8 Técnicas de Conservação de Alimentos que Você Precisa Saber Agora
Como mãe, a primeira coisa que me vem à mente ao preparar é alimentar minha família. Adoro MREs e alimentos desidratados porque são fáceis de armazenar e podem durar muito tempo. No entanto, acho importante se educar sobre alguns métodos de preservação de alimentos que vão além de simplesmente enlatar e desidratar. Quando estiver em uma situação de desastre, ser capaz de fornecer alguns confortos de cozinha caseira ajudará muito a refrescar e recarregar sua família de uma forma que somente sua refeição favorita pode fazer. É por isso que estou constantemente procurando outras dicas e métodos de economia de alimentos para garantir que minha família tenha a comida boa e nutritiva que deseja.
Passe o queijo, por favor…
Encerar seu queijo – Encerar queijo é uma maneira simples de estender a vida útil de qualquer um dos seus queijos duros favoritos. Você pode obter cera para queijo em várias lojas na Internet, bem como em algumas lojas especializadas em culinária. Você vai querer derreter a cera para queijo em banho-maria em fogo médio. Você pode querer considerar usar uma panela ou frigideira que você usará apenas para cera para queijo ou uma que você pode jogar fora, pois a cera se torna incrivelmente difícil de limpar após o uso.
Usando blocos refrigerados do queijo escolhido, você pode começar a mergulhar cada lado. Uma boa regra é mergulhar por 3 segundos e segurar por 30 segundos antes de mergulhar novamente. Eu sempre uso pelo menos 3 camadas e, se necessário, uso um pincel para preencher quaisquer buracos de ar que a cera possa não ter coberto. Você também pode colar uma etiqueta com a data de preservação na cera enquanto ela esfria. Depois de encerado, o queijo pode ser armazenado com segurança em um local fresco e seco. Qualquer cera não utilizada pode ser salva e usada novamente.
Faça queijo com leite em pó – Em vez de apenas armazenar queijos, você também pode fazê-lo com um dos seus alimentos básicos de estoque. Muitas pessoas estocam leite em pó e é uma ótima ideia fazer isso. No entanto, ele não é bom apenas para fazer leite em uma emergência, você também pode fazer alimentos lácteos mais complexos, como queijo.
Misture 1 xícara de leite em pó com 2 xícaras de água fria e mexa em fogo médio-baixo até ficar quente, mas não ferver. Em seguida, adicione uma colher de sopa de vinagre branco puro ou suco de limão; você deve ver a coalhada se separando do soro neste ponto. Mantenha no fogo por alguns minutos até que a coalhada se separe completamente e o soro fique dourado. Se ainda estiver muito leitoso, experimente um pouco mais de vinagre ou suco de limão. Em seguida, despeje a coalhada e o soro em um pano de queijo ou tecido de algodão fino para espremer o soro da coalhada. Agora você pode enxaguar a coalhada e terá cerca de uma xícara de queijo quebradiço semelhante a uma ricota que será um grande conforto e nutrição quando você mais precisar.
Ovos são essenciais
Ovos e óleo mineral – Um grande truque que a maioria dos nossos ancestrais provavelmente conhecia era como preservar os ovos para armazenamento de longo prazo. Você sabia que se você simplesmente esfregar seus ovos generosamente com óleo mineral, ele criará uma vedação que mantém o oxigênio fora? Isso significa que seus ovos ficarão bons na prateleira por até um ano.
Faça ovos em pó – Muitos preppers que desidratam seus próprios alimentos não pensam imediatamente em conservar ovos, mas fazendeiros que geralmente têm mais ovos do que conseguem lidar, secam ovos há séculos para usar e armazenar para emergências. Você pode secar ovos em um desidratador, em um forno de calor muito baixo ou até mesmo secá-los ao ar, mas qualquer método que você usar o processo é o mesmo. Simplesmente quebre seus ovos e misture-os completamente até que a clara e as gemas estejam completamente misturadas. Espalhe a mistura em uma assadeira ou na bandeja do desidratador forrada. Depois de secos, os ovos estarão em pedaços do tamanho de flocos de cereais. Eu gosto de quebrá-los ainda mais em um liquidificador para obter ovos em pó, que são mais fáceis de armazenar e cozinhar mais tarde.
Uma questão substancial
Cura a Seco – Na verdade, existem algumas maneiras de conservar carne, o que não é nenhuma surpresa quando você pensa em nossos ancestrais que tinham que sobreviver sem eletricidade e refrigeração; e a cura a seco é um dos métodos mais antigos por um motivo. Há também a cura úmida, que envolve conservar a carne em uma salmoura salgada, mas para os propósitos de hoje, vamos abordar o método seco testado e comprovado.
A carne estraga por causa das bactérias, e as bactérias adoram crescer em condições aquosas, algo que a carne tem de sobra, especialmente nas fibras musculares. É por isso que o sal é um método de preservação tão eficaz, pois ele expele a água da carne, criando um ambiente no qual as bactérias não podem prosperar.
Você pode curar a maioria das carnes, mas carne bovina, suína, peixe e veado são as mais populares. Com sua carne, você também precisará de sal de cura e açúcar mascavo. Certifique-se de que sua solução de cura inclua nitrato de sódio, encontrado na maioria dos sais de cura, mas também no sal rosa do Himalaia e em muitas folhas verdes. O nitrato de sódio é particularmente bom para combater o botulismo, uma bactéria muito insidiosa. Uma boa receita para uma mistura de cura incluiria aproximadamente ½ libra de sal de cura com ¼ de açúcar mascavo para curar cerca de 10 libras de carne. Você também pode adicionar outras ervas e temperos que desejar. Se você tem um gosto pelo gourmet, pode encontrar muitas receitas que brincam com diferentes perfis de sabor, mas eu gosto de mantê-lo bem simples para sobreviver. Corte sua carne em fatias grossas e cubra-a abundantemente com o sal, em seguida, empilhe as fatias firmemente, quanto menos ar, melhor, em potes para armazenamento. Guarde por cerca de um mês em local refrigerado ou em adega, mas certifique-se de que a temperatura esteja abaixo de 38 graus Fahrenheit.
Depois disso, retire cada pedaço e embrulhe-o, hermeticamente, em papel pardo ou plástico. Agora ele será armazenado em um lugar fresco e seco até que você esteja pronto para consumir.
Armazenamento de banha – Uma maneira incrivelmente simples de conservar sua carne, em um prazo mais curto, é usando banha. Esta é uma ótima aplicação para muitas carnes, mas eu geralmente uso costeletas de porco. Simplesmente mergulhe a carne que você deseja conservar na banha. A maneira mais fácil é derreter sua banha na temperatura mais baixa possível e começar a encher uma panela, depois adicionar uma camada de carne e cobrir essa camada com mais banha. Você continuará essas etapas, garantindo que cada pedaço individual de carne esteja completamente coberto de banha. Em seguida, armazene em um local fresco, de preferência uma adega, até a hora de usar. Este método conserva sua carne por cerca de 6 meses, embora eu geralmente mantenha a minha em uma rotação de cerca de 3 meses.
É melhor com manteiga
Butter Ghee – Butter ghee é usado em iguarias culinárias, mas a verdade é que ele tem um grande potencial para preppers também. Butter ghee é basicamente manteiga clarificada que foi cozida até que a gordura do leite tenha desaparecido. Isso significa que ele pode ser armazenado em uma prateleira, sem refrigeração, por até um ano.
Comece com manteiga sem sal de alta qualidade e derreta-a lentamente em uma panela. Cozinhe por 30 minutos em fogo baixo a médio-baixo; você não quer queimar a manteiga, você está procurando uma bolha estável, mas não uma fervura. Neste ponto, você deve ver que a proteína do leite se separou e há uma camada na parte superior e pedaços no fundo da panela. Retire a camada de gordura do leite da parte superior e descarte.
Continue cozinhando por mais 5 a 10 minutos até que a maior parte da borbulhagem pare e os pedaços de proteína do leite no fundo da panela comecem a dourar, mas não queimem.
Resfrie a manteiga e então coe em um pano de queijo. Se fechado, o ghee pode ser armazenado em temperatura ambiente assim por 9 meses a um ano, sem mencionar que tem um gosto muito incrível também.
Faça manteiga com leite em pó – Assim como o queijo de leite em pó, a manteiga também pode vir do leite desidratado, outra receita simples e fácil para adicionar um sabor delicioso às suas refeições em uma época em que esse luxo pode ser raro.
Para cerca de 1 xícara de manteiga - pegue ¾ xícara de leite em pó com 1/3 xícara de água e ¼ de óleo, você pode usar vegetal, coco, azeite, o que tiver em mãos. Misture esses ingredientes em um processador de alimentos por cerca de 3 minutos. Você pode fazer isso sem energia se estiver fora da rede, mas como toda manteiga, vai dar um pouco de trabalho. Depois de misturar, terá uma consistência parecida com margarina. Você também pode adicionar sal, ou até mesmo aroma de manteiga, para dar gosto neste ponto, se desejar.
A preservação de alimentos vem em muitas formas. Enlatar e desidratar são apenas a ponta do iceberg. Às vezes, é revisitar métodos antigos, como curar com sal ou encerar queijo, e às vezes é encontrar uma nova maneira de fazer algo com o que você já tem, como fazer manteiga com leite em pó. Não importa o que aconteça, educar-se nessas técnicas pode significar a diferença na sobrevivência de você e sua família mais tarde.
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações interessantes e úteis neste artigo. Você tem alguma outra ideia de preparação para iniciantes? Ou você usou alguma das informações deste artigo para iniciar sua própria jornada de preparação? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Texto traduzido e adaptado do site: US Preppers.