Como fugir e escapar de cães rastreadores
Num mundo em mudança, os bandidos podem chegar ao poder – como os nazis da Segunda Guerra Mundial. Quando os bandidos controlam a lei, você pode ter que fugir - ou morrer se não o fizer. Saber como escapar e fugir dos cães rastreadores pode ajudá-lo a sobreviver à lei marcial, à vida difícil em uma prisão política ou campo de concentração, ou até mesmo ao interrogatório e à tortura durante um período de guerra.
Dizem que é praticamente impossível perder uma equipe de cães rastreadores treinados.
Cães rastreadores comuns incluem Bloodhounds e Pastores Alemães, seja uma unidade canina de aplicação da lei ou uma unidade militar perseguindo inimigos do estado.
Eu gostaria de dizer que se você quiser aprender como escapar de um cão rastreador porque cometeu um crime (ou está pensando em fazê-lo), existem várias maneiras de capturar criminosos, até mesmo criminosos espertos que pensam que eles pode escapar impune. Isso inclui os crimes de colarinho branco, e muitas vezes pode acontecer semanas ou até meses após a ocorrência do crime.
Em vez de cometer um crime para tentar melhorar as suas circunstâncias, limpe o seu ato e o seu pensamento; para muitas pessoas isso significa encontrar fé – Jesus está empenhado em mudar vidas. Dito isso, vamos falar sobre:
Escapando de cães rastreadores e evitando a captura
Você está em um site de sobrevivência e este artigo não é sobre como fugir de equipes caninas de aplicação da lei - este artigo é sobre como fugir de autoridades com más intenções, seja a aplicação da lei sob um regime estrangeiro ou a lei marcial onde as autoridades estão resolvendo o problema a extremos, ou ambos. Se você não acha que isso poderia acontecer nos EUA, você está redondamente enganado. Em todo o mundo, os governos avançaram ainda mais em direção ao autoritarismo e a tendência não parece que vá parar.
Rastreamento canino – também chamado de rastreamento de cheiro
No rastreamento canino, os cães usam o olfato para encontrar e seguir uma “pegada” deixada por um humano. Os cães têm um sistema olfativo altamente sensível (olfato) que é muito superior ao olfato humano. Eles podem isolar o cheiro de uma pessoa do de outra.
Ao mesmo tempo, eles são ou podem ser treinados para procurar visualmente certas pistas deixadas por uma pessoa que estão perseguindo.
O “treinador” do cão é muitas vezes mais hábil do que o seu cão na procura de pistas visuais.
Você deve ter em mente que escapar de um cão rastreador não é apenas você contra o cão… Você precisa escapar tanto do cão rastreador quanto do condutor.
É difícil perder um cão rastreador treinado – ou não?
Tentar perder uma equipe canina altamente treinada é uma aposta que a maioria das pessoas perderá – pelo menos é o que dizem muitos especialistas no assunto. Mas acontece que existem maneiras de fazer isso… Se você souber como.
Escapando de cães rastreadores – tudo começa com condicionamento físico
Quando se trata de perder um cão rastreador, há algumas coisas que você pode usar a seu favor. Uma delas é a velocidade e a distância... embora um cão possa ser um velocista rápido, os humanos são, na verdade, os melhores corredores de longa distância e, se você estiver em forma, poderá cansar tanto um cão quanto seu adestrador.
Ajuda estar em ótima forma e ser capaz de escalar ladeiras íngremes – isso vem com a prática e o tempo gasto na natureza ou mesmo apenas com exercícios regulares e relativamente vigorosos. Se você quiser estar pronto para fugir de alguém que está perseguindo você, o básico é que você precisa ser capaz de correr pelo menos tão rápido quanto essa pessoa em longas distâncias…. Caso contrário, você acabará sendo pego.
Portanto, se você realmente deseja escapar de um cão rastreador, a primeira coisa que você precisa fazer é entrar em boa forma. Você pode ter todo o conhecimento de sobrevivência que quiser, mas se não estiver em boa forma, não terá resistência para fugir de algo ou alguém que está te perseguindo.
Então, se você não está em boa forma, comece a se exercitar. Uma das maneiras mais simples de ficar em forma é comprometer- se com uma rotina de exercícios e segui-la.
Aqui estão alguns conselhos de condicionamento físico de um cara que é ex-Forças Especiais, que devem ser úteis se você estiver tentando desenvolver força e resistência para poder escapar e fugir de equipes de rastreadores.
“Você provavelmente pensa que os caras das forças especiais passam horas e horas na academia todos os dias, certo? Errado…
A verdade é que eles nunca sabem quando e onde poderão fazer exercícios. O que significa que eles precisam de exercícios rápidos que possam fazer em qualquer lugar. E… O treinamento deles precisa evitar que eles sejam atropelados. Dessa forma, a testosterona deles permanece alta para que eles possam se recuperar rapidamente e estar prontos para a ação a qualquer momento.”
Para conseguir um corpo que funcione como uma máquina bem lubrificada, faz sentido treinar como um membro da equipe de operações especiais ou da SWAT.
O importante aqui é que você comece a entrar em forma. Se você não possui um alto nível de preparo físico, não tem chance de escapar de qualquer tipo de perseguidor, seja ele rastreador ou não. Por outro lado, se você conseguir correr por uma hora em ritmo constante, a maioria dos adultos americanos não conseguirá acompanhá-lo.
Truques não ajudarão você a perder cães rastreadores
Em vez de tentar confundir uma equipe de cães treinados recuando ou criando um triângulo de cheiros (um método que alguns acreditam que pode funcionar), ou borrifando spray de pimenta no chão e nos pés , a melhor coisa que você pode fazer inicialmente é chegar o mais longe afaste-se o mais rápido possível, viajando por terrenos acidentados, e então continue se movendo, na esperança de cansar tanto os cães quanto os condutores para que desistam da busca rapidamente. Sua primeira prioridade é ficar o mais longe possível de seus perseguidores. Guarde os truques para mais tarde, se a perseguição continuar e você não perder seus rastreadores.
Claro, você deve considerar as comunicações de rádio, incluindo o rastreamento aéreo. Então:
- Não acenda nenhuma fogueira – elas criam uma assinatura de calor que um detector de calor de um avião pode ver e aprimorar.
- Não siga na direção de uma estrada que liga a área de onde você está fugindo.
- Não vá em direção a uma segunda área povoada ou cidade, a menos que seja uma área segura para onde fugir. (Tenha em mente que as comunicações de rádio para uma patrulha ou posto avançado perto daquela cidade podem significar que uma patrulha começará a procurar por você daquela direção, e mesmo que você ou outras pessoas acreditem que é seguro fugir, pode não ser realmente seguro.)
Spray de pimenta para cães rastreadores em fuga
Algumas informações por aí afirmam que o spray de pimenta ou a própria pimenta (pimenta preta ou vermelha) podem ajudá-lo a escapar de um cão rastreador. Basicamente, a ideia é que você borrife ou espalhe pimenta nos rastros, e isso despistará o cachorro. Já foi dito tantas vezes que se tornou uma espécie de mito urbano. Você deve saber que isso não é verdade. Os cães rastreadores modernos têm narizes incrivelmente aguçados e, mesmo depois de encontrarem a pimenta, eles facilmente sentirão seu cheiro novamente logo em seguida. Eles não perderão o cheiro.
Dito isso, o que essa técnica pode fazer é ganhar alguns minutos. A pimenta pode distrair/perturbar o cão rastreador, ganhando talvez de 2 a 5 minutos para você se afastar. Portanto, pode fazer sentido usar essa técnica se seus perseguidores estiverem se aproximando de você. Lembre-se também de que o spray de pimenta também costuma ser útil para lidar com agressores humanos; portanto, embora possa não despistar o cão, pode funcionar como um último recurso para se defender de seus tratadores humanos. Portanto, não faz mal nenhum ter algum tipo de spray de pimenta com você, só para garantir.
Recomendamos spray de pimenta para animais, pois é o tipo mais forte de spray de pimenta amplamente disponível e, se pode incapacitar um urso, pode definitivamente incapacitar um cão (ou seus tratadores).
Que tal cruzar um lago, lagoa ou rio?
Infelizmente, diz-se que tudo o que a água faz é levar o seu cheiro de volta ao solo à medida que a água escorre de você, tornando ainda mais fácil para um cão sentir o seu cheiro (assim dizem os especialistas).
Se você cruzar um corpo d'água e um cão rastreador e seu condutor acreditarem que você entrou na água, eles terão que cruzar a água também ou circular para o outro lado, onde provavelmente sentirão seu cheiro novamente, onde você saiu da água enquanto seu perfume escorria de você e se espalhava pelo chão.
Atravessar corpos d'água é um truque para despistar rastreadores humanos, que dependem principalmente de recursos visuais. Ele interrompe seu rastro porque você não deixará pegadas ou outros sinais reveladores de atividade humana em um corpo d'água. Mas isso não funciona em cães, que dependem principalmente do cheiro.
Não há tanto odor corporal – cães rastreadores seguem células mortas da pele
Então o fato é que quando você se molha é mais fácil para um cachorro rastrear seu cheiro. A razão é esta: as células mortas da pele são lavadas do seu corpo e caem no chão, o que o nariz de um cachorro está procurando e pode detectar rapidamente.
Não é tanto o odor corporal que eles estão seguindo - é a “impressão digital” deixada pelas células da pele, que são constantemente eliminadas pelo nosso corpo à medida que novas são produzidas para substituir as que perdemos, e assim por diante.
Estas células da pele revestem o nosso cabelo (caspa) e, claro, as nossas roupas. Nossas células da pele nos acompanham aonde quer que vamos. Essa é uma das razões pelas quais tentar tomar banho não remove nosso cheiro para esses cães rastreadores, não importa que tipo de sabonete usemos. Ao mesmo tempo, o corretivo de perfume (carregado por caçadores) não funciona, embora possa encobrir parcialmente o odor corporal, não faz nada para que essas células da pele sejam eliminadas.
E se você for pego? Técnicas de fuga e evasão de um ex-espião
Se você acabar sendo pego por quem o persegue porque não consegue desviar os cães rastreadores de seu rastro, quais são suas opções?
Se uma equipe de rastreadores, junto com cães rastreadores, decidiu que você é importante o suficiente para caçar e capturar... bem, sua perspectiva provavelmente não parece tão boa. Eles vão te jogar na prisão (ou em cativeiro ilegal) ou vão te matar.
Você provavelmente terá apenas uma pequena janela de oportunidade para escapar. Depois de pegarem você, provavelmente vão querer descansar um pouco. Depois disso, seus captores precisarão transportá-lo para o local onde você será preso ou executado. Você tem talvez algumas horas, ou um dia no máximo, para se libertar de seus captores e fugir.
Nesse tipo de situação, onde você precisa escapar do cativeiro e fugir, as técnicas de fuga e evasão serão extremamente úteis.
Jason Hanson é um ex-oficial da CIA. e atual Especialista em Segurança. Ele apareceu no Shark Tank para sua empresa de treinamento de sobrevivência/segurança. Ele deseja compartilhar alguns segredos comerciais especializados que antes só eram conhecidos por espiões da vida real, incluindo:
- O que fazer se você for sequestrado
- Como escapar das algemas
- Como desaparecer na multidão em segundos
- Como fazer ligação direta em um carro
Se você acabar sendo pego e sequestrado pelas equipes de cães rastreadores e seus treinadores, essas habilidades podem ser extremamente úteis. Eles podem até salvar sua vida.
Tal como acontece com todas as coisas na área de sobrevivência, é sempre uma boa ideia ter um plano alternativo. Tirar cães rastreadores do seu rastro pode ser difícil, então é possível que você seja pego. Aprender como escapar do cativeiro deve ser seu plano B (ao escapar, você pode neutralizar os cães rastreadores para que eles não possam retomar seu teste).
O que os caçadores de mitos disseram sobre tentar escapar de cães rastreadores
Mythbusters no episódio 148 Hair of the Dog mostraram que era quase impossível usar uma tática comum para perder um cão rastreador treinado (eles usaram um cão de caça e seu treinador) - embora tenham concluído que era plausível usar uma área povoada e seu enormidade de cheiros e distrações para ajudar a confundir um cão rastreador e escapar com sucesso.
Portanto, escapar para uma área povoada é uma forma potencial de escapar de um cão rastreador. Essa tática tem a chance de dominar os sentidos de um cão – quase como lançar uma luz extremamente brilhante diretamente nos olhos de uma pessoa para que ela não consiga ver nada. No entanto, fugir para áreas povoadas também acarreta riscos e perigos. Quando dizemos povoada, não nos referimos a uma cidade pequena – é necessária uma área de alta densidade, por isso procuramos uma área urbana com o máximo de tráfego pedonal possível (isto pode exigir algum conhecimento de sobrevivência urbana).
Mythbusters conclui que uma equipe de rastreamento provavelmente irá encontrá-lo se você não escapar para uma área altamente povoada. Novamente, tudo se resume a esse rastro constante de células da pele que deixamos onde quer que vamos.
Um truque que poderia funcionar, em teoria, para enganar cães rastreadores
Com tudo isso em mente, gostaria de propor uma tática que poderia servir para confundir os cães rastreadores e realmente fazer com que o condutor não apenas duvide de seus cães, mas também coce a cabeça, tentando descobrir em que direção você está realmente indo ( se você for repassar esse truque em um site ou quadro de mensagens, agradecemos uma atribuição a SecretsofSurvival.com).
1. Faça pequenos furos no fundo de um balde com uma faca de sobrevivência (nossa escolha recomendada de faca de sobrevivência é a KA-BAR do Corpo de Fuzileiros Navais) para que uma pequena quantidade de água escorra – uma quantidade muito pequena de água. Agora, encha o balde com água (de um lago, lagoa ou rio) e depois enxágue as mãos, pés, rosto e cabelos com a água do balde para que a água fique contaminada com as células mortas da pele.
2. Agora, uma segunda pessoa ou mesmo um veículo em movimento (pendure a caçamba no engate de um caminhão, por exemplo, ou mesmo uma pequena jangada feita de galhos de árvores empurrada rio abaixo ou solta em um lago) irá gotejar gradualmente água daquele balde, criando uma forte trilha falsa em uma direção que você não planeja viajar.
3. Em seguida, tire a roupa e esfregue bem o corpo com vaselina (também um produto para kits de primeiros socorros) ou outro produto de vaselina (a vaselina deve reduzir bastante a quantidade de células da pele que são eliminadas pelo corpo por um curto período de tempo ), incluindo seu cabelo. Tudo em seu corpo deve estar totalmente revestido com vaselina. Lembre-se de rastrear o cheiro dos cães nas células mortas da pele e não tanto quanto no odor corporal individual. Se conseguirmos impedir que essas células da pele caiam por um período de tempo, em teoria poderemos sair da área sem deixar um rastro de células da pele que nos conduza na direção de viagem.
4. Finalmente, um último passo, se você conseguir fazer isso - tenha um segundo lote de roupas e sapatos (que foram usados por outra pessoa nos últimos dias e não foram lavados e, portanto, carregam células da pele de outra pessoa) esperando por você a algumas centenas de metros de distância ou mais. Cubra novamente seu corpo com vaselina (para que a primeira camada ainda não desapareça) e depois vista este novo conjunto de roupas e sapatos.
5. Saia do Dodge enquanto os cães rastreadores estão perseguindo seu cheiro na direção errada.
Se esse “truque” não for uma opção, como escapar de uma equipe de rastreamento de cães?
Acontece que os Caçadores de Mitos não consideraram algumas táticas importantes de fuga e evasão, nem levaram em conta alguns fatos surpreendentes quando se trata de unidades caninas locais ou de um rastreador particular.
1. Os cães são péssimos corredores de longa distância
Veja bem, embora os cães sejam bons velocistas e possam viajar por horas em ritmo de caminhada, eles não são bons corredores de longa distância e podem se cansar e superaquecer antes de você.
Em um ambiente fresco e úmido, o cão e o condutor serão capazes de viajar mais longe e por uma distância maior antes de se cansarem, mas não se moverão muito rápido.
Em um ambiente quente e seco, eles se cansarão mais rapidamente e superaquecerão mais cedo.
Quanto melhor você estiver, maiores serão as chances de escapar. Essa é provavelmente a maior lição que você deve saber quando se trata de fugir de cães rastreadores. Então, se você estiver fora de forma, comece a correr. Correr aumentará sua resistência de forma relativamente rápida e você não precisará ser tão bom nisso para estar em melhor forma do que a maioria das pessoas (e cães). Compre uma esteira e comprometa-se a correr de meia hora a uma hora todos os dias.
2. O manipulador é o elo mais fraco
O manipulador é considerado o elo mais fraco. A maioria dos tratadores não são jovens recrutas porque pode levar vários anos para se tornarem adeptos do rastreamento e treinamento de cães. Portanto, há uma boa chance de seu treinador ser um homem de meia idade ou até mais velho. A menos que esteja em ótima forma, ele pode não estar preparado para uma perseguição de longa distância, subidas íngremes ou escaladas em áreas com arbustos densos e árvores caídas, ou todos os três.
As equipes de rastreamento precisam se mover um pouco mais devagar, em comparação com o ritmo de um corredor, dando ao(s) seu(s) cão(s) tempo para se moverem em um ritmo em que seus cães sejam capazes de continuar a farejar.
3. E quanto às armadilhas?
Colocar armadilhas é uma aposta – já que tanto os cães condutores quanto os cães rastreadores são frequentemente treinados para detectar e evitar armadilhas comuns. Além disso, construir uma armadilha eficaz e disfarçá-la pode consumir um tempo valioso que seria melhor utilizado viajando através de terrenos acidentados.
Circular amplamente e vir pela lateral ou por trás para emboscar um cão e seu condutor também traz uma aposta - uma equipe de rastreamento pode estar viajando com policiais fortemente armados ou que são treinados para esperar uma emboscada, pegando você desprevenido, terminando com você sendo baleado e morto ou baleado e levado cativo. Se estiverem viajando com cães treinados militarmente, esses cães podem ser treinados para ouvir ruídos distantes e distintos que alertam o condutor de que um atirador está por perto. Portanto, você nunca chegará perto o suficiente sem ser detectado.
Conclusão: Armar armadilhas e circular para emboscar uma equipe de rastreamento é uma aposta que provavelmente não funcionará para a maioria das pessoas, a menos que a sorte ou Deus estejam do seu lado naquele dia.
4. Dicas de manipuladores de cães rastreadores
Ed Frawley, que é um respeitado treinador de cães rastreadores policiais e dono de um dos principais criadouros de pastores alemães na América do Norte, além de ser um rastreador avançado, confirma que é possível perder um cão rastreador e seu treinador.
Ao falar sobre um cão de patrulha básico, verifica-se que esses cães de patrulha normalmente não têm uma alta taxa de sucesso no rastreamento que leva à captura de um suspeito em fuga. Na verdade, quando “cães locais” são chamados, eles tendem a perder o rastro mais rápido e também a se cansar mais rápido.
É claro que isso funciona a seu favor, contanto que você continue se movendo. Aqui está o porquê:
“Quando os cães locais perdem o rastro e/ou ficam cansados, um adestrador avançado com um canino superior com treinamento avançado pode ser chamado, mas pode ter que dirigir de 160 a 320 quilômetros de distância.
Devido à distância que esse rastreador avançado precisa percorrer fora da cidade para chegar ao local onde sua rota de fuga começa, você tem várias horas de vantagem, mas agora também tem uma equipe de rastreamento avançada em sua trilha. Mas você ainda pode fugir…”
Relato da vida real de um cão rastreador em perseguição
Aqui está um relato de Ed Frawley :
Ed escreve: “Nosso despacho foi notificado às 17h de que um prisioneiro federal fugitivo de Duluth, MN, foi encontrado cerca de 140 milhas ao sul de nosso condado. O prisioneiro dominou um policial local e o desarmou. Tiros foram disparados pelo suspeito enquanto ele corria para uma floresta próxima com a arma do policial. Uma caçada humana foi armada e um posto de comando estabelecido. Os cães locais foram chamados, mas perderam o rastro e agora estavam cansados. Nossas equipes K9 foram solicitadas a substituir os cães locais.”
Paulvermacher havia sido recentemente enviado para uma prisão federal por três acusações de roubo. Ele também foi o principal suspeito do assassinato de um padre católico em Madison, Wisconsin, no ano anterior. O padre foi encontrado em sua própria igreja com a garganta cortada.
Meu parceiro havia aposentado seu cão patrulha e 2 semanas antes desse incidente eu acabara de trazer para ele um novo KNPV Malinoise da Holanda. Decidiu-se deixar esse cachorro em casa e levar apenas meu cachorro.
Todd viria para fornecer apoio. Também fomos acompanhados por um carcereiro do nosso departamento que tinha um cão de caça.
Depois de dirigir 220 quilômetros, chegamos quando já estava escurecendo. Descobrimos então que o suspeito havia fugido por volta das 8h da manhã. Um avistamento foi feito por volta das 9h, quando o suspeito correu para uma floresta muito densa, a cerca de um quilômetro de onde desarmou o policial. Um perímetro de uma milha quadrada foi montado com carros de patrulha a cada 100 a 150 metros ao redor desta seção da floresta. Disseram-nos que os cães locais haviam perdido o rastro no início do dia.”
Então, o que Ed está dizendo aqui? Ele está nos dizendo que uma equipe local de cães rastreadores pode não estar devidamente treinada ou preparada para uma perseguição de longa distância a pé em um país remoto.
5. E quanto aos cães rastreadores militares?
Mais frequentemente, cães rastreadores militares são treinados e usados para detectar minas, armadilhas e atiradores próximos. Portanto, há equipes caninas menos treinadas e qualificadas para rastrear uma pessoa que foge por áreas remotas.
Então isso está a seu favor.
Ao mesmo tempo, se você for habilidoso o suficiente, carregar um rifle e circular em torno de uma equipe canina militar que se aproxima, é mais provável que eles o localizem, pois esses cães são treinados para encontrar atiradores escondidos. Provavelmente não é uma boa ideia. (Não, a menos que haja mais de um de vocês ou que você tenha um ponto de estrangulamento esperando e já tenha planejado isso).
6. Cães Sentinela
São cães treinados e utilizados para guardar o perímetro de bases e acampamentos militares. Quando um(s) intruso(s) é(m) detectado(s), resulta num rápido envio de pessoal armado para a área imediata.
7. Cães patrulha que procuram combatentes da resistência e ou refugiados
Uma coisa é chamar uma equipe de rastreamento e ir atrás de alguém suspeito de ter fugido, e outra coisa é trazer equipes de rastreamento com o propósito de encontrar e erradicar fugitivos e/ou combatentes da resistência.
Num mapa, o pessoal treinado tem os meios para circular uma área onde suspeita encontrar pessoas, e depois pode vir de diferentes direções, para prender qualquer pessoa apanhada dentro de uma área de busca. Refugiados durante a guerra, por exemplo, ou mesmo pessoas que fogem da lei marcial.
Permanecer em um local por um longo período de tempo, especialmente dentro do alcance de uma base militar ou posto avançado, aumenta as chances de sua localização ser encontrada em uma patrulha ou busca.
Uma “patrulha”, neste caso, é algo que ocorre como parte de operações padrão; uma “busca” ocorre quando uma pessoa ou pessoas são suspeitas de estarem na área geral e pode continuar até que essa(s) pessoa(s) seja(m) encontrada(s).
A lição aqui é esta: os refugiados durante a guerra precisam de continuar a mover-se e dirigir-se numa direção que não os leve a uma área onde um segundo posto militar avançado ou base esteja à espera.
8. Evasão na região selvagem para aqueles capazes
Usando um rio que flui rapidamente para desacelerar uma equipe de rastreamento
Corredeiras perigosas podem ser um meio de desacelerar uma equipe de cães - mas você pode se afogar se não tomar cuidado.
Construa uma tirolesa de emergência para cruzar um rio e perder uma equipe de rastreamento de cães
Se você conhece um rio e já encontrou uma maneira de navegar pelas corredeiras com segurança, o que pode incluir corda ou até mesmo uma tirolesa de emergência, você pode retardar uma equipe de rastreamento, possivelmente em algumas horas, cruzando em um local onde a maioria das pessoas não estaria disposta a fazer essa travessia.
Perceba isto: uma tirolesa não é apenas um “passeio” em um resort de férias como Whistler-Blackcomb ou outros encontrados na Costa Rica.
Nos países montanhosos, as pessoas construíram tirolesas para atravessar desfiladeiros e ravinas e cruzar rios no lugar de uma ponte, e já o são há algum tempo, mesmo antes da era moderna.
Uma tirolesa deve ser construída mais cedo
Uma tirolesa pode ser construída com dias de antecedência e não é algo que seja facilmente construído durante uma perseguição, a menos que - isto é - você tenha algumas horas de vantagem e alguma prática anterior na construção de uma tirolesa.
1. Primeiro, você precisa de algumas ferramentas - se este for um rio com largura não superior a 100 metros, um arco composto com uma linha de pesca pesada presa com segurança a uma flecha pode ser apontado para o céu e atirado sobre o rio, onde carregará o linha de pesca no mato do outro lado.
2. Embora você possa equipar um arco de sobrevivência ou um arco composto para fazer isso, usar uma flecha de pesca com arco real significa que você tem uma flecha construída com o propósito de prender uma linha. Uma segunda característica importante é que esta flecha tem uma farpa para a ponta da flecha (o que ajudará sua flecha a se prender no mato para que o rio não a puxe de volta quando a linha de pesca cair no rio depois que sua flecha for disparada - essa flecha precisa ficar presa no pincel como a primeira etapa deste processo).
3. Agora, onde você está segurando o arco composto, coloque o arco no chão e amarre um pedaço de corda longa ou, melhor ainda, um carretel de linha Kevlar e agora usando uma árvore resistente perto da margem do rio, suba 15 a 30 pés e prenda com segurança isto.
Uma vez seguro o suficiente para ser puxado para o outro lado do rio, caminhe alguns quilômetros para cima ou para baixo na costa até um local que você encontrou anteriormente onde é seguro atravessar o rio, faça sua travessia e depois desça até onde você atirou. a flecha sobre as corredeiras. A linha de pesca amarrada à flecha que você recuperou pode ser usada para puxar sua corda ou linha de Kevlar do outro lado do rio, onde agora você pode prendê-la a uma árvore.
4. Embora os agricultores e caçadores-coletores que vivem em países montanhosos possam construir tirolesas no lugar de pontes usando materiais simples, hoje temos várias ferramentas modernas que podem ser usadas para tornar uma tirolesa mais segura e mais forte e ainda mais rápida de construir. Embora essas ferramentas possam ser compradas na maioria das lojas de ferragens ou lojas de aventura ao ar livre, perceba que esses mesmos itens podem ser construídos com outros materiais disponíveis, se você não tiver coisas como uma polia, um guincho manual ou um arnês de segurança.
5. Se você deseja que uma tirolesa seja uma opção para você na natureza, pratique a construção de tirolesa em sua floresta local ou até mesmo em seu próprio quintal, se tiver a opção.
Dicas adicionais sobre evasão na selva
Dicas sugeridas pelo Wilderness College para evitar um rastreador que está rastreando visualmente e sem a ajuda de um cão rastreador:
Mudança da banda de rodagem do sapato – os rastreadores irão digitar uma determinada banda de rodagem do sapato, portanto, se você tiver a capacidade de trocar os sapatos em diferentes pontos ao longo da trilha, isso pode ajudar a confundir o rastreador. Sapatos com piso indistinto também são uma vantagem.
Use estradas — Antes de chegar a uma estrada, comece a inclinar seus rastros para indicar que você está viajando em uma direção na estrada e, quando estiver na estrada onde seus rastros são indetectáveis, inverta sua direção e volte para o outro lado. Se você conseguir percorrer várias centenas de metros na estrada antes de voltar para a floresta, poderá ganhar várias horas.
Fugindo de cães
- Atravesse obstáculos que são difíceis para os cães seguirem, como troncos caídos ou rochas íngremes.
- Faça várias mudanças bruscas de direção. Isso serve para fazer com que o condutor duvide do cão, o que pode fazer com que ele cancele a busca.
- Mova-se com o vento. Os caçadores sabem muito bem que os cheiros flutuam na direção do vento. Se você tiver a opção de mover-se contra o vento ou contra o vento, mover-se na direção do vento (com o vento) aumentará muito suas chances de escapar dos cães farejadores.
Finalmente, considere o montanhismo como uma forma de escapar
Cães rastreadores não são escaladores - se você planejou previamente uma rota de fuga, você pode ter cordas e âncoras prontas para usar e no lugar, o que pode permitir que você suba e passe por cima de um pequeno penhasco ou rocha íngreme - apenas certifique-se de ter tempo suficiente para subir o penhasco ou a rocha antes que alguém se aproxime o suficiente para olhar para você.
Ponto importante: certifique-se de não deixar nenhuma corda abaixo de você ou lixo no chão, conte sinais de que você escalou a face da rocha.
Definir incêndios para dissuadir rastreadores
Se o vento estiver soprando na direção de onde você está fugindo e você estiver em uma área de madeira seca, considere acender vários pequenos incêndios próximos uns dos outros, na esperança de que um incêndio florestal irrompa, soprando fumaça e chamas no direção de seus rastreadores. É claro que é melhor você fugir contra o vento – as chamas soprarão na direção oposta atrás de você, em direção aos rastreadores.
Assuste as calças dos seus rastreadores
Aproveite o tempo para esculpir e moldar as pegadas de grandes patas de urso no chão, se os ursos forem ameaças em sua área.
Pegue uma de suas camisas e rasgue-a em pedaços, fazendo parecer que dentes de animais fizeram buracos nela.
Use um pouco de sangue (você terá que levar uma garrafa de sangue animal só para esta ocasião) e despeje grandes quantidades na camisa e no chão.
Por fim, faça marcas de arrasto no solo e escove a alguns metros de distância da camisa rasgada e ensanguentada e esfregue um pouco de sangue no chão para que ele se acumule com a sujeira.
Faça mais algumas pegadas grandes de ursos e derrube os arbustos que levam alguns metros para dentro da floresta ou grama alta.
Se você tiver um sapato velho, rasgue-o, corte pedaços e marcas de mordida em parte dele (faça buracos com a ponta da faca para criar a ilusão de marcas de dentes) e espalhe um pouco de sangue nele.
Afaste-se e examine seu trabalho. Se a cena de um ataque de animal parecer genuína, uma patrulha comum pode relatar que um urso ou mesmo um leão da montanha chegou até você antes deles. Mesmo que um cão rastreador queira seguir seu cheiro na floresta, uma patrulha pode ficar com muito medo de encontrar um urso predador e provavelmente cancelará a busca.
Lembre-se de que um dos maiores métodos de evasão da história é fingir a própria morte. É provável que ninguém procure por você se acreditar que você está morto.
Além disso, na região dos ursos, a maioria dos habitantes locais sabe que um urso predador é uma ameaça real e, portanto, fingir um ataque de urso não é tão improvável. Outros animais a quem considerar atribuir a culpa são os leões da montanha, os lobos ou uma matilha de cães selvagens (as matilhas de cães são uma ameaça em países conhecidos por refugiados; tenha isso em mente - se alguma vez enfrentarmos a lei marcial ou mesmo uma grande catástrofe, os cães que tornaram-se selvagens e formaram matilhas será uma ameaça).
Usando um barco ou remo para ajudar na fuga
Um pequeno barco ou canoa pode estar esperando por você próximo à costa, escondido no mato, oferecendo uma maneira de escapar da área de busca geral; atravessar numa zona de costa afastada de quaisquer pontes, bem como de quaisquer estradas que possam existir do outro lado; isso reduz a chance de outra patrulha ou equipe de rastreamento de cães alcançá-lo facilmente se eles tiverem sido avisados por rádio pela primeira equipe de rastreadores.
No final das contas, a boa notícia sobre uma fuga a pé é que equipes e manipuladores caninos devidamente treinados podem ser poucos e distantes em número. Uma preocupação maior, em vez disso, deveria ser lidar com a ameaça de qualquer vida selvagem perigosa e encontrar comida e água ao longo do caminho (também chamado de viver da terra , que vem com conhecimento prévio de sobrevivência na selva e também com equipamento de sobrevivência eficaz).