Como Parar o Sangramento de Feridas, Arranhões ou Cortes

Como parar o sangramento

Como parar o sangramento de feridas, arranhões ou cortes


Ajudar uma pessoa ferida é bastante fácil quando você está em uma cidade e pode procurar ajuda profissional imediatamente. Mas como parar o sangramento quando acontece um acidente ao ar livre ? Quando o resgate chega, a pessoa pode perder grandes quantidades de sangue. O que pode levar ainda mais a choque hemorrágico, perda de membros ou até morte.

É por isso que todos deveriam aprender os princípios básicos do controle de hemorragia e ter sempre um kit IFAK. Com a maioria dos tipos de trauma, a primeira coisa que você deve fazer é ligar para o 911 ou pedir que outra pessoa faça isso, se possível. Enquanto espera a chegada de ajuda médica, você ainda deve tentar estancar o sangramento. Se nada disso for possível, é fundamental tentar transportar a vítima para um local seguro.


Como parar o sangramento em 8 etapas

No caso de sangramento externo (sangramento por algum ferimento na superfície do corpo), o procedimento é bastante simples – pelo menos em teoria. Se você seguir estas etapas cuidadosamente e agir rapidamente, não deverá haver complicações. Como os viciados em atividades ao ar livre (especialmente caçadores e campistas) sabem muito bem, lesões acontecem com bastante frequência na natureza. Na maioria das vezes, são facilmente tratáveis.

Mas mesmo que precisem de ajuda médica, você não pode simplesmente ficar sentado esperando que ela chegue. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para aliviar a situação ou pelo menos ganhar algum tempo precioso.

  1. Não se esqueça de lavar ou higienizar as mãos. Você não tocará diretamente na ferida, mas ainda assim deseja eliminar qualquer risco de infecção (adicional). Além disso, coloque um par de luvas descartáveis ​​e estéreis. Eles protegerão tanto o ajudante quanto a vítima da contaminação.
  2. Ajude a pessoa ferida a se deitar. Quanto mais grave for o sangramento, mais importante será reduzir o impacto da gravitação nos vasos sanguíneos.
  3. Se possível, eleve o membro ou parte do corpo lesionado acima do nível do coração. Novamente, o objetivo é ter certeza de que a gravitação está do seu lado.
  4. Se houver detritos óbvios na ferida, remova-os. Não tente lavar o ferimento sozinho, a menos que seja um ferimento pequeno ou leve, como um pequeno corte.
  5. Coloque um pouco de gaze, um pano limpo dobrado ou um curativo sobre a ferida e tente estancar o sangramento aplicando pressão física com as duas mãos, o mais forte e constante possível. Claro, essa pressão vai doer. No entanto, você deve mantê-lo por pelo menos 10 a 15 minutos, ou mais, se não parar. Use seu relógio ou telefone para controlar o tempo e não interromper a pressão muito cedo. Três coisas são importantes aqui. Não pare a pressão para verificar se o sangramento parou. Além disso, não remova o pano se ele ficar encharcado. Em vez disso, basta adicionar mais uma ou duas camadas. Terceiro, se houver um objeto enterrado profundamente, não tente retirá-lo . Aplique pressão ao redor, caso contrário ela poderá ir ainda mais fundo, danificando ainda mais o tecido.como parar de sangrar
  6. Ao lidar com um corte profundo, você terá que enchê-lo com um pano ou gaze estéril. É algo confuso e estressante de se fazer, e extremamente doloroso para a vítima. Mas muitas vezes será a única maneira de controlar o sangramento. 
  7. Se a lesão for em um membro, pode-se aplicar um torniquete. Isso, claro, se você tiver um e souber como usá-lo. Os torniquetes são muito eficientes quando você não consegue aplicar pressão suficiente sozinho. Vai doer muito, mas pode ajudar a salvar o membro. Você pode até improvisar um torniquete se estiver calmo o suficiente para agir rápido . (Confira o vídeo abaixo.)
  8. Fique de olho no estado geral da pessoa o tempo todo. Se ocorrer suor frio, desorientação ou perda de consciência, eles podem estar entrando em choque hemorrágico, o que é extremamente perigoso.

Como lidar com o sangramento interno?

Mesmo que você deva sempre tentar parar o sangramento se a ajuda médica não estiver disponível, há situações em que você não conseguirá fazê-lo – por exemplo, sangramento interno. O máximo que você pode esperar como leigo é ser capaz de realmente reconhecer que isso está acontecendo .

Na maioria dos casos, a pessoa ferida sentirá uma dor terrível no abdômen, na cabeça ou onde quer que ocorra o sangramento. Mas se estiverem inconscientes ou não relatarem dor por qualquer motivo, existem alguns sinais reveladores de hemorragia interna:



  • Desmaiar ou sentir muita tontura. Se isso acontecer com a pessoa, mesmo que não haja fraturas ou ferimentos visíveis em seu corpo, pode significar uma grande perda de sangue acontecendo no interior.
  • Hipotensão (pressão arterial baixa). Pode ter muitas causas potenciais. Mas se isso acontecer após um trauma, é provável que seja causado por hemorragia interna.
  • Grandes manchas de pele roxa escura ou enegrecida. Isso acontece devido ao sangramento por baixo e na pele e é chamado de equimose . Ao contrário de um hematoma ou hematoma comum, essa área de pele não incha. Embora a equimose aconteça com relativa frequência para a maioria de nós, se você notar isso após um trauma, provavelmente significa que há algum sangramento interno.
  • Urina e fezes com sangue. Isso pode significar que há hemorragia interna no abdômen da pessoa. 

Então, o que fazer em tal situação? Ligue imediatamente para o 911 ou para a equipe de emergência local. Se isso não for possível, tente providenciar o transporte do ferido do sertão até a cidade mais próxima.

Ou, se a merda já atingiu o ventilador (SHTF), procure um médico na sua comunidade local. Um sangramento interno leve pode (e provavelmente irá) parar por conta própria. Mas se for grave e não for tratado, pode levar à morte.




Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.



Texto traduzido e adaptado do site: Simply Survival.




Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال