Roupas de sobrevivência
Roupas de sobrevivência - roupas que funcionam bem na natureza em todas as condições climáticas - são uma das peças mais vitais do equipamento para atividades ao ar livre que salva vidas. Aqui abordaremos princípios de roupas eficazes, bem como tipos específicos a serem considerados para uso ao ar livre. Considere estes conceitos importantes juntamente com suas preferências pessoais para escolher a melhor opção para sua situação.
Visão geral
O que torna as roupas eficazes é a sua capacidade de nos proteger diretamente dos elementos e de nos isolar, retendo o calor do nosso corpo. Existem inúmeras variações sobre o tema, e muitas marcas afirmam ser as melhores ou mais eficazes, mas claramente nem todas passam no teste na área.
Para começar, ao considerar roupas de sobrevivência eficazes, você deve detalhar quais partes do corpo você precisa cobrir e com quais condições você estará lidando. Aqui estão as principais áreas do corpo a serem consideradas: núcleo, mãos, pés, pernas, cabeça e pescoço. Cada uma dessas áreas precisa ser considerada em conjunto e separadamente.
A seguir, considere com que tipo de ambiente você estará lidando. O contexto é uma grande parte do que funcionará, porque usar uma camisa de seda fina no inverno ártico seria tão ineficaz quanto usar lã grossa no verão escaldante do deserto.
É útil dividir as roupas em camadas específicas. As camadas de base são aquelas usadas diretamente junto à pele. As camadas externas são geralmente aquelas que estão expostas aos elementos. As camadas intermediárias são aquelas usadas entre as camadas de base e externas. A estratificação é uma forma muito eficaz e inteligente de lidar com o frio e com climas onde as temperaturas podem flutuar rapidamente ao longo de um único dia e noite.
Materiais
Os tipos de materiais nas roupas determinarão como elas funcionam e para que são feitas. Existe um ditado popular que diz: “algodão mata”. Isso significa que, quando as roupas de algodão ficam molhadas pela chuva ou pela transpiração intensa, elas perdem seu valor isolante. Isso é ótimo para climas quentes ou quentes, onde roupas respiráveis rapidamente permitem que o suor evapore e resfrie seu corpo. Isto é terrível, no entanto, sob condições em que você depende dessas mesmas roupas de algodão para se manter aquecido, por exemplo, durante uma chuva fria de outono ou uma nevasca repentina!
As fibras animais naturais, especialmente a lã, são indiscutivelmente um dos melhores materiais para ajudar a isolar nossos corpos em climas mais frios. Portanto, as roupas de lã podem ser uma parte significativa do seu guarda-roupa para uso externo sério.
A seda é uma fibra natural surpreendentemente eficaz e resistente e, por ser muito confortável, é uma ótima opção como camada base para roupas de sobrevivência.
Polifibras, como Gore-Tex e materiais relacionados, podem ser eficazes quando usadas corretamente. Estas são melhores como conchas à prova de chuva e vento, usadas como a camada mais externa. Essas conchas podem ser usadas com menos camadas durante as épocas mais quentes do ano, apenas como forma de reduzir a exposição ao vento. Os desafios do uso dessas fibras são que muitas vezes elas não respiram adequadamente e podem estimular a transpiração mais abundante. Se eles forem ventilados corretamente desabotoando ou descompactando, eles podem ser extremamente úteis.
Tipos específicos de roupas de sobrevivência
Eu pessoalmente mantenho uma sacola cheia de roupas de sobrevivência no porta-malas do meu carro, para que em caso de encalhe ou acidente eu possa estar preparado. Como moro na região temperada do noroeste do Pacífico, minhas escolhas de roupas refletem como lidar com situações de clima frio e úmido.
Aqui está o que incluo nesta bolsa:
- Uma boa calça de lã
- Um par de calças de chuva como proteção externa para dias muito chuvosos
- Um lenço de lã
- 2 pares de meias grossas de lã
- Uma camisa de lã fina e de manga comprida
- Uma camisa de manga comprida de lã mais grossa
- Um suéter de lã com zíper
- Forros de luvas de lã (basicamente luvas de lã finas que podem caber em luvas ou luvas de camada externa grande)
- Um par de luvas grossas de polifibra
- Luvas sem dedos de lã muito grossa (uma reserva para quando as outras se molharem)
- Uma cueca de lã
- Uma jaqueta grande de lã com capuz (que uso como camada externa em todos os climas, exceto nos mais extremos)
- Um gorro grosso estilo gorro de lã
- Um pequeno kit de costura que me permite fazer reparos básicos em minhas roupas (incluindo agulhas e linhas de cores diferentes)
- Capa de chuva de plástico grosso (para lidar com chuvas fortes). Isso pode ser transformado em um abrigo de emergência, se necessário.
O que não incluo nesta bolsa, mas tenho tanto no corpo quanto no porta-malas é um bom par de sapatos que me cai bem e é à prova d'água. A umidade faz parte da vida aqui nas Cascatas do Noroeste Pacífico, portanto, manter os pés secos é fundamental. Não faria mal nenhum ter um par adicional para trocar quando o primeiro par ficar encharcado ou danificado.
Pensamentos Adicionais
Para entender como o isolamento funciona para reter o ar, você também pode usar materiais naturais (como folhas secas e mortas) colocados entre as camadas para ajudar a fornecer isolamento adicional, se precisar de mais. Você também pode comprar ou fazer alterações em uma jaqueta existente que possa conter esses materiais. Esses espaços de revestimento podem ser preenchidos com qualquer coisa, desde taboa, jornal, penas, musgo seco ou folhas secas. Se você estiver desesperado, até mesmo as folhas molhadas podem fornecer algum isolamento, desde que a umidade não penetre na sua pele e o deixe molhado. Você pode encher as calças de maneira muito semelhante para aquecer ainda mais.
Lembre-se de que os segredos para roupas de sobrevivência eficazes são o isolamento, o uso adequado e a engenhosidade! Seja criativo e experimente maneiras de fazer com que seu equipamento atenda às suas necessidades. Teste seu equipamento em diferentes ambientes e sob diferentes condições climáticas.
A propósito, se você gostou deste artigo, vai adorar nosso miniguia de sobrevivência. Você descobrirá seis estratégias principais para permanecer vivo ao ar livre, além de dicas de sobrevivência muitas vezes esquecidas.
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: Wilderness College.