Um Pulso Eletromagnético atingiu. Qual é sua primeira reação?
Um dos grandes problemas em lidar com qualquer desastre potencial é o conhecimento. Você consegue imaginar viver na Flórida nos anos 1800, quando o único aviso que você teria de um furacão iminente eram as nuvens no horizonte? A essa altura, você teria apenas algumas horas de aviso antes que a fúria daquela tempestade caísse sobre você. Não há exatamente muito tempo para se preparar, não é?
Depois, há os desastres que acontecem sem nenhum aviso, como um terremoto. Num momento, tudo está bem e no momento seguinte você está temendo por sua vida, enquanto se pergunta se a Terra vai parar de se mover sob você.
Um PEM é algo como aquele terremoto, no sentido de que não haveria aviso, a menos que estivesse na retórica que ouvimos vinda de Pyongyang ou Teerã.
Não veríamos o míssil que estava carregando a bomba nuclear para a atmosfera superior e provavelmente não receberíamos nenhuma notificação sobre isso da nossa nova Força Espacial. Em vez disso, as luzes simplesmente se apagariam, junto com todo o resto.
Na superfície, pareceria apenas como qualquer outra queda de energia. Então o que você faz?
Verifique se foi um PEM
A primeira coisa que qualquer um de nós terá que fazer é verificar se realmente estamos lidando com um PEM e não apenas com uma queda de energia normal.
Normalmente, todos nós olhamos para fora, verificando se nossos vizinhos estão tendo o mesmo problema que nós. Depois disso, podemos ligar para um amigo ou familiar, para ver se a energia acabou onde eles estão também.
Mas mesmo que consigamos passar, isso não será suficiente para tomar uma decisão.
Não podemos esperar um anúncio da FEMA nos dizendo o que está acontecendo. Aliás, não podemos esperar nada mais da FEMA ou de qualquer outra agência federal. Imagino que todos eles tentarão sobreviver à situação, assim como nós. Então, como podemos descobrir?
O melhor teste para um PEM é verificar os serviços que são obrigados por lei a ter energia de reserva para ver se estão operacionais, como:
- Estações de radio
- Água da cidade (a água pode existir por um tempo, devido à água nas torres)
- Serviço telefônico (fixo)
Se todos eles estiverem desligados, então as chances são de que tenha sido um EMP, que teria derrubado seus geradores de energia e outros eletrônicos, enquanto estava derrubando todo o resto. Algumas grandes redes de lojas, como o Wal-Mart e algumas das redes de supermercados também têm seus próprios geradores de backup para energia, então se eles estiverem escuros, podemos assumir que seus geradores também quebraram.
Tenha em mente que sempre há a possibilidade de que alguns desses geradores ainda estejam funcionando, mesmo com um PEM.
A maioria é instalada em caixas de aço, que podem servir como uma gaiola de Faraday eficaz se o gerador dentro da caixa não estiver tocando na caixa.
Você tem que olhar o quadro geral e fazer uma avaliação com base nisso.
Certo, então você decide que é realmente um PEM; então o que você faz?
Reúna sua família
Depois que você souber que é realmente um PEM e não apenas mais uma queda de energia, é hora de colocar o plano de sobrevivência da sua família em prática. Isso começa reunindo sua família em casa. Se seus veículos ainda estiverem funcionando, isso não deve ser um grande problema; mas se eles estiverem torrados, você pode se ver forçado a andar todo o caminho de casa para o trabalho. Espero que você tenha sua mala de volta para casa no porta-malas.
É provável que você não consiga entrar em contato com sua família de nenhuma forma, a não ser indo fisicamente até onde eles estiverem.
Novamente, isso não é um grande problema se seu veículo estiver funcionando; mas não podemos ter certeza de que estará.
Eu recomendaria que uma parte importante do seu plano fosse que, se as escolas anunciassem que um EMP aconteceu, seus filhos encontrassem uma maneira de faltar às aulas e ir para casa.
É duvidoso que haja muitos preppers indo para uma cabana na floresta neste momento. Poucos de nós sequer possuímos uma coisa dessas; mas mesmo se tivéssemos, chegar lá seria um problema. Então será hora de se agachar em casa para sua sobrevivência.
Reúna suprimentos de última hora
Em todos os cenários que vi, presume-se que as pessoas correrão para os supermercados, pegando tudo o que puderem, geralmente sem pagar. O pânico fará com que os saques se tornem desenfreados, até o ponto em que a comida seja destruída por ser pisoteada.
Mas mesmo que esse cenário aconteça, levará algum tempo para que ele comece. A maioria das pessoas não perceberá que a energia acabou devido a um EMP, então elas não correrão para a loja por um ou dois dias.
Isso dá a você e a mim uma oportunidade de chegar às lojas antes delas e fazer um estoque de última hora. Claro, você provavelmente já tem um bom estoque em casa; mas o que quer que você tenha claramente não será o suficiente para durar o resto da sua vida. Então é melhor você pegar o que puder.
Planeje precisar de dinheiro para essa excursão de compras, pois a internet estará inativa, o que significa que você não poderá usar seus cartões de crédito ou débito. As caixas registradoras também não estarão funcionando, então some suas compras conforme for fazendo. Dessa forma, você pode dizer às pessoas que administram a loja quanto você recebeu.
Mesmo que não acreditem em você, pelo menos será um ponto de partida para negociações.
Você não deve limitar seu pensamento apenas à comida aqui. Alguns postos de gasolina têm energia de reserva, assim como as grandes lojas. Embora haja uma boa chance de que esses geradores estejam quebrados, mantenha os olhos abertos enquanto faz compras. Se você vir um aberto, certifique-se de encher os tanques.
Lidar com alimentos congelados
Se você for como eu, você tem um freezer cheio de carne. O freezer manterá essa carne congelada por umas boas 24 horas, mesmo sem eletricidade; talvez mais se estiver frio lá fora. Mas depois disso, ela começará a descongelar e terá que ser cozida e comida ou desidratada.
Carne seca é uma das minhas coisas favoritas e eu tenho um desidratador em casa. Junto com meu sistema de backup de bateria off-grid, ainda serei capaz de fazer pelo menos um pouco de desidratação dessa carne. Mas mesmo que eu tenha um desidratador grande, ele não é grande o suficiente para lidar com tudo. Para isso, preciso de um desidratador solar grande também.
Se você não tem capacidade suficiente para desidratar, considere fazer o que os índios americanos fizeram e pendurar tiras de carne em postes de madeira para secar ao sol.
Desde que a carne tenha sido embebida em salmoura antes de pendurá-la para secar, ela estará protegida de bactérias e não estragará. Como marinar a carne antes de secá-la é uma parte normal do preparo de carne seca, isso não deve ser um problema.
Alguns outros alimentos congelados podem ser enlatados, especialmente vegetais. Mas há alguns alimentos, como sorvete, que terão que ser comidos ou descartados. Tenho certeza de que se você perguntar aos seus filhos, eles lhe darão o conselho solene de que é melhor comer aquele sorvete do que vê-lo ir para o lixo.
Consiga mais carne
Se há uma coisa que geralmente está em falta em nossos estoques de sobrevivência, é carne. Comprar carne é caro, especialmente a carne liofilizada que é embalada para alimentos de sobrevivência. Então, estocamos uma quantidade mínima, esperando fazer algo a respeito depois que o desastre acontecer. Mas o quê?
Sei que isso pode parecer um pouco fora do contexto, mas se você mora perto de bons locais de caça, talvez seja interessante fazer uma rápida excursão de caça depois de ir às lojas e antes que todos entrem em pânico.
Muitos outros recorrerão à caça para obter alimento, diminuindo significativamente a população de animais selvagens.
Mesmo que isso seja considerado caça ilegal, ir até eles lhe dará a oportunidade de estocar carne enquanto ela estiver disponível.
Outra coisa a considerar, especialmente se você tem um caminhão e muito dinheiro em mãos, é encontrar um fazendeiro ou pecuarista local e comprar um boi, porco ou qualquer outra coisa que eles estejam criando. Isso geralmente é mais barato do que comprar carne no supermercado de qualquer maneira, e pode ser sua última chance de fazer essa compra. Há uma boa chance de que qualquer governo que ainda exista confisque essa carne para o bem público.
Não se esqueça de que você vai precisar conservar toda essa carne de uma forma ou de outra. Provavelmente, você vai ter que usar uma combinação de todos os meios disponíveis; enlatar, defumar e desidratar para garantir que nada disso seja desperdiçado. Então sua família vai estar muito ocupada, enquanto todo mundo está se acostumando com o que está acontecendo.
Quando chegar a hora de usar essa carne, coma a carne defumada primeiro. Ela não vai durar tanto quanto as outras carnes conservadas, então você quer usá-la antes que estrague.
Pegue toda a água que puder
Autoridades municipais de água constroem torres de água para aliviar o estresse em seus sistemas durante os horários de pico de uso. Ao mesmo tempo, as torres ajudam a manter a pressão da água, pois a alimentação por gravidade da água da torre cria essa pressão.
O que isso significa é que a água pode continuar fluindo por um tempo após um EMP, mesmo sem os geradores funcionando. Mas não vai fluir por muito tempo.
Aproveitando isso, você vai querer encher todos os recipientes de água que encontrar, garantindo que sua família terá água para usar.
Embora isso ainda não seja suficiente, pelo menos será água que você não precisará purificar antes de usar.
Coloque as defesas em prática
A maioria de nós tem pouca defesa passiva em nossas casas. Não construímos barricadas e armadilhas para manter as pessoas do lado de fora.
Parte disso é a inconveniência de ter essas coisas em nossas casas e parte é porque armar armadilhas é ilegal. No entanto, se você tem essas coisas como parte de sua estratégia defensiva, esta é a hora de usá-las.
Isso não significa que você precisa se apressar para configurar essas coisas.
Levará alguns dias até que as pessoas entrem em pânico e possivelmente até duas semanas até que alguém tente invadir casas em busca de comida. É melhor colocar esses itens no lugar lentamente, para não chamar atenção, em vez de fazer um show de fortificação de sua casa.
Compartilhe as notícias
Você pode ser o único no seu bairro ou até mesmo na sua cidade que descobre o que está acontecendo. Embora a maioria das pessoas já tenha ouvido falar de um EMP, elas realmente não o entendem.
Não só isso, mas eles não estão pensando na realidade de um ataque EMP, como você e eu estamos. Quando isso acontece, eles não aceitam até que alguém lhes diga o que está acontecendo. Esse alguém pode ser você.
Comece com seus amigos e vizinhos, sugerindo que eles façam as coisas que você está fazendo, comprando comida e enchendo recipientes com água. Essas são as pessoas que provavelmente baterão na sua porta. Tudo o que você conseguir que eles façam por si mesmos aumenta o tempo antes que eles comecem a pedir ajuda.
Sobre isso, você pode querer considerar organizar sua vizinhança como uma equipe de sobrevivência. Parte do meu planejamento de sobrevivência são várias centenas de libras de arroz e feijão, além do que tenho para o consumo da minha família.
Embora isso possa não ser muito; dará a eles algo para comer, mantendo corpo e alma juntos. Eu também tenho um bom estoque de sementes, com a ideia de que poderei ajudar meus vizinhos a começar a cultivar sua própria comida.
Embora isso possa parecer caridade, é mais uma forma de interesse próprio esclarecido. Se eu puder ajudar meus vizinhos a se ajudarem, poderei impedi-los de mendigar de mim ou roubar comida do meu jardim. Então, não só eles ficarão melhor, mas eu também ficarei.
Mas seus amigos e vizinhos não são os únicos que você tem a responsabilidade de informar sobre o que está acontecendo; você deve contar às autoridades da sua cidade também. Eles provavelmente não o conhecem; então certifique-se de ir preparado, com as informações que eles precisarão.
Isso inclui informações sobre os detalhes técnicos do que é um EMP, o que ele faz e qual é o prognóstico para o futuro. Não se surpreenda se eles pedirem seu conselho, mesmo que não o sigam.