais

Mesmo que seja uma técnica bastante simples, se você conseguir usá-la, você o fará em uma situação de emergência. Embora os médicos geralmente apliquem agentes anestésicos para tornar o procedimento indolor para o paciente, você não terá esse luxo . Então, você precisa estar calmo e confiante. E você só pode conseguir isso praticando.

  1. Compre um kit de sutura. Um kit de sutura contém tudo que você precisa para realizar esta tarefa. Além disso, a maioria deles vem com uma almofada de sutura para prática. É aí que você aprimorará suas habilidades. E se chegar a hora de mostrar isso, você estará pronto.
  2. Segure as ferramentas corretamente. Se você deseja estabilidade e controle, precisa usar as ferramentas corretamente. Você deve segurar uma chave de agulha com o dedo anular e o polegar. Esta é uma pegada adequada para iniciantes, embora os cirurgiões geralmente os segurem apenas na palma da mão. Mas leva muitas horas para se tornar hábil o suficiente para fazer isso.
  3. Use o dedo indicador para melhorar o controle. Ao segurar uma agulha com o porta-agulha, coloque o dedo indicador próximo à ponta do porta-agulha. Isso ajudará na estabilidade e precisão.
  4. Apoie suas mãos. Se você puder descansar os cotovelos ou pulsos, ficará mais estável. E você precisa de mãos firmes para fazer o trabalho.



Conclusão – Conheça os princípios básicos da sutura

Suturar a ferida não é ciência de foguetes, mas também não é um jogo. Embora seja bom saber como fazer, é ainda mais importante saber quando fazer. E essas coisas são fáceis de esquecer, a menos que você pratique e atualize seus conhecimentos de vez em quando. 

Portanto, você não precisa ser cirurgião para poder costurar uma ferida. No entanto, você deve ter muito cuidado e usar esta técnica somente quando não houver profissionais disponíveis e você tiver certeza de que isso deve ser feito.




Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.



Texto traduzido e adaptado do site: Simply Survival.



Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال